Calendário de eventos em Março na Toscana

01/mar | por Deyse Ribeiro

Saiba o que fazer em Março na Toscana, veja o calendário de eventos, e não fique de fora dos melhores eventos mês a mês de 2018, pois todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Esse mês tem muitas feiras e mercados, festa de são José, tem o Capodanno (ano novo medieval) de Pisa e Florença, além de vários outros eventos folclóricos, shows, concertos e feiras.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro! Veja os artigos sobre transporteconhecer as cidades da Toscana, uma dica de roteiro de 7 dias na Toscana e os melhores textos sobre Florença. Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em março?

Em março os primeiro raios de primavera começam a aparecer, mas alguns dias ainda estão frios. Aproveite e se informe sobre:

Quando começa a primavera, começa o desejo de sair e estar ao ar livre, para desfrutar das temperaturas amenas, os dias ficam mais longos e agradáveis.  Com a aproximação da Páscoa, a Toscana começa a acordar do inverno, com verdes dos campos e o perfume da vegetação. Primavera significa o início de uma nova vida: a temperatura fica mais quente, as flores estão por toda parte, os turistas de todo o mundo chegam aqui.

Este mês é caracterizado por algumas festividades medievais como o Capodanno (ano novo) Pisano e Fiorentino (leia abaixo), além da famosa Torciata de San Giuseppe de Pitigliano.

Museus grátis? Sim! No primeiro domingo do mês, que é dia 4 de março. Veja a lista dos museus grátis na Toscana aqui.

Este ano acabou caindo o Semana Santa em março,  e não é exagero em dizer que quase todas as cidades da Toscana, grandes ou pequenas, possuem uma maneira de lembrar os episódios gloriosos sobre os últimos dias de existência terrena de Jesus Cristo. Algumas cidades fazem com uma procissão, algumas com uma cerimônia especial, em uma rua ou uma praça, ou, algumas pessoas fazem na privacidade da sua própria casa ou na igreja. Eu fiz um texto somente sobre os eventos da semana santa na Toscana, leia aqui.

Um dos eventos mais famosos no domingo de Páscoa em Florença é o Scorpio del Carro! Esta cerimônia comemora a explosão do Carro chamado Brindelone, é uma das mais antigas tradições florentinos. Não perca ainda a Processione delle Paneire em Santa Maria a Monte e o Palio delle Boti em Survereto, outras festas folclóricas interessantíssimas.

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.


3

4 -FLORENÇA – Troca de guarda –  Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar nas ameias do Palazzo Vecchio 04 de março, a cada hora, às 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00. Informações 
08 – FLORENÇA – DIA DA MULHER – Entrada gratuita para as mulheres (veja o que escrevi aqui sobre isso) nos museus municipais.
 11 e 12 – San Gimignano – Festa di Santa Fina: A festa começa no dia 11, mas no dia 12, dia da padroeira da cidade, é feita uma celebração solene na Basílica de Santa Maria Assunta, com a participação da autoridade municipal que irá fazer o “dono” (doação solene) de uma vela votiva. No final da Missa haverá uma bênção para a cidade e para as crianças. Ainda, uma feira com barracas de alimentos, roupas, artesanato e calçado nas praças Piazza del Duomo e Cisterna.
17 a 25 – TORRITA DI SIENA (SI) – Palio dei Somari – O Palio dos “jumentos” é definitivamente uma das festas mais esperadas pelos torriteses, que iniciou em 1966 através da iniciativa de um grupo de Torritesi em honra à São José (padroeiro dos carpinteiros). Há ainda um grande desfile com uma série de figurantes impecavelmente vestidos em trajes de época. A festa começa termina dia 20 com a corrida – Palio dei Somari – às 16 hs, veja o programa completo aqui.
19- PITIGLIANO (GR) –  Torciata di S.Giuseppe: ritual do Fogo dedicado a São José, esperando um bom ano na colheita. Como todos os anos Pitigliano honra São José, com a solene procissão à noite, culminando com a marcante “Ritual do fog ‘. Toda a comunidade se encontra na praça principal em torno ao “all’Invernacciu”, uma grande fogueira feita com juncos e queimada para simbolizar o fim do inverno, com a esperança de uma boa colheita. Entre os eventos planejados nos dias antes com a construção da mini-invernacciu, jogos com fogo, Mini Torciata e performances de bandeiras e músicos. Informações. Vídeo abaixo.
25 – FLORENÇA – Capodanno Fiorentino – Festa de Ano Novo Medieval: Desde o VII século, no dia 25 de março, apenas nove meses antes do Natal, a Igreja Católica celebra a Anunciação dada a Maria pelo Arcanjo Gabriel. Em Florença, a festa da Anunciação até 1750 coincidiu com o final do ano. O início ano  no calendário florentino é no dia da Anunciação, que foi também é o início da primavera. Neste dia acontecem algumas manifestações culturais. Leia o texto: Capodanno Fiorentino: porque se comemora o Ano Novo em Florença no dia 25 de março?
25 – PISA (PI) – Capodanno Pisano – Festa de Ano Novo Medieval: Desde o VII século, no dia 25 de março, apenas nove meses antes do Natal, a Igreja Católica celebra a Anunciação dada a Maria pelo Arcanjo Gabriel. O início ano  no calendário pisano é no dia da Anunciação, que foi também é o início da primavera. Neste dia acontecem algumas manifestações culturais. Leia o texto: Capodanno Pisano: no dia 25 de março em Pisa se comemora 2019!
26 – SAN CASCIANO (Florença) – Carnevale Medievale Sancascianese – das 11 às 19 h o evento que recria o cerco da Conquistador mais temido da Toscana, Castruccio Castracani. O ‘Carnaval’ diferente do habitual, belo e rico, com uma programação envolvente possui cerca de 1.000 participantes, dezenas de artistas de rua, associações, escolas de dança e teatro, que vai entreter o público em geral fazendo-o entrar no espírito do festival. Inicia com uma procissão que este ano será mais longa e os distritos serão mais apreciadas pelo público e pelo júri colocado nas ‘galerias’ da Praça da República. A novidade deste ano: duas telas gigantes serão instalados nos lados da arquibancada para garantir maior visibilidade para o público muito presente!O público vai fazer uma verdadeira explosão do passado através dos acontecimentos, as cidades históricas e medievais de personagens como o mercado medieval no centro, performances de rua,na Arena, no acampamento na Praça da República, e jantar em Poggione. Informações aqui.
 EVENTOS DA SEMANA SANTA – um texto somente com os eventos do período da pásqua, veja aqui.

2
Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
2 a 11 – FLORENÇA -Feira do Chocolate artesanal de Florença -ocorre na PIazza Santissima Anunziata –  saiba mais aqui
4 e 5 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
4, 11,  18, 25 – FLORENÇA – Fiera Quaresimale e del Grillo – volta ao Parque delle Cascine uma das tradições mais antigas de Florença, a Feira da Quaresma e del grillo: parque da cidade será preenchido das 8h até 19h, haverá bancos dedicados ao vestuário, artesanato, comida, antiguidades, couro , calçado e doméstico. E ainda no dia 28 de maio acontece a Festa do Grillo, Dia da Ascensão.Piazzale J. F. Kennedy.
10-11 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior
9-11, 16-18, 23-25   – CERTALDO (FI) – Sagra del tartufo marzuolo – feira gastronomica do tartufo marzuolo (marrom), na sua 24ª edição um festival de  iguarias cozinhadas estritamente com receitas toscanas. Aos sábados e domingos você pode ir para o almoço, bem como jantar. Domingo, dia 12  evento imperdível com a atribuição da “tartufaio più anziano”, um evento ansiosamente aguardado por todos os participantes. Oportunidade imperdível para visitar Certaldo e desfrutar de um dia ao ar livre, mas principalmente para desfrutar o tubérculo mais amado! Reservas são recomendadas. Info: 0571.668974 (18-20) 338,7415160 (8-20) – Centro Polivalente Comunale ‘Antonino Caponnetto’, Viale Giacomo Matteotti.
10-11  17-18  24-25  31  de março e  1 -2 de abril  – CAPANNORI (LU) – Mostra delle antiche camelie della Lucchesia –  Exposição das antigas Camélias de Lucca. Durante a exposição cada esquina da cidade vai oferecer um sabor de produtos locais, acolhendo ainda exposições de artistas fotográficas e de pintura de pintura. Não perca a exposição científica de camélias, com espécies raras e únicas; as árvores centenárias fechados dentro das paredes de vilas históricas (Villa Borrini, Giovannetti, Torregrossa e ursos), excepcionalmente abertos ao público; a plantação de chá, única na Itália, eo camelias, de 7250 metros quadrados de área, onde cerca de 1000 espécimes são preservados. Horas: 10-18. Durante toda a duração do evento, um serviço de transporte gratuito para o Borgo delle das Camelie, partindo do estacionamento Frantoio Sociale del Compitese (Via di Tiglio, 609). Entrada:  € 7. Adicionando apenas alguns euros a mais que você pode comprar um bilhete combinado, incluindo entrada para a exposição e do parque de Villa Reale. Para informações entre em contato com o Centro Cultural Compitese para 0583 números 977188 e 366 2796749, visite o website.
10,11 e 12 – FLORENÇA – Taste Florence Stazione Leopolda – é o único evento dedicado à excelência de alimentos, mas também é um lugar onde nasce as últimas tendências sobre a cultura alimentar. A feira dedicada à excelência em gosto, comida e estilo de vida é transformado no salão italiano do “comer bem” e “manter-se saudável”, que vai reunir a excelência internacional da gastronomia, mas também um público cada vez maior e apaixonado. É aberto ao público aos sábados, domingos 14,30-19,30 e segunda-feira durante todo o dia, das 9h30 às 16:30, o custo € 20. Saiba mais aqui.
10-11 -MONTEPULCIANO (SI) – Fiera mensile delle arti e antiquariato – Piazza Grande – Fiera de artesanato, coleção e objetos de arte.
10-11 e 17-18 – CIGOLI (Pisa) – Giorni del tartufo – Por ocasião da XIX edição da ‘Mostra Mercato del Tartufo Marzuolo’ o vilarejo se  transforma em uma charmosa vila de gosto, onde você pode saborear, bem como comprar, vinho, azeite, produtos locais e as trufas marzuolo (marrons). Durante toda a duração do evento, será possível degustar produtos com trufas, e se deliciar com pratos com trufas.  Cigoli (Pisa)
11 – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala, das 9 às 19hs.
15-18 – FLORENÇA – Fiera Promozionale Marzolina – na Piazza della Santissima Annunziata, feira de artesanato e gastronomia
18  – PISA (PI) – Palio Ippico dei comuni pisani – Corrida de cavalos no Ippodromo de San Rossore em Pisa, com cavalos de várias cidades da província de Pisa, às 14-:30.
