O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana?

Saiba o que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana : programação de concertos, festas, teatros, jantares e discotecas na região.

A contagem regressiva já começou, o Réveillon já tá chegando e é hora de ter decidir onde passar o fim de ano e se divertir.

*Última atualização:  26.12.2022

Recebo muitos pedidos desde outubro para indicar onde passar as festas de fim de ano na Toscana, mas aqui na Italia a celebração ocorre um pouquinho diferente que no Brasil, e as festas de réveillon, principalmente aquelas nas Praças, são divulgadas bem pertinho da data, portanto, não se preocupe, este texto será em constante atualização. Ano passado, os cantores do réveillon de Florença só foram divulgados depois do Natal! Por isso pessoal, acabei esperando para ter mais informação para poder escrever essas indicações a vocês.

Na Itália de um modo geral, as prefeituras organizam festas ao ar livre, com fogos de artifício, shows e eventos. Porém para esse tipo de festa, temos que estar preparados para um frio de doer!!!

Vou indicar aqui então algumas opções para você poder passar seu fim de ano em festa na Toscana, quentinho, ou não.

Uma dica: em italiano não se usa a palavra “réveillon”, mas sim “capodanno“, e as festas são chamadas de “veglioni di capodanno“.

Vou dividir as festas em 2 tipos:

1. Eventos Públicos nas Praças:

* os eventos nas praças são gratuitos e livres

Florença

Em Florença, para saudar o ano passado, não haverá o tradicional «concerto» de fim de ano, mas muitos eventos espalhados por toda a cidade.

A Piazza Santissima Annunziata ganhará vida a partir das 22h com o concerto gospel organizado pela associação cultural Musart. Um espetáculo que combinará religiosidade, música e beleza com a atuação de dois grupos, Os Peregrinos e As Mulheres de Deus, antecipado pela difusão de música ambiente na praça a partir das 21h30: apresentação e contagem regressiva a cargo de Eva Edili, jornalista e palestrante rádio.

Na Piazza San Lorenzo, a orquestra Toscana Classica em colaboração com a Orquestra Filarmônica de Kharkiv proporá um programa que vai de Strauss, Rossini, Bizet a Morricone. Uma noite de muita música, das 22h15 até à 1h00, que não esquece o cenário atual ainda marcado pela guerra na Ucrânia. A colaboração com a orquestra de Kharkiv pretende, de fato, ser uma importante mensagem de conscientização.

Na Piazza Signoria, a Aria Cultural Network, em colaboração com a Creazioni Associazione Culturale e a FaRM, organizou um evento que combina performances acrobáticas, videomapping, música e efeitos de luz, com base em uma fórmula projetada sob medida para o local. A empresa eVenti Verticali, que trabalha internacionalmente criando espetáculos únicos com forte impacto visual, integrando técnicas de escalada com técnicas circenses, proporá uma performance site-specific das 21h à 1h que transformará a fachada do Palazzo Vecchio em um verdadeiro palco.

No Oltrarno, das 21h30 à 1h, com paragem à meia-noite na Piazza del Carmine, será atravessado por três bandas marciais toscanas, o Bandão, uma orquestra de percussão com um repertório que vai dos sons das tradições musicais italianas aos sons característicos de países como como o Brasil, Cuba e o continente africano, a Magicaboola Brass Band, uma moderna banda de rua composta por instrumentos de sopro e ritmo, e a Pulsar, nascida como um grupo estudantil e hoje uma das mais conhecidas e consolidadas bandas de rua, evento organizado pela associação Music Pool.

Mais abaixo ficam os eventos a pagamento.

Outras cidades em ordem alfabética:

Arezzo – na Piazza Sant’Agostino, espera-se a presença de um grande músico no palco, mas os detalhes ainda não foram definidos, em geral, é comum a divulgação depois do Natal.

Barberino di Mugello (FI) –  aguardando informação

Carrara – –  aguardando informação

Cascina (PI) – Sábado, 31 de dezembro, será um Ano Novo inesquecível na Cidade do Teatro de Cascina com o concerto dedicado ao Oscar Ennio Morricone. Uma orquestra de 30 elementos e as mais belas trilhas sonoras da história do cinema está em cena para saudar a chegada de 2023. “ Morricone Film History” irá traçar os marcos principais da carreira do Mestre desde as primeiras colaborações com Sergio Leone, até a música feita para Hollywood, que o consagrou como ícone mundial com uma estrela no Passeio da Fama. A noite terminará com o brinde à meia-noite para celebrar a chegada do Ano Novo.

Livorno – –  aguardando informação

Muitos eventos nas praças da província de Livorno: em San Vincenzo haverá a décima edição do Ano Novo do Mar na Piazza della Vittoria, o evento que envolve a exibição do Mamalover com a apresentação ao vivo de grandes sucessos dos anos 70 até hoje e, a seguir, dj set com Samuel Kimko, Dj Zullo e Alex Ferro. Enquanto em Suvereto, um dos «borghi mais bonitos da Itália», será realizada a festa «Calici di San Silvestro», um jantar itinerante com comida de rua e bom vinho acompanhado de música de bandas de rua e DJs até as primeiras horas da manhã na Piazza Vittorio Veneto.

*Lucca Lucca também será animada por tanta boa música que, a partir das 22h, encherá a Piazza Santa Maria com um programa que contará com Luisa Corna, famosa cantora e apresentadora de televisão, como estrela convidada.

Massa – –  aguardando informação

Montepulciano (SI)  – Assim, no dia 31 de dezembro, das 17.00 e até depois da meia-noite, ao longo de todo o percurso da cidade, os hóspedes poderão admirar a iluminação especial de vistas e edifícios, capazes de exaltar inúmeros elementos arquitetônicos, e caminhar, acompanhados de um fundo musical. Na Piazza Grande serão propostas projecções de vídeo nas fachadas dos palácios, enquanto os faróis sublinharão o carácter especial da noite. Para tornar o cenário mais sugestivo, depois também alguns braseiros acesos. Esta instalação inédita e envolvente do cntro histórico toma o lugar do tradicional «veglione» na praça que, portanto, como já aconteceu no ano passado, não terá lugar. Os espaços que beneficiarão da iluminação extraordinária para S.Silvestro são Porta al Prato, a Colonna del Marzocco, o Palazzo Avignonesi, a igreja de Sant’Agostino, a Torre di Pulcinella, as Lojas Vignola, o Palazzo Cervini, o Palazzo Grugni, a igreja de Jesus, o ponto de confluência da via del Teatro

Pescia (PT): Ano Novo para rir com Jonathan Canini no sábado, 31 de dezembro, no Teatro Pacini em Pescia, com seu show de culto «Cappuccetto rozzo» que esgotou em toda a Toscana. A fábula de «Cappuccetto rosso» será completamente virada de cabeça para baixo pelo comediante toscano, divertindo todos os espectadores. Os bilhetes estão disponíveis em www.ticketone.it. Bilhetes do primeiro sector 46 euros, segundo sector 29,90 euros.

Pitigliano (GR): Na província de Grosseto, em Pitigliano, a chamada «pequena Jerusalém», a festa na Piazza della Repubblica começará meia hora antes da meia-noite com o concerto da banda I Divina e depois seguir o Sr. Kikko dj.

Pisa – Ano Novo em Pisa: O tradicional concerto de Reveillon será realizado em Pisa no sábado, 31 de dezembro, na Piazza dei Cavalieri a partir das 22h00, com uma proposta musical para dançar com alguns dos DJs mais queridos e com a tradicional contagem regressiva da meia-noite. No palco estará a festa Back to Back do Dj Aladin e Shorty da Radio Deejay e M2O, o show case de Dargen D’Amico além de Biondo e Dj Masciotti.À meia-noite brinde e feliz ano novo e segue (até às 02h00): animação musical.

À meia -noite , na Ponte di Mezzo, o belo show de fogos de artifício, enquanto no domingo, 1º de janeiro, às 18h, no Teatro Verdi, o “Concerto de Ano Novo”.

Pistoia :

  • às 22h Concerto al Palazzo Fabroni – no Museo Marino Marini, entrada gratuita. Um quarteto de cordas no Museu Marino Marini – Organizado pela Associação“Armonie in villa”.
  • Ainda às 22,30 na Piazza Duomo, CONCERTO DI FINE ANNO , e às 24h espetáculo de Videomapping e Dj Set. À partir das 22h30, na verdade, muitos shows nas praças e nas ruas do centro. Não perca, em particular, o dj-set Luca Civinini na Piazza del Duomo, seguido por 23h a partir do concerto de Riccardo Tesi & Banditaliana.

Pontedera: Réveillon na praça de Pontedera com show de Baby K. No dia 31 de dezembro, ela se apresentará na Piazza Martiri della Libertà, na Radio Stop Party no final do ano.

Para quem não conhece, a cantora Baby K:

Prato : Grande festa em Prato para 31 de dezembro de 2022. O Réveillon terá um duplo concerto gratuito na Piazza San Francesco com a dupla de Legno e seguido por BNKR44, no Teatro Politeama a abertura no final de ano com a Camerata Strumentale e a Archè Orchestra.  Festa não só na Piazza San Francesco, para comemorar o ano novo o centro de Prato será transformado em um grande palco ao ar livre com bandas de rua, DJ sets e música ao vivo , dentro e fora das instalações.

  • As comemorações na Piazza San Francesco começarão às 22h30 de Legno, uma dupla toscana que totalizou 40 milhões de streams
  • A partir das 22h30, a explosiva banda de rua Cambria Funky Style percorrerá as ruas do centro histórico inundando-o de música, coreografias e piadas, e acompanhando o público entre a Piazza San Francesco e as salas participantes do Réveillon Music Live Club 2023, um evento generalizado festa que, das 23h30 às 02h00, vai transformar as discotecas do centro em pequenas “clubes ao vivo” com música ao vivo.
  • No Garibaldi/Milleventi, a partir das 23h, haverá um “Baile de Final de Ano”.  No palco Riccardo Onori em colaboração com Tony Reale, o crooner de Prato conhecido por ganhar The Voice Senior, reapresenta canções do repertório da música pop americana e italiana, que serão interpretadas por uma banda excepcional, com Stefano Tamborrino (bateria) , Alessandro Cianferoni (baixo), Samuele Strufaldi (teclados). Entrada gratuita sujeita a disponibilidade, reserva recomendada em www.ilgaribaldi.it. 
  • No Teatro Politeama, no dia 31 de dezembro, às 22h30, a tradicional festa de Réveillon volta à música com a “Abertura da festa de abertura do ano” com a Camerata Instrumental da Cidade de Prato e a Orquestra Archè. Um programa de famosas aberturas brilhantes e danças sinfônicas acompanhará o público até o encontro marcado para a meia-noite, com as obras-primas de Rossini, Offenbach, Suppé e Čajkovskij. Ao final do show brinde e panetone para todos os espectadores.

San Gimignano (SI) – Veja programação:

  • Sexta-feira, 30 de dezembro – a partir das 15.00 Piazza Duomo -Artistika apresenta: Les Locustes Gitanes – música cigana e swing
  • Sábado, 31 de dezembro – a partir das 22h30 Piazza Duomo e Piazza Cisterna – Festa de Ano Novo com animação musical e fogos de artifício com Contracultura
  • Domingo, 1 de janeiro – 16.00 Sala di Dante, Palazzo Comunale – Concerto lírico de Ano Novo com Accademia dei Leggieri

*Siena: Um formato de Ano Novo generalizado também está de volta a Siena para 2022. Este ano, a praça vai dançar e brindar ao Ano Novo com a música dos DJs históricos da cidade.

  • Piazza del Campo 2023. Será mais uma grande oportunidade de dançar junto com a música selecionada por um grupo de DJs sienenses históricos que, para a ocasião, se reuniram sob o nome de “Collettivo Siena Suona Bene”. Eles vão apresentar um lineup pensado para agradar a todos: um DJ set para dançar os maiores sucessos da house music ao dance, a história da música em uma noite. O programa na Piazza del Campo inclui das 19h30 às 03h00 Siena Suona Bene (no console histórico DJs Sienese) acompanhado por vocalistas e mapeamento de vídeo. À meia-noite brinde de Ano Novo com saudação institucional.
  • Praça do Mercado: Love Swing. A Piazza del Mercato será decorada com um clima dos anos 1920 e 1930 para recriar uma atmosfera capaz de emocionar os clientes e se envolver em uma noite “We Love Swing” com música ao vivo, DJs e entretenimento dos “Ragazzi Scimmia”, uma banda histórica florentina elegante e envolvente. O programa inclui uma selecção de música de dj residente (swing, dance) das 20h00 às 22h30; das 22h30 às 23h30 haverá actuação ao vivo dos Monkey Boys (swing e rock); das 23h30 às 00h10 dj set (swing e dança); das 00:10 às 02:00 os Monkey Boys retornarão.
  • Praça da Independência: Culto Latino. Na Piazza Indipendenza será realizado o “CAFE Afrotropical Collective of Ethnic Fusion”, pela primeira vez em Siena. O projeto paralelo dos extraordinários “Ayom”, uma banda multiétnica que nos últimos dois anos tem enchido os seus prémios graças a um álbum de estreia, homónimo, que marca a evolução da world music. Vão interpretar peças dos grandes protagonistas da música atlântica, desde Cesária Evotra a Bonga, Susana Baca, Atahualpa Tyupanqui até Companhia Segundo e Clara Nunes. Uma viagem pela música afro-tropical baseada na cumbia, bossa morna e muito mais. A programação inclui das 22h30 às 23h30 CA FE ao vivo com cumbia latina e samba; das 23:30 às 00:10 dj set e, portanto, até às 02:00 novamente CAFE ao vivo.
  • Praça Tolomei: Alma italiana. Na Piazza Tolomei se apresentará “The Bluebeters”, uma banda histórica da cena italiana de Rock Steady, Soul Ska. O nome é uma referência à gravadora britânica Blue Beat Records, famosa por seu repertório Soul Rock Steady. Gênero que a banda propõe tanto transformando clássicos da world music quanto escrevendo originais em italiano, sempre coerentes com os sons e atmosferas das origens. O programa inclui das 20:00 às 00:10 seleção de vinil com DJ set; das 00:10 às 02:00 The Bluebeaters ao vivo (Soul rock constante).
  • Caminhando da Piazza del Monte: Banda Marcial. A Piazza del Monte será a base de uma histórica banda de rua: “The Fantomatik Orchestra”. A banda marcial abrirá caminho às várias praças oferecendo um espetáculo itinerante e envolvente. Um projeto musical que nasceu na Toscana em 1993 como um grupo de funky, sole e rhytm’n bluies com influenciadores Etno, Pop e dance.
  • Piazza San Giovanni: Evangelho ao vivo. Num belo ambiente, tendo como pano de fundo o Batistério da nossa Sé, actuará um coro Electro Gospel de 18 elementos, capaz de proporcionar ao público um espectáculo de elevado impacto emocional. Os “Vocal Blue Trains”, já convidados de muitos festivais italianos de alto nível, serão os protagonistas da Piazza San Giovanni. O programa inclui Vocal Blue Trains em concerto das 22h00 às 23h30.
  • Fortaleza Medici, Bastião de San Filippo: edição especial #Happiness. Como nos anos anteriores, o Bastione San Filippo encerrará os bailes com uma noite onde a música da moda tocará até as primeiras horas da manhã (sujeito a disponibilidade). O programa prevê o início da noite a partir das 23h30.
  • Palazzo Pubblico, Sala del Mappamondo: a partir das 07:45 Concerto ao amanhecer no Palazzo Pubblico em colaboração com a Accademia Chigiana. Com a primeira luz do dia as notas da violinista Elisa Scudeller, aluna de Salvatore Accardo. Admissão grátis.

