Agenda de eventos de Fevereiro na Toscana

Veja a agenda de eventos de fevereiro na Toscana. Não fique de fora dos melhores eventos de 2025. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao Carnaval, ao dia de São Valentim, além de vários concertos nos teatros da região.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro! Veja os artigos sobre transporteconhecer as cidades da Toscana, uma dica de roteiro de 7 dias na Toscana e os melhores textos sobre Florença. Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer em Fevereiro?

Janeiro é bem frio, então porque não aproveitar a sua viagem esquiando? Leia o que já escrevemos sobre:

carnaval de viareggio 2015_21

Em fevereiro acontece o Carnaval na Itália, que aqui se comemora somente nos fins de semana. Na Toscana algumas cidades são famosas pelo seu carnaval como Viareggio, Castiglion Fibocchi e Foiano della Chiana. Mas antes dê uma olhada no que ja escrevi sobre eles:

Para os mais românticos e pra quem estiver viajando com o companheiro(a), não esqueça que nos dia 14 de fevereiro na Itália é Dia de São Valentim (San Valentino em italiano), que equivale ao Dia dos Namorados. Nesta data alguns restaurantes se transformam com decoração e menu especial, alguns possuem música ao vivo ou espetáculos. Na lista de eventos abaixo, verifique, alguns eventos são legais para seu dia dos namorados. Talvez uma caminhada após o jantar, uma garrafa de vinho e duas taças, enquanto você passeia ao longo do rio Arno, ir ao Piazzale Michelangelo para apreciar as vistas únicas sobre a cidade – impagável!

Quer saber o porque dia 14 de fevereiro? Leia –>  Dia de San Valentino – porque aqui o dia dos namorados é comemorado no dia 14/02?

Ainda, conheça as cidades mais românticas da Toscana, e 12 Dicas Românticas do que fazer na Toscana, além dos hotéis mais românticos.

capacidadesromanticas

Museus grátis? Sim! No primeiro domingo do mês, que é dia 5 de fevereiro. Veja a lista dos museus grátis na Toscana aqui.

Festas e Folclore

*2 -FLORENÇA – Troca da guarda –  Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). O evento está programado para todos os primeiros domingos do mês e se repete cinco vezes durante a manhã: a Procissão Histórica da República Florentina com seus Músicos, acompanha a Bandeira e os departamentos armados no Arengario do Palazzo Vecchio onde, às 9, “Monta la Guardia”. As unidades armadas guardarão o Símbolo do Cidadão; o capitão e um oficial completam o corpo. A cada hora entre “Cambia la Guardia”; às 13h o cortejo recupera o pelotão, “Smonta la Guardia”e regressa ao Palagio di Parte Guelfa. – Arengario di Palazzo Vecchio – Piazza della Signoria às: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00

*3 – toda Itália – San Biagio e o último panetone – No dia 3 de fevereiro, os italianos comem seu último panetone, que reservaram para o Natal. Esses últimos restos de panetone no dia da festa de San Biagio, devem proteger contra dores de garganta. San Biagio era um bispo armênio que foi preso por volta de 300 DC. Ele foi trancado em uma masmorra escura, mas não foi completamente privado do mundo exterior. Ele ocasionalmente recebia visitas. Um dos visitantes era uma mulher que tinha corrido direto para a prisão em desespero. Seu filho corria o risco de engasgar com uma espinha de peixe e ela tinha ouvido falar que São Biagio sabia o que fazer com isso. E, de fato, sem precisar virar o menino de cabeça para baixo, com um leve toque, fez com que o osso preso saltasse da garganta do menino. Qualquer pessoa que sofra de dores de garganta e outras doenças da garganta faria bem em receber a bênção de São Biagio. Se você estiver na Toscana, faça-o muito apropriadamente na igreja de Madonna di San Biagio, nos arredores de Montepulciano.

*5 – Dia Mundial da Nutella – Em 5 de fevereiro é o World Nutella Day, ou Dia Mundial da Nutella! Este dia tão saboroso foi organizado pela primeira vez em 2007 e é uma iniciativa das fãs de Nutella Sara Rosso e Michelle Fabio, duas escritoras americanas que vivem na Itália e são completamente viciadas na famosa pasta de avelã.

*14 – em toda Itália – Dia dos Namorados – Segundo uma das histórias, o Dia dos Namorados teve origem na Úmbria, o coração verde da Itália. Em Terni, para ser preciso, uma pequena cidade entre Roma e Perugia. Agora é comemorado em todos os lugares. Leia porque se comemora São Valenti como dia dos Namorados AQUI.

*17 – FLORENÇA -Partita dell’assedio – O evento celebra a partida disputada pelos florentinos na Piazza Santa Croce em 17 de fevereiro de 1530, enquanto a cidade era sitiada pelas tropas do imperador Carlos V, que desceu à Itália para pôr fim à República Florentina e trazer os Medici de volta ao poder em a cidade. O desafio, disputado “em zombaria do inimigo sitiante”, é o acontecimento que Florença ainda comemora todos os anos com o Torneio Histórico de Futebol em junho, acompanhado pela procissão da República Florentina. Os protagonistas do evento serão os jogadores de futebol da Associação 50 Minuti que reúne, para fins beneficentes, os ex-jogadores de futebol do Calcio Storico Fiorentino. A entrada no Siege Game é gratuita, mas será obrigatóriauma oferta que será integralmente doada à Irmandade Popular de San Donnino para ajudar as populações recentemente afetadas pelas cheias. A programação de sábado inclui a saída da Procissão da República Florentina com 200 participantes do Palagio di Parte Guelfa às 13h45 e a chegada à Piazza Santa Croce por volta das 14h30 onde, após o line-up, haverá uma apresentação dos Bandierai degli Uffizi . A partida está marcada para começar às 15h30 e terminar por volta das 16h30. “Os brancos jogavam, significando pureza, e os verdes, significando esperança. Não se sabe quem venceu a partida, mas com certeza foi Florence quem venceu – afirma o presidente do Calcio Storico Fiorentino Michele Pierguidi – no sábado haverá o habitual show com bandeiras e o hino da vitória. Tudo como uma partida de Costume Football e as velhas glórias jogarão e farão isso para caridade. Para arrecadar fundos que serão doados à Irmandade Popular de San Donnino.”

*18 de fevereiro – FLORENÇA –Dia da Elettrice Palatina  – Graças aos esforços incansáveis da de Anna Maria Luiza de’Medici, houve a elaboração de um pacto estipulado após a morte do último herdeiro dos Medici, os Granducas da Toscana, todo o complexo de bens que compunham a coleção Medici acumulada ao longo dos séculos seria doada para a cidade de Florença.A cidade  comemora o aniversário com entrada gratuita em alguns museus da cidade, bem como visitas guiadas à Capela Medici. Há um desfile histórico pelas ruas, o que trará uma homenagem de flores para o túmulo de Anna Maria Luisa, localizado na Capela Medici. Leia o texto sobre Anna Maria –> Dia 18 de fevereiro se celebra Anna Maria Luisa De′Medici, a mulher que mudou a história de Florença

—–

Especial Carnaval

Este mês há festa de Carnaval em quase todas as cidades, porém algumas possuem o carnaval mais curioso, outros mais animado e mais divertido. Veja a LISTA COMPLETA no CARNAVAL NA TOSCANA 2023 no texto –> O Carnaval na Toscana

Eis alguns exemplos:

*08, 16, 22, 27 de fevereiro e 2 e 4 de março – Viareggio (Toscana) – Carnaval em Viareggio  – A cidade costeira toscana de Viareggio é a ‘Capital do Carnaval’. O ex-primeiro-ministro italiano Andreotti disse uma vez: ‘Se sua imagem não viajou por Viareggio em um carro alegórico, você não é importante.’ Algo que os habitantes desta cidade carnavalesca só podem concordar… Através deste link você pode ler mais sobre o carnaval de Viareggio.

*16 e 23 – Castiglion Fibocchi (Toscana) – Carnaval dos Filhos de Bacco – O Carnaval de Castiglion Fibocchi, também conhecida como “Carnevale dei figli di Bocco” , em português “Carnaval dos Filhos de Bocco”, realiza-se a poucos quilómetros de Arezzo e é um evento milenar com a participação de mais de 200 figurantes vestidos com trajes fantásticos e com preciosas máscaras de papel machê, assim como em Veneza. Esta é uma cidade do secolo XII, quando o Conte Guidi cedeu o feudo a familia dei Pazzi di Valdamo, entre estes o  Ottaviano Pazzi, chamado de Bocco por causa deformação no rosto e dai nasceu o nome da cidade e do grupo de carnaval. A cidade fica na província a de Arezzo.

*9, 16, 23 de fevereiro e 2 e 9 de março – Foiano della Chiana (Arezzo) – o carnaval mais antigo da Toscana, começou em 1539! O Carnaval de Foiano della Chiana, próximo a Arezzo, é o mais antigo Carnaval da Itália e também é considerado um dos mais importantes do país graças às suas coreografias espetaculares e ao seu valor histórico. Durante os dias da festa, quatro imensos carros alegóricos desfilam pelas ruas da cidade, seguidos por bandas e grupos fantasiados. A cada dia, quem abre a festa é o carro de Re Giocondo, uma figura equivalente ao nosso Rei Momo. Clique AQUI para conhecer a programação.  Saiba  mais —> O Carnaval de Foiano della Chiana + vídeo

*27 – 28 janeiro, e 4, 11, 18 e 25 – FLORENÇA – Grande Desfile de Carnaval Em Florença, após dois anos de hiato devido à pandemia, o desfile de Carnaval no centro histórico está de volta. Máscaras, figurantes (também do Carnaval de Viareggio) e depois muitas crianças e adultos mascarados vão invadir as ruas centrais da cidade dos Medici para prestigiar, assim como acontecia há mais de 100 anos, a divertida festa. Obviamente Steterello não pode faltar ! A partida será da Piazza Santa Maria Novella e a chegada na Piazza della Signoria. Também haverá premiação para as fantasias mais engraçadas. Por outro lado, não haverá eventos colaterais, como o grande baile do Carnaval de Florença no Palazzo Vecchio, adiado para o próximo ano.

*8 FLORENÇABaile de Carnaval – O Carnaval de Florença voltou à moda há alguns anos com o Grande Baile “Regine a Palazzo” que celebra a antiga tradição dos bailes de máscaras, nascida na Corte dos Médici e característica do Renascimento. Este ano será realizado no sábado, 8 de fevereiro, no Salone dei Cinquecento , no Palazzo Vecchio. O espetáculo concebido e dirigido por Antonia Sautter é inspirado no ” Sonho de Voar ” de Leonardo e apoia dois importantes projetos de caridade: a Lega del Filo d’Oro e a Fundação YOU , nas relações com a UNESCO.

*9 FLORENÇADesfile de Carnaval – No dia seguinte haverá o desfile de Carnaval da Piazza Santa Maria Novella até a Piazza della Signoria. Às 15h30 terá início o desfile e seguirá o percurso: piazza Santa Maria Novella, via de’ Banchi, via Barbadori, via de’ Rondinelli, via Tornabuoni, Lungarno degli Acciaioli, por Santa Maria, via Vacchereccia e piazza della Signoria. O desfile será liderado por Stenterello , figura do Carnaval de Florença, a bordo de carros históricos do Camet (Toscan Vintage Car and Motorcycle Club). O evento, gratuito e gratuito, contará com a participação extraordinária do Carnaval Misterbianco da Sicília e a participação das máscaras tradicionais de Ondina e Burlamacco , em colaboração com o Carnaval de Viareggio.

*23 de fevereiro e 2 de março – Calenzano (FLORENÇA)Carnaval Medieval de Calenzano – Domingo, 2 de março , a partir das 14h, jogos infantis, música e espetáculos, cortejo fantasiado dos bairros e por fim queima do Rei do Carnaval. A procissão parte da Piazza Vittorio Veneto para chegar ao povoado onde acontece o show dos Alfieri e Músicos de Valmarina. Não faltam jogos infantis na Piazza San Niccolò e no jardim do castelo, bem como música e espectáculos de bandeiras. Estão previstas visitas guiadas à Torre, com reserva no Museu da Estatueta Histórica. Existem pontos de alimentação na aldeia organizados por associações locais. No domingo anterior, 23 de fevereiro, a partir das 14h30 “Carnevalando” na ST.Art da via Garibaldi, animação com malabaristas, artistas e petiscos. Associação Turística de Calenzano – 055 0502161 – entrada gratuita – [email protected]

Feiras e Mercados

até 31 de março – FLORENÇA – Florence Ice Village – Parco delle Cascine, Piazzale Vittorio Veneto – Nossa  roda gigante de 55 metros de altura retorna de 1º de dezembro de 2024 a 31 de março de 2025 no Parque Cascine! E uma longa lista de iniciativas e atrações durante o período de Natal até 19 de janeiro de 2025, incluindo a aguardada pista de patinação no gelo com mais de 1300 m2, a maior da Itália, com a grande árvore de Natal para patinar. De 20 de janeiro até ao final de março, serão organizadas iniciativas culturais e de entretenimento sob a roda gigante com pequenos espetáculos, animação para crianças e exposições de mercado de produtos alimentares e não alimentares toscanos.

*1 e 2 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.

*8 a 10 – FLORENÇA – TASTE – Uma viagem à diversidade de sabores. O show de três dias dedicado à excelência do sabor e estilo de vida alimentar. Taste é o salão italiano de comer bem e sentir-se bem, onde se encontram os melhores operadores da alta gastronomia internacional e o público cada vez mais vasto e apaixonado dos foodies. Além disso, itens para a cozinha e casa. A feira é aberta a operadores do setor, mas tem horário de funcionamento específico para o público em geral.  SAIBA MAIS :  clique aqui

*14 a 21 – Florença (Toscana)  – Anteprime Toscane 2025 – Toscana –Buy Wine – Prévias da Toscana 2025 é a inauguração da semana de Prévias dos vinhos da Toscana: Chianti Classico Collection, Preview Vino Nobile di Montepulciano e Chianti Lovers & Rosso Morellino. Durante as prévias da Toscana 2024, os Consórcios de Proteção apresentarão as novas safras e orientarão jornalistas e operadores na descoberta de seus territórios.

        • 14 fevereiro – PrimAnteprima – abertura Anteprime di Toscana 2024 (Florença)
        • 17 e 18 fevereiro – Chianti Classico Collection (Firenze) Enquanto aguardo os detalhes da prévia da coleção Toscana Chianti Classico 2024, contarei o que aconteceu no ano passado. O formato incluiu dois dias reservados à imprensa e profissionais do setor, e um dia aberto ao público, para conhecer mais de 200 produtores e provar mais de 700 rótulos assinados por Gallo Nero, Chianti Classico vintage, Riserva e Gran Selezione, o Vin Santo de Chianti Classico e óleo DOP Chianti Classico. O evento faz parte do programa Tuscany Previews.
        • 2 a 3 fevereiro – Anteprima Vino Nobile di Montepulciano (Montepulciano) – “Anteprima Nobile” – organizada pelo Consórcio do vinho Noble de Montepulciano
        • 19 fevereiro – Chianti Lovers & Rosso Morellino (Firenze) –Chianti Lovers 2025 é a antevisão do vinho toscano por excelência: Chianti. Este ano estará na passarela a safra 2023, que ainda não cresceu, mas já está pronta para se fazer ouvir. Todos os anos, mais de cem vinícolas participam do festival do vinho com centenas de rótulos para degustação. O formato costuma incluir uma primeira parte dedicada apenas aos operadores e depois portas abertas aos entusiastas. O evento faz parte do programa Tuscany Previews.
        • 20 fevereiro – Anteprima L’Altra Toscana (Firenze) – L’Altra Toscana 2025 é o evento que faz parte do calendário Previews of Toscana. Centra-se na apresentação de dezasseis DOP com os seus respectivos doze Consórcios, todos juntos para contar a história de uma Toscana diferente de vinhos feitos de denominações ainda pouco conhecidas ou pequenas que enriquecem, com picos de qualidade cada vez mais elevados, a oferta de vinhos do região. Territórios, da serra ao mar, onde a vinha é cultivada há séculos e onde, ao lado de produtores locais históricos, nomes consagrados da enologia italiana trazem para os copos toda a força e identidade dos próprios terroirs.

*9  – FLORENÇA ->Fierucola del Carmine – Piazza del Carmine, Florença – A Fierucola del Carmine acontece no dia 9 de fevereiro, na Piazza del Carmine, em Florença. A fierucola acontece todo segundo domingo do mês, Os fierucolanti oferecem, entre os seus produtos: pão, massa, legumes, azeite, vinho, fruta, mel, farinha, queijos de cabra e de vaca, etc. Horário: das 8h às 15h

*16 FLORENÇA -> La Fiecurola dei Semi – Piazza Santo Spirito –  encontro com a Fierucola na Piazza Santo Spirito, em Florença. La Fierucola tradicionalmente promove a agricultura orgânica de pequenas empresas familiares e artesanato natural tradicional. Marcação todo terceiro domingo do mês (exceto agosto). Horário: das 9 às 19.

*9  – FLORENÇA ->Fierucola del Legnaioli – Fierucola especial dedicada à antiga arte dos carpinteiros. Você encontrará jogos de madeira, utensílios de cozinha e muito mais, além de barracas de comida e artesanato local. Piazza Ognissanti, das 9 às 19.

*21 a 23 -FLORENÇA – Danza in fiera – primeiro, o original, o maior evento internacional dedicado à dança . Todos os anos, mais de 400 eventos, 14 pavilhões, 65.000 metros quadrados, 20.000 dançarinos em palcos, 17 competições internacionais: agora em sua décima quinta edição, Danzainfiera é um encontro marcado para profissionais da indústria, dançarinos, escolas, companhias e companhias de dança. É o ponto de encontro de todos os estilos de dança, onde os espaços expositivos convivem com salas de aula e palcos para um evento único. www.danzainfiera.it

*18 – VERNIO (Prato) – Festa della Polenta –  o primeiro domingo da Quaresma renova o encontro com a “festa da polenta” em San Quirico a Vernio (Prato). O evento celebra um dos pratos típicos do Vale do Bisenzio, nomeadamente a  polenta doce  feita com farinha de castanha. Também conhecida como a Festa della Miseria  ou  Pulendina , é também um importante momento de  reencenação histórica : no início de 1500 toda a área de Prato e o Val di Bisenzio foram saqueados por mercenários, mas a população de Vernio foi salva pelo generosidade dos  Condes Bardi (senhores e senhores feudais do concelho) que distribuíram gratuitamente polenta de castanha, arenque e bacalhauaos famintos. Esses serão os alimentos que você encontrará nas barracas de comida, juntamente com outros produtos como necci, castagnaccio e panquecas doces. Via del Bisenzio, 373, 59024 Vernio PO, Itália – De grande importância é o  cortejo histórico  agendado pela manhã, seguido da leitura do “pergaminho histórico” e, à tarde, de momentos de animação acompanhados de atuações de grupos históricos. Não faltam barracas de produtos artesanais feitos de acordo com a tradição local.

Esportes e Aventura

*2,9 e 16 – PRATO – Extreme Motor Show – O X-Treme Motor Show acontece em Prato nos três fins de semana. O show começa às 15h30 na Via Guglielmo Marconi, área Mezzana Fiere. O que o Espetáculo oferece: provas de estilo livre, transformadores de carros, caminhões monstro, Bee-Proto, Carro em duas rodas, Drift, acrobacias em quad. Info

*23- SIENA –  TERRE DI SIENA ULTRAMARATHON –  Competição esportiva, mas também experiência cultural, histórica, gastronômica e de aprimoramento de vinho e terra: a ‘Ultramaratona Terre di Siena’ está de volta para a sétima edição, um evento competitivo da Uisp que oferece três rotas diferentes. A distância mais longa é San Gimignano-Siena, 50 km de estradas brancas e paisagens dignas de uma pintura de autor (partida da Piazza Duomo em San Gimignano às 9 da manhã e chegada à Piazza del Campo em Siena). A segunda rota é a Colle Val d’Elsa-Siena, a 32 km de altos e baixos (partida da Piazza Arnolfoa Colle Val d’Elsa às 9h30 e chegada à Piazza del Campo em Siena). Finalmente, a terceira é 18 km Monteriggioni-Siena ( partida da Piazza del Castello em Monteriggioni às 10 horas e chegada, como as outras duas corridas, na Piazza del Campo em Siena). Além dos eventos competitivos, também estão agendados os 10 km a pé (a partir das 10 horas da piscina Acquacalda em Siena e na Piazza del Campo) e Trekking (10 horas, partida e chegada da Piazza Il Campo em Siena). Informação Siena: [email protected] www.terredisienaultramarathon.it

*16 – Marina de Carrara (Carrara) – Maratona de Mármore Branco – A Maratona do Mármore Branco terá lugar no domingo, 16 de fevereiro , a partir das 9h , a corrida a pé entre o mar e os Alpes . Quarenta e dois quilômetros (e 195 metros) entre mar e montanha, partindo e chegando de Marina di Carrara , passando pelo centro histórico de Avenza, Marina di Massa e Cinquale.  Um percurso rápido e evocativo, totalmente plano, para conhecer este recanto da Toscana, num período ideal para quem pretende começar bem a temporada de corrida.

Música e Espetáculo

*16 a 23 – Firenze, Rigoletto –  Sala Grande del Teatro del Maggio di Firenze

Artes e Exposições

Domenica al Museo – todo primeiro domingo do mês

  • Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo.

SIENA – Julio Le Parc – la scoperta della percezione – até 16 de março de 2025, Palazzo delle Papesse, Siena Depois de anos fechado, o Palazzo delle Papesse de Siena reabre, com uma exposição sobre Julio Le Parc . Você não só pode explorar o belo palácio , com seu terraço panorâmico que oferece vistas deslumbrantes de Siena, mas também mergulhar nas obras do artista franco-argentino Julio Le Parc.

FIRENZE – Impressionistas na Normandia. Monet, Bonnard, Corot, Courbet… – Museu dos Inocentes – até 4 de maio de 2025  – Mais de 70 obras de Monet, Bonnard, Boudine, Corot, Courbet, Villon, Renoir, Delacroix e muitos outros serão os protagonistas de uma exposição que conta aquela “atracção irresistível” que estes grandes Mestres sentiram pela região francesa que se tornou no século XIX um verdadeiro laboratório de ideias. 150 anos após a primeira exposição em Paris que marcou o nascimento do movimento impressionista em 1874, chega ao Museu dos Inocentes um corpus excepcional de mais de 70 obras que narra o movimento impressionista e as suas estreitas ligações com a Normandia.
FIRENZE – FUNDO. Histórias de resistência e dissidência na Coleção Della Ragione  – Museu Novecento – até  2 de abril de 2025Cerca de oitenta anos depois da luta de libertação do nosso país do nazi-fascismo, o Museo Novecento questiona a presença, na Coleção Alberto Della Ragione, de testemunhos sobre a relação entre os artistas e o regime. O foco da exposição são as obras de mestres que vivenciaram, sofreram ou se opuseram às políticas do fascismo e que foram amados e protegidos por Della Ragione, incluindo Scipione, Mario Mafai, Antonietta Raphaël, Renato Guttuso, Renato Birolli e Emilio Vedova. As obras selecionadas permitem não só investigar as escolhas feitas pelo engenheiro naval, que estabeleceu intensas relações humanas e profissionais com muitos dos artistas aqui expostos, mas também questionar a obra destes protagonistas da arte italiana num dos mais lugares obscuros da nossa história recente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *