Praia na Toscana: Ronchi, Poveromo e Cinquale di Montignoso

16/abr | por Deyse Ribeiro

Conheça as praias mais interessantes de norte a sul da Toscana. Neste texto apresento as praias de Ronchi, Poveromo e Cinquale di Montignoso na seção “praia na Toscana”.

mapa das praias da Toscana

mapa das praias da Toscana

Continuando a “seção” do Blog sobre as praias da Toscana de ponta a ponta, vou contar um pouco para vocês como são as praias de Ronchi, Poveromo e Cinquale di Montignoso. Neste e nos próximos textos vamos do norte até o sul da Toscana.

praia - cinquale_26

Ronchi e Poveromo

Logo depois de Marina di Massa ficam Ronchi e Poveromo, localidades que pertencem ao município de Massa. Em Poveromo, desde 1958, realiza-se o Prêmio Internacional “San Domenichino“, constituído para homenagear o pequeno santo de Zaragoza. O Prêmio nasceu com uma natureza religiosa, mas hoje se transformou em um prêmio literário de fama internacional e a cada edição recebe personagens ilustres da cultura e da arte do mundo, contribuindo, assim, para tornar esta Riviera ainda mais famosa e popular.

praia - cinquale_10

A principal característica da Ronchi e de Poveromo é ter uma paisagem especial e única, ideal para umas férias na praia, sobre o mar e o sol, já que aqui existe um clima “californiano”. Nos meses frios raramente a temperatura cai abaixo de zero. Os Alpes Apuanos protegem a região dos ventos frios do norte. A primavera começa cedo, e já no início de fevereiro as árvores começam a florescer.

Em Ronchi e Poveromo há belas praias com todos os confortos modernos, muitos estabelecimentos que vão desde lojas, pousadas a hotéis de primeira classe, além dos vários serviços. Próximo às praias ficam Villas luxuosas que desde os anos 80 pertenceram e ainda pertencem a várias famílias ilustres e celebridades italianas.

Fonte: site oficial da Comune di Massa

Fonte: site oficial da Comune di Massa

As duas localidades têm grandes praias de areia dourada, ocupadas por elegante “estações balneárias”. Bom, pra quem não sabe o que são as estações balneárias na Itália e o que são as praias livres e dadas em concessão deve ler este texto aqui.

Em Ronchi, na avenida Lungomare di Levante, há 2 praias livres municipais (spiaggia libera comunale attrezzata), que são Spiaggia di Fortino, e Spiaggia di Tiro al Volo, delimitadas por estabelecimentos balneários para a esquerda e para a direita, já estes são a pagamento que pode ser diário, semanal, mensal ou para toda a temporada de verão. Os preços variam de acordo com o tipo da estabelecimento, dos espaços (gazebos, piscina, bar, etc.) e serviços.

Recomendamos sempre, antes de se sentar, perguntar o preço total para não ter surpresas desagradáveis.

Já em Poveromo, a Spiaggia di Beretta é uma praia livre, quer dizer que é publica, ou há um espaço livre para “estender a sua canga” sem ter que pagar!

dicas

 

 

praia - cinquale_8

Cinquale:

 

 Cinquale é uma famosa localidade à beira-mar localizada na divisa entre a cidade de Massa e Forte dei Marmi, onde há longas praias

Cinquale pertence ao município de Montignoso, o povoado tem suas raízes no século XVI, quando a costa estava sendo alvo de ataques de piratas. O território do município de Montignoso cobre 16,67 quilômetros quadrados entre o mar e o Alpes Apuanos, “última terra” da baixa Lunigiana. O Castellum Aginulfi, que fica na colina perto da cidade atual, é considerado o primeiro núcleo histórico de Montignoso.

praia - cinquale_14

Apenas no final do século XVI, para se defender contra ataques de piratas, foi construído pela família Médici, na área da Cinquale, uma torre fortificada na foz do Lago “Porta Beltrame”. Utilizado para fins defensivos até o século XIX, depois de ter sido reforçada em 1750 com uma ampliação das estruturas, o prédio foi demolido apenas durante a Segunda Guerra Mundial por soldados alemães.

Depois da segunda guerra a região começou a ser explorada turisticamente, mas já entre 1920 e 1930, a cidade tornou-se local comum das colônias de férias, lares de idosos e residências de luxo de pessoas famosas, graças ao clima saudável, linda paisagem e posição favorável, entre a Riviera Apuana e a Versilia.

Hoje Cinquale é especialmente apreciada por aqueles que procuram um lugar calmo e não gostam de passar as férias nas proximidades Forte dei Marmi, sem dúvida bonito, mas às vezes lotado e barulhento.

praia - cinquale_15

Para responder ao crescente número de visitantes da pequena faixa costeira de Cinquale, foram construídas instalações modernas, pousadas e hotéis de qualidade, além de um porto pequeno, mas útil. O porto turístico é dominado pelo farol, junto à foz do rio Cinquale, e tem cerca de 80 locais de atraque para barcos com até 16 metros de comprimento.

Atenção, a região entre Forte dei Marmi e Cinquale é cara nos estabelecimentos balneários. Claro, em Cinquale vai custar menos que em Forte, mas prepare os bolsos!

praia - cinquale_6

praia - cinquale_7

Uma alternativa para aproveitar o sol e relaxar nas espreguiçadeiras dos estabelecimentos balneários do Município (comune) é o Bagno Comunal Simone, entre Forte e Cinquale. Aqui os preços são muito populares, mas o serviço ainda de qualidade. Não é possível reservar o lugar, então você tem que chegar lá no início da temporada.

Há também uma praia pública gratuita na área de Cinquale, onde você também pode trazer seus amigos de quatro patas, porém… tem somente 15 metros! Difícil de achar!

praia - cinquale_9

Vale a pena visitar a Villa Schiff, que abriga vários eventos culturais ao longo do ano, e o suntuoso Castelo Aghinolfi, um dos mais antigos castelos da Itália, que já existia desde 753 e recentemente foi remodelado.

Quando eu vou ao Cinquale gosto de almoçar no Beach Club, a comida é muito boa, e o ambiente legal. A noite é muito agitado também.

Em Cinquale ainda fica um hotel com água termal, onde uma fonte flui a poucos passos do mar, dando à Versilia o seu próprio centro termal. Esta água, na verdade, que emerge a somente 17 graus, é o resultado natural de uma alquimia que trouxe as águas das montanhas em contato com depósitos de sal de um antigo mar desta área. Rico em iodo (que contém dez vezes mais iodo que a água marinha), sódio e bromo , e é particularmente ativa no organismo. As doenças mais comumente tratadas são as reumáticas, vasculares e de pele, mas também se pratica a talassoterapia, banhos turcos, jacuzzi, hidroterapia, massagem terapêutica, medicina estética e sauna.

dicas

  • A beira mar daqui também é ótima para andar de bicicleta e para caminhadas!

Bons restaurantes: 

Onde ficar:

bottaccio - montignoso - hotel

  • Il Bottaccio – faz parte do Relais e Chateaux – já dormi lá e adorei. Contei tudo para vocês aqui!

 Veja no mapa no fim deste texto todos os locais referentes ao texto marcados pra você!

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!