Dica de hotel em Chiusi: Residenza Dei Ricci

09/fev | por Deyse Ribeiro

Em dezembro me hospedei na Residenza Dei Ricci, um Relais exclusivo em um Palácio histórico, e hoje conto aqui a minha dica de hotel em Chiusi, uma cidade ótima para ser ponto de referência para vários bate-voltas.

HOTEL RESIDENZA DEI RICCI - CHIUSI_79

O hotel:

O Residenza Dei Ricci – exclusive relais, fica em Chiusi, uma cidade deliciosa, na divisa da Toscana com a região da Umbria.

O Palácio era de propriedade de uma antiga família nobre os Dei. A família Ricci entrou em posse da residência e realizou uma grande restauração dos afrescos belíssimos, de autoria de  Peter Loli Piccolomini, e ainda mantém a decoração original de 1800.

O Palácio tem um grande jardim típico italiano da época, com um pátio central com mesas de ferro forjado e uma fonte antiga que convida os hóspedes a fazer uma pausa para admirar o jardim, tomar um chá ou um aperitivo.

Na outra parte do jardim, ha uma longa pérgola com antigas vinhas e árvores de fruto e uma horta orgânica com plantas medicinais locais. Envolto no verde do jardim fica o spa, com banheira de hidromassagem para relaxar no silêncio e o perfume das flores.

HOTEL RESIDENZA DEI RICCI - CHIUSI_81

A família Ricci me recebeu no seu Palácio com um aperitivo, me surpreendi e achei de uma gentileza sem igual, não estou acostumada com toda essa gentileza nos hotéis que eu vou. Acreditem, estavam todos os membros da família reunidos, me contando da reforma, da história dos antigos morados e da família.

Me chamou logo a atenção a perfeição dos salgadinhos que me forma oferecidos, e a Donatella, mãe da família, me contou que é uma chef pastissier e que faz não somente estes quitutes, mas que prepara também o café da manhã em grande estilo. Vocês não acreditam na delícia desses salgadinhos!

HOTEL RESIDENZA DEI RICCI - CHIUSI_53

Na verdade o tio do Raffaele (o pai da família), era um famoso cardeal, muito culto da região e a decorou como conhecemos hoje. Raffaele cresceu na casa ao lado hotel (mas que é nos mesmo palácio), por isso no local encontramos muitos livros antigos (inclusive uma cópia antiga da Divina Comédia), objetos como uma das primeiras máquinas fotográficas, um clarinete que pertenceu a Puccini, entre outras coisas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os afrescos contam histórias da família Dei, uma das antigas famílias nobres de Siena que se juntam com os anfitriões, a família Ricci. Nos afrescos encontramos imagens dos membros famosos dessas famílias e seus brasões. Um dos outros membros ilustres foi o Prelado Francesco Dei, professor Teólogo com cátedra na Universidade de Siena, que fez um importantíssima pesquisa histórica sobre as origens da cidade de Chiusi e a doou todos os seus livros à biblioteca pública da cidade.

No Booking, o hotel tem uma pontuação de 9,9 “excepcional”. Leia aqui os comentários dos hóspedes.

Pela estrutura, é considerado um B&B de luxo, por isso o nome “exclusive relais”.

A localização:

A Residenza Dei Ricci fica em Chiusi, uma cidade não só famosa por ter sido uma grande capital Etrusca, com importantes tombas abertas à visitação, como um dos importantes museus etruscos da Toscana, mas também possui a única catacumba cristã da Toscana, que eu ja contei aqui como foi a experiência de visita-la. Sendo já por si só, uma cidade interessante de visitar na Toscana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Próximo de Chiusi ficam uma série de cidades de grande importância turística na Toscana e na Umbria, dando assim a possibilidade de ser um hotel de ponto de referência para visitar estas cidades, as distâncias são: 24 kms de Montepulciano, 35 kms de Pienza, 27 kms de Bagno Vignoni, 11 kms de Chianciano Terme, 46 kms de Perugia e do seu aeroporto. Aliás Chiusi é na divisa com a Umbria.

