Durante a minha ultima viagem pela Maremma, aproveitei a oportunidade e fui fazer um passeio de cavalo e conto como foi a experiência.
O Maremma é uma terra de cavalheiros e da famosa raça de cavalos Maremmano de cavalo, que em origem era usada para seguir os rebanhos durante a transumância, mas hoje ele é usado para esportes e centros de terapia e em muitas instalações de agroturismo (hotéis fazenda) na área.
Eu e meu marido fizemos um passeio a cavalo, claro, da raça Maremmano, passando pelas florestas de pinhal e pela praia de Principina a Mare, em Marina di Grosseto, uma experiência única e muito relaxante.
Primeiro ha um certo tipo de treinamento com o cavalo, pra quem não tem muita pratico (incluo ai meu marido!rss).
Depois seguimos para a Pineta del Tombolo, uma floresta de pinhos.
Eu adoro passeios de cavalo pois me recorda a infância, meu pai me deu um cavalo branco quando eu tinha 6 anos, e se chamava “Consolo”, adorava andar nele.
Depois seguimos em direção a praia de Principina al Mare, ja no Parque da Maremma.
O nosso passio custou 25 euros por pessoa e a duração foi de 1 hora e meia.
O passeio é acompanhado de dois guias e ha a opção de:
– 1 hora: vai até a Pinetta del Tombolo
–1 hora e meia: vai a Pinetta del Tombolo e a Praia de Principina a Mare, onde começa o Parque da Maremma.
– 3 horas: vai através da Pinetta del Tombolo e dentro da propriedade Tenuta S. Carlo, onde é possível ver javalis, veados selvagens, o boi Maremmano, cavalos selvagens e inúmeras aves do pântano e migratórias, bem como a vegetação característica exuberante e absolutamente natural das zonas marítimas e dunas.
É possível ainda fazer trekking de cavalo por 1 dia ou mais. Esse é o local onde fiz o passeio de cavalo:
CAVALLO NATURA
Site: www.cavallonatura.it
Preços: vão de 20 a 35 euros para o passeio de cavalo.
Ainda ha a opção do pónei para a criançada!
Aproveite para conhecer o Parque da Maremma:
O PARQUE DA MAREMMA:
O Parque Maremma fica em uma área que se estende para o Mar Tirreno por cerca de 25 km com uma série de colinas que descem em direção ao mar, com praias e penhascos, cercados por pântanos, florestas de pinheiros, campos de cultivo e pastagens. Há uma flora e fauna de interesse considerável, das Colline dell’Uccellina até alguns trechos da costa é um espesso matagal mediterrânico com oliveiras, carvalhos, alecrim, aroeira, morango, urze, tojo e alho selvagem; numerosas colônias de aves aquáticas, como garças, flamingos e aves de rapina, como a águia-pesqueira e na fauna típica mais do interior para o litoral, encontramos: javalis, veados, texugos, porcos-espinhos e raposas.
Entre os aromas intensos de ervas, frutos coloridos e animais, o parque acolhe o visitante mostrando seu lado doce e ao mesmo tempo, selvagem. Um contraste de elementos que desperta e libera o prazer de estar em um paraíso recuperado. Você pode fazer as visitas, o acesso ao parque da cidade Alberese, também, a cavalo, de carruagem, canoagem e ciclismo.
INFORMAÇÕES
Site oficial do Parque da Maremma
https://www.parco-maremma.it
Ali os preços são mais altos, e os passeio de cavalo com um minimo de 2hs, vão de 46 euros por pessoa, veja aqui.
Pingback: Passeios na Toscana - 12 Dicas Românticas do que fazer na Toscana
Pingback: Agenda de eventos em maio na Toscana