Setembro Lucchese: as festas e tradições em Lucca durante o mês

Um mês cheio de eventos em Lucca, o Setembro Lucchese, com festas e tradições em Lucca durante o mês. As mais importantes são as celebrações de Santa Croce no dia 14 e na véspera, dia 13 a procissão e luminara. Um mês cheio de charme que faz parte da história da cidade de Lucca.

 

Um dos eventos anuais mais importantes de Lucca está ligado a este relicário antigo, o “Volto Santo“. Muito importante para os moradores e visitantes de Lucca, o “Volto Santo” é o protagonista histórico das celebrações da Santa Cruz que acontecem todos os anos no dia 13 de setembro em Lucca. Este importante crucifixo de madeira está localizado na catedral de Lucca dedicada a San Martino.

Qual é o “Volto Santo”?

 

Segundo a lenda medieval, Nicodemos esculpiu o rosto de Jesus, para que ficasse na “memória”. No entanto, ele hesitou em completar sua escultura por medo de não o fazer justiça. Exausto do trabalho, ele adormeceu. Quando ele acordou, ele encontrou o rosto terminado e afirmou que era o trabalho de um anjo. A história nos conta então que o Crucifixo do “Volto santo” foi enterrado em uma caverna por segurança, onde permaneceu por séculos.

Então você pode estar se perguntando se foi enterrado em uma caverna, então como ele chegou a Lucca? Ele foi redescoberto pelo bispo Gualfredo, que estava em peregrinação à Terra Santa quando sua localização lhe foi revelada em sonho. Para permitir que Deus decidisse onde o Crucifixo deveria ser mantido, o bispo o deixou à deriva em um barco não tripulado no Mar Mediterrâneo. O Volto Santo chegou às margens do norte da Itália, onde o bispo de Lucca, também motivado por um sonho, o colocou em uma carroça sem motorista para determinar sua localização final. Os dois bois que puxavam a carroça pararam espontaneamente em Lucca em 782.

A história não para por aí, também é dito que o Volto Santo foi colocado na Igreja de San Frediano, mas na manhã seguinte, foi encontrado milagrosamente em outra igreja , a de San Martino. Portanto, San Martino foi designada a catedral de Lucca e a estátua de madeira foi deixada em uma capela especial dentro da igreja.

Contei bem esta história no texto – Fé em Lucca: a história do “Volto Santo” e o corpo incorrupto de Santa Zita

A Festa

Há vários anos, o evento da Cruz Sagrada (ou Vera Croce) faz parte de um evento muito maior que ocorre em vários locais da cidade durante todo o mês de setembro (tornando-se assim o famoso o Settembre Lucchese). Mercados e exposições de artesanato e produtos locais, feiras agrícolas tradicionais e eventos foclóricos ! Todo mundo que mora em Lucca ou perto, seja criança ou adulto, sabe e já esteve pelo menos uma vez nesses eventos!

Isso significa um mês inteiro de comemorações e de comer muito frati, além do buccellato, um pão doce de passas. Lucca também é famoso por seus deliciosos frati que são donuts fritos cobertos com açúcar, que são diferentes daqueles recheados com chocolate ou creme. Pergunte a um morador onde você pode provar o melhor frati de Lucca e ele lhe mostrará seu lugar favorito: todo mundo, na verdade, parece ter seu próprio frataio especial, mas tenha certeza de qualquer um que você tente, você não ficará desapontado!

Fotos via: ©Antonio Pitasi, ©David Munro, ©Paolo TambelliniHolly Hayes

O clímax de setembro Lucchese será, como sempre, a celebração do dia da Exaltação da Santa Cruz (Esaltazione della Santa Croce), no dia 14 de setembro com o Pontifício Solene na Catedral de San Martino.

Na véspera, ou seja,  no dia 13 de setembro, a procissão percorrerá as ruas do centro histórico, partindo da Basílica de San Frediano e terminando na Catedral de San Martino, onde será realizado o tradicional “Mottettone“.  Ainda, ocorre a tradicional Luminara com as ruas iluminadas pode milhares de velas, formando assim o cenário para a procissão religiosa, civil e histórica. Às 23h30, finalmente, o espaço para a exibição de fogos de artifício. Será sempre a celebração solene da festa de São Miguel, em 29 de setembro, para encerrar as festividades de setembro.

O ritual consiste em uma procissão que sai da Basílica de San Frediano, atravessa a cidade até a Catedral para homenagear a Santa Cruz de Madeira . A parte mais importante da festa é a Luminara : todos os participantes trazem uma vela ou lâmpada e criam um desfile de luzes, enquanto todos os edifícios ao longo da rota da procissão são iluminados ou decorados com pequenos copos contendo velas.  Posso assegurar-vos que o efeito é verdadeiramente espetacular!

Veja nossos textos sobre Lucca:

Festas:

No calendário do setembro Lucchese são tradicionais também as Feiras, vejamos a programação:

  • A cidade de Lucca celebra o Volto Santo com as celebrações religiosas tradicionais e com manifestações e histórias históricas, eventos musicais, mercados e festas de bairro.
  • 2 a 4 de setembro – IMMAGINA FESTIVAL – Festival de histórias ilustradas, uma grande festa onde você pode descobrir as páginas dos livros, fantasia e imaginação.
    Igreja de San Cristoforo e Biblioteca Agorà-Orto
    Immagina ODV – immaginafestival.it – Info: [email protected]
  • até 22 de outubro – I MUSEI DEL SORRISO – Festival difuso com uma grande variedade de espetáculos de música, teatro, arte, dança, prosa e circo, para ragazzi e família.
  • até 5 de setembro LUCCA JAZZ DONNA – Oito noites, 13 concertos para dois meses de grande jazz: estreias, projetos originais e um grand finale.
    21h00 – Igreja de São Francisco | Tosca – VERÃO MORABEZA
    Circolo Jazz Lucca – luccajazzdonna.it
  • 11 a 14 de setembro às 21:00 – piattafoma – san Frediano e torri della Repubblica
    L’Occhio di Lucca – Reivindicação de em alerta das milícias e do antigo sistema de comunicação de torres. – Reivindicação de all’allerta delle milizie e dell’antico sistema de comunicação de torri.
  • 12 de setembro ore 17:30 – Auditorium san Romano – Concerto da Santa Cruz. tradicional concerto e homenagem ao Volto Santo de Lucca. Associação Cultural Laboratório Brunier
  • 13 de setembroLuminara della Santa Croce – Tradicional procissão pela cidade em memória da tradução da Sagrada Face da Basílica de San Frediano para a Catedral de San Martino.
    10:00 – Piazzale Verdi – “Ante Diem Sanctae Crucis” Campo Militar, animação e histórias históricas.
    18:00 – saída da procissão noturna
    21h00 – Execução do Mottettone na chegada dos fiéis.
    14 de setembro
    10:00 – Catedral de San Martino – Exaltação da Santa Cruz
  • 25 de setembro PALIO DA SANTA CRUZ – Os balestrieri dos três bairros da cidade – San Salvatore, San Paolino e San Martino – se reúnem para a tradicional competição com uma exposição de bandeirantes e músicos.
    21h00 – Praça Arrigoni
  • 2 a 4 de setembro – MURABILIA – XX edição do mercado de exposições de jardinagem de qualidade.
    10:00 / 19:00 – Muralhas da Cidade e Jardim Botânico
    Lucca Crea – www.murabilia.com
  • 09/06/09 – 09:00 / 20:00 | Piazza Napoleone – CRIAR – Mercado de artesanato itinerante em algumas das belas praças do centro histórico de Lucca, com artigiano de qualidade e produtos alimentares.

 

FEIRAS EM SETEMBRO
As tradicionais feiras de final de verão no Borgo Giannotti e na praça Napoleone.

  • até 29 de setembro
    15:00 / 19:30 – 20:30 / 24:00 (dias úteis);
    exploração 10:00 / 13:00 – 14:00 / 24:00 (feriados);
    18h00 / 24h00 (14, 19, 21, 26 e 29 de setembro) – Feira de doces
  • 14 de setembro a 29 de outubro
    9:00 / 19:00 – Mercado da Piazza Napoleone
  • 4 de setembro
    5:00 / 12:00 – River Park – Feira de Aves
    7:00 / 18:00 – Foro Boario – Feira do Gado
    9:00 / 19:00 – Borgo Giannotti – Feira de Santa Croce
  • 21 de setembro
    7:00 / 18:00 – Foro Boario – Feira de Gado
    9:00 / 19:00 – Borgo Giannotti – Feira de San Matteo
  • 29 de setembro
    7:00 / 18:00 – Foro Boario – Feira do Gado
    9:00 / 19:00 – Borgo Giannotti – Feira de San Michele
     
  • 17/18 de setembro – MERCADO DE ANTIGUIDADES
    Encontro mensal com o segundo mercado de antiguidades de milho antigo da Itália.
    9:00 / 20:00 | Piazza Antelminelli e áreas vizinhas
  • 3/4 de setembro – ARTE E INGEGNO EM SAN PAOLINO
    Mercado artesanal e engenhoso para objetos artesanais.
    10:00 / 20:00 – Praça Cittadella.
  • 24/25 de setembro – MERCADO MERAKI – O histórico Mercado Carmine em Lucca é uma animação com design artístico, fotografia de milho e arte.
    10h00 / 20h00 – Mercado Carmine.
  • 24/25 de setembro – ARTI E MESTIERI – Exposição de mercado no centro histórico de Lucca, com muitos artesãos-artistas exibindo produtos tradicionais e originais.
    10:00 / 19:00 | Piazza San Giusto e Piazza XX Settembre
  • 28/29 de setembro – MERCADO DE ARTESANATO – Mercado itinerante em algumas das belas praças do centro histórico de Lucca, com artefatos de alta qualidade e qualidade.
    9:00 / 20:00 | Praça San Frediano
  • 6/8 de setembro – CreArt – Mercados artesanais itinerantes nas praças mais bonitas do centro histórico de Lucca.
    9:00 / 20:00 | Praça Napoleão.
  • 23/25 de setembro – CHOCOMOMENTS – Três dias de Show de Culinária, degustações, workshops para crianças e adultos.
    10:00 / 20:00 – Praça San Frediano. – ChocoMoments – chocomoments.it

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.