Scandicci (FI) -Teatro, dança e música a partir das 21.30 no Auditório do Centro Rogers na noite de sábado, 31 de dezembro de 2022, na Piazza Resistenza em Scandicci. Oficina dos sonhos com a consultoria artística e organizacional de Cirk Fantastik, e com a participação da The Gate Florence Dance Urban School A.S.D., apresenta «Scandicci vers il 2023 de 0 a 100 anos», uma noite com a empresa Trio Trioche em «TROPPE ARIE», show musical de comédia, vencedor do prêmio surPrize 2015. Entrada gratuita com reserva em scandicci.ticka.it. Info: 334 3669013 – 339 4350965 [email protected]

No dia seguinte, domingo, 1 de janeiro, às 11h, no Teatro Aurora (via San Bartolo in Tuto, 1) Florença, a Ópera apresenta o Grande Concerto de Ano Novo com música vienense e ópera italiana executada pela Orquestra COR e Cantores da Companhia Italiana de Ópera de Florença. Entrada livre. Info: 340 8119192 [email protected]

Suvereto (LI) – Suvereto em Val di Cornia, onde é organizado um ano novo itinerante muito original pelas ruas do centro da cidade. É um evento eno-gastronômico como é frequentemente visto nas aldeias toscanas, mas é uma verdadeira jóia que é organizada para a véspera de Ano Novo. Vamos ver o programa completo que parece realmente muito saboroso. A partir das 19:00h jantar itinerante: a maioria dos restaurantes das ruas históricas estarão abertos e oferecerão especialidades locais a preços razoáveis: assim, você pode variar de um sanduíche de porchetta a um prato de tortelli com molho de carne. Cada prato será servido com um copo de vinho após a compra do copo num dos pontos de venda indicados ao preço de 5,00 €. A partir das 20:00h, as Badabimbumbands vão actuar com o espectáculo Wannagonna. A partir das 22h30 na Piazza Vittorio Veneto para esperar a meia-noite com Dj Bateaux, Fabio V. e Mauriziano. A partir das 20:00, transporte gratuito a cada 20 minutos dos estacionamentos da área de artesanato para o centro.

Volterra (PI)O Veglione no sábado, 31 de dezembro de 2022, em Volterra, promete alegria, lazer, diversão e oportunidades seguras de dança para enfrentar o Ano Novo da maneira mais serena possível. A festa de Ano Novo na Piazza dei Priori começará às 23:00 e inclui música ao vivo e DJs com Francesco Faggella diretamente da RTL 102.5, Radio Montecarlo 2 e Radio 105.

_________________________________________________________________________________

andrea bocelli teatro del silenzio_3

2. Concertos, Operas e Shows de fim de ano:

*no final deste texto, damos orientações de como se locomover na cidade na noite de 31.12

Florença 

  • Desfrute de uma noite de cultura enquanto a orquestra Maggio Musicale Fiorentino da cidade dedica a última noite do ano a Beethoven com uma apresentação da Sinfonia nº 9 em Ré menor, Op. 125. O concerto começa às 18h, seguido de jantar com apresentação musical de jovens músicos da Maggio Musicale FiorentinoAcademy com bolhas e fogos de artifício à meia-noite. Os preços dos bilhetes para concerto + jantar começam nos 260 euros ; concerto apenas 40 euros .
  • Os entusiastas da ópera podem gostar de tocar em 2023 na Gala da Ópera de Ano Novo na igreja de Santa Monaca. Os bilhetes custam 70 euros . Ligue ou WhatsApp +39 329 7843935 ou e-mail: [email protected]
  • Enquanto o confete se acomoda, passe o dia de Ano Novo com a Orchestra della Toscana em seu concerto em 1º de janeiro. O programa da noite inclui obras de Giuseppe Verdi, Amilcare Ponchielli e Giacomo Puccini. A venda de bilhetes começa nos 15 euros.
  • Gala da Ópera de Ano Novo na Igreja de Santa Monaca – Florença, Igreja de Santa Monaca –
  • Ano Novo: Duetos de amor da ópera italiana – Florença, Igreja Anglicana de St. Mark – sáb 31. de dezembro de 2022, 21:00
Gala da Ópera de Ano Novo na Igreja de Santa Monaca

 

  • No dia 31 de dezembro, a magia do Circo Medrano voltará com o grande veglione de Ano Novo no Mandela Forum, com apresentações de acrobatas, malabaristas, dançarinos, trapezistas e alguns artistas do Cirque du Soleil. Bilhetes de 30 a 80 euros.
  • Mas em Florença haverá também a marquise do projeto InStabile, que para 31 de dezembro propõe a grande «Festa total»: às 20.30 jantar com show comico-acrobatico (também para crianças) e, após o brinde à meia-noite, o concerto do grupo Cacao Mental e o dj set de Ghiaccioli e Branzini. Bilhetes para jantar a partir de 50 euros (25 euros para crianças).

Florença – 31.12 – Musica eletrônica no Obihall – A festa do ano em nome da música eletrônica no Obihall em Florença, com o “Insoud Festival Nye”: convidados no dia 31 de dezembro às 21h, o dj de Berlim Len Faki, um dos principais nomes da cena internacional para technomusic, e Sam Paganini, um dos produtores do momento, e Gary Beck, um famoso produtor de Glasgow.

O festival continua no dia 1º de janeiro no Viper Theatre, a partir das 16h, com Pär Grindvik e Pfirter.

Outras cidades:

Livorno – 31 de dezembro de 2018, a partir das 21:30 “Grande Ano Novo com panetone e brinde final” no Teatro i Quattro Mori. No palco estarão Emanuele Barresi e a Compagnia degli Onesti com “Farsa di Capodanno”, dirigido por Emanuele Barresi, figurinos de Adelia Apostolico. No palco um texto em quadrinhos, adequado para a ocasião, para começar o novo ano se divertindo e brindar todos juntos. A comédia será de uma comédia pirotécnica. Haverá também, no final da noite, o humor esmagador de Stefano Santomauro, um artista livornês que se impõe com grande habilidade na cena cómica italiana. E depois da meia noite “SHOW COMICO” com Stefano Santomauro. Ingresso: www.cinema4mori.it

Livorno 01.01 – No Teatro Goldoni acontecerá o tradicional Concerto di Capodanno no dia 1 de janeiro com a Orchestra dell’Istituto Musicale “P. Mascagni”, às 18hs. Info aqui.

Lucca – 01.01: – Será outro Ano Novo em nome do grande espetáculo, início às 20:45 com o grande jantar buffet com curadoria de Lazzaroni Catering (aperitivo, primeiro prato quente, carne, buffet de sobremesas, champanhe e muito mais), para então abraçar a grande música em muitas declinações diferentes. No palco (das 21h às 22h) os intérpretes do Festival irão ascender para a grande gala lírica de Puccini e seu Lucca, com os solistas acompanhados pelo piano do maestro Diego Fiorini. Este concerto, em particular, será dedicado à memória do artista Riccardo Benvenuti, recentemente falecido, um grande amigo de Andrea Colombini. Então (das 22h15 às 23h30) aqui está a irresistível Orquestra Osmann Gold Swing, com um incrível programa, que será articulado passando de Duke Ellington para Glenn Miller, passando por Bach, P. Conte e Modugno, E. Piaf. e Ennio Moricone. Haverá também homenagens a Di Capua, Coltrane, Henderson, Rinaldi, Miller e Garland. Um show sem atrasos que atingirá o seu pico às 23h30 (até 01.30), quando Lily chega a Orquestra Filarmônica de Lucca, dirigido por Andrea Colombini para Waltz Triumph, interrompida apenas para o brinde coletivo grande da meia-noite com champagne Veuve Pellettier e doces (panetone e pandoro) com creme de chantilly. O concerto, com música de Puccini, Strauss, Lehar e muitos outros. Os solistas serão Francesca Maionchi, Nicola Simone Mugnaini, Giovanni Cervelli e muitos outros, acompanhados pela guitarra solo (com várias piadas) do grande Meme Lucarelli. Info aqui

Montecatini Terme – 01.01  – “CONCERTO DI CAPODANNO” – Começando às 11h00 no Terme Excelsior, a Accademia Ruggero Leoncavallo vai desejar um bom começo para o ano novo com o “Concerto Tradicional de Ano Novo”, com músicas de Bizet, Prokofiev, Rota, Brahms, Verdi e Strauss. O concerto terá entrada gratuita

Pistoia – 01.01AGUARDANDO DIVULGAÇÃO

Pisa – 01.01 – Concerto de Ano Novo no Teatro Verdi – No dia 1º de janeiro,  Concerto de Ano Novo: no Teatro Verdi, às 18h. Organizada e promovida, como sempre, pelo Município de Pisa, Pisa Anfitrião Lions Club eo Pisa Fundação Teatro di, Concerto de Ano Novo 2018, mais uma vez vê a Orquestra Arche, composta dos melhores jovens músicos toscanas, assistido por professores d ‘orquestra de importantes orquestras nacionais.

Prato – 01.12 – vários espetáculos:

  • Dia 1 de janeiro – O Concerto Cittadino Edoardo Chiti  celebra a chegada do novo ano, como de costume, no átrio da estação central, com um evento que já chegou à sua 15ª edição. Os trinta e cinco músicos da orquestra ritmo-sinfônica, dirigidos pelo maestro Leonardo Gabuzzini, se apresentarão em um concerto do vasto repertório, característica artística da orquestra, em tradicionais canções natalinas, de jazz, swing, música nacional e internacional e trilhas sonoras de filme. às 17:30h – saiba mais
  • Dia 1 de janeiro – Christmas Gospel Show. O primeiro coral gospel nascido em Prato The Fire Choir e o primeiro coral gospel de crianças italianas, Little Big Gospel Choir, ambos dirigidos por Patrizia Calussi, vão abrir o show. Um show jovem e moderno, onde a presença de palco, elegância e estilo são tão importantes quanto os temas cantados e vocais. As quatro magníficas vozes de Terelle Tipton, Eric Sumter, Shilan Douglas e Sharon Williams, membros fundadores da Uni.Sound, fundem-se, apoiam e dão vida a um som único e especial. Ás 17hs no teatro Metastasio.
  • Una colazione ad arte – no Palazzo Pretorio – com café da manhã às 11h e doces de natal mas 14h. Evento especial para celebrar o Ano Novo. Concerto de Les Violons d’Ingres con Spumeggianti armonie: invenções maravilhosas para dois violinos de compositores europeus entre barroco e classicismo, de Haydn a Mozart. Em colaboração com Camerata strumentale Cittàdi Prato. Preço: 15 € mediante reserva. Ás 14.00 – doces de ano novo, à partir das 14.00 para todos os visitantes de Legati da una Cintola e del Museo, um pacote gratuito de biscoitos de Prato (Biscottificio Mattei). Info aqui.

_________________________________________________________________________________

IMG_5433
Jantar em Villa Renascentista em Florença

3. Eventos Particulares:

Ha alguns eventos de Reveillon em locais fechados que, sobretudo, oferecem jantar, poucos oferecem somente musica e espetáculo, porque faz parte da tradição italiana as grandes “tavolatas” de Natal e Reveillon. de Esse é uma argumento importante porque aqui na Itália, no jantar do dia 31 e no almoço do dia 1, a grande maioria dos restaurantes não trabalham com o Menu normal, mas com menu especial, por isso, indico sempre verificar antes, nos sites dos restaurantes, o menu de veglione ou capodanno ou di San Silvestro (Menu de Reveillon), e pranzo di anno nuovo (almoço). Para reservar, envie um email ao restaurante.

Leia a nossa  lista de Restaurantes indicados na Toscana aqui e escolha aqueles que lhe interessam. Ainda tem o texto dos restaurante indicados no guia michelan aqui, e das melhores pizzarias aqui.

Para ter uma ideia, o jantares ou almoços de “capodanno” são compostos de entrada, geralmente dois pratos de massa e depois um prato de carne,  mais vários doces. Os preços variam de um mínimo de 35 euros por pessoa até 200 euros, se tiver algum espetáculo ou música.

Os restaurantes dos Hotéis 5 e 4 estrelas, apresentar ótimas opções de jantar, ou jantar + entretenimento, só não se esqueça de reservar com antecedência. Em geral, os hóspedes do hotel tem desconto no jantar.

3.1 – Florença

Uma maneira diferente de comemorar? Florence Ice Village – patinação no gelo, mercados, casa do Papai Noel – Fortezza da Basso, A pista estará aberta todos os dias das 10:00 às 24:00. A vila fecha às 21:00. Foi construida naFortezza da Basso  a pista de patinação no gelo mais longa da Europa: construída em torno da piscina de Poggi, no jardim Fortezza, proporcionará a adultos e crianças uma experiência única. Mas, além da pista de 300 metros, haverá a vila de Natal, a casa do Papai Noel, barracas de comida, música, entretenimento e jogos.

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E REVEILLON? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

Restaurantes de Hotéis

Uma lista dos restaurantes em Hotéis mais TOP de Florença para o Reveillon:

  • no Hotel Lungarno Collection: 31 de dezembro de 2022 só pode ser uma noite inesquecível. Os terraços, salões e salões dos hotéis de luxo da Lungarno Collection, combinados com as excelentes cozinhas comandadas pelos Chefs Claudio Mengoni (Borgo San Jacopo) e Antonio Minichiello (Caffè dell’Oro), junto com toda a equipe Lungarno Dining são os ingredientes ideal para celebrar a passagem de ano num ambiente mágico.
    • Restaurante Borgo San Jacopo (1 Estrela Michelin) – jantar de Reveillon, noite de 31: menu – 350 euros por pessoa – Harmonização de vinhos + 195€ incluindo flute de champanhe Dom Pérignon
    • Caffè dell’Oro –  (Hotel Portrait Florence)  – Jantar de Fim de Ano 250,00 € | Harmonização de vinhos 105,00€ – descubra  o menu
    • The Fusion Bar & Restaurant – (Hotel Continentale) Brinde de Fim de Ano (17h-3h)-DJ SET (22h-2h)-1 bebida+doces tradicionais 50€ por pessoa/1 garrafa de champanhe por casal € 80 por pessoa
    • La Terrace – (Hotel Continentale) – Brinde de Ano Novo (23:00-01:00) 1 garrafa de champanhe, caviar e doces tradicionais € 90 por pessoa.
  • Cibreo at Helvetia & Bristol – Jantar de Fim de Ano & DjSet ao vivo , 195 euros por pessoa, mais 45 euros com harmonização de vinhos, menu vegetariano 145 euros por pessoa, mais 45 euros com harmonização de vinhos. Leia o menu
  • no Hotel Savoy: Jantar de Fim de Ano , 345 euros por pessoa sem bebidas com animação musical ao vivo. menu  e Brunch dia 1 de Janeiro, 105 euros por pessoa incluindo vinhos, grátis até aos 14 anos. Leia o menu
  • no Grand hotel Baglioni –  O jantar de passagem de ano terá início às 19h30 (última entrada às 21h30). Open Bar a partir da meia-noite, música ao vivo até a 1h. O cardápio custa € 220 por pessoa, menu.
  • no Hotel Ville sull’Arno, ristorante Flora & Fauno – 120 euros cada, ambas as bebidas não incluídas
  • O restaurante do Four Seasons Hotel Florence (Borgo Pinti 99):
    • Brunch de Fim de Ano 140 euros por pessoa, espumante e vinhos selecionados incluídos – menu
    • Gala de Fim de Ano : 450 euros por pessoa, bebidas não incluídas ( jantar + depois do jantar com música e entretenimento no Lobby) – menu
  • no Jardim de Inverno do Hotel St. Regis Florence, no restaurante Winter Garden by Caino, Gala de Ano Novo St. Regis 450 euros por pessoa, vinhos não incluídos Menu – A noite será acompanhada por DJ set e performance ao vivo do artista italiano SIMONA MOLINARI
  • Hotel Brunelleschi:
    • Jantar Réveillon Santa Elisabetta : 1000 euros por pessoa incluindo vinhos. Leia o cardápio
    • Jantar de Réveillon do Brunelleschi Hotel : 269 por pessoa incluindo vinhos. Leia o menu
    • Brunch dia 1 de Janeiro: 74 euros por pessoa incluindo vinhos. Leia o menu 
  • Hotel Westing Excelsior: Gran Gala di San Silvestro 350 euro a persona bevande escluse, con musica dal vivo.
  • Na Villa Cora – Uma residência aristocrática da Toscana nas colinas, a poucos passos do centro de Florença e rodeada por jardins antigos. 31 de Dezembro – Jantar de Gala de Fim de Ano , na Sala Specchi 290€ (uma garrafa de Champagne por casal), na Sala Moresca 260€ (uma garrafa de Champagne por casal)
  • No Grand Hotel Minerva, chef Tommaso Calonaci criou para você um menu gourmet servido a partir das 19h30, terminando às 22h30, que lhe dará a possibilidade de comemorar a meia-noite onde você preferir em Florença – menu
  • No Hotel RegencyMenu de Ano Novo : 210 euros cada, depósito de 50% exigido na confirmação Piazza M. D’Azeglio, 3 – 
  • Relais Santa Croce – Celebre uma passagem de ano inesquecível em Florença numa esplêndida residência renascentista, o Relais Santa Croce by Baglioni Hotels & Resorts. Reserve o seu lugar para uma noite maravilhosa com um jantar especial e música ao vivo do começo ao fim, depois faça um brinde para brindar a chegada de 2023. Saboreie um sofisticado buffet com as sublimes criações do Chef Antonino Pepe na deliciosa Sala da Música e no Guelfi & Ghibellini restaurante. Saboreie deliciosos pratos de carne e frutos do mar elaborados com os melhores ingredientes toscanos, sem esquecer as tradições culinárias italianas que são imperdíveis no último dia do ano. Celebre com a sua família e amigos mais próximos num ambiente festivo intimista. Não perca a festa mais esperada do ano no coração de Florença. Menu – 320 euros – Animação com música italiana e internacional ao vivo dos anos 60 até aos dias de hoje na Sala de Música
  • festa Drag Me To Hell – Final Stop 31.12.22 no 25hours Hotel Piazza San Paolino (via Palazzuolo 11R). Deleite-se com um menu de frutos do mar de sete pratos e levante seus copos para um feliz ano novo. 180 euros por pessoa
  • A celebração da véspera de Ano Novo do Villa Tolomei é o máximo em elegância, com os convidados sendo brindados com um menu de 8 pratos que inclui uma porção de lentilhas com cotechino (uma tradição italiana do Ano Novo) depois da meia-noite. Os hóspedes são convidados a dançar a noite toda com uma apresentação de DJ ao vivo. 180 euros por pessoa em mesa partilhada e 190 euros por pessoa em mesa privada de 2 a 4 pessoas.
  • San Giovanni Rapolano Terme
    Especial Réveillon, aperitivo e jantar e parque da piscina termal aberto até as 2h30.
    SAIBA MAIS
    Via Terme San Giovanni, 52, Rapolano Terme (SI) – 0577 724030 – www.termesangiovanni.it – [email protected]

_________________________________________________________________________________

Restaurantes Recomendados em Florença:

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E REVEILLON? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

