2017/2018 – O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana?

04/dez | por Deyse Ribeiro

Saiba o que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana : programação de concertos, festas, teatros, jantares e discotecas na região.

A contagem regressiva já começou, o Réveillon já tá chegando e é hora de ter decidir onde passar o fim de ano e se divertir.

Leia também o texto do Itália para Brasileiros –> Onde passar o reveillon na Itália

Recebo muitos pedidos desde outubro para indicar onde passar as festas de fim de ano na Toscana, mas aqui na Italia a celebração ocorre um pouquinho diferente que no Brasil, e as festas de réveillon, principalmente aquelas nas Praças, são divulgadas bem pertinho da data, portanto, não se preocupe, este texto será em constante atualização. Ano passado, os cantores do réveillon de Florença só foram divulgados depois do Natal! Por isso pessoal, acabei esperando para ter mais informação para poder escrever essas indicações a vocês.

Na Itália de um modo geral, as prefeituras organizam festas ao ar livre, com fogos de artifício, shows e eventos. Porém para esse tipo de festa, temos que estar preparados para um frio de doer!!!

Vou indicar aqui então algumas opções para você poder passar seu fim de ano em festa na Toscana, quentinho, ou não.

Uma dica: em italiano não se usa a palavra “réveillon”, mas sim “capodanno“, e as festas são chamadas de “veglioni di capodanno“.

Vou dividir as festas em 2 tipos:

1. Eventos públicos:

  • nas praças
  • concertos, operas e shows de fim de ano
  • teatros 

2. Eventos particulares:

  • Restaurantes de Hotéis, Restaurantes recomendados entre outros locais em Florença
  • Discotecas em Florença
  • Restaurantes de Hotéis, outros restaurantes e eventos em outras cidades

 

Este texto terá uma atualização constante, sempre que novos eventos forem abertos.
*Última atualização:  dia 24 de dezembro de 2017.

_________________________________________________________________________________

Vamos então ao primeiro:

1. Eventos Públicos:

Show de Reveillon de Florença de 2014

Eventos nas Praças:

* os eventos nas praças são gratuitos e livres

Florença –  Concerto di Capodanno 2017: Grande evento do fim de ano, em Florença com o concerto musical comemorando a chegada do novo ano. Este anos os cantores principais serão: Ermal Meta, Morgan e Raphael Gualazzi. Veja abaixo as praças e o vai rolar em cada uma delas:

  • Piazzale Michelangelo: show pop musical – o condutor da noite será Lorenzo Baglioni, e os músicos Ermal Meta (conheça aqui), Morgan (conheça aqui), e Raphael Gualazzi (conheça aqui) –   (22:00 – 02:30)- serão anunciados alguns dias antes, os outros concertos
  • Piazza Santissima Anunziata: show de música gospel – Eric Waddell & The Abundant Life Singers – e ainda arquitetura de luz realizada por Giancarlo Cauteruccio -(22:00 – 02:00) com instalações sonoras e luminosas.
  • Itinerante: Piazza Pitti, Piazza Santo Spirito e Piazza della Passera (Oltrano): show de música itinerante com  “marching band” no estilo de New Orleans  – (22:00 – 01:00)
  • Piazza della Signoria: concertode música clássica  “Orchestra da Camera Fiorentina” dirigida pelo maestro Giuseppe Lanzetta – (23:00 – 01:00). Chegue antes das 21!!!
  • Piazza Bartali (a Gavinana):  será dedicada às crianças, com animação e música no final da tarde, espetáculos de circo com “giocolieri”, trampolim e marionetes –  à partir das 17:30

Alguns avisos importantes:

  • NO FINAL DO TEXTO DICAS DE TRANSPORTE  – atualizado
  • serão revistadas todas as pessoas que entrarem no Piazzale Michelangelo para o show, portanto deverá ter filas. Minha indicação é ir cedo.
  • a limitação é de 15.000 pessoas, segundo a prefeitura, não serão permitidas a entrada de mais pessoas quando chegar a este limite.
  • O serviço comum de transporte público local terminará às 20h30, exceto para as linhas 6, 11, 14, 17, 22, 23, que continuarão até as 2.30 horas do dia 1 de janeiro para garantir o acesso aos eventos agendados nas várias praças. O tram  viajará sem interrupção a noite toda, até às 5 da manhã, com uma corrida a cada 9 minutos. O serviço também será garantido em 1 de janeiro de 2018, a partir das 17h, com uma frequência de 11 minuto.

 

Cantor Morgan

Outras cidades em ordem alfabética:

Arezzo – AGUARDANDO DIVULGAÇÃO – 2016/2017 teve ->>A festa terá início às 20h30 com a Apericena (aperitivo buffet) dispostos em uma coberta aquecida e a seguir uma agenda cheia de muitas atrações. O Apericena à buffet será a pagamento com direito a um drink (25 euros por pessoa – reservas  339 1876729), porem todas os outros eventos são gratuitos.
abertura – 20:30 – apericena – gianluca peruzzi djset, 22:00  – show: rock’n’roll kamikaze, 23:15  – show: enzo scartoni music show, 00:00 brinde com panetone, 00.10 milk! party djset, 00.30 boosta djset de subsonica.

Livorno – a festa será na Terrazza Mascagni às 22 com o Radio Stop. Show com a drag queen Regina Miami. No Teatro Goldoni acontecerá o tradicional Concerto di Capodanno no dia 1 de janeiro com a Orchestra dell’Istituto Musicale “P. Mascagni”.

Lucca – Veglione di Capodanno – Piazza San Martino com entretenimento musical – CiacciaBanda Street Band

Montecatini Terme (PI)“CAPODANNO IN PIAZZA DEL POPOLO” na Piazza del Popolo às 22  discoteca com djs locais e às 23 hs show – sem mais informações no momento, passível de atualização

Montepulciano (SI) – à partir das 17hs Música na Praça, com Dj set. Ás 22hs música ao vivo com Lucia Nuzzo  & BITLiveMusic. Á meia noite Brinde com vinho e doces de natal, às 00:30h – Si balla in Piazza” com Dj Set. Info: 0578 757341

Pisa – será organizado o show de fogos de artifício habitual no lungarno da cidade e a noite será animada à partir das 18hs pelas orquestras itinerantes Zzzzingheri di Maremma, Zastava Orkestar, Girlesque street band. Na Pone di Mezzo, show acrobático de La Compagnia dei Folli. A noite terminará na Piazza Garibaldi com o concerto da banda DB Day’s Band e o show de comédia de Leonardo Fiaschi e Valeria Geraci.

Pistoia – às 21h Concerto dell’Ensemble Armonie in Villa – na Sala Maggiore Palazzo Comunale, entrada gratuita. Info das festas aqui. E Festa di Fine Anno – na Piazza del Duomo, às 21.30 começa a festa, apresentada por Simone Gai e Diletta Berti, com apresentações animadas como:

  • Ragazze di Piazza, i Blues e Jetta, Michele Beneforti, i Skiffles e gli 80Voglia
  • à meia noite, “Auguri del Sindaco” (discurso de fim de ano do prefeito), brinde à todos
  • às 1h Jam Session

Prato – Capodanno Live Music 2018 – Na véspera de Ano Novo, a música será protagonista de vários gêneros, do rock à música dos anos 70, 80 e 90, do house à disco. Por uma noite, as ruas do centro histórico de Prato se tornarão um “palco” ao ao céu aberto, graças às bandas locais: Ozne, Wallace, Locanda del Terzo Tempo, Gradisca, Bartat, Tommi Ridammi a Basin e muitos outros. Muita música com bandas e deejays. Mais info aqui.

San Gimignano (SI) – Ano Novo em San Gimignano, festa de fim de ano na Praça da Catedral “ San Sivestro tra le Torri“; música ao vivo . Entretenimento e diversão entre brinde para saudar o novo ano, recebidos com o tradicional show de fogos de artifício. Música ao vivo à partir das 22hs com PROGNOSI RISERVATA e Dj Set con ELIX & VICH. Cerveja artesanal, animação, espetáculos e fogos de artifício. Info aqui.

Siena: serão 2 eventos nas praças:

  • Festeggiamenti di Capodanno – Piazza Giacomo Matteotti – das 19 às 2h.
    • Aperitivo Musical com DJ set. Início às 19h.
    • Grande Cenone (grande jantar) ao interno do Bar La Favorita às 20.30 –  entrada gratuita, porém o jantar é a pagamento e com reserva.
    • Festa de Capodanno na Piazza della Posta com dj set das 23 à meia noite
  • Capodanno in Piazza –  na Piazza del Campo – à partir das 22hs. Musica e tanto divertimento. Banda popular italiana: o Bandabardò. O grupo histórico terá a tarefa de fazer uma das mais bonitas praças da Europa cantar e dançar. A noite de 31 de dezembro na Piazza del Campo começará às 22 horas com a música folclórica dj set de Mattia Capitani. Às 23 horas, o Bandarbardò vai subir ao palco, em um longo concerto que vai parar à meia noite para o brinde para o novo ano e que continuará até 1:30 de 1 de janeiro de 2018. Será o conjunto de DJ de Ghiaccioli e Branzini para acompanhar o público nas primeiras horas de Ano Novo com um som de estilo inconfundível.

Scandicci (FI) – 31 de dezembro será transformado em uma sala de dança contemporânea e intergeracional, entre tradição e inovação. Na Piazza Resistenza haverá uma noite dedicada ao Extraliscio com os monstros sagrados da cena da Romagna, incluindo Moreno il Biondo, o saxofonista Fiorenzo Tassinari e o multi-instrumentista de Vinicio Capossela, Mirco Mariani. Convidados especiais Dente e Mauro Ermanno Giovanardi, enquanto na abertura haverá o Amarcord, uma banda florentina também conhecida por ter pisado o palco da última edição do concerto do primeiro de maio em Roma. Entrada gratuita e conexão com Florença garantida pelo TRAM.

Survereto (LI) CALICE DI SAN SILVESTRO – com o Bandão – grupo de percussão brasileiro – No antigo Borgo uma festa especial com comida típica, vinhos de qualidade, teatro de rua, animação para crianças e música para todos. Degustações e jantar nas ruas do centro com cálices personalizados e para experimentar os vinhos de Suvereto Além do Bandão, outras bandas, veja programação abaixo. À meia-noite, fogos de artifício e brinde na praça. 

Volterra (PI) – CAPODANNO A VOLTERRA na Logge Palazzo Pretorio e Piazza dei Priori com música e  espetáculo –  ainda não divulgado cantor/banda

_________________________________________________________________________________

andrea bocelli teatro del silenzio_3

Concertos, Operas e Shows de fim de ano:

*no final deste texto, damos orientações de como se locomover na cidade na noite de 31.12

Florença – 31.12. – Igreja Anglicana de Sant’Mark – As melhoresOperas Italianas e Operetas Vienesas  concerto de Gala com arias italianas e de operetas vienesas. Preço: 60,oo euros por pessoa e inclui o brinde à meia noite. Saiba mais aqui.

Florença – 31.12 – Opera na Igreja di Santa Monaca Especial de Reveillon Opera Gala   apresentação com árias de La Traviata, La Tosca, La Bohème, Madame Butterfly, Nozze di Figaro com jantar incluído – preço: 110 euros por pessoa. Saiba mais aqui.

Florença – 31.12 – Igreja Batista de Florença  Especial de Reveillon Opera Gala  apresentação árias de óperas famosas, canções napolitanas.  – preço: 39 euros por pessoa. Saiba mais aqui.

Florença – 31.12 -Teatro del Maggio Musicale Fiorentino – Fabio Luisi lidera os solistas, a Orquestra e o Coro do Maggio Musicale Fiorentino na execução da nona sinfonia de Ludwig van Beethoven, um monumento à fraternidade humana e uma das canções mais queridas do compositor alemão. Ás 17hs, preços de 10 a 80 euros por pessoa. Saiba mais.

Prato – 31.12 – Giuseppe Van Mozart no Teatro Politeama, às 22:30. Com a participação da Camerata Strumentale Città di Prato. Um novo desafio aguarda o clown Ugo Sanchez Jr., que decidiu dar espaço à sua imaginação criativa envolvendo em seus “jogos delirantes” o maestro Carlomoreno Volpini. Entre o professor e Ugo surgirão no palco de relacionamentos caracterizados por cumplicidade, inveja, empatia, em uma sucessão de papéis, na sinergia em curso que é criada entre os vários personagens de palhaço e música. Tudo isso acontece através de um instrumento de excelência: a Camerata Strumentale. Ingressos: Platea – 20 euros, Galeria – 15 euros. Ambos os bilhetes incluem vinho doce e espumante para venda no Teatro Politeama Pratese. Info aqui.

Outras cidades:

Livorno 01.01 – No Teatro Goldoni acontecerá o tradicional Concerto di Capodanno no dia 1 de janeiro com a Orchestra dell’Istituto Musicale “P. Mascagni”, às 18hs. Info aqui.

Lucca – 01.01: Concerto di Capodanno con arie pucciniane, com Dario Di Vietri tenore, Daria Masiero soprano, Orchestra Filarmonica Pucciniana dirigido por Ethan Schmisser no Teatro del Giglio às 17.00h.

Montecatini Terme – 01.01  – “CONCERTO DI CAPODANNO” – Começando às 11h00 no Terme Excelsior, a Accademia Ruggero Leoncavallo vai desejar um bom começo para o ano novo com o “Concerto Tradicional de Ano Novo”, com músicas de Bizet, Prokofiev, Rota, Brahms, Verdi e Strauss. O concerto terá entrada gratuita

Pistoia – 01.01 – Concerto di capodanno na Sala Maggiore del Palazzo Comunale, às 16.30 com Baroque and Blue Jazz Quartet, Elena Lala, Daniele Biagini, Alessandro Antonini, e Gabriele Gai.

Prato – 01.12 – vários espetáculos:

  • Concerto di Capodanno – às 17h no Atrio da estação central – Com a orquestra Cittadino E. Chiti e dirigido por Leonardo Gabuzzini. No átrio da Estação, um cenário particularmente adequado para realizar sua missão de divulgação da cultura musical em Prato, o Concerto Municipal “EdoardoChiti” realizará o tradicional concerto no início do ano, agora em sua 14ª edição: a Orchestra ritmo-sinfonica, dirigida pelo maestro Leonardo Gabuzzini, realizará peças de seu repertório consolidado, incluindo os grandes sucessos italianos e internacionais em música leve, música de cinema e estilos modernos que caracterizaram o século XX, como swing, jazz e blues. O Concerto da Cidade “Edoardo Chiti” é uma realidade musical enraizada na história da Prato e este ano celebra seus 175 anos de atividade. Info aqui.
  • Spirit of New Orleans Gospel Choir – às 17h no Teatro Metastasio. Abrirá o concerto o primeiro coro evangélico nascido em Prato “The Gospel Fire Choir” e o primeiro coro evangélico de crianças nascidas na Itália “Little Big Gospel Choir” ambos dirigidos por Patrizia Calussi. Spirit of New Orleans Gospel Choir é uma formação sem precedentes composta por onze dos melhores músicos dos grupos gospel de igrejas batista em Nova Orleans e Louisiana. O conjunto tem suas raízes na tradição mais genuína e intensa da música religiosa e, graças a uma intensa capacidade vocal e interpretativa, consegue gerar um clima de união alegre e fraterna com o público. A dimensão ao vivo é, de fato, a expressão mais agradável, na qual eles construíram sua fama, atuando nos eventos mais prestigiados dos EUA: do New Orleans Jazz & HeritageFestival al Monterey Jazz Festival, dall’American Virgin Island Fest al South California Gospel Event. Info aqui.
  • Una colazione ad arte – no Palazzo Pretorio – com café da manhã às 11h e doces de natal mas 14h. Evento especial para celebrar o Ano Novo. Concerto de Les Violons d’Ingres con Spumeggianti armonie: invenções maravilhosas para dois violinos de compositores europeus entre barroco e classicismo, de Haydn a Mozart. Em colaboração com Camerata strumentale Cittàdi Prato. Preço: 15 € mediante reserva. Ás 14.00 – doces de ano novo, à partir das 14.00 para todos os visitantes de Legati da una Cintola e del Museo, um pacote gratuito de biscoitos de Prato (Biscottificio Mattei). Info aqui.

Siena 01.01SPIRIT OF NEW ORLEANS GOSPEL CHOIR – coro gospel – na Piazza del Campo às 14h, gratuito

_________________________________________________________________________________

IMG_5433

Jantar em Villa Renascentista em Florença

EVENTOS PARTICULARES:

Ha alguns eventos de Reveillon em locais fechados que, sobretudo, oferecem jantar, poucos oferecem somente musica e espetáculo, porque faz parte da tradição italiana as grandes “tavolatas” de Natal e Reveillon. de Esse é uma argumento importante porque aqui na Itália, no jantar do dia 31 e no almoço do dia 1, a grande maioria dos restaurantes não trabalham com o Menu normal, mas com menu especial, por isso, indico sempre verificar antes, nos sites dos restaurantes, o menu de veglione ou capodanno ou di San Silvestro (Menu de Reveillon), e pranzo di anno nuovo (almoço). Para reservar, envie um email ao restaurante.

Leia a nossa  lista de Restaurantes indicados na Toscana aqui e escolha aqueles que lhe interessam. Ainda tem o texto dos restaurante indicados no guia michelan aqui, e das melhores pizzarias aqui.

Para ter uma ideia, o jantares ou almoços de “capodanno” são compostos de entrada, geralmente dois pratos de massa e depois um prato de carne,  mais vários doces. Os preços variam de um mínimo de 35 euros por pessoa até 200 euros, se tiver algum espetáculo ou música.

Os restaurantes dos Hotéis 5 e 4 estrelas, apresentar ótimas opções de jantar, ou jantar + entretenimento, só não se esqueça de reservar com antecedência. Em geral, os hóspedes do hotel tem desconto no jantar.

Restaurantes de Hotéis, Restaurantes recomendados, entre outros em Florença

A – Uma lista dos restaurantes em Hotéis mais TOP de Florença para o Reveillon:

_________________________________________________________________________________

B – Restaurantes Recomendados em Florença:

  • Para a véspera de Ano Novo, os entusiastas gourmet podem escolher a Enoteca Pinchiorri, três estrelas Michelin – ainda sem informação de menu
  • Ótimos restaurante são Ora d’aria, uma estrela Michelin, ou La bottega del buon caffè do chef Antonello Sardi estrela Michelin
  • O Leggenda dei Frati, meu restaurante preferido em absoluto em Florença
  • Decumanus é um restaurante de design no centro de Florença, via dei Servi, perto da piazza Duomo.  € 100,00
  • Conventino a Marignolle um restaurante de luxo em uma colina de Florença, com uma maravilhosa vista, pratos de alta qualidade.  € 180,00

____________________________________________________________________________

C – Outros Restaurantes, Pubs e Villas em Florença:

Lista de alguns restaurantes que eu não conheço, mas que fazem eventos ou jantares no Réveillon:

_________________________________________________________________________________

Otel – discoteca e restaurante

Discotecas em Florença:

  • Flog – “Delirio a Capodanno” festa inspirada nos anos 50 e nos filmes como “a febbre do sabado noite” e “Grease”, com show do The Twisters musica americana com rock’n’roll, swing, boogie woogie, twist e a seguir dj set de Lorenzo Hugolini, Ghiaccioli e Branzini e Lusiano & Maghero. (Apertura portas 00.30, bilhete 25 euros).
  • Terrazza Martini | aperitivo + jantar + dj –  a partir de € 25,00
  • The Willian: jantar + Dj set –  a partir de € 50,00
  • Discoteca Space | aperitivo + jantar + dj –  a partir de € 20,00
  • Otel Varietè | aperitivo + jantar + intreterimento + dj –  a partir de € 35,00
  • Tenax |  aperitivo + buffet + intreterimento + dj –  a partir de € 55,00 –
  • Party Tour | Giro di 3 disco-club: Twenty One, Blue Velvet, Babylon e possibilidade de incluir jantar  –  a partir de € 20,00
  • Yab Disco Club | aperitivo + jantar + dj –  a partir de € 45,00

_________________________________________________________________________________

Festa de Reveillon no Castello di Fodisnovo de 2016 que eu fui - jantar buffet + dj

Festa de Reveillon no Castello di Fodisnovo (Massa) de 2015/2016 que eu fui – jantar buffet + dj

Restaurantes de Hotéis, outros restaurantes e eventos no interior:

Lista dos restaurantes de Hotéis  para o Reveillon:

  • Castello del Nero, (entre as colinas de Chianti) faz um Jantar na véspera de Ano Novo no restaurante que tem 1 estrela michelan  – 300 euros por pessoa com vinho
  • Hotel Garden (Siena) – jantar com banda ao vivo para dançar, veja menu aqui.– 110 euros por pessoa
  • Villa Resort (Montecatini Terme) Festa com discoteca + jantar + musica ao vivo, com possibilidade de reserva de quarto
    • Jantar + Disco: €99 (con 1 Drink)
    • Jantar + Disco + mesa: €134 (tavolo min 6 pessoas)
    • Ingresso Disco €15 com drink
    • Ingresso Disco – prevendo  €20 com 2 drink
    • Ingresso Disco – com mesa  €30 (min 6 pessoas)
  • Hotel Resort Le Vedute –  (Fucecchio) – musica ao vivo + intenerimento + jantar – a partir de  €65,00

___________________________________________________________________

Outros eventos e restaurantes:

Abetone (Pistoia): jantar com animação – Ovovia & Disco Lupobianco – evento na montanha em meio à neve – Um jantar para danças sobre as mesas e brindar em companhia! Jantar servido à mesa no Refúgio (para subir é necessário pegar a ovovia), menu completo com uma bebidas, um aperitivo, duas entradas, prato principal, água e uma garrafa de vinho a cada três pessoas. Durante o jantar música com Djset, 60 euros por pessoa.

Siena: Festeggiamenti di Capodanno – Piazza Giacomo Matteotti – das 19 às 2h.

  • Aperitivo Musical com DJ set. Início às 19h.
  • Grande Cenone (grande jantar) ao interno do Bar La Favorita às 20.30 –  entrada gratuita, porém o jantar é a pagamento e com reserva.
  • Festa de Capodanno na Piazza della Posta com dj set das 23 à meia noite

Lido di Camaiore (Lu)Capodanno Versilia Ostras Beach : jantar e discoteca

Fodisnovo (Ma)Capodanno al Castello Malaspina – jantar, espectáculo medieval e discoteca –  à partir de 75 euros por pessoa

Lido di Camaiore (Lu)La Capannina jantar + discoteca

_________________________________________________________________________________

natal florença mercado_25

Para se locomover em Florença na noite de 31/12:

* atualizado dia 29.12.2017

Para ir aos locais da festa indico SEMPRE ir de transporte publico, ja que a frequência do serviço será aumentada e os serviços garantidos quase até o início do dia 1. Atenção, compre o bilhete de retorno antes e evite as enormes filas no terminal da estação e siga meu conselho, não vá de carro!

As áreas onde os eventos terão lugar nas praças serão fechadas ao tráfego e a ZTL (Zona de trafico limitado, veja aqui o que é) estará ativada até às 20hs do dia 1 de Janeiro. Já nos dias anteriores haverá áreas sem estacionamento, portanto fique atento às placas.

O TRAM vai permanecer em funcionamento durante toda a noite (linha 1) e vai ligar os dois terminais, sem restrições (de Villa Costanza para a estação de trem) é terá freqüência a cada 11 minutos. Começa 31.12 às 17 e termina dia 1.01 às 5 da manhã.

O serviço comum de transporte público de ônibus (ATAF) local terminará às 20h30, exceto para as linhas 6, 11, 14, 17, 22, 23, que continuarão até as 2.30 horas do dia 1 de janeiro para garantir o acesso aos eventos agendados nas vários praças.

O ATAF (companhia de transporte de Florença) fará serviços adicionais  GRATUITOS de ônibus das 20hs do dia 31 dezembro, até às 2hs de 1 de Janeiro. Será colocado à disposição quatro ônibus gratuitos  (chamadas de NAVETTA), além das linhas 6, 11, 14, 17, 22, 23 (para este precisa de bilhete).

Um transporte gratuito será ativado para Piazzale Michelangelo da Piazza Beccaria (parada GIOVINE ITALIA / AMENDOLA) para a Piazzale di Porta Romana (terminal PORTA ROMANA) tanto de ida quanto de retorno com uma frequência média de 10 minutos das 20 às 22,30 no dia 31 de dezembro em condições regulares de trânsito. O serviço será retomado às 01.15 até 03.00 do dia 1 de janeiro com a mesma freqüência estimada em condições normais de trânsito. Na Piazza Beccaria e Porta Romana, os cidadãos podem aproveitar o serviço depois de deixar o carro nos parques de estacionamento de Sant’Ambrogio, Beccaria e Oltrarno – Calza.

Linhas pagas:

  • LEMBRE-SE de comprar seus bilhetes antes de entrar no ônibus (aproveite e compre ja volta).
    Os bilhetes ATAF tem a duração de 90 minutos, você pode comprar:
    – No varejistas ATAF (bares, tabacarias, quiosques, ponto ATAF  etc) por € 1,20 diurno e € 4,00 noturno
    – SMS € 1,40 diurno e € 4,50 noturno válido por 90 min, enviando uma mensagem de texto com “ataf” para o número 4.880.105
    – Nos  “parcometri”, ou seja nos parquímetros pague o valor e presse o botão “biglietto bus”
    – À bordo o preço é aumentado de 2 €

Linhas gratuitas:

  • Piazzale Michelangelo – Piazza Beccaria (parada GIOVINE ITALIA / AMENDOLA) – ida e volta
  • Piazzale Michelangelo – Piazzale di Porta Romana (terminal PORTA ROMANA) – ida e volta
  • tanto de ida quanto de retorno com uma frequência média de 10 minutos das 20 às 22,30 (atenção ao horário) no dia 31 de dezembro em condições regulares de trânsito. O serviço será retomado às 01.15 até 03.00 do dia 1 de janeiro com a mesma freqüência estimada em condições normais de trânsito

Leia o texto sobre o transporte público em Florença e como comprar os tickets aqui.

ONDE ESTACIONAR:

Veja no nosso texto sobre onde estacionar em Florença  aqui. Veja bem, é garantida a abertura 24 hs do estacionamento da estação de trem de Santa Maria Novella, portanto é o estacionamento indicado para o centro, mas custa!!!

Na Piazza Beccaria e Porta Romana é possível usar o serviço depois de deixar o carro nos parques de estacionamento de Sant’Ambrogio, Beccaria e Oltrarno-Calza. O parque de estacionamento Villa Costanza também está aberto e pode ser acessado diretamente da auto-estrada A1 graças à saída “Villa Costanza” entre Scandicci e Impruneta, tanto norte como sul. Você estaciona o carro, sem sair da estrada, e chega ao terminal da linha de eléctrico T1 que liga Scandicci ao centro de Florença em poucos minutos  – MELHOR OPçAO!!!

Se seu interesse é ir ao Piazzale Michelangelo, eu absolutamente não indico você a ir de carro, mesmo com muitos estacionamentos na região, pois não haverá muitas vagas. Escolha as opções de ônibus, ou taxis.

_______________________________________________________________________________

 Então, boas festas! E não esqueça de visitar esta pagina durante o mês, pois colocaremos sempre novas informações de festas e manifestações.

Leia também o texto da Descobrindo a Sicilia, com as festas de Reveillon da Sicilia.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.
Tag: O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!