Agenda de eventos de Fevereiro no Toscana

03/fev | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de eventos, e descubra o que fazer em fevereiro na Toscana. Não fique de fora dos melhores eventos de 2018. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao Carnaval, ao dia de São Valentin, além de vários concertos nos teatros da região.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro! Veja os artigos sobre transporteconhecer as cidades da Toscana, uma dica de roteiro de 7 dias na Toscana e os melhores textos sobre Florença. Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer em Fevereiro?

Janeiro é bem frio, então porque não aproveitar a sua viagem esquiando? Leia o que já escrevemos sobre:

carnaval de viareggio 2015_21

Em fevereiro acontece o Carnaval na Itália, que aqui se comemora somente nos fins de semana. Na Toscana algumas cidades são famosas pelo seu carnaval como Viareggio, Castiglion Fibocchi e Foiano della Chiana. Mas antes dê uma olhada no que ja escrevi sobre eles:

Para os mais românticos e pra quem estiver viajando com o companheiro(a), não esqueça que nos dia 14 de fevereiro na Itália é Dia de São Valentin, que equivale ao Dia dos Namorados. Nesta data alguns restaurantes se transformam com decoração e menu especial, alguns possuem música ao vivo ou espetáculos. Na lista de eventos abaixo, verifique, alguns eventos são legais para seu dia dos namorados. Talvez uma caminhada após o jantar, uma garrafa de vinho e duas taças, enquanto você passeia ao longo do rio Arno, ir ao Piazzale Michelangelo para apreciar as vistas únicas sobre a cidade – impagável!

Quer saber o porque dia 14 de fevereiro? Leia –>  Dia de San Valentino – porque aqui o dia dos namorados é comemorado no dia 14/02?

Ainda, conheça as cidades mais românticas da Toscana, e 12 Dicas Românticas do que fazer na Toscana, além dos hotéis mais românticos.

capacidadesromanticas

Museus grátis? Sim! No primeiro domingo do mês, que é dia 4 de fevereiro. Veja a lista dos museus grátis na Toscana aqui.

Dia da Elettrice Palatina – 18 de fevereiro – Graças aos esforços incansáveis da de Anna Maria Luiza de’Medici, houve a elaboração de um pacto estipulado após a morte do último herdeiro dos Medici, os Granducas da Toscana, todo o complexo de bens que compunham a coleção Medici acumulada ao longo dos séculos seria doada para a cidade de Florença.A cidade  comemora o aniversário com entrada gratuita em alguns museus da cidade, bem como visitas guiadas à Capela Medici. Há um desfile histórico pelas ruas, o que trará uma homenagem de flores para o túmulo de Anna Maria Luisa, localizado na Capela Medici. Porém ainda não foi divulgado qual museu será gratuito ainda. – Leia o texto sobre Anna Maria –> Dia 18 de fevereiro se celebra Anna Maria Luisa De′Medici, a mulher que mudou a história de Florença

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

3

Especial Carnaval

Este mês há festa de Carnaval em quase todas as cidades, porém algumas possuem o carnaval mais curioso, outros mais animado e mais divertido. Veja a LISTA COMPLETA no CARNAVAL NA TOSCANA 2018 no texto –> O Carnaval na Toscana

Eis alguns exemplos:

Florença: 10 de fevereiro, às 14hs – na Piazza Ognissanti ocorre o Carnaval das Crianças” onde terá desfiles, música, animação, jogos e dança.
San Gimignano (Siena)   4,11,18 e 25  de fevereiro, às 15:30 – Carnevale  desfiles folclóricos de papier-mâché  com música, confetes e grupos de mascarados. Um carnaval para crianças, máscaras e muita diversão!
Castiglioni Fibocchi (Arezzo) – 4 de fevereiro – O Carnaval de Castiglion Fibocchi, também conhecida como “Carnevale dei figli di Bocco” , em português “Carnaval dos Filhos de Bocco”, realiza-se a poucos quilómetros de Arezzo e é um evento milenar com a participação de mais de 200 figurantes vestidos com trajes fantásticos e com preciosas máscaras de papel machê, assim como em Veneza.Esta é uma cidade do secolo XII, quando o Conte Guidi cedeu o feudo a familia dei Pazzi di Valdamo, entre estes o  Ottaviano Pazzi, chamado de Bocco por causa deformação no rosto e dai nasceu o nome da cidade e do grupo de carnaval. A cidade fica na província a de Arezzo. Leia o texto —> O curioso Carnaval de Castiglion Fibocchi + vídeo
Foaino della Chiana (Arezzo)- o carnaval mais antigo da Toscana, começou em 1539! E é um desfile de carros alegóricos, e a disputa é entre os 4 distritos da cidade: Bombolo, Rustici, Azzurri e Nottambuli. Os desfiles este ano acontecem  nos dias: 4,11, 18 e 25 de fevereiro das 12.00 às 19.00 horas. Cada desfile é chamado de  “corso mascherato”. Como é tradição, depois da leitura ocorre o rogo di “Re Giocondo”ou seja, vem queimado o Re Giocondo (o boneco). Saiba  mais —> O Carnaval de Foiano della Chiana + vídeo
Capa Carnaval de Goiano della Chiana
Arezzo: 4 e 11 de fevereiro   Carnevale Aretino dell’Orciolaio  – Ao longo das rua de Arezzo desfilam carros alegóricos , trenzinhos e atrações provenientes de outros carnavais da Itália.
Carnaval de Viareggio (Lucca) –4, 11, 13, 17 de fevereiro  – O Carnaval de Viareggio é o mais famoso carnaval da Itália depois de Veneza e conhecido pelos seus carros alegóricos bem realizados.Viareggio é uma cidade com um mar maravilhoso, que fica próximo a Lucca. O evento acontece durante 4 fins de semana, passando pela terça feira de carnaval que os italianos chama de martedi grasso (terça feira gorda!!). Na verdade os desfiles acontecem somente nos domingos e na terça feira de carnaval, nos outros dias temos outros eventos ligados ao Carnaval. O evento é transmitido pela Tv Rai3 todos os anos, na terça feira de carnaval. Veja o texto –>Calendário de Eventos do Carnaval de Viareggio 2018
Follonica (Livorno): 4,11,18 e 25 de fevereiro de 2017 – O Carnaval de Follonica, provincia de Grosseto, é um carnaval da família, com muitas crianças. Há um programa interessante com um desfile de carros alegóricos, máscaras, festas, exposições e música. Prove doces, como biscoitos, panquecas e especialmente o cenci tradicional, uma desculpa para se divertir e sair da dieta!  E, claro, há um enorme desfile, liderado pelo ‘Re Carnevale “(o rei do carnaval). Assim como em Foiano o Rei do Carnaval é representado por um boneco de Palha que vai queimado em praça público no último dia de festa. Mais informações no site oficial.
Pitigliano (Grosseto) –3, 4, 10, 11 e 13 de fevereiro – Carnavale Pitiglianese – Este é definitivamente um dos desfiles mais originais do carnaval da Itália animados por vário APE o carrinho pequenino da Piaggio, famoso na Itália. O CarnevApe é uma verdadeira homenagem que pitiglianesi fazem a Piaggio Ape, e 50 são empregados na cidade como um meio de transporte, dada a força e a capacidade de caminhar de forma eficaz as ruas estreitas do centro e as subidas íngremes e descidas sobre a paisagem circundante. Em um curto espaço de tempo, definitivamente, ele substituiu o jumento, até então utilizado para estas tarefas, tornando-se um ajudante insubstituível no trabalho diário de Pitigliano, a ponto de ser um dos símbolos pequeno vilarejo Toscano . Para o Carnaval, aspectos alegóricos de um pacote que eles trazem na máscara e no desfile pelas ruas da cidade.

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
4 e 5 -FLORENÇA – Feira de Eletrônica –  Obihall, Via Fabrizio De Andrè – das 09:30 às 19:00
3 a 5 –  FLORENÇA -> Immagine Italia & Co.2018 – Fortezza da Basso – Esta é a feira de acessórios para casa, decoração nautica, spa, têxteis mobiliário e lingerie. O evento foi concebido pela Câmara de Comércio de Pistoia e à entrada para os membros da indústria. Viale Filippo Strozzi – Firenze
3 e 4 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato  feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
4 -FLORENÇA – Troca da guarda –  Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar nas ameias do Palazzo Vecchio 04 de fevereiro, Arengario di Palazzo Vecchio – Piazza della Signoria às: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00
10 e 11 – PISA – Food Art ItalyArsenali Repubblicani – feira aberta ao público, com entrada gratuita oferece aos visitantes a oportunidade de comprar produtos diretamente na feira com os expositores além da oportunidade de desenvolver importantes contatos de negócios e receber novas encomendas. Food Art Italy oferece um rico programa de demonstrações de culinária, seminários dedicados a alergias alimentares, doença celíaca, as dietética, Vegan, Orgânica; Também  vinho, cerveja, óleo, café, queijo, trufas e muito mais. Via Bonanno Pisano, 2 – Pisa –info
10 e 11 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior. Centro storico (Duomo-Borgo Stretto)
10 a 12 – MONTEPULCIANO (SI) -> Anteprima Vino Nobile di Montepulciano .  Dia 10 de fevereiro das 15 às19:30 e no dia 11 das 11 às 18:30, ja o dia 12 é somente para pessoal do setor. Apresentação aos mercado do Vinho Nobile di Montepulciano 2014, pronto para ser colocado no mercado depois de dois anos de evolução imposta pela produção, além da reserva em 2013, bem como outros vinhos no Montepulciano. O evento acontece na fortaleza de Montepulciano para a ocasião vai se tornar um verdadeiro teatro de vinho. 14 Via di San Donato – Montepulciano – Info aqui
11 – FLORENÇA ->Fiera di Oltrarno – Piazza Santo Spirito, uma feira de artesanato, e gastronomia. das 9 às 19 hs.
11 – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala
11 – FLORENÇA – Chianti Lovers   Fortezza da Basso. Apresentação da nova safra de Chianti (Anteprima), para promover o encontro com os produtores e compradores. info aqui  – das 16 às 21hs

11 e 14 – SAN GIMIGNANO (SI) -> Anteprima Vernaccia di San Gimignano    Galleria d’Arte Moderna e Contemporanea ‘Raffaele De Grada’. Edição feira que apresenta ao mercado o  vinho Vernaccia di San Gimignano aos operadores, jornalistas e fãs as novas safras de Vernaccia de 2016 e Reserva 2015. Via Folgore da San Giminiano, 11 – San Gimignano
16 a 19 – MONTALCINO -> Benvenuto Brunello  os produtores aprensentam o Brunello 2011 e a reserva 2010. No Chiostro Museo di Montalcino das 9 as 18hs.
17-18 – FLORENÇA – Fortezza Antiquaria – Feira de antiguidades e artesanato Cada 3° fim de semana do mês (exceto em Julho e Agosto), há Fortezza Antiquaria: mais de cem expositores de toda a Itália expõem antiguidades, itens para colecionadores, livros usados e muito mais. IMPORTANTE: Devido aos canteiros de obras para a construção da terceira linha do tramvia o mercado de antiguidades mudou a partir dos jardins da Fortaleza,  Piazza Vittorio Veneto. Info aqui.
18 – FLORENÇA -> Fierucolina di semi – Piazza Santo Spirito, uma feira de artesanato, e gastronomia. das 9 às 19 hs.
17 e 18 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
18 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
22 a 25 – FLORENÇA -> Danza in Fiera  Fortezza da Basso – Haverá profissionais, dançarinos, escolas, companhias de dança e empresas que se reunem em uma panorâmica sobre as tendências nova indústria, oportunidades de carreira e formação a todos os níveis em um ambiente especializado para a promoção de atividades. Viale Filippo Strozzi
25 – Cortona (AR) – Ritorno al passato – Mercatino dell’antiquariato – Piazza Luca Signorelli – mercado de antiguidades, antiguidades modernas, coleções e roupas de segunda mão.
25 – FLORENÇA – Ciompi mensile antiquariato – Piazza Lorenzo Ghiberti. Exposição de antiguidades, colecionáveis, livros, pinturas e muito mais. Das 9 às 18hs.
25 – FLORENÇA -> Carmine in Fiera – Piazza del Carmine. Feira de antiquariado, ofícios manuais, e artesanato. Das 9 às 19 hs.
 5
9 e 25 – FLORENÇA -Estádio Artemio Franchi Stadium – ACF Fiorentina (o viola) – Para os apaixonados por futebol. Dois jogos em casa este mês dois são jogos da Série A  – dia 9 – Fiorentina-Juventus, às 20:45 e dia 25 – Fiorentina-Chievo Verona – às 15:00
11 – Montalcino (Siena) – Brunello Crossing – Competitiva de Km 42 e Km 22 e passeio de Km 12. Partida às 09:00 da Fortezza di Montalcino.
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