  • Para a véspera de Ano Novo, os entusiastas gourmet podem escolher a Enoteca Pinchiorri, três estrelas Michelin – 590€ por pessoa sem bebidas – O menu inclui um brinde com Champagne Philipponnat Royale Réserve – veja aqui.
  • Acqual2 – A dois passos de San Firenze, um animado evergreen vendido há mais de 40 anos liderado por Stefano Innocenti, chef patrono e fundador, com sua irmã Lucia, Gianni Ravera e Valentino Pagliari. Para as feriados Menu à la carte. – Via della Vigna Vecchia, 40/r –
  • Anastasia : Menu de Ano Novo : 90 euros por pessoa, sem vinho – menu – Via di Mosciano, 5, 50018 Scandicci 
  • Antellesi – na véspera de Ano Novo , almoço e jantar abertos com menu completo à la carte! – Via Faenza 9
  • Belcanto: Jantar de passagem de ano no Belcanto com concerto : uma soprano, um tenor e um maestro ao piano acompanham a noite. Ao bater da meia-noite, um brinde com prosecco e pratos tradicionais de lentilhas camponesas. Preço 115 euros por pessoa, 1 garrafa de vinho por cada 4 pessoas. Leia o menu Restaurante Belcanto – via San Giuseppe 12
  • Chic NonnaJantar de Fim de Ano : Rosso Podere Ema para cada 2 pessoas – Café, 100 euros por pessoa, combinado com prova de vinhos para cada prato mais 60 euros leia menu – Chic Nonna c/o Palazzo Portinari Salviati – via del Corso 6 –
  • Cucina di ArcetriVéspera de Natal: Rosso Podere Ema para cada 2 pessoas – Café, 85 euros por pessoa, harmonizado com prova de vinhos para cada prato mais 60 euros. – Via dell’Orto 24r
  • Cucina di Casabella by Lavacchio – Passagem de ano : 1 garrafa de vinho por cada 2 pessoas, brinde à meia-noite + 1 bebida + DJ, 110 euros por pessoa –  menu. Pontassieve, via di Montefiesole 52
  • Gastronomia Galanti – Uma mistura clássica de tradição e novas receitas, a Gastronomia oferece uma ampla variedade de pratos para serem consumidos no restaurante ou em casa. Muitas receitas para o Natal e Reveillon e uma carta de vinhos com mais de 3000 referências selecionadas pelo Sommelier Andrea Galanti. Leia os menus – Piazza della Libertà, 31r
  • Gunè – Jantar de Fim de Ano Sábado 31 160 euros por pessoa sem bebidas. Menu – Via del Drago d’Oro, 1r
  • Martarè – ENTRADA Lentilhas Beluga e Mdena Cotechino Grelhados com Trevisano e Gambas. PRIMEIRO Tortelli Valdelsa com Legumes Silvestres e Molho Pecorino e Pepolino Tagliolini com Tamboril e Caviar de Romã SEGUNDO Lulas Recheadas com Filé de Fake Zampone com Legumes Salteados. SOBREMESA Fantasia de Doces Caseiros de Festa, bolhas para aperitivos e champanhe para o brinde são oferecidos. – 65 euros por pessoa com tudo incluído, excluindo vinhos acompanhantes.- via Degli Alfani 91r/93r
  • Osteria dei Naviganti – jantar de Fim de Ano: 95 euros por pessoa sem vinhoLeia o menu
  • Ora del Veg – Jantar de Réveillon com cardápio à la carte.. via S. Zanobi 126r
  • Osteria Pratellino – Sábado 31 Jantar de Fim de Ano às 20h30 80 euros por pessoa, brinde incluído. Leia o cardápio – Via del Pratellino 44r 
  • Osteria Belguardo – Sábado 31 Jantar menu fixo 95 euros, vinho não incluído. Leia o menu – Piazza degli Scarlatti 1r
  • L’Osteria Vegetariana – nas festas menu alla carte – Piazza del Carmine 4r,
  • Restaurante ArtemideJantar de Fim de Ano 60 euros por pessoa sem vinho. Leia o menu – via di Galiga 21 – 055 8317240
  • Ristorante FrescobaldiJantar de Fim de Ano : 170 euros cada harmonizado de vinhos incluídos. Leia o menu – Piazza della Signoria, 31
  • Red Gartersábado, 31 , jantar de véspera de Ano Novo. Via de’ Benci, 33-35/r – 055 2480909 – de segunda a quinta das 17h30 às 4h, sexta, sábado e domingo das 11h30 às 4h
  • Ristorante BELLOSGUARDO – Vinci, Via Provinciale di Mercatale, 25
    • jantar de ano novo – 100 euros por pessoa – menu
    • Almoço de ano novo  – menu
  • Serre Torrigiani Bistrot está oferecendo um rico jantar de véspera de Ano Novo com pratos decadentes acompanhados por uma excelente seleção de vinhos e champanhe. 150 euros por pessoa para seleção de vinhos tintos e brancos, 190 euros por pessoa para seleção de champanhe.
  • SALOTTO PORTINARI BISTRÔ – Um salão no coração da cidade que oferece comida deliciosa e coquetéis criativos. 31 de Dezembro – Jantar de Gala de Fim de Ano , 220€ com DJ set na Sala Beatrice

  • Teatro del Salemenu da véspera de Ano Novo com concerto Folk de Boba & the Balkan King e DJ Set noturno, 120 euros por pessoa, excluindo vinhos. Leia o menuVia dei Macci 111r
  • The Stellar – Jantar de Ano Novo Stellar sábado 31 , 175 euros incluindo DJset após o jