By

A Grotta del Vento está localizado ao norte da Toscana, na região da Garfagnana, a 1h de Lucca, no coração dos Alpes Apuanos.

  • Itália para Brasileiros

Os fenômenos cársticos criaram um lugar espetacular, uma verdadeira obra de arte da natureza. Tudo isso se deve ao trabalho constante da água, que ao longo dos anos erodiu as rochas, criando esculturas, colunas e abóbadas como nas catedrais projetadas pelo homem.

Não deixe de conhecer nosso novo

TOUR PELA GARFAGNANA – CLIQUE PARA CONHECER

tour particular com guia em português pelas maravilhas da Garfagnana.

A caverna do vento

A Grotta del Vento possui brilhantes estalactites e estalagmites que parecem ter vida própria, aos lagos e canais subterrâneos aos inúmeros poços verticais que podem ser facilmente visitados graças aos caminhos que lhe permitem admirá-los com total segurança e tranquilidade.

Ao abrir a porta blindada que leva à Gruta do Vento, você ficará surpreso com a força do ar que vem do coração da montanha e que desaparecerá imediatamente quando a porta se fechar novamente, é incrível!

Este vento, que dá nome à caverna, deve-se ao fato de que ” a temperatura nas partes mais internas é o ano todo de + 10,7 ° C, valor correspondente à média externa anual; existem duas entradas: a inferior, atual entrada turística, abre a 642 metros acima do nível do mar, a superior está localizada a mais de 1400 metros acima do nível do mar, no lado oposto da montanha.

Há, portanto, uma coluna de ar de cerca de 800 metros de altura, livre nas extremidades, que durante o verão é mais frio e mais pesado que o ar exterior, então precipita para baixo, fazendo com que um forte vento de saída entre na entrada inferior. um ar relativamente quente é absorvido, o que, seguindo a caverna, esfria, tornando a circulação contínua. (…) A velocidade do vento é diretamente proporcional à diferença de temperatura entre o interior e o exterior; quando as duas temperaturas são iguais, cada corrente de ar cessa. “*

A visita:

A caverna pode ser alcançada a partir de Gallicano, através de uma estrada de montanha que também passa pelo borgo de Fornovalasco. As indicações são frequentes e claramente visíveis, porém a estrada é estreita e sinuosa e se você não está acostumado com as estradas de montanha, acaba sendo um pouco estressante para dirigir! O estacionamento é à pagamento: 3 euros por 4 horas para um carro, o tempo restante pode ser usado em outros parques de estacionamento na cidade de Vergemoli. Há também uma fonte de água doce, providencial, dado o calor externo.

Especificamente, se você escolher o tipo de passeio para descobri a gruta que mais lhe interessa:

Percurso de visita:

1 – A primeira parte é dedicada à área plana e é aquela que inclui a visão das estalactites e estalagmites. O passeio dura cerca de 1 hora, cobrindo 800 m de ida e volta e inclui 366 degraus.

2 – A segunda parte irá levá-lo mais fundo na barriga da montanha, onde fica uma grande caverna. Você observará formas estranhas de erosão nas paredes, um curso de água no fundo da caverna e pequenas formas de lama. A visita dura 2 horas, cobrindo um total de 1500 m entre a viagem de ida e volta e inclui 804 degraus.

3 – Na terceira parte é feira a visita de um poço de 90 metros de profundidade que você pode admirar de baixo para cima, onde há um grande salão no topo conectado a um grand canyon. O passeio dura 3 horas, cobrindo 2200 m de ida e volta, subindo 1195 degraus. Os caminhos são todos feitos de concreto com trilhos de suporte sólidos e iluminados por luzes artificiais, fácil acesso a qualquer tipo de pessoa que não sofre de deficiência grave. Avalie os passos de acordo com sua forma física.

A temperatura do local é de + 10,7 ° C, por isso é aconselhável:

  • usar calças compridas e camisa de mangas compridas
  • enquanto que para os sapatos recomendamos usar uma sola de borracha.
  • para a parte 3 recomendamos uma jaqueta impermeável leve no caso de ter havido chuvas nos dias anteriores.

Percurso Aventura:

O itinerário de aventura inclui uma visita à Gruta do Vento, acompanhada por espeleólogos experientes, já que as paredes da caverna serão escaladas. O itinerário consiste em duas partes: ” Os abismos da natureza ” e ” Os corredores das trevas “.

  • Os abismos da natureza – vai através dos primeiros poços iluminados por luz elétrica e fornece uma descida livre de 10 metros inteiramente no ar. Este itinerário dura cerca de 3 horas .
  • Os corredores das trevas – leva ao coração da montanha, onde não há nem luz elétrica. Graças ao capacete com a luz, você iluminará seu caminho. Existem 2 corridas livres no vazio com a corda de segurança, uma de 12 metros e outra de 10 metros, ou uma única descida de 25 metros. A duração da excursão é de cerca de 5 horas no máximo.

Este itinerário não é aconselhável para aqueles que sofrem de vertigem, ou aqueles que têm medo do vazio e da escuridão; só pode ser feito por reserva. Recomendamos sapatos de trekking ou de qualquer maneira roupas sólidas e robustas, confortáveis ​​e resistentes e luvas finas. Você será fornecido com todo o equipamento adequado para esta excursão fantástica.

Minha visita:

A partir da entrada, você entra na sala de ursos  uma grande caverna na rocha, onde você já começa a perceber as mudanças climáticas, mais frias e mais úmidas. Aqui estão alguns restos de ossos de um antigo urso das cavernas, que provavelmente habitou a caverna há 8.000 anos, encontrados durante as obras para libertar o salão dos destroços e a lama que o invadiu pelo lado de fora.

 

Uma grande porta de segurança nos separa do resto da caverna e assim que nosso guia a abre, somos atingidos por um vento forte e frio: o sopro da montanha!

Na verdade, a caverna tem duas aberturas, a mais baixa da qual entramos, a uma altitude de 642 metros, e uma no topo da montanha, mais de 1.400 metros.

Continuamos além da porta blindada e, através de corredores estreitos, entramos em grandes cômodos cavados na rocha pela água que, caída na forma de chuva ou neve, entrou na montanha.

À nossa frente e ao redor das rochas estão cobertas de decorações e esculturas brancas e belas : uma catedral natural. Sua aparência é a meio caminho entre mármore, gelo e cera. Eles podem assumir tons de amarelo e laranja. Estalagmites emergem do chão, parecendo grandes dentes brancos, enquanto estalactites pendem do teto, pingando gotas de água.

Essas formações podem se fundir para dar origem a colunas , e paredes inteiras são embelezadas com elencos elaborados que as cobrem e dão uma nova forma à caverna. Cortinas particularmente bonitas, folhas semitransparentes que se dobram, assumindo a aparência de cortinas elaboradas.

 

Estas esculturas naturais são “vivas” e brilhantes para a água que as cobre e que ainda continua a fazê-las crescer de uma forma muito lenta. As poucas concreções mortas, abandonadas pela água que mudou de curso, não mais crescem, são opacas e destinadas à erosão.

É por isso que, se você remover essas belas formações (como, infelizmente, foi feito antes que a caverna fosse protegida), elas perderiam imediatamente seu brilho. Uma característica especial da Gruta do Vento é que a maioria de suas concreções são vivas e ricas em cor. Isso, somado ao movimento do ar, realmente dá a impressão de ter entrado em um organismo enorme: a montanha que vive e respira!

Informações práticas sobre a Grotta del Vento*:

La Grotta del Vento está aberto todos os dias do ano (excluindo o Natal) .
Nos períodos entre 1º de abril / 1º de novembro , 26 de dezembro / 6 de janeiro e todos os feriados dos demais períodos
O calendário é o seguinte:
1º itinerário: 10 : 00h, 11 : 00h, 12: 00h, 14: 00h, 15: 00h, 16: 00h, 17: 00h e 18: 00h
2º itinerário : 11:00, 15:00, 16:00, 17:00.
3º itinerário : 10:00 am, 2:00 pm.
Dias úteis entre 2 de novembro e 24 de dezembro e entre 7 de janeiro e 31 de março é possível visitar apenas o primeiro itinerário (duração de uma hora) nos seguintes horários:
1º itinerário: horas 10:00 h, 11:00 h, 12:00 h, 14:00 h, 15:00 h, 16:00 h, 17:00 h e 18:00 h.
Nos dias de maior movimento, para evitar superlotação e longas esperas, os grupos entrarão sempre que forem concluídos.
O terceiro itinerário é feito apenas duas vezes por dia, os lugares são limitados, por isso é aconselhável reservar com o número 0583-722024.
Reservas não são necessárias para o primeiro e segundo itinerário.

Para qualquer informação, faça o primeiro contato por telefone .
Direção “Grotta del Vento” I-55021 Fornovolasco (LU)
Tel. 0583-722024
E-mail: info@grottadelvento.com

REGULAMENTO PARA AS VISITAS DA GRUTA:

  • Não é permitido trazer animais, paus, guarda-chuvas, cavaletes,
  • Sacos rígidos para fotografias, mochilas, mochilas para crianças, carrinhos e itens volumosos.
  • É absolutamente proibido tocar ou danificar as concreções, fumar, comer,  jogue lixo ou outro e perturbe a condução das visitas de qualquer forma.
  • O guia tem o direito de autorizar o uso de câmeras, câmeras de vídeo, iluminadores de flash ou de luz.

Lista de preços 2018 por pessoa:

O bilhete reduzido aplica-se  a crianças até 10 anos de idade

*Fonte: www.grottadelvento.com

Não deixe de conhecer nosso novo

TOUR PELA GARFAGNANA – CLIQUE PARA CONHECER

tour particular com guia em português pelas maravilhas da Garfagnana.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

  • Fotógrafo na Toscana
 

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.