O que fazer em setembro na Toscana

01/set | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em setembro na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2018. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao período de colheita das uvas, com feiras de vinho e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Setembro?

É o últimos dias para aproveitar a praia antes do frio chegar, por isso veja todos os textos que temos de praia na Toscana aqui, e escolha a sua!

O período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre) é só ate outubro, por isso a dica é aproveite para fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! Ainda há dicas de aperitivo em Pisa, e também opções de aperitivo em praias na Toscana aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

colheita da uva, ocorre em várias regiões da Toscana

Este é um período em que temos várias as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar este mês.

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana, como em Monteverdi Marittimo, ou Cânions de Orrido di Botri ou le vie Cave, ou ainda passear de cavalo na Maremma.

Aproveite e visite os monumentos de Pisa, como a Torre, abertos à noite!

Quanto aos museus, em agosto tem muitas novidades! Todas as terças, até  o fim deste mês, o Uffizi ficará aberto das 19 às 22h, com eventos de música, literatura e  teatro. O calendário de eventos já está publicado aqui.

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

ESPECIAL:  Mês das Festas do Vinho

Veja no nosso texto especial sobre as festas de vinho no mês de setembro.

Aqui colocaremos somente as datas, mas para mais informações, veja o -> Setembro é mês das festas do vinho na Toscana

  • 30 de agosto a 9 de setembro – Festa del vino em Montecarlo (Lucca)
  • 30 de agosto a 2 de setembro  Settembre di Vino  em Pitigliano (Grosseto)
  • 6 a 9 de setembro – Expo del Chianti Classico em Greve in Chianti (Florença)
  • 15 a 16 de setembro – “Vino al Vno” em Panzano in Chianti (Florença)
  • 27 a 29 de setembro – Festa dell’Uva e delle Cantine Aperte na ilha de Giglio (Grosseto).
  • 22 e 23 de setembro – Montefioralle Divino  em Montefioralle (Florença)
  • 28 a 30 setembro – Festa dell’Uva e del Vino em Chiusi (Siena)
  • 30 de setembro – Festa dell’Uva e del Vino, em Impruneta (Florença)
  • 29-30 de setembro – Festa dell’Uva de Scansano (Grosseto)
  • 29 e 30 setembro: Bacco Artigiano em Rufina (Florença)
  • 29 de setembro –  Carro Matto (Carro louco) – Florença
  • todo mês – Cantina Aperta in Vendemmia –  em várias cidades
3
Festa Medieval de Vicopisano
1-2 – FUCECCHIO (FI) – Salamarzana – Festa medievale – : O primeiro fim de semana de Setembro (das 18 as 24 horas aos sábados, domingos das 16 as 21,30 horas) ocorre no centro histórico de Fucecchio, atravessado pela Via Francigena, o festival medieval Salamarzana (nome do antigo castelo de Fucecchio) com recriações de antigos ofícios, espectáculos e jogos, música, visitas com guias fantasiados para palácios, torres e igrejas, degustação pratos medievais com produtos locais. Saiba mais aqui.
1-2  –VICOPISANO (PI) – Festa Medieval de Vicopisano:   dia em que os cidadãos da província de Pisa recordam o seu passado rico em história, com um show dedicado à Idade Média. O evento inclui uma série de iniciativas que vão desde performances dos grupos com encenação histórica nos campos medievais, músicos itinerantes,  teatro ao ar livre e jantares, tudo organizada no magnífico cenário arquitetônico de Vicopisano.  Para mais informações, clique aqui.
Clique e leia o post de 2013Festa Medieval de Vicopisano
1-2 – MONTEVARCHI (AR) – Gioco del Pozzo – Rievocazione Storica: Entrega da relíquia do leite sagrado da Virgem pelo Rei de França ao Conde Guido, para comemorar, ocorre sempre o antigo jogo com bola chamado de” Gioco del Pozzo”. E ainda tem jantar medieval. Veja programação aqui.
1-2 – SCARPERIA (FI) – Giornate Rinascimentale – : Scarperia nos dias 1 e 2 de setembro dá um mergulho no século XVI com os “Dias da Renascença”: senhoras, músicos e cavaleiros passeiam pela vila, onde você pode saborear a culinária típica e assistir aos muitos shows que animam os dois dias de festa! Sábado, 1 de setembro, o horário é das 18 às 24h, e às 21h começa o 8º troféu Alessio Robertazzi para a jogadores de bandeira e músicos. Domingo, 2 de setembro, a festa continua das 11 às 23h. O ingresso é à pagamento. Mais informações aqui.
2 – FLORENÇA – Cambio della Guarda – A Procissão Histórica da República Florentina com seus músicos acompanha o Gonfalone e os departamentos armados no Arengario do Palazzo Vecchio onde, a cada hora a partir das 9h00, “Monta la Guardia”, os guardas armados agirão como guardiões do Palazzo Vecchio, o capitão e um oficial completam o corpo. Às 13:00 o desfile recupera a bandeira, “Smonta la Guardia” e retorna ao Palagio di Parte Guelfa.  Horário: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00.
2 – AREZZO –  Giostra del Saracino : é um torneio emocionante de origem medieval. A cidade volta no tempo até o século XVI; andando pelas ruas do centro histórico, decorado com as bandeiras dos quatro bairros, você vai se deparar com jantares, desfiles e eventos e que acontecem durante toda a semana que antecede o torneio. Há edições em junho e setembro, e este ano também em agosto. A competição acontece sobre o cavalo e com uma lança, lembrando os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Mais informações  aqui.

2 – SANTA CROCE SULL’ARNO (PI) – Festa Medieval di Staffoli – : No domingo 2 de setembro em Staffoli, um distrito de Santa Croce sull’Arno (PI), acontece a 8ª edição do Festival Medieval. O Festival Medieval de Staffoli não será apenas uma procissão histórica de artistas, mas uma longa série de eventos: entre as ruas de Staffoli, a partir das 15h30, você aprenderá sobre a vida medieval, enquanto na hora do jantar o popular banquete na praça, será a oportunidade perfeita para provar os sabores da Renascença. Saiba mais aqui.
7  –   FLORENÇA – Festa della Rificolona  : dia do nascimento da Virgem, festeja-se a Rificolona. Chamam-se Rificolona  os lampiões de papel, de formas variadas, que são colocados no topo de uma haste e levados em procissão pela cidade. São também colocados nas janelas. 20h30: Na Piazza Signoria, o início da procissão Corteo delle Rificolone, encontro com as autoridades civis. A procissão começará a partir da Piazza Signoria e ao longo da Via Calzaiuoli chegará na Piazza San Giovanni onde às 21 horas se encontrará com outras procissões que farão uma breve parada para o encontro com as Autoridades Religiosas da cidade de Florença.O desfile, precedido do Gonfalone de Florença, começará novamente pela Piazza del Duomo e Via dei Servi até chegar à Piazza SS Annunziata (21,30) para a festa com música e prêmios da rificolona mais bonita. Saiba mais aquiClique e leia o post:  Festa della Rificolona – 07 de setembro
8  –   FLORENÇA – Rificolona sull’Arno. Parata di barche illuminate – O festival tem lugar nas margens do Arno, sob a Ponte Vecchio, no cenário mágico da Società Canottieri Firenze, evocativamente iluminado por um grande número de Rificolone, velas e tochas. Durante todo o percurso, as barracas do Renaioli, também iluminadas e decoradas, levarão crianças e pais para fazer voltas no Arno, enquanto no Lungarno haverá shows com fantoches, palhaços e outras formas de entretenimento. Depois, haverá a cerimônia de premiação, após um desfile, que permitirá ao júri escolher a mais bela Rificolona e premiar. Os prêmios de participação serão, de qualquer forma, entregues a todos os participantes.A iniciativa, agora realizada há muitos anos, é de valor educativo e recebe apoio geral, tanto pela grande participação do público quanto pelo charme e a aparência espetacular em que se realiza. Lungarno Anna Maria Luisa de’ Medici, 8.
13 – LUCCA (LU) – Luminara de Lucca – Todos os anos, a procissão traça o mesmo itinerário, começando por volta das 20:00 da Basílica de San Frediano e terminando na catedral da cidade, San Martino. Os edifícios são decorados com milhares de velas e é executada a tradicional Mottettone, uma composição polifônica coral e instrumental. Nesta ocasião, a cidade celebra o Volto Santo, um crucifixo de madeira de 2.24 x 2.65 metros, guardado em uma capela construída em 1482 por Matteo Civitali na Catedral de San Martino. A lenda conta que o crucifixo havia sido esculpido por Nicodemos, que ajudou José de Arimatéia a depositar Cristo em seu túmulo, e foi encontrado e levado de volta à cidade no ano de 742. A atual Santa Face é uma cópia do século XIII. A procissão terá início na Piazza San Frediano, e continuará através da Via Fillungo, Via Roma, Piazza San Michele, Via Vittorio Veneto, Piazza Grande, Piazza del Giglio, via del Duomo, Piazza San Giovanni, para chegar, no final, Piazza San Martino. Leia – Setembro Lucchese: as festas e tradições em Lucca durante o mês
15 e 16 – MONTOPOLI (PI) Rievocazione Storica e Disfida con l’Arco : festa medieval na cidade e competição de arco e flecha. Veja a programação aqui.
14-15-16 – POGGIO A CAIANO (PO) – Assedio a Villa : na famosa Villa Medici de Poggio a Caiano, um local patrimônio mundial UNESCO e nas ruas da cidade velha de Poggio a Caiano é possível lembrar o casamento de Joana d’Áustria e Francesco I de ‘Medici com espectáculos, música, concursos, artes e ofícios e muito mais. Nas inúmeras barracas de comida é possível desfrutar de pratos da cozinha toscana e dos excelentes vinhos locais. Programação aqui.
Carro Matto - wikipedia Commons

Carro Matto – wikipedia Commons

16- CERTALDO (FI) – Calambur  Jogas medievais e disputas entre os quarteirões da cidade. Informação aqui.
23 – LUCCA (LU) – Palio dell’Arco storico di Santa Croce –, 23 de setembro, na Piazza San Michele in Foro terá lugar o Palio dell’Arco histórico de Santa Croce, um concurso de arco e flecha histórico em que os melhores arqueiros, que competirão pela vitória e reconhecimento do melhor atirador de Lucca.
29 – FLORENÇA –  Carro Matto (Carro louco) : O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de pirâmide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade. O carro era puxado por bois. Saiba mais aqui. Ainda hoje, Florença relembra a antiga tradição todos os anos. Clique e leia o post : Folclore: O carro Louco de Florença

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianatoFeira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
todo o mês – Setembro Lucchese: as festas e tradições em Lucca durante o mês
até dia 2 – FLORENÇA – Fierucole na Piazza SS. Annunziata: feiras de produtos de agricultura biológica de pequena escala, artesanato com exposições temáticas, reuniões, jogos, música, workshops, demonstrações.
ate dia 2 – PIENZA (SI) – Fiera del cacio – a 56ª edição do evento será realizada até dia 2 de setembro. A Feira é uma homenagem à excelência da gastronomia regional, o pecorino (queijo de ovelha), e é realizada todos os anos durante a semana do primeiro domingo de setembro. Durante sete dias, a cidade de Siena está repleta de barracas de comida, onde você pode saborear as iguarias da culinária local. Imperdível será o Jogo do queijo derretido (Gioco del Cacio al Fuso), o Palio de disputa dos seis distritos do país. O jogo será realizado no domingo à tarde, na Piazza Pio II. Pienza, Pienza (Siena)
2 – Panzano in Chianti (FI) – APRILANTE – 1 ° domingo de setembro –  Feira de Artesanato e Vintage – Nós sabemos que eles chamam a feira de “abril” -ante, mas realmente vai todo o ano! Este mercado mensal nas ruas desta encantadora cidade em Chianti é onde você vai encontrar artesanato, vintage e deliciosos alimentos típicos e tudo isso é apenas fora na zona rural em torno de Florença.
1 e 2 – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato  feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
9 – FLORENÇA – Fiero dell ‘Oltrano – Mercado de Artesanato em Oltrarno, Piazza Santo Spirito, Florença
8-9 – FORTE DEI MARMI (Lucca) – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades. 
8-9 – Pisa – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.
14 a 16 – FLORENÇA – Firenze Gelato Festival –     O Festival do Gelato retorna a Florença: a etapa florentina do evento será realizada de 14 a 16 de setembro na Piazzale Michelangelo. O já tradicional festival, iniciado em 2010, é uma feira dedicado ao sorvete italiano: haverá os melhores fabricantes de sorvetes e as principais empresas do setor de todo o país e do exterior. A localização novamente este ano é a Piazzale Michelangelo. O festival será aberto ao público todos os dias de 12 a 20. Para acessar você precisa comprar um ingresso com validade diária a um custo de 10 euros, reduzido para crianças. Saiba mais aqui.

15-16 – FLORENÇA – Fortezza da Basso –  MERCADO DA PULGA – 3 ° fim de semana em setembro – no gramado da fortaleza de Medici. Na sombra da Fortezza da Basso, você pode passear por uma coleção de frequentadores que se instalam com pequenas antiguidades e artesanato, apenas mais uma grande oportunidade para encontrar uma lembrança especial da Toscana.Das 9h às 19h30 você pode passear e encontrar lembranças únicas.
16 – FLORENÇA – Fierucolina di San Michele – a cada terceiro domingo do mês, na Piazza S. Spirito ocorre uma feira de produtos de agricultura biológica em pequena escala, artesanato manual. Das 9 às 19h.
23 – Greve in Chianti (FI) –  IL PAGLIAIO  4 ° domingo de setembro – Mercado Orgânico e Artesanal – A Piazza Matteotti é repleta de moradores locais que exibem mercadorias de seus jardins, cozinhas e oficinas. Muitas vezes, você encontrará não apenas grandes pechinchas, mas música e oportunidades para fazer algumas degustações.
 23 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
23 – CORTONA (AR) – Antiquariato e modernariatoFeira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
30 – FLORENÇA – Piazza dei Ciompi – MERCATINO – último fim de semana de setembro – Procurando por uma pechincha no mercado de pulgas? É sempre divertido explorar os tesouros de uma cidade como Florença e as feiras mensais de antiguidades são o lugar certo para isso. É tudo sobre a diversão de “talvez” encontrar algo especial para levar para casa como um lembrete de suas férias. O mercado de pulgas na Piazza dei Ciompi é no último fim de semana de cada mês; eles montaram cedo em torno das antiguidades permanentes. Chegue cedo e começar a bisbilhotar para obter as melhores ofertas, há uma grande variedade de antigos e novos.
5
22- BORGO SAN LORENZO (FI) – 45° Maratona del Mugello – A mais antiga maratona internacional na Itália: Maratona de 42,195 km partindo de Borgo San Lorenzo às 14h30 para San Piero a Sieve, Scarperia, Vicchio e chegada a Borgo San Lorenzo. Ás 14:30 Info: Atletica Marciatori Mugello tel. 333 7145655 fax 055 8459622
23 – SCARPERIA (FI) – Campionato Italiano Velocità Motociclismo 2018 – CIV Round 5 – Via Senni, 15, Scarperia –  Autodromo del Mugello
www.mugellocircuit.it
30 – FLORENÇA – Corri La Vita 2018 –  corrida que inclui uma primeira rota de cerca de 11 km, que parte do Cascine, ao lado do Lungarno, alcança a praça Michelangelo e passa da Piazza Duomo e termina na mesma praça de partida; e um segundo itinerário de cerca de 6 km (pontuado por uma série de destinos culturais para admirar) que, como de costume, atravessa os Jardins de Boboli e retorna ao parque a partir da ponte Santa Trinita. A missão do “Corri La Vita” é apoiar estruturas de saúde pública especializadas em reabilitação, assistência e prevenção para mulheres que sofrem de câncer de mama. Tanto os esportistas quanto as famílias mais sedentárias, jovens e idosas e inteiras, como grupos de amigos, participam e dão a todos a oportunidade de acrescentar sua preciosa contribuição à salvação de milhares de vidas por ano. A versão 2018 da camisa é roxa – para o ultra violeta 18-3838 decretou “Cor do Ano de 2018”, do Instituto Pantone Color – e este ano também é assinado por Salvatore Ferragamo, um dos grandes defensores da iniciativa. Firenze Marathon
www.firenzemarathon.it
30 – TAVERNELLE VAL DI PESA (FI) – Granfondo Gallo Nero – corrida de bicicleta que, a partir de Radda in Chianti, atravessa todas as áreas de Siena e Chianti florentino. Dois caminhos: Granfondo 135 km – diferença de altura 2621 m  – e – Mediofondo 83 km – diferença de altitude 1526 m. A corrida cruzará o território do município de Barberino Val d’Elsa e o de Tavarnelle. Veja as informações no site
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

As quatro estações de Vivaldi – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio
 A experiência com a grande Opera Italiana – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio –
Os Três Tenores – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio
 Os Três Tenores com jantar – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio
 Experiência com a grande Opera Italiana com jantar – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio
 Ópera Italiana – Igreja de Santa Monaca – às 21:15 hs
Opera Italiana Classica com jantar – Igreja de Santa Monaca –  às 19:00 hs
 Ópera Italiana com jantar – Igreja de Santa Monaca –  às 19:00 hs
 Romântica Opera Italiana com jantar  Igreja de Santa Monaca
Romântica Opera Italiana  Igreja de Santa Monaca –  às 21:15hs
Ópera Italiana – Duetos de amor – Igreja Sant Marks  às 21hs
Canções Napolitanas + Jantar Típico – todos os dias às 19h
Banquete da corte Renascentista – às 19:45h
–>Concertos e óperas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):
Italian Opera em Siena Auditorium S.Stefano alla Lizza, Siena –  às 21:15 hs
–>Concertos e óperas regulares em San Gimignano (compre ingresso com antecedência):
Arias e Duetos – San Gimignano Musica 2018, Igreja de Santo Agostino

-> Shows variados na Toscana

08 – Florença – O Flos Colende: San Filippo Neri e la musica per il popolo – Cattedrale di Santa Maria del Fiore. saiba mais aqui
12 – Montecatini Terme (Pistoia) – Gran Galà dell’Operetta – Teatro Verdi – Elena D’Angelo (soprano), Francesco Tuppo (tenor), Andrea Albertini (pianista). As árias mais famosas e as cenas mais divertidas tiradas das obras-primas da “opereta”.
14 – Florença – Chiedi chi erano i Beatles – Piazza della Santissima Annunziata – às 21h com valor do ingresso sera dado a Fundaçao degli Inocenti de Florença.
16 – Florença – Maggio Musicale: Trilogia popolare – Il trovatore – Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, Piazzale Vittorio Gui, 1 – Firenze. Diretor Fabio Luisi. Mestre do coro Lorenzo Fratini. Com Jennifer Rowley, Piero Pretti, Massimo Cavalletti, Olesya Petrova e Gabriele Sagona. Música de Giuseppe Verdi.Dirigido por Francesco Micheli. Domingo, 16 de setembro, às 15h30.
29 – Florença – Maggio Musicale: Trilogia popolare – Rigoletto – Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, Diretor Fabio Luisi. Mestre do coro Lorenzo Fratini. Com Ivan Rivas, Jessica Nuccio e Giorgio Giuseppini. Música de Giuseppe Verdi. Sábado, 29 de setembro, às 15h30
Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
4
Todo primeiro domingo do mês (este mês é 2 de setembro), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês

Todas as terças –  visitas especiais à noite no museu Uffizi – veja as opções aqui:
  • 4.09 | Monsieur David – “Ho smesso di usare la testa!” 
    Breve história dos pés conscientes Performance do teatro físico e ilusão metafísica para adultos e crianças
    11.09 | Dimitri Grechi Espinosa – Oreb
    Solo de Sax  com reverberação para orações/meditações sobre o tema da divina Majestade (maestà) em quadros de altar  medievais
    18.09 | Secret Theater Ensemble – Drammaturgie umane
    Composições musicais para voz feminina e eletrônica ao vivo criadas para três pinturas de Caravaggio
    25.09 | SilviOmbre & Giovannangelo De Gennaro – La forza di Arianna
    Performances de teatro de sombras e música ao vivo para o sono Arianna
FLORENÇA –Marina Abramovic’.The Cleaner – Palazzo Strozzi, Um personagem icônico da cultura contemporânea, e ao mesmo tempo altamente midiático, chega ao Palazzo Strozzi depois de Ai Weiwei e Bill Viola. Esta é Marina Abramovic (Belgrado, 1946), a rainha da arte performática, presente com uma retrospectiva altamente antecipada composta de mais de 100 obras, incluindo algumas reconstituições ao vivo de suas performances mais famosas. No pátio do edifício será estacionado o van Citroen preto a bordo do qual o artista atravessou a Europa com o camarada Ulay nos anos 70 e 80, e que também passou pela Toscana. Na primavera de 1985, por exemplo, eles eram convidados da Villa Romana para uma residência artística. Meio século de carreira dividida no percurso da exposição em três fases distintas: o primeiro capítulo chega até 1976, com trabalhos gráficos e pictóricos quase nunca vistos e as primeiras performances; o segundo, de 76 a 1988, é o período da associação artística com Ulay, fechado com a famosa separação do Muro Chinês; a última é a do grande retorno da cena internacional com o ‘Balkan Baroque’, vencedor na Bienal de Veneza de 1997, ao aclamado ‘O artista está presente’ de 2010.Horário: todos os dias das 10h às 20h, das 10h às 23h.  de 21 de setembro a 26 de janeiro de 2019.
FLORENÇA – Conviti e banchetti. L’arte di imbandire le mense – Museo Stibbert – A exposição tem como objetivo ilustrar a arte de decorar a mesa, desde a Renascença ao século XIX, através de reconstruções vívidas do equipamento do passado, com exposição de cerâmica e majólica preciosa, esculturas de açúcar, frutas e plantas, cristais e talheres e utensílios da cozinha. Horário: seg-qua 10-14, sex-dom 10 am-6pm, fechado na quinta-feira, 15 de agosto e 25 de dezembro e 1º de janeiro – Via Federigo Stibbert 26 – Firenze – até dia 6 janeiro de 2019
AREZZO – Moda e Modi. Stile e Costume in Italia 1900-1960 – Basilica di San Francesco – uma rica seleção de roupas vintage, acessórios de moda, objetos, pinturas, desenhos, aquarelas e fotografias que cobrem mais de meio século de história do traje e da moda na Itália, contando a evolução do estilo italiano na vida cotidiana Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h, das 9h às 18h, de 13 a 18 h. Piazza San Francesco – Arezzo –  até 4 novembro 2018
MONTEPULCIANO – Leonardo Da Vinci. Anatomie: macchine, uomo, natura – Fortezza di Montepulciano, a exposição destaca um dos aspectos mais inovadores do trabalho de Leonardo, para o qual máquinas, corpos humanos e natureza são regidos pelas mesmas leis universais. O itinerário da exposição é dividido em seções dedicadas à anatomia da máquina, estudos do corpo humano, geologia e arquitetura. Horário: todos os dias das 10:30 às 19:30. Endereço: 14 Via di San Donato – Montepulciano –  até 7 de outubro de 2018
FLORENÇA – L’Italia a Hollywood – Museo Salvatore Ferragamo, Palazzo Spini Feroni – Os anos americanos de Salvatore Ferragamo, de 1915 a 1927, são celebrados em uma exposição com curadoria de Stefania Ricci, diretora do Museu Ferragamo. A exposição, aberta pela pintura de Raffaele Gambogi ‘Emigranti’ (1894), inclui obras de arte, peças de filmes, fotografias, sapatos e roupas, abordando a influência que nossa cultura teve em uma parte da América do Norte. Horário: todos os dias das 10h às 19h30 – Piazza Santa Trinità, 5/r – Firenze –  até 10 de março de 2019.
FLORENÇA -Steve McCurry. Icons – Villa Bardini – Biba Giacchetti é responsável por uma extensa retrospectiva dedicada ao trabalho de Steve McCurry (Pensilvânia, 1950), um dos maiores mestres da fotografia contemporânea. São recolhidas mais de 100 fotografias que documentam os melhores de 40 anos de atividade. Uma jornada simbólica através de países como a Índia, Afeganistão, Birmânia, Japão, Cuba, Brasil. Dois filmes completam o itinerário da exposição Horário: terça a domingo das 10h às 19h, fechado segunda-feira. Costa San Giorgio, 2 – Firenze – até dia 16 de setembro de 2018
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!