Chianciano Terme: território etrusco com águas termais

23/mar | por Deyse Ribeiro

Conheça a cidade de Chianciano Terme, fica perto de Siena, é conhecida como a cidade termal.  A sua água é enriquecida com elementos de cura, e por isso, a cidade fez  da sua água, uma verdadeira fonte de riqueza. Situada há 550 metros acima do nível do mar, oferece um uma linda vista sob as colinas.

Chianciano terme_2

Sua beleza e sua localização, tornada a cidade um local ideal para uma estadia para relax em spa, e também vai para a descoberta do território, já que fica próximo à Cortona, Montepulciano, Chiusi e várias outras cidades do Val D’orcia.

Chianciano Terme é uma estância de águas termais, cujas propriedades dos seus banhos são conhecidos desde a antiguidade. Os primeiros Etruscos ja usavam as suas águas termais para banhos desde o 4 séc. a. c. e retratam a deusa Selene, que era a deusa da beleza para os etruscos.

Já habitada desde o período neolítico, foi um lugar sagrado para os etruscos, e uma estação importante no caminho dos portos do Tirreno, em seguida, foi invadida pelos Lombardos, foi disputada por Florença e Siena, e finalmente foi conquistada por Cosimo I de ‘Medici.

As áreas termais:

Chianciano terme_12

Chianciano Terme é considerado um dos mais importantes balneários termais da Europa graças à presença de fontes antigas a partir do qual fluem as águas termais ricas em minerais e são estes fornecem benefícios de saúde seja através da ingestão da água ou através dos banhos.

Dentro de Chianciano há inúmeros parques termais, são no total 5 e cada um tem uma função especial, porque cada fonte tem uma composição diferente. É possível submeter a tratamentos com a sua água termal, determinados para cada fonte:

  • Acqua Santa: indicato para o fígado e visícola –  a sua água deve ser ingerida por no mínimo 12 dias pela manhã.
  • Acqua Santíssima: indicada para tratamento das vias respiratórias e brônquios – uso por inalação
  • Acqua Fucoli: indicado para patologias de gastro-intestinais – deve ser ingerida à tarde
  • Acqua Silene: indicada pela distúrbios cardiovasculares – é utilizada no tratamento com lama para reativar a microcirculação e tonificar.
  • Acqua Sant’Elena: indicada pera cálculos renais, e para problemas nas vias urinárias –  a sua água deve ser ingerida é depurativa
  • a água termal de Chianciano Terme ainda é indicada ainda banhos e tratamento com lama termal.

Muitos desses tratamentos são completamente gratuitos aos italianos, porque a Terme de Chianciano tem acordo com a rede de saúde pública italiana.

área termal Thelia

área termal Thelia

Testei e aprovei:

Eu fui a 2 áreas termais de Chianciano, a Terme Sensoriali e a área termal Thelia. Na verdade fui 2 vezes, uma vez em 2013 (outono), e outra em 2015 (inverno).

Indico que você reserve com antecedência a entrada porque mesmo no inverno ficam cheios, as áreas possuem um número limitado de pessoas, e por isso acabam tendo até lista de espera. Ao chegar você recebe um roupão e uma toalha, além de uma pulseira eletrónica, que abre e tranca o armário, onde você pode guardar seus pertences (muito prático).

As piscinas termais Theia foram abertas ao público em 2013. Estas piscinas são alimentados pela fonte Acqua Silene cuja riqueza de minerais (dióxido de carbono, carbonato de cálcio, bicarbonato e sulfatos) determina a opacidade da sua água.

Não me foi permitido fazer fotos no local, onde havia pessoas, por isso pedi a permissão para usar as fotos oficiais do local.

As piscinas termais Theia são muito agradáveis ​​e confortáveis, mas especialmente relaxantes. A área possui várias piscinas, quatro externas e três internas, todas ligados entra si. As sete piscinas estão equipados com banheiras de hidromassagem, espreguiçadeiras e jogos de água. A temperatura da água é de cerca de 35 ° -36 °. As piscinas ao ar livre são bem interessantes, especialmente ao entardecer e à noite, dá um ar romântico e relaxante.

Ja no Parque Acqua Santa de Chianciano Terme, fica o Spa Sensorial é uma experiência que você deve tentar (sério), porque não é um clássicos de piscinas termais, mas um caminho real para o bem-estar! Voltei a segunda vez à Chianciano Terme somente porque queria refazer este percurso.

Spa Sensorial

Spa Sensorial

A área d0 Parque  Acqua Santa ficou famoso por ser incluído nas filmagens do famoso filme de Federico Fellini, 8 ½.

Neste Spa há “quatro caminhos para reequilibrar o campo de energia humana” e os percusos são de:

  • detox
  • energizante
  • reequilibrante
  • relaxante
percurso com jatos de água quente e fria nas pernas para ativar a circulação

percurso com jatos de água quente e fria nas pernas para ativar a circulação

Cada caminho inclui uma série de tratamentos de uma duração determinada, indicado em um folheto que você recebe na entrada. Os diferentes tratamentos são intercalados uns com os outros com pausas de cerca de 10 ou 15 minutos, durante o qual relaxar na sala de relaxamento. Nesta área, equipados com várias cadeiras, você pode saborear um bom chá de ervas quente e admira a bela vista para o parque.

O total do percurso é de cerca de três horas e meia. Alguns tratamentos no percurso são: a banheira de hidromassagem relaxante, o melmarium, chuveiros emocionais, terapia da cor dos chakras, sauna etrusca, banho de lama, etc.

área de tratamento com lama

área de tratamento com lama

No piso superior Spa Sensorial é possível poderá desfrutar de massagens e tratamentos de beleza, mas mediante o pagamento uma vez que não estão incluídas nenhum dos tratamentos, eu fiz nas duas vezes (amo massagem) e paguei 70 euros.

A banheira de hidromassagem relaxante não é muito grande e fica na piscina na parte coberta e na outra ao ar livre. A parte externa possui uma bela vista para o verde do Parque da Água Santa.

Uma coisa importante é que o Spa Sensorial não permite a entrada de menores de 12 anos, enquanto as piscinas termais Theia são acessíveis a crianças à partir dos 3 anos de idade.

O centro histórico:

A pequena cidade na província de Siena, que é famosa em todo o mundo pelas suas termas, não é apenas relaxamento e bem-estar. Chianciano Terme também é arte, cultura e gastronomia.

A cidade de Chianciano Terme é dividida em uma parte antiga e uma moderna, a primeira é a antiga vila histórica no alto de uma colina e a segunda é a grande e famosa cidade termal, mais moderna. A antiga vila medieval de Chianciano Vecchia ainda possui a estrutura urbana antiga, caminhando por suas ruas estreitas e você terá a sensação de ter um passo para trás no tempo. Na cidade antiga há duas áreas com uma linda vista panorâmica, na Via Solferino e Via della Croce, com uma bela vista sobre a igreja da Madonna della Rosa.

Fotos de Alessandro Bertini do blog https://www.girovagate.com

Fotos de Alessandro Bertini do blog https://www.girovagate.com

Na entrada do centro histórico é fica a Porta Rivellini que emoldura a vista da Via Casini e da Torre do Relógio com o brasão da família de ‘Medici. Continuando o passeio você vai se deparar com o histórico fonte Piazza Matteotti com a antiga Câmara Municipal. A partir daqui você vai chegar a uma das ruas mais famosas de Chianciano: Via Solferino, onde morou Luigi Pirandello, famoso autor italiano. Na Piazzolina dei Soldati fica o Palazzo dell’Arcipretura dentro do qual há o Museu da Colegiada e Arte Sacra.

Indo até o fim da Via Solferino você encontrarà a Igreja Colegiada de São João Batista do século XIII.O interior contém uma urna com uma estátua de madeira do Cristo Morto de Paleari, as relíquias de São Pio MártirOutras igreja de Chianciano de interesse histórico é a Igreja da Madonna della Rosa que possui este nome por causa de um afresco ao interno, que representa a Virgem entregando uma rosa ao menino Jesus, ela fica fora do centro histórico.

Fotos de Alessandro Bertini do blog https://www.girovagate.com

Fotos de Alessandro Bertini do blog https://www.girovagate.com

A cidade ainda possui 2 museus para visitar, que são: o Museo Civico Archeologico delle Acque e o Museo della Collegiata.

O Museu Arqueológico possui uma galeria de objetos encontrados na necrópole de Tolle, várias relíquias funerárias, parte do frontão pertencente ao etrusco Templo de Fucoli e muitos outros artefatos etruscos. Já o  Museo della Collegiata e Museo d’Arte fica no Palazzo dell’Arcipretura e exibe várias peças de arte sacra, relicários e ourivesaria.

Onde ficar:

Na minha primeira vez na cidade eu fiquei no Grand Hotel Admiral Palace, um 4 estrelas  muito bom, com aperitivo todas as noites e  música ao vivo nos fins de semana. Já na segunda vez fiquei no Residenza dei Ricci, um maravilhoso Palácio renascentista, muito bem restaurado e com um belíssimo jardim, e que fica em Chiusi, pertinho de Chianciano e cheio de história.

Como chegar:

De carro: Autostrada del Sole (A1)  Roma-Florença, depois pegue a saída Chiusi-Chianciano Terme

De trem: linha Florença-Roma, desça na estação Ferroviária Chiusi-Chianciano Terme. Da estação de trem você pode pegar um ónibus para Chianciano Terme, a viagem dura 20 minutos ou você pode pegar um táxi.

De ônibus: você pode pagar ónibus desde Siena, Montepulciano, Torrija di Siena, Chiusi, Sinalunga, Veja os horários e dias no site da companhia de ônibus.

De avião: Os aeroportos mais próximos são Florença (120 km), Pisa (200 km), Roma (210 km) e Perugia “Sant’Egidio” (80 Km)

Distâncias: Montepulciano 10 km, Pienza 18 km, Chiusi 15 km, Lago Trasimeno 30 km, Cortona 35 km, Orvieto 50 km, Montalcino 50 km, Arezzo 70 km, Perugia 70 km, Siena 70 km, Assisi 90 km, Florença 130 km, Roma 160 km

Informações:
Para reservar as Termas, use o site oficial, o telefone de reserva 848 800 243 (9-19hs todos os dias).
TERME SENSORIALI – preços
Presso Parco Acqua Santa – Piazza Martiri Perugini
Nos meses de agosto –  aberto todos os dias
Dia de fechamento: todas as quintas, exeto em agosto.
De segunda à sextas os turnos são: 10,00 – 14,00 – 16,00, e fechamento às 20hs.
Nos fins de semana de agosto  – os turnos são:  09,00 – 14,00 – 18,00, e fechamento às 22hs.
Nos sábados  – os turnos são:  09,00 – 14,00 – 18,00, e fechamento às 22hs.
Nos domingos  – os turnos são:  09,00 – 14,00 – 16,00, e fechamento às 22hs.
PISCINE TERMALI THEIA  – preços
fecha às terças
Nos meses de agosto –  aberto todos os dias
De segunda à sextas aberto das 10 às 19hs
Nos sábados e domingos aberto das 10 às 20 hs

 *Este texto não tem nenhum proposito comercial das Termas. Eu visitei e paguei pelos serviços.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Dê o seu pitaco ai embaixo!

 

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!