Tour Caça as trufas (tartufo) com uma guia brasileira

30/jul | por Deyse Ribeiro

Venha fazer um verdadeiro passeio gastronômico na Toscana, com uma especialista em Trufas, uma Guia de Turismo Brasileira em San Miniato!

Palaia do alto, uma das cidades nas colline Sanminiatesa

Nas colinas de San Miniato, no coração da Toscana, é a região do tartufo (trufas) da Toscana. Local onde especialistas de trufas e chefs uniram seus conhecimentos para criar um itinerário natural, baseado no “diamante” da gastronomia italiana, idealizado para fazer com que todos descubram os segredos da verdadeira Trufa, que preenche as mesas dos melhores restaurantes do mundo e é o alimento mais valioso da tabela por sua bondade, apreciado pelos poderosos da terra e os mais famosos. É considerado um “fruto mágico”, o “diamante da terra” ou “ouro branco” para sua temporada último preço tocou os 4000 euros por kg.

A região onde se encontra trufas na Toscana se chama Coline Sanminiatese, e ocupa vários municípios ao redor da cidade de San Miniato, entre Florença e Pisa fica Palaia o local que iremos efetuar a caça, onde em 1954 que foi descoberto a maior trufa do mundo, com 2,520 kg!

O que é a trufa?
A trufa, que em italiano é tartufo, é um cogumelo que nasce e se desenvolve sob a terra em simbiose com as raízes de determinadas árvores (carvalho, salgueiro álamo e tílias). Ainda não se conhece todo o seu processo de desenvolvimento. Existem cerca de 70 variedades, sendo que as duas mais importantes são: a branca (Tuber magnatum) e a negra (Tuber melanosporum). O período de colheita da trufa branca na Toscana vai de outubro a janeiro, mas em San Miniato tem trufa o ano todo, pois de fevereiro a abril é período de trufas Marzuolo (são rosáceas) e de maio a setembro é período de trufas pretas (nero scorzone), de outubro a janeiro é período de trufas brancas (as mais amadas). A trufa é muito difícil de ser encontrada e não pode ser cultivada (até agora). Isso a torna objeto de desejo de muitos gourmets e chefs, elevando seu valor a níveis estratosféricos (aprox. €4.000,00 o quilo da trufa branca). É complicado explicar os aromas e sabores da trufa. Ela é única. Podemos dizer de forma simplista que seu aroma é uma mistura de alho, queijo, gás, fungos, chocolate, manteiga, cera e tantos outros.

Leia nossos outros textos sobre as trufas:
Trufas, ou Tartufo: o que é, tipos e onde encontrar
– Trufas ou Tartufo: o caçador e como encontra-las

PASSEIO DE CAÇA AS TRUFAS (TARTUFO):

Descrição: Deyse é expert em trufas e te fará mergulhar no “diamante culinário” da Toscana. O tour inclui a verdadeira caça as trufas, aprenderemos como cozinhar as trufas, e ainda degustaremos um prato de entradas com trufas acompanhados de vinho.
Não é um passeio turístico normal, é uma verdadeira experiência!
Nas chamadas “colline sanminiatesi” entre Florença e Pisa fica Palaia, o local que iremos efetuar a caça, e onde em 1954 que foi descoberto a maior trufa do mundo, com 2,520 kg! É a terra das trufas em Toscana, em italiano, tartufi. A cada período do ano temos um tipo de trufas diferente, a branca (setembro a dezembro), o marzuolo (janeiro a abril) e o preto (abril a setembro).
O caçador de trufas nos levará até um Bosque da região, juntamente com o seu fiel cão, depois de uma introdução ao mundo das trufas começa a sua procura pelo bosque. Depois de encontrar várias trufas, vamos ao restaurante do Tartufaio no agriturismo para descobrir como cozinhar com as trufas e ali teremos um almoço com trufas frescas, que se compõe de entradas (vários!), um prato de massa ou risoto + um prato com carne e acompanhamentos, TODOS COM TRUFAS FRESCAS!!! E claro, tem ainda sobremesa, e tudo isso acompanhado de água e vinho.

INFORMAÇÃO:
Duração: media de 4hs
Tipo: experiência
Vista Particular – Tour privativo
Não realizo passeios com outros grupos, os passeios são privativos.
Ponto de encontro: Podemos encontra-lo (a) no seu hotel, caso este se encontre no centro histórico de Pisa ou San Miniato. Ou diretamente na estação de trem de San Miniato.
Início: Manhã ou tarde
Quando: durante todo o ano, todos os dias da semana, pois nas Colline Sanminiatesi temos trufas durante o ano todo, fevereiro a abril é período de trufas Marzuolo (são rosáceas), de maio a setembro é período de trufas pretas (nero scorzone), e de setembro a dezembro|janeiro é período de trufas brancas (as mais amadas)
Transporte: Para este passeio é necessário transporte. Podemos acompanhar o cliente no seu carro, ou nos indicamos o serviço de carro com motorista.
Não inclui: ingressos para museus, monumentos e transporte até a cidade.
Inclui:
• Guia de turismo
• Caça as trufas no bosque
•  almoço à base de trufas (leia descrição acima) acompanhado de vinho
• Receitas escritas em português

Observação:

Veja agora uma série de vídeos e fotos para conhecer um pouco deste passeio:

PRATOS DA DEGUSTAÇÃO:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja o vídeo e algumas fotos da CAÇA AS TRUFAS no bosque:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Achando uma trufa:

Preencha o formulário. Responderemos assim que possível.
Atenção: Aceitamos pedidos de reservas, com um mínimo de 72 hs antes do passeio

Seu Nome:

Email:

Número de pessoas (se tiver menores,indique idade):

Data do passeio:

Nome do hotel em que será hospedado:

Qual passeio lhe interessa?

Como conheceu o site?

Comentário:

 



Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS