By

Não é só em Provence que você encontra campos e mais campos de Lavanda. Há Lavanda na Toscana sim, saiba onde encontrar e quando ir.

Lavanda na Toscana

Há um canto da Toscana que tem uma cor intensamente lilás e possui um aroma intoxicante de  lavanda. É o lugar perfeito para fotografias, mas também para meditar e simplesmente se perder nos perfumes e cores da vegetação mediterrânea. Explore os vales das colinas da província de Pisa, entre as cidades de Casciana Alta e Castellina Marittima, passando por Pieve di Santa Luce e Orciano Pisano, áreas desconhecidas com charme inegável. É aqui que a lavanda substitui o trigo, tornando-se uma atração para o turismo rural, mas também uma grande oportunidade para as empresas agrícolas.

O cultivo de lavanda usando um  método orgânico e biodinâmico começou graças a um projeto financiado pela região da Toscana com fundos europeus com o duplo objetivo de criar uma nova cadeia de produção de ervas medicinais para transformar em valiosos óleos essenciais e ao mesmo tempo iniciar um modelo de turismo sustentável desenvolvimento baseado na autenticidade dos valores e recursos do território.

A lavanda é uma planta aromática a partir da qual um óleo essencial com benefícios imponentes pode ser destilado, variando de alívio de dores de cabeça, ação antisséptica e alívio da dor causada por picadas de insetos. Por esse motivo, os cultivos nos últimos anos estão aumentando em toda a Itália e até na Toscana existem vários.

Dezoito hectares de beleza são o resultado de anos de estudo e paciência na supervisão de plantas exuberantes que hoje representam um verdadeiro hino à biodiversidade e à eco-sustentabilidade. O ambicioso projeto de proteção e desenvolvimento do território, graças à propaganda boca a boca (principalmente nas redes sociais), atraiu a curiosidade dos viajantes, transformando a área de Santa Luce e seus arredores em um ponto de parada inevitável .

Agricultores e produtores dão as boas-vindas aos clientes, prontos para nos contar e mostrar todas as etapas de seu trabalho, da coleta à destilação a vapor e à realização de óleos essenciais com propriedades benéficas.

  • Que tal um dia entre as lavadas da Toscana? podemos reservar um transporte para te levar, reserve AQUI.
  • Que tal uma sessão de fotos em meio a Lavanda com um fotógrafo profissional? reserve AQUI

A experiência é completada com a escolha de um passeio fotográfico, um passeio de bicicleta elétrica, uma massagem relaxante com sinos tibetanos, ou simplesmente assistindo o pôr do sol nos campos, verdadeira aromaterapia em total relaxamento.

Quando ir?

A lavanda floresce no início do verão: entre a segunda quinzena de junho e a primeira de julho.

A esplêndida lavanda em flor no final de julho é colhida para se transformar em preciosos óleos essenciais para serem usados ​​como suplementos, aromatizantes, perfumes, sabonetes e muito mais. Então, se apresse se quiser ver os campos floridos e mergulhe no “vale dos perfumes”.

Veja e fotografe os campos de lavanda na Toscana

Todos os anos acontece na província de Pisa o Festival della Lavanda que é realizado nas cidades das Colinas de Pisa.

Em 2019 aconteceu nos dias 22 e 23 de junho, quando a lavanda estará no auge da floração e a destilação do óleo essencial já começou. O vilarejo de Pieve di Santa Luce ganha vida e perfume, por dois dias de shows para jovens e idosos, conferências para operadores do setor e workshops e oficinas ao alcance de todos. É grande festa a todos da região com um rico programa de eventos para conhecer as colinas de Lavanda em Pisa.

Porém em 2020, por causa do Coronavirus tivemos somente os campos abertos durante todo o mês, onde todos podiam visitar e fotografar.

Na província de Pisa:

Na província de Pisa, nas colinas de Pisanas, ao longo da estrada provincial das colinas para Santa Luce, existem vários hectares de colinas cultivadas com lavanda, entre as cidades de Casciana Alta, passando por Pieve di Santa Luce e Orciano Pisano. Toda a agricultura orgânica e biodinâmica, graças ao projeto Flora Aromatica Santa Luce, que tem a empresa Flora como líder, que produz e comercializa óleos essenciais há 30 anos.

Na província de Grosseto – Maremma

As lavouras de lavanda estão presentes em Maremma há vários anos e em vários municípios.

Em Gavorrano, há a fazenda Lavanda di Maremma, que cultiva lavanda orgânica e que, em seu próprio laboratório, a converte em produtos tanto para cuidados pessoais quanto para limpeza e perfumaria do lar.

Mesmo em Marina di Grosseto, na floresta de pinheiros do tombolo, é possível ver campos de lavanda orgânica, cultivados pela fazenda Officinali di Maremma, destilar óleos essenciais, mas também produzir mel de lavanda.

Em Sorano para encontrar Podere Argo, onde Beatrice de Milão, encontrou seu paraíso, colorindo-o de roxo graças ao cultivo de lavanda. No Podere Argo, é possível viver estadias em uma fazenda com tema de lavanda.

Mas, espalhados pelo Maremma, existem outros campos cultivados com lavanda: em Civitella Marittima, por exemplo, existem alguns lotes tingidos de violeta de meados de junho a meados de julho e todos repletos de abelhas, borboletas e joaninhas.

Na província de Siena –  Chianti

Próximo à Castellina in Chianti, na fazenda Casalvento, o professor Giovanni Domini, no início dos anos 60 do século passado, iniciou o cultivo de lavanda e sua destilação, para produzir, com óleo essencial de lavanda, o perfume de Marca Lavanda del Chianti e outros produtos cosméticos.

Na província de Lucca:

Também em Massarosa, na província de Lucca, na região da Versilia, há um pequeno cultivo de lavanda. Algumas partes é possível fotografar, onde a lavanda é colhida e quase sempre seca.

Entre as províncias de Florença e Arezzo

Em Castelfranco di Sopra, na província de Arezzo (a quarenta quilômetros de Arezzo e de Florença), a Officina degli Aromi Il Bellini cultiva lavanda e organiza um festival há alguns anos, no final de junho, onde também são realizadas demonstrações de destilação.

Então, porque não visitar e fotografar nos campos de lavanda conosco?

  • Um passeio pela Toscana para o cultivo de lavanda vale a pena pelos esplêndidos panoramas , pelos aromas e pelo verdadeiro retorno ao cultivo orgânico.
  • Eles não são apenas orgânicas, mas biodinâmicos, respeitando os tempos da natureza, os pequenos insetos e animais que pululam em torno dos picos violetas.
  • Lavanda não significa apenas panoramas a serem fotografados e óleo essencial a extrair, mas um ecossistema, um microcosmo que nasce e vive perto de nós.
  • Que tal um dia entre as lavadas da Toscana? podemos reservar um transporte para te levar, reserve AQUI.
  • Que tal uma sessão de fotos em meio a Lavanda com um fotógrafo profissional? reserve AQUI

banner2

O Passeios na Toscana é uma empresa de venda de serviços turísticos, criada por Deyse Ribeiro, guia de turismo autorizado e especialista em turismo na Itália. Aqui você pode reservar tours particulares em português na Toscana e na Itália, além de serviços como transfers, sessões fotográficas, passeios de barco,  tours gastronômicos, aula de culinária, organização de casamentos e muito mais. Conheça nossos TOURS e EXPERIENCIAS.

Não deixe de baixar os mapas grátis da Toscana aqui!

Tags: