Para aqueles que pretendem se casar por aqui, alguns conselhos de como realizar um casamento na Itália, ajudando a escolher a cidade e o local da cerimônia.
Você está pensando em coroar sua história de amor com um casamento na Itália? Ou quer uma cerimonia simbólica com lindas fotos no cenário maravilhoso das Colinas da Toscana?
Porque não comemorar o evento mais importante de sua vida nas paisagens deslumbrantes da Itália? Um sonho tornado realidade, e que, portanto, deve ser perfeito, a começar pela localização, tema do texto de hoje.
Depois de falarmos sobre o tipo de cerimônia, é importantíssimo definir o local da cerimônia. Mesmo que você não conheça ainda a Itália, é necessário ter em mente as possibilidades de tipos de lugares onde podem ser realizados as cerimônias.
O que não falta na Itália são maravilhosos locais e cenários para embelezar as suas fotos: castelos e cidades medievais, onde você ainda pode encontrar sabores e aromas tradicionais, cidades onde há um património artístico e cultural extraordinário, com uma beleza única, ou ainda belas praias e ilhas do cristalino mar mediterrâneo. Um cartão postal que vai fazer seu casamento inesquecível.
A Itália possui famosas cidades conhecidas bela beleza, arquitetura e arte como Florença, Roma, Veneza, Verona, etc … Museus ao ar livre que exalam arte e cultura, todos igualmente dignos de um casamento romântico em um local refinado e simples ao mesmo tempo, são as joias que a Itália tem para oferecer, paisagens deslumbrantes para pronunciar o fatídico “sim”.
Seja qual for sua escolha, com uma recepção em grande estilo ou somente um evento particular somente para o casal a primeira coisa é decidir a cidade e o local, eis algumas dicas:
- primeira coisa a se levar em consideração é – seu sonho – ou seja siga seu coração, escolha como gostaria de realizar seu casamento dos sonhos:
- com vista em cidades de arte como Florença e Roma
- na praia
- em um Castelo
- em burgos medievais
- em uma vinícola ou hotel fazenda típico
- em uma Villa luxuosa
- ou numa gôndola em Veneza
- cada tipo de cerimônia tem seu lugar:
- cerimônia civil -> em grande parte das cidades deve – ou seja é obrigatório – que seja feito na prefeitura, como ja contei aqui, mas em algumas mais abertas, é possível fazer em castelos ou hotéis, verifique a possibilidade com seu wedding planner.
- cerimônia religiosa católica -> os casamentos católicos na Itália são somente realizados em igrejas e por isso é necessário conseguir toda a papelada burocrática para casar na igreja (ja falei aqui) que é estipulado em cada arquidiocese. Depois encontrar uma igreja bonita na cidade dos seus sonhos. Se quer se casar em uma Villa, verifique se a capela é consagrada e há um padre responsável! Muitas capelas em vilas e hotéis fazenda são desconsagradas.
- cerimônia religiosa católica protestante -> pode ser realizada em qualquer lugar, em uma capela, em uma Villa ou em um hotel, e não há burocracia.
- cerimônia simbólica laica ou religiosa protestante -> pode ser realizada em qualquer lugar, em uma capela, em uma Villa ou em um hotel.
Vamos então falar de cada uma das opções que citei acima como locais:
1. Casamento com vista em cidades de arte:
Muitas pessoas sonham com fotos perfeitas nas cidades mais românticas da Itália como Veneza, Roma e Florença. O casamento com vista geralmente é possível em hotéis com paisagem panorâmica da cidade ou em restaurantes.
Possível com casamento simbólico, religioso católico protestante, e em algumas cidades como Florença é possível em alguns hotéis.
Lembre-se porém que um casamento ao ar livre só pode ser realizado nos meses mais quentes, portanto na Itália é entre abril e outubro.
2. Casamento na praia:
Para aqueles que amam a brisa do mar e a areia, uma ideia alternativa seria a de celebrar o casamento com a outra metade na praia.
Embora não seja possível a celebração religiosa católica externa a lugares sagrados, é possível realizar uma cerimônia simbólica, religiosa católica protestante, e em algumas cidades, a cerimônia civil.
Algumas cidades do litoral toscano oferecem essa opção e cada vez mais está aumentando o número de estabelecimentos que fornecem a noiva e o noivo seu próprio espaço para celebrar o rito na praia.
O casamento na praia poder ser feito diretamente na praia de num Hotel ou de um estabelecimento balneário.
Ainda pra quem gosta da brisa do mar, mas não quer se casar na areia, uma opção é um hotel com vista para o mar.
Alguns leitores que escreveram aos Wedding Planners indicados pelo blog querendo casar na praia, mas em praia pública para pagar menos, porém pessoal, aqui na Itália isso não é possível!
Repito o que já disse antes, lembre-se que um casamento ao ar livre só pode ser realizado nos meses mais quentes, portanto na Itália é entre abril e outubro.
3. Casamento em um Castelo:
Meu preferido! Meu casamento foi em um Castelo na Toscana, e foi como nos meus sonhos!
Há algumas regiões da Itália conhecidas por seus castelos como o Piemonte, a Toscana,Valle D’Aosta, Trentino, entre outros. Ao escolher um castelo, deve-se contar com alguns particulares:
- alguns castelos são permitidos que se façam casamentos civis, verifique se o que escolheu há essa possibilidade
- se além da cerimônia, você decide realizar um almoço ou jantar, tenha em conta que deverá pensar em tudo como cadeiras, buffet, decoração, etc. Pois na maioria dos hotéis, Villas, e hotéis fazenda esse serviço é ja incluído no preço. Por isso casar em um Castelo pode sair salgado!
Em um casamento no castelo é possível fazer cerimônia simbólica, religiosa católico protestante, e civil como explicado acima.
Esse casamento da foto abaixo foi realizado em um Castelo em Portofino, e com uma vista para o mar, maravilha!
4. Casamento em burgos medievais:
Para celebrar um casamento são indicados também as muitas cidades históricas, românticas e elegantes. Alias algumas cidadezinhas criam facilidades para casamento civil de estrangeiros, com preços bastante razoáveis. Porém ao mesmo tempo se escolher burgos muito famosos os preços podem ser salgados.
Há belas igrejas até mesmo antigas e muito particulares onde é possível realizar a cerimônia religiosa.
Veja algumas fotos para lhe inspirar.
5. Casamento em uma vinícola ou Hotéis Fazenda (agriturismo):
O casamento em hotéis fazenda é muito comum na Itália, mais ainda para estrangeiros que se casam aqui, pela facilidade de se hospedar no mesmo local do casamento.
Minha segunda cerimônia de casamento (eu realizei já 4 cerimônias de casamento, sempre com o mesmo marido), foi em um hotel fazenda e como eu tinha 2 famílias que viajaram para a cerimônia foi perfeito poder passar 3 dias juntos, e além de tudo, foi tranquilo pra mim porque pude controlar tudo de pertinho.
O casamento em hotel fazenda, em geral, requer uma estadia mínima de 2 dias. Já em alguns outros é possível somente realizar a cerimônia (sem pernoite) quando o casal há poucos convidados.
Outra coisa para se levar em consideração é fechar a exclusividade do local, ou seja, ocupar todo o hotel com seus convidados, os custos diminuem.
Muitos hotéis fazenda são também vinícolas, dando a possibilidade de se casar com vista para as videiras ou dentro da barricaia (onde ficam os barris).
Algumas fotos para inspirar:
6. Casamento em uma Villa luxuosa:
Villas são aqueles palácios suntuosos, antigos e muitos possuem afrescos ou decorações barrocas, geralmente com uma amplo jardim. As Villas fora da cidade podem inclusive ter capelas.
Essa é uma boa ideia para um casamento luxuoso, uma Villa que pode ser de aluguel, ou ser um hotel (na maioria dos casos). Nas Villas com capelas verifique se esta é consagrada e tem um padre que realiza cerimônias ali, porque nem sempre isso é possível.
No caso de ser desconsagrada é possível realizar cerimônias religiosas católico protestante ou simbólicas. Raramente em vilas é possível realizar casamento civil, mas alguns casais escolhem realizar a cerimônia civil na prefeitura e depois celebrar ou realizar um almoço em uma vila antiga.
Assim como no caso dos hotéis fazenda, os hotéis em vilas podem ser alugados inteiramente, em exclusivo, para que você possa hospedar seus convidados, verifique esta opção que acaba saindo por um preço melhor.
Nas Vilas hotéis também é possível pernoitar somente o casal, ou somente fazer a recepção no local.
Veja algumas vilas:
7. Casamento em uma gôndola:
Em Veneza é possível fazer uma cerimônia simbólica em uma gôndola. Não é nada econômico, mas pode realizar o sonho cheio de romantismo de muitas mulheres.
Não tenho fotos de um casamento lá, mas dá pra ter uma idéia de como pode ser inusitado.
- Casamento na Toscana: onde e como?
- Casar na Toscana é possível!
- Como realizar um casamento na Itália: a cerimônia – parte 1
Aproveite e peça seu orçamento com a agência de Wedding Planner italiana especializada em realizar cerimônias para estrangeiros com atendimento em português!
Fotos: fotos de leitores deste blog que se casaram utilizando os serviços do casal de Wedding Planners indicados pelo blog, outras fornecidas pelos wedding planners, ou cedidas pelo fotógrafo Yari. Algumas fotos são de fotógrafos profissionais outras não.
tag: Como realizar um casamento na Itália