Uma procissão de 700 pessoas vai passar pelo centro de Florença, o evento folclórico chamado “Cavalgata dos Reis Magos”, é realizado todo dia 6 de janeiro.
Agora na sua 19° edição moderna, a Cavalgada dos Reis Magos é um evento histórico, organizado pela Opera di Santa Maria del Fiore, que remonta a uma antiga tradição florentina do século XV, quando em Florença uma companhia de laicos, chamada Santi Re Magi, organizou uma magnífica procissão chamada “Festa de ‘Magi”.
Leia mais sobre a história deste evento –> Epifania: Cavalgada dos Reis Magos – 6 de janeiro
Inicialmente foi composto de três grandes procissões diferentes que se reuniram em frente ao Batistério e continuaram juntos até a Basílica de San Marco, onde, com cantos e orações adoravam o menino Jesus. Da Companhia dos Santo Reis Magos, também chamado de “La Stella”, faziam parte os principais componentes da família Medici, e por isso com a sua expulsão de Florença, em 1494, a iniciativa foi reprimida. A partir desse momento a Cavalgada dos Magos passaram por transformações ao longo do tempo tornando-se menos de natureza religiosa até se tornar extinto.
O retorno em voga, a menos de 20 anos, se deu pela Secretaria de Folclore da cidade e desde então a Cavalcata dei Magi, formado por um cortejo, composto por cerca de 700 figurantes, liderada pelos Reis Magos a cavalo em suntuosos vestidos de seda inspirados na Cavalgada retratada no afresco de Benozzo Gozzoli, cruzam a centro de Florença.
É um evento imperdível para quem estara na cidade, veja a programação de 2020:
14.00 – Piazza Pitti: Dança Renascentista organizada pela associazione Culturale Contrada Alfiere
Partida do Desfile com 700 figurantes
percurso: piazza pitti, via guicciardini, ponte vecchio, via por s. maria, via lambertesca, loggiato degli uffizi, piazza della signoria
Na Piazza della Signoria: o Corteo Storico della Repubblica Fiorentina (grupo folclórico que representa a República de Florença durante o Renascimento) se reunirá ao grupo dos Magos para o desfile. – onde se junta à Procissão Histórica da República Florentina – Via Calzaiuoli.
15.00: Chegada a Piazza del Duomo:
- saudação aos componentes do desfile e scoppio della colubrina (estouro de fogos)
- os Três Reis Magos colocarão seus presentes aos pés do presépio vivo
- discurso do Santo Evangelho dos Reis Magos
- a saudação do Cardeal Giuseppe Betori, Arcebispo Metropolitano de Florença, seguirão o discurso de Luca Bagnoli, Presidente da Ópera de Santa Maria del Fiore.
- lançamento de balões
- retorno do desfile
Ainda, saibam que na noite entre o dia 5 e 6 de janeiro, segundo a tradição italiana, se comemora a visita da Befana, a bruxinha boa que traz doces as crianças, saiba mais sobre essa tradição italiana aqui –> A festa da Befana na Itália, como nasceu a lenda?
tag: “Cavalgada dos Reis Magos”, uma tradição Florentina