A Toscana é rica em depósitos de águas termais, e possui o maior número de áreas termais na Itália, são na verdade são 24!. Os spas da Toscana são águas hipertermais que variam na temperatura de 25 ° C em Montecatini Terme a 54 ° C em Bagni San Filippo.
Os Banhos Termais são conhecidos desde o imperador Augusto, portanto conhecidos e admirados pela sua qualidade e diversidade de suas águas que os fizeram famosos em todo o mundo como forma de prevenção e tratamento de muitas doenças: reumática, respiratória, aparelho digestivo, vascular, dermatologia, aparelho urinário, ginecológico, reabilitação respiratória e motora.
Há várias localidades inclusive onde é possível fazer banhos termais quentes sem pagar nada por isso, são as chamadas “terme libere”, onde ha cascatas ou mesmo nascentes onde a comunidade libera o uso comum e imerso na natureza. Eu sou amante desses locais, quem segue o blog no facebook e no instagram viu que, na minha última viagem pela Val D’Orcia no final de novembro visitei quase todas as áreas termais livres da Toscana, faltando somente Saturnia, que ja conhecia e ja escrevi sobre ela aqui.
A grande maioria é acessível somente á pé, portanto não há muitas placas e informação a respeito, por isso vou fazer um texto sobre cada uma dessas áreas termais livres. E no final do texto tem um mapa com todas as áreas termais livres para que você possa ter uma idéia de onde eles se encontram no Estado.
Leia também a lista de spas e termas a pagamento na Toscana → Termas na Toscana: uma região rica de spas e banhos quentes
TERME LIBERE : águas quentes ao ar livre
1. As cascatas da Terme di Saturnia
ja falei dela aqui: Terme di Saturnia: onde fazer banhos termais gratuitos em meio ao verde
Hoje esta é uma das mais famosas estâncias termais na Itália, mas também para os amantes dos banhos quentes ao ar livre.
A nascente termal vem de uma cratera vulcânica onde hoje se encontra o spa e, então, flui ao longo do córrego para o Rio Gorello que cria uma série de quedas d’água chamadas de Molino. Aqui, a entrada é gratuita e a paisagem é fabulosa, sempre envolto em nuvens de vapor por causa da temperatura da água termal. O sulfato de hidrogénio e dióxido de carbono tornam as águas de Saturnia particularmente benéficas para a pele, os ossos e do sistema respiratório.
2. Nas pedras de Bagni di Petriolo
Os romanos foram os verdadeiros especialistas quando se trata de nascentes de águas termais e Cícero, em uma carta, cita as águas do Petriolo e suas propriedades benéficas. A primeira área termal desta cidade, que está situada na área de Siena, nas margens do rio Farma, é de 1400 e você ainda pode admirar a antiga estrutura de alvenaria. Para chegar as fontes termais livres a maneira mais fácil é deixar o carro no estacionamento do spa e ir até o córrego próximo com uma caminhada de cerca de 15 minutos. No meio de um riacho que você vai encontrar uma rocha branca chamada de cogumelo que tem um orifício central a partir do qual flui a água termal. O cheiro não é agradável, porque essa água é hiper rica em sais naturais, mas também de enxofre, mas deixa a pele aveludada. Eu testei!
3. A piscina romana de Bagno Vignoni
Bagno Vignoni é conhecido pela sua antiga piscina térmica que fica no centro da cidade, como se fosse uma praça de água. Aqui não é permitido banhar-se, mas a apenas algumas centenas de metros abaixo do Parque dei Mullins é permitido, há uma banheira cercada por arbustos que recolhe água termal que flui através de pequenos córregos e cachoeiras.
Ja falei sobre ele aqui -> Bagno Vignoni: natureza e banhos termais grátis
4. No “Fosso Bianco” de Bagni San Filippo
Perto do Monte Amiata e de Castiglione d’Orcia surge uma área termal livre, e das mais emocionantes da Toscana: Bagni San Filippo. Antes de chegar no vilarejo, uma placa anuncia “as cascatas”, e à pé, descendo pela estrada ao longo de um percurso cercado por uma vegetação exuberante, chegamos a primeira cascata coberta de penugem branca, este fenômeno é devido ao boro, que essas águas são ricas e que se instala em tudo, inclusive nas pedras. O símbolo do lugar é a baleia branca, um enorme bloco de pedra semelhante a uma baleia que se formou graças aos sedimentos das águas termais. O contraste com o verde do território ao redor é único. Indo mais longe, chega-se ao Fosso Bianco perto do spa. Ao longo do percurso você pode banhar-se em pequenas poças naturais e artificiais.
Já falei sobre ele aqui ->Bagni di San Filippo, banhos termais ao ar livre
5. Os tanques de pedra de San Casciano dei Bagni
Esta cidade tem menos de 42 nascentes termais que a tornam o terceiro maior complexo de banhos da Europa pela a quantidade de água. As termas de San Casciano Bagni, que fica na província de Siena eram conhecidos desde os romanos tanto a ponto de ser um dos favoritos do imperador Otaviano. A paisagem é linda, porque a cidade está localizada no alto do Monte Cetona com florestas e prados verdes. Descendo a rua principal da cidade e girando para a direita, é possível encontrar com uma nascente de água termal que cria pequenas piscinas e pequenas cascatas, ha ainda um “lavatoio”antigo,e por fim 2 tanques-piscinas onde é possível banhar-se cercado pela natureza, a 40 graus.
Então não perca os próximos textos sobre as termas livres na Toscana, vou dar a dica de como chegar em cada um deles, o que na maioria dos casos não é nada fácil!
Pingback: Passeios na Toscana - Bagno Vignoni: natureza e banhos termais grátis