O que oferece:

  • estacionamento grátis
  • piscina de hidromassagem ao aberto
  • café da manhã gourmet
  • wifi nos quartos
  • tv e frigobar
  • área relax/solarium externa

HOTEL RESIDENZA DEI RICCI - CHIUSI_59

Á pagamento é possível fazer aulas de culinária e pastelaria com a chef da família, e eles indicam restaurantes e vinicolas para visitar na cidade.

Na noite em que eu estive ali, a Giulia (a filha) me levou em um renomado restaurante da cidade, como eu disse, ali a gentileza da família é o marcante desta estadia.

 HOTEL RESIDENZA DEI RICCI - CHIUSI_63

Já pela decoração dos quartos, a escolha dos lenços finos e toalhas, se percebe a cura dos mínimos detalhes dessa família. O B&B foi aberto em setembro do ano passado, portanto, apesar de ser antigo na estrutura, como hotel, é novíssimo!

Este slideshow necessita de JavaScript.

No jardim ficam as cadeiras de sol e piscina de hidromassagem, em meio as flores. Eu fui no inverno, num dia cheio de névoa, portanto a luz e a temperatura não eram ideias, mas imagino que na primavera e verão deve ser um ambiente fantástico.

Como era o quarto:

O Residenza Dei Ricci tem 4 quartos somente, eu fiquei na suite zodíaco, que tem esse nome por causa dos afrescos no teto com símbolos do zodíaco. Junto com a suite do Cardel são as maiores com 25 metros quadrados  cada, e são as mais caras.

Os quartos tem 2 tipos de vista, vista cidade, ou vista Jardim, mas todos possuem Tv tela plana, cofre, mesa de trabalho, aquecimento, lareira, e banheiro, alguns com banheira e outros com box.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A suite garden room tem acesso direto ao jardim, com duas portas grandes, foi o quarto que mais gostei, mesmo sendo um dos mais baratos, no verão deve ser deliciosa!

Interessante que alguns quartos tem portas secretas, digo isso porque tem a mesma decoração das paredes e fica quase invisíveis, e em 2 deles essas portas dão ao banheiro. Antigamente eram as portas dos empregados!

DCIM100GOPROGOPR1180.

 Café-da-manhã:

HOTEL RESIDENZA DEI RICCI - CHIUSI_73

Como ja contei no início do texto, ainda fico com água na boca quando lembro do café-da-manhã, gente, a melhor parte do dia!

A Donatella, mãe da família, é uma chef pastissier e prepara o café dos deuses pra começar bem a manhã! Sem mais… deixo vocês com as fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reservas e custos:

No site do hotel você encontra a tarifa de preços que vai de 132 a 165 euros por noite, eles fazem muitos pacotes interessantes, como tem agora com o carnaval, com uma festa e jantar em um restaurante conveniado, ou como no reveillon com jantar especial.

O hotel também faz reservas pelo Booking

Achei o preço justo pelo nível do B&B, pois é como o nome diz, exclusive relais, é realmente uma categoria de hotel de luxo, apesar de não estar classificado como hotel por não ter uma certa estrutra sendo somente 4 quartos. Mas é ideal para família e casais, porque o hotel mesmo estando com os 4 quartos ocupados não fica “cheio”, há um grande jardim e a área externa é maior que a externa quase… então espaço é o que não falta, tanto que ja indiquei à alguns amigos em lua de mel.

E ainda com uma atenção da família e um café da manhã como esse, qualquer um se sente mimado!

Passeios na Toscana recomenda!

Informações:
Residenza Dei Ricci
reservas via sitebooking
Via Lavinia n.13,
Chiusi, (Siena) 53043
Tel. +39 0578 226539
Mob. +39 342 5189580
Fax. + 39 0578 226539
info@residenzadeiricci.com

* A estadia neste B&B foi cortesia do Residenza Dei Ricci, que eu agradeço a gentileza. Mas caro leitor, a cortesia não condiciona este texto, ou seja, minhas opiniões se baseiam na minha experiência. Todos as experiências baseadas em blogtour, ou cortesias são identificadas. Não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, portanto tenho total liberdade editorial e garanto o respeito aos meus leitores.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!