A cidade de Massa è uma cidade de 70.000 habitantes, è a capital da província chamada Massa-Carrara, situada na parte norte da Toscana perto dos Alpes Apuanos. Normalmente, os turistas tendem a não incluir Massa em sua lista de coisas a fazer durante umas férias na Toscana, mas é uma cidade agradável com um monte de pontos de interesse histórico e merece uma visita.
De acordo com documentos históricos, a cidade remonta ao ano 882 e se tornou um centro urbano medieval nos séculos XI e XII. Entre os séculos XV e XIX Massa foi a capital do principado independente de Massa e Carrara, governado pelas famílias Malaspina e Cybo-Malaspina.
A cidade è formada por uma parte antiga, medieval, fundada como centro fortificado, dominado pela Rocca, ou Castello Malaspina, construido no século XV. O Castelo è dividido em um nucleo medieval, e uma parte um vasto palácio renascentista com salas afrescadas e circundado de uma mura medieval e alguns bastiões.
O castelo tem uma vista incrível da cidade até o mar, e vale a pena a visita.
Uma curiosidade: dentro do cortile, dentro de uma moldura de marmore das janelas se encontram frases curiosas em latim, “Sequita el tempo” (espera o tempo), e “Va col tempo” (vai com o tempo), conselhos úteis naquela época, como hoje.
A região da província de Massa-Carrara é conhecida como região dos 100 Castelos, porque realmente a família Malsina construíu vários castelos em toda área, que é bastante montanhosa, para proteção.
Fora do Castello se encontra a Igreja de San Rocco, onde há um crosefixo de madeira que “dizem” ser uma obra jovem de Michelangelo (há controversias).
A cidade teve um intenso crescimento e importância durante o governo dos Cybo-Malaspina como ducato autônomo.
Hoje Massa tem seu centro na Piazza degli Aranci, rica de plantas de laranja onde fica o Palazzo Ducale dei Cybo-Malaspina, construido no século XVII com residencia Ducale, com várias salas afrescadas. No centro da praça se encontra uma fonte – obelisco de 1853.
O Museu Diocesano está localizado na Via Alberica em um dos mais conhecidos palácios históricos de Massa, o chamado “Palazzino dei cadetti“. Foi construído no final do século XVI por Alberico I Cybo Malspina e, até 1970, foi usado como quartel-general para os bispos. Ela abriga obras de grandes artistas como Jacopo della Quercia.
Perto dali, ao fim da Via Dante Alighieri, se encontra a Catedral da cidade, o Duomo di Massa. Na capela subterrânea da catedral ficam os túmulos dos Cybo-Malaspina. O fundada no século XIV, mas possui o interno barroco.
Da antiga muralha que circundava a cidade restam diversos tratos e três portas: a Porta del Salvatore ou Portone, a Porta Martana, e a Porta Quaranta.
Na Piazza del Teatro fica o Teatro Guglielmi, um edificio histórico do século XIX e dedicado a Pietro Alessandro Guglielmi, autor de várias operas. Atualmente o teatro foi resturado e é rico de programação de musica contemporânea, jazz e operas.
Na Piazza de Pozzo ou Piazza Mercurio se encontra a estátua dedicada ao deus Mercurio sobre uma fonte. É uma praça cheia de vida e muito frequentada todas as terças pela manha, quando ocorre o Mercado, mas também é local de manifestações culturais e shows.
Próximo a Piazza Mercurio, fica o refúgio antiaéreo da cidade, construído na segunda guerra mundial para defender os cidadãos da cidade dos bombardeamentos, mas chegou também a ser usado pelas troas alemãs como quartel general. O refúgio foi construído na rocha com uma largura de 300 metros, possui 3 ingressos e é visitável. Foi dado à gestão de uma associação que abre para visitas gratuitas.
Ainda a Villa Inchiostra, uma explendida residência construída para ser a casa de campagna da família Cybo-Malaspina. Hoje é sede da Biblioteca da cidade, mas possui um parque aberto ao publico mito pitoresco.
Fora do centro se encontra o Orto Botânico Pietro Pellegrini que faz parte do Parco dele Alpe Apuane, e fica em Pian della Fioba. Foi criado em 1966 para preservar e valorizar a flora da região dos Alpes Apuanos, e onde é possível visitar a coleção de diferentes arvores de castanhas, quercia, etc.
Há 3 kilometros do centro fica Marina di Massa, uma estância balnearia famosa na costa da Alpes Apuanos e cobre uma área de cerca de 20 km². Tornou-se um ponto turístico popular devido à sua localização geográfica entre o mar e as montanhas. A grande avenida liga a costa de Marina di Massa a Viareggio e uma ciclovia liga Marina di Massa de Forte dei Marmi. O cais é apropriado para um passeio pitoresco olhando para as montanhas e o mar, e é também um ponto de encontro para os amantes da pesca. No verão, é o lugar de onde partem barcos para passeios ao Liguria nas proximidades.
Leia também –> Praia na Toscana: Marina de Carrara e Marina de Massa
Outras cidades:
San Carlo Terme é conhecida por suas águas termais, que são particularmente eficazes para tratar condições renais. Também é notável para o terraço panorâmico com uma vista deslumbrante sobre a costa Alpes Apuanos e Versilia.
A região da província de Massa-Carrara é conhecida como região dos 100 Castelos, porque realmente a família Malsina construíu vários castelos em toda área, que é bastante montanhosa, para proteção. Eu fiz um pequeno giro por algumas cidades com castelos na região e ais algumas fotos.
Eu ainda visitei Fodisnovo quando fui à Massa, onde passei un reveillon no Castello di Malaspina… teve ate festa la!
Como ir à Massa
- De trem
- A estação ferroviária Massa Centro fica no trajeto Pisa-La Spezia-Genova. A estação fica no centro.
- de carro
- Massa está bem ligado por carro. A auto-estrada A12 fica perto de Massa e vai até Rosignano Marittimo. Há também a auto-estrada FI-PI-LI, que liga Florença à Pisa e de lá você pode ir à Massa. Você também pode chegar de Florença ou Pisa e Lucca, tomando as A12 e A11.
- De ônibus
- A área é servida por serviço de transporte ATN, no site poderá ver todas as cidades que são ligadas à Massa por ônibus.
Informação
Mercados: todas as terças na Piazza Aranci, das 8.00 às 13.30.
E na Via Mazzini em Marina di Massa, todas as sextas das 8,00 às 13,30.
Ponto de Informação turistica – Lungomare Vespucci 24
de segunda à domingo das 09:00-13:00 / 15:00-19:00 – Tel: +39 0585 240063
Castello Malaspina
Aberto de sábado à domingo das 16 às 20.
Ingresso + visita guiada 5,50 euros
Refúgio Antiaéreo – Via Bigini, perto da Piazza Mercurio
Entrada gratuita
Horario: inverno – todos os sábados das 16:30 às 18:30
Verão – de quinta à domingo das 21 às 24 hs.
Maiores informações: Associazione Sancio Pancia – tel. 329 0227861)
Estou passando alguns dias em Massa e suas informações me foram muito úteis. Pretendo conhecer o refúgio e o museu, lugares que ainda não fui. Obrigada
obrigada! fico feliz
Ótima materia, cidade muito boa para passar um verão na Italia e próximo de locais incríveis na Italia.
Obrigada!