Não perca o domingo de páscoa em Florença, não deve deixar de ver o “Scoppio del Carro“, uma festa folclórica e religiosa muito bonita. Saiba mais sobre ela e conheça a programação!
atualizado 15.03.2024
A TRADIÇÃO
Uma das mais antigas tradições florentinas, provavelmente remonta aos tempos da 1ª Cruzada, chamada a libertar o Santo Sepulcro das mãos dos infiéis, conquistando assim Jerusalém. Ao retornar de Jerusalém, o capitão florentino Pazzino dei Pazzi, trouxe consigo três flocos de pedra do Santo Sepulcro de Cristo.
As três pedras foram usadas para criar uma faísca de “novo” fogo distribuído após a bênção, às famílias para reacender o lar doméstico. Assim, o uso da distribuição do “fogo sagrado” ao clero e ao povo como um sinal da ressurreição de Cristo se espalhou para Florença.
A família Pazzi, na verdade, com a construção do monumental “Carro di Fuoco”, carinhosamente chamado pelos florentinos de “Brindellone”, lançou as bases da cerimônia de hoje.
Atualmente na manhã de Páscoa, escoltados por 150 entre armados, músicos e porta-bandeiras da Procissão Histórica da República Florentina, o “Brindellone” se move da Piazzale del Prato rebocado por duas juntas de bois enfeitados com flores brancas, e chega à Piazza del Duomo, entre o Batistério e a catedral.
Às onze horas, ao som da “Gloria in Excelsis Deo“, incendeia-se o estopim que move uma pomba (de mentira claro) que ascende uma estopim para que os fogos de artifício estourem, eles foram colocados sobre os Brindellone, fazendo um espetáculo fogos de artifício.
Assim começou o “Scoppio del Carro” com um acidente e, ainda que simbolicamente, a distribuição do fogo abençoado a toda a cidade.
O EVENTO:
VEGLIA E ACCENSIONE DEL FUOCO – Sábado, 30 de março
O Gonfalone da cidade deixa o Palazzo Vecchio, juntamente com a procissão histórica da República Florentina, para ir à Igreja de Santissimi Apostoli onde, às 21h, as pedras do Santo Sepulcro ali guardadas são tiradas. As pedras são levadas para o Duomo onde, às 21h30, é realizada a solene cerimônia de acendimento do Fogo Sagrado, símbolo da Ressurreição. Em seguida, missa de vigília, começando às 22h.
- 20h35 – Uma representação da Procissão da República Florentina começa no Palagio di Parte Guelfa, continuando pela via Porta Rossa, Por Santa Maria, Via Vacchereccia, Piazza della Signoria
- 20h55 – Piazza della Signoria, o prefeito com o Gonfalone se junta à Procissão da República Florentina para chegar à Igreja de Santi Apostoli e Biagio pela Via Vacchereccia, Via Por Santa Maria, Borgo SS. Apóstolos, Praça do Limbo.
- 21h15 – Igreja SS Apostoli: a Procissão entra na Igreja para a oração, depois com a Porta Fuoco e o relicário com as Pedras do Santo Sepulcro , continua até Borgo SS. Apóstolos, Via Por Santa Maria, Via Vacchereccia, Piazza della Signoria, Via Calzaiuoli, Piazza del Duomo.
- 21h45 – Adro da Sé: alinhamento da Procissão pelas laterais da Porta Central onde a procissão se junta desde a Sacristia até ao adro.
- 22h – Início da vigília e acendimento do fogo.
- 22h30 – A Procissão e os Gonfalone regressam às suas sedes pela Via Calzaiuoli.
SCOPPIO DEL CARRO – domingo de páscoa, 31 de março
Na manhã de Páscoa, escoltado por 150 entre soldados, músicos e porta-bandeiras do Desfile Histórico da República Florentina, o carro de fogo, conhecido carinhosamente pelos florentinos “Brindellone” começa deu desfile puxado por duas juntas de bois enfeitados com flores até a Piazza del Duomo, o Batistério e a Catedral.
5:00h – Chegada dos bois ao Cascine, avenida da Aeronáutica.
6:15 h – Partida dos bois da Cascine, avenida da Aeronáutica
7:30 h -O “Carro del Fuoco”, ou seja, o “Brindellone” acompanhado pela Procissão Histórica da República Florentina, parte do depósito de Prato para chegar à Piazza del Duomo seguindo o caminho: Via il Prato, Borgo Ognissanti, Piazza Goldoni, Via della Vigna Nuova, Via Strozzi, Piazza della Repubblica (onde se juntará à procissão do jogadores de bandeiras), Via Roma com chegada na Piazza San Giovanni.
8:10h – Uma representação do “Bandierai degli Uffizi” (jogadores de bandeira) alcança a Piazza della Repubblica; jogos de bandeiras e músicos na praça.
8:20h – Uma representação da Procissão Histórica da República Florentina partirá da Piazzetta da Parte Guelfa, da Via Porta Rossa, do Mercato Nuovo, da Via Vacchereccia, da Piazza della Signoria
8:50h – Piazza della Signoria: a procissão da República, com a procissão da bandeira e o prefeito prossegue por Via Vacchereccia, Por S. Maria, Borgo SS. Apóstolos, a Piazza S. Trinita, a Via Tornabuoni, a Via Strozzi, a Piazza della Repubblica, a Via Roma, a Piazza S. Giovanni, chegando às 9h30.
9:30h – Piazza S. Giovanni: chegada da procissão com a “Brindellone“.
9:45h – Sorteio dos times que se enfrentarão no Torneio Histórico de Futebol Florentino – Calcio Storico Fiorentino
9:40h – A procissão de canônicos, concelebrantes, seminaristas e representantes da Schola Cantorum sai da Catedral e entra no Batistério.
10:05 h – O Cardeal Arcebispo, depois de deixar o Arcebispado, entra no Batistério.
10:25 h – A procissão dos cónegos, concelebrantes, seminaristas e representantes da Schola Cantorum com o Cardeal sai do Batistério e dirige-se à praça da Catedral.
O Cardeal abençoa o Carro e, posteriormente, os fiéis presentes na praça.
11:00 h – Piazza del Duomo (entre o Batistério e a fachada de Santa Maria del Fiore): acontece o Scoppio del Carro – uma explosão de fogos de artifício!
É uma maneira de prever o futuro da cidade, se a pomba acende o fogo sagrado, quer dizer que a cidade passará por um ano feliz, se não acender é um sinal de má sorte para a cidade.
É uma festa tão importante que é passa na tv italiana ao vivo.
por volta das 12:30h – No final da Santa Missa, o Prefeito e toda a Procissão Histórica da República Florentina levam o relicário com as Pedras do Santo Sepulcro da porta central da Catedral, passando ao longo da Via Calzaiuoli, Piazza della Signoria, Via Vacchereccia, Borgo SS. Apóstolos para armazenar as pedras na Igreja da SS. Apóstolo. Retorno do Prefeito e do restante do grupo ao Palazzo Vecchio.
O Carro del Fuoco é acompanhado até a Via del Prato pela Polícia Municipal com o caminho contrário ao de ida.
Em 2017 e 2018, junto com alguns clientes, assistimos o Scoppio del carro, e foi muito emocionante, os fogos e o estrondo muito alto, é tanta gente que é até divicil chegar a praça pra ver. Como aquele ano estava realizando um passeio guiado, deixamos para muito tarde tentar chegar perto e não conseguimos nem chegar na praça, vimos o estouro de longe, portanto a dica é estar pelas ruas durante o Desfile, mas as 9/9:30 o ideal é estar na praça pra garantir o espetáculo. Ver os fiorentinos todos com o olhar fixo na pombinha é mesmo o máximo!
Veja um programa de tv italiano contando como ocorre a Festa:
A pomba acende o fogo:
Os fogos:
Leia ainda:
Oi, Deyse. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com
Feliz Páscoa!
Até mais,
Natalie – Boia
Obrigada Nathalie! Fico muito feliz por terem escolhido meu post!
Abraços e boa páscoa!
Pingback: Calendário de Eventos, Festas e Manifestações Culturais na Toscana | Passeios Na Toscana
Pingback: Passeios na Toscana - A Páscoa na Toscana
Pingback: O que fazer na Toscana em abril - Calendário de eventos