Bagni di San Filippo, banhos termais ao ar livre

14/abr | por Deyse Ribeiro

Conheça Bagni di San Filippo, a cidade com uma área de banhos termais ao ar livre, em meio à natureza. Saiba como chegar!

terme bagni di san filippo

Na Toscana há muitas fontes termais, conhecidas e utilizadas desde o tempo dos etruscos e romanos para fins medicinais. Hoje, os banhos são destinos muito populares, como em Saturnia, Montecatini Terme, Chianciano Terme, etc.

A Toscana é rica em depósitos de águas termais, e possui o maior número de áreas termais na Itália, são na verdade, 24! Os spas da Toscana são águas hipertermais que variam na temperatura de 25 ° C em Montecatini Terme a 54 ° C em Bagni San Filippo.

Bagni San Filippo é uma pequena cidade termal na região sul do Val D’Orcia, na Toscana (a apenas 30 minutos da fronteira com a Lácio), nas encostas orientais do Monte Amiata. Está localizado a 30 minutos a sul de Pienza, uma hora e 10 minutos de Siena e duas horas de Florença.

Para os amantes da natureza, a cidade oferece a possibilidade de fazer banhos termais completamente gratuitos em meio à natureza, na confluência de várias nascentes de água quente em uma sucessão de tanques naturais onde é possível até mesmo nadar no inverno e apreciar os detalhes das formações calcárias de formas sugestivas  e que inspiraram nomes como a “baleia branca” ou o “glaciar”.

Foto: Wikipedia Commons

Foto: Wikipedia Commons

Sendo uma cidade pequena e por estar ao longo da encosta do Monte Amiata, Bagni San Filippo tem preservado quase intacto o seu aspecto ao longo dos séculos. Além do hotel com centro spa, que também usa as fontes termais nas suas piscinas e tratamentos de beleza, muitas pessoas vêm para San Filippo pela possibilidade do banho ao ar livre.

Bagni San Filippo está localizado dentro do “Parco Artistico Naturale e Culturale della Val d’Orcia“, onde existem outras fontes termais, Bagno Vignoni é um deles, e eu já falei aqui.

Área termal livre:

As águas termais que brotam das inúmeras nascentes circundantes caem na corrente do riacho Rondinaia. A parte dos banhos livres de Bagni di San Filippo se apresenta com as pedras todas com uma cobertura branca, culpa do boro, uma substância contida nas águas termais de Bagni San Filippo que se instala em tudo o que está ao redor, deixando essa cor branca. A área de banhos possui numerosos lagos e, em seguida, depósitos de cálcio em que as águas termais fluem continuamente. Às vezes o fluxo é quebrado por algum terreno irregular, formando pequenas cachoeiras livremente acessíveis.

terme bagni di san filippo_2

A cachoeira mais famosa acabou ganhando o nome de “balena bianca”, ou baleia branca. É um enorme depósito de calcário que realmente parece com a parte de trás de uma grande baleia branca que emerge do subsolo. Esta formação calcária é a mais impressionante de toda a área termal di San Filippo, você pode caminhar sobre ela, mas você tem que ter muito cuidado onde colocar os pés. A água, de fato, flui a partir do solo circundante a uma temperatura de cerca de 48 ° C, por isso é quente, muito quente, o que  permite o banho no verão e no inverno.

A quantidade de água que flui para baixo da baleia branca e as mudanças muitas vezes, são as razões pelas quais a aparência e as cores da formação de calcário oferecem continuamente um novo e diferente show. Durante o inverno as águas termais se misturam com a água da chuva que contém material orgânico, por isso a formação varia em cor e aparência, que vai do marrom esverdeado ou avermelhado.

Todas as árvores em torno são enormes, e as rochas refletem ao sol com mil cores, uma vegetação exuberante que abraça as pedras calcárias, formando pontes, piscinas naturais e banheiras naturais, algumas criadas pelo homem para explorar águas termais sulfurosas de San Filippo.

terme bagni di san filippo_1

Se você simplesmente não quer tomar banho nestas águas termais ao ar livre, pode optar pelo Centro termal a pagamento.

A melhor época de fazer banhos ao ar livre é primavera (março a junho) e outono (outubro, novembro), eu fui em dezembro, a água estava uma delícia, mas com o frio externo não tive coragem, tinha alguns moradores fazendo banhos!!!

Tenha em mente, no entanto, que o cheiro de enxofre é um pouco enjoativo, talvez se essa não é a sua praia, pode optar por escolher a centro termal a pagamento, que tem preços baixos.

Na cidade há dois restaurantes e uma pizzaria, todos com pratos típicos locais e especialidades diárias.

sanfilippo

Área termal a pagamento:

Próximo a área dos banhos livres, fica o centro termal a pagamento, anexo a um Hotel. O Centro possui piscinas, uma “praia branca”, diversos tratamentos como banhos de lama, inalações e vários tipos de aerossóis. O spa possui uma linha de produtos de beleza. A água é rica em enxofre, cálcio e magnésio, e chega a uma temperatura de 40 graus. Saiba mais no site oficial.

Composição das águas termais de San Filippo:

A água do Terme di San Filippo é do tipo  solfureo-solfato-bicarbonato hipertermal. As águas a partir da fonte, escorrem a uma temperatura de 52°C. O teor de boro na água é depositado em todos os lugares, dando a aparência branca característica.

As águas e as substâncias contidas neles parecem particularmente adequadas para hidroterapia, terapia banho de lama, inalação, tratamento de doenças neuro-osteo-articulares, doenças do ouvido, nariz e garganta, doenças do aparelho respiratório e doenças dermatológicas.

BagniSanFilippoBalenaFossoBianco2

Foto: Wikipedia Commons

 Onde ficar:

Castiglione D’Orcia e os arredores de Bagni San Filippo é uma área rica em hotéis e pousadas hospitaleiras e oferecem vinhos culinárias tradicionais e as belas colinas de Siena. A maioria dos hotéis de San Filippo também oferecem acordos especiais com o centro termal.

Eu fiquei em uma casa romântica de pedra em Rocca D’Orcia, que faz parte de Castiglione D’Orcia e falei aqui –> Dica de Hospedagem romântica no interior da Toscana

Como está próximo de muitas cidades, você pode escolher se hospedar em:  Seggiano, Montalcino, Pienza, Montepulciano, San Quirico d’Orcia, Abbadia San Salvatore, onde você pode ficar a preços razoáveis !

  • Veja opções de hotéis aqui.
  • Veja opções de casas para temporada aqui.

Como chegar:

Captura de Tela 2016-04-13 às 18.04.59

De trem: a estação ferroviária mais próxima é a de Chiusi / Chianciano Terme, que não é tão perto!
De carro: pegue a A1 Florença – Roma – saia em Chiusi-Chianciano Terme – continue por Chianciano Terme-Monte Amiata – até Bagni San Filippo.
De ônibus: veja aqui, há opções vindo de Buonconvento, San Quirico, Florença, Sarteano, e Abbadia San Salvatore.

Se você se encontra em Florença, os banhos de San Filippo estão mais próximos aos de Saturnia. Se, em vez disso, você já está em Val d’Orcia, eu recomendo que você dedique algum tempo à descoberta do Monte Amiata.

Quer conhecer outras termas livres na Toscana? Leia aqui.

*No final desta página se encontra o mapa do google que fiz, que explica onde ficam as cachoeiras e onde você pode estacionar.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!