18 e 19 – GREVE IN CHIANTI (Florença) – Sagra delle frittelle di San Giuseppe – O tradicional “Sagra delle Frittelle”, que é realizada na praça da pitoresca aldeia de Montefioralle (na cidade de Greve in Chianti, Província de Florença) é realizada todos os anos sem interrupção desde 1969, no sábado e domingo, em homenagem à São José (19 Março). Além de comer os famosos bolinhos de arroz saborosos, feitos de acordo com uma antiga receita do lugar, transmitida de geração em geração e frita na panela de ferro com um diâmetro de 3 metros, também é possível provar o vinho, o vin santo e sanduíches com frios locais . E é uma oportunidade para visitar a cidade do século XIII, que foi anteriormente um castelo (pertencente à Liga dos Chianti) cercado por muralhas e torres. Para dar apenas uma idéia do evento é o suficiente para dizer que, no total, no final de dois dias (a partir de 10.00 e termina às 19.00), são consumidos cerca de 200 kg de óleo e cozidos 220 kg de bolinhos de arroz. Greve in Chianti (Firenze).
17 e 18 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
18 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
18-19 – FLORENÇA – Fierucolina di S.Giuseppe e dei legnaioli – Piazza Santo Spirito, uma feira de artesanato e gastronomia, mas que no dia de São José, é dedicada os artesão da madeira, das 9 às 19 hs. Informações.
18 – POGGIO A CAIANO (Prato) – Piazza dei Sapori & Saperi – Degustações de produtos típicos, artesanato, antiquaria, e colecionista.
19 – TORRE DEL LAGO PUCCINI (Lucca) – Festa di San Giuseppe – Organizado pela Misericórdia de Torre del Lago, a festa celebra o padroeiro e ocorre das 9 às 20 nas ruas do centro da cidade, que será fechada, nas vias Aurelia, Garibaldi e Puccini sediará muitos bancos da feira, cerca de 90. Rica a oferta de exposição: gastronomia, degustação tradicional,  bolos típicos com “estacas” de São José (com arroz e chocolate), bem como rosquinhas e arroz frito. Cinco grupos folclóricos que irão animar a festa. Também será fornecido entretenimento para os mais pequenos, enquanto que haverá um espaço gratuito para associações sem fins lucrativos, e espaço de eventos, espectáculos com falcoeiros. Duas exposições comemorativas também vão ser organizadas. Torre del Lago Puccini (Lucca)
23- VOLTERRA(PI) –  Cena Galeotte – é o jantar especial que acontece na Prisão/Fortaleza de Volterra que eu ja contei como é aqui.
18 e 25 – SAN GIOVANI D’ASSO (SI) – Mostra mercato del tartufo marzuolo –  feira gastronomica do tartufo marzuolo (marrom). Nos dias do festival será possível fazer uma degustação guiada de trufas Marzuolo das Creta Senesi em combinação com outros produtos de excelência, preparados no local e muito mais. Você também pode comprar trufas frescas e desfrutar de pratos feitos com trufas frescas nas bancas, bem como no escritório de turismo e nos restaurantes da vila. Das 11 às 22:30, no centro da cidade. Saiba mais aqui.
 25  – FLORENÇA – Fiera di Oltrarno – Piazza Santo Spirito, uma feira de artesanato e antiguidades bem animada.
25  – FLORENÇA – Ciompi mensile antiquariato – feira mensal de Florença, dedicada às antiguidades, colecionáveis, livros, pinturas e muito mais. Piazza Vittorio Veneto
25 – FLORENÇA – Fiera della SS. Annunziata – feira de artesanato, gastronomia, e antiguidades. Piazza della Santissima Annunziata
25 – AREZZO – Fiera della SS. Annunziata – Ocorre no dia 25 de março em Arezzo, nas ruas perto da Igreja da Anunciação, o evento conhecido como a “Feira das Flores”, nascido da antiga tradição do milagre da “Nossa Senhora das Lágrimas ‘: em 1490 a estátua de Virgem, agora em exposição na Igreja, estava no corredor do hospital e foi lá que ela foi vista chorando como uma jovem peregrina. Assim começou um afluxo de fiéis, e dali foi construída a grande igreja no local. Hoje feira é dedicada não só às plantas e flores de jardim, aos vários alimentos da tradição toscana, roupas e artesanato. Piazza della Santissima Annunziata, Arezzo
25  – FLORENÇA – Mercato Manodopera – Piazza della Santissima Annunziata, uma feira de artesanato e gastronomia. Os artesãos irão demonstrar a sua habilidade com demonstrações de trabalho de torno de madeira e argila, a decoração nas gravações originais em pedra, pintura em seixos, e miniaturas de argila e objetos de madeira, esculturas em vidro, bandejas decoradas, espelhos, além de jóias obtida com vidro-fusões, o papel decorado para as lâmpadas e a ligação, e tecidos e fios projetados para embelezar a roupa. Também entre as facas e lâminas, bancos, bolsas e cintos de couro, jóias, e esculturas de pedra. E tudo é feito à mão.Horas: Sábado à tarde e domingo das 9 às 19 hs. Info.
5
12 – SIENA – 3ª Campestre dentro alle Mura – corrida competitiva e não competitiva de 7 km. Partida às 10:00 do Parco di Vigna – Piazza San Francesco.Piazza San Francesco, Siena (Siena)
19 – PITIGLIANO (Grosseto) – 5° Trail delle Vie Cave – Trail running competitiva de 30 Km 30 (D+600m) e 15 Km (D+350m). Partida às 10:00 da Piazza della Repubblica, Pitigliano (Grosseto)
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença

4

Todo primeiro domingo do mês (este mês é 4 de março), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês!

FLORENÇA – Monet Experience and the Impressionists – Auditorium Santo Stefano al Ponte. A nova produção do Crossmedia Group é um caminho virtual e experiencial, feito de imagens e sonoridades, entre os trabalhos do grande mestre do impressionismo, projetados nos grandes painéis e na arquitetura da igreja e enriquecidos pelas estações 3D Oculus VR. Horas: todos os dias das 10h às 19h30 – Piazzetta di Santo Stefano, 1 – Firenze – até 1 de maio. 
FLORENÇA – 1927 – Il ritorno in Italia – Museo Salvatore Ferragamo  – Por ocasião do 90º aniversário do retorno dos EUA de Salvatore Ferragamo, aquele que se tornou o ‘sapateiro das estrelas’ de Hollywood, o museu dedicado a ele oferece uma exposição comissariada por Carlo Sisi que resume a atmosfera e artístico de fabricação em Florença, cidade onde Ferragamo decidiu se estabelecer. Das 10-19.30 dias. – Piazza Santa Trinità, 5/r – Firenze – até 30 de abril  de 2018
 SIENA – Ambrogio Lorenzetti – A exposição representa o ponto culminante de um projeto de estudos e restaurações em torno da figura e obras de Ambrogio Lorenzetti (Siena, 1290 ca.-1348), um dos artistas mais importantes da Europa do século 14. Além das obras do mestre, das quais a Siena conserva cerca de 70%, muitas obras de arte dos principais museus italianos e estrangeiros. Complesso museale Santa Maria della Scala, Piazza del Duomo 2 – Até 8 de abril de 2018.

 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!