Teatro Verdi di Pisa

Teatro Verdi di Pisa

–> Shows:

9 – FLORENÇA – Concerti di San Firenze: allievi del Conservatorio Luigi Cherubini di Firenze – Sala della Musica – Complesso di San Firenze, Firenze (Firenze)
10 – LUCCA -Iris – Teatro del Giglio, Piazza del Giglio, 13/15 – Lucca. Opera em 3 atos
13 –FLORENÇA  Concerto de Carnaval da Orchestra della Toscana – Teatro Verdi di Firenze às 21hs
15 – FLORENÇA – Museo dell’Opera del Duomo –  Musica al museo – às 21 – Omaggio a Mario Castelnuovo Tedesco, a cinquant’ anni dalla scomparsa
– l’Aron Quartett (archi) e Massimo Giuseppe Bianchi (pianoforte)
in programma: Mario Castelnuovo Tedesco, Quintetto per pianoforte e archi n. 2 (“Ricordi della campagna toscana”)
13 – PISA – Concerti della Normale: Cappella Neapolitana – Teatro Verdi, Pisa
15 – PRATO – Concerto Blues on Bach. John Lewis e il Modern Jazz Quartet – Camerata Strumentale Città di Prato, Via Santa Trinita, 2 – Prato

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença

4

Todo primeiro domingo do mês (este mês é 4 de janeiro), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês!

FLORENÇA – Leopoldo de’ Medici. Principe dei collezionisti – Museo degli Argenti – Palazzo Pitti – Por ocasião do 400º aniversário do nascimento de Leopoldo de Medici, uma exposição que visa aprimorar a figura desse estudioso extraordinário, que se tornou um cardeal aos cinquenta anos e morreu em 1675 após uma vida inteira como um colecionador incansável e multifacetado. Até 25 de fevereiro.
FLORENÇA – Monet Experience and the Impressionists – Auditorium Santo Stefano al Ponte. A nova produção do Crossmedia Group é um caminho virtual e experiencial, feito de imagens e sonoridades, entre os trabalhos do grande mestre do impressionismo, projetados nos grandes painéis e na arquitetura da igreja e enriquecidos pelas estações 3D Oculus VR. Horas: todos os dias das 10h às 19h30 – Piazzetta di Santo Stefano, 1 – Firenze – até 1 de maio. 
FLORENÇA – 1927 – Il ritorno in Italia – Museo Salvatore Ferragamo  – Por ocasião do 90º aniversário do retorno dos EUA de Salvatore Ferragamo, aquele que se tornou o ‘sapateiro das estrelas’ de Hollywood, o museu dedicado a ele oferece uma exposição comissariada por Carlo Sisi que resume a atmosfera e artístico de fabricação em Florença, cidade onde Ferragamo decidiu se estabelecer. Das 10-19.30 dias. – Piazza Santa Trinità, 5/r – Firenze – até 30 de abril  de 2018
 SIENA – Ambrogio Lorenzetti – A exposição representa o ponto culminante de um projeto de estudos e restaurações em torno da figura e obras de Ambrogio Lorenzetti (Siena, 1290 ca.-1348), um dos artistas mais importantes da Europa do século 14. Além das obras do mestre, das quais a Siena conserva cerca de 70%, muitas obras de arte dos principais museus italianos e estrangeiros. Complesso museale Santa Maria della Scala, Piazza del Duomo 2 – Até 8 de abril de 2018.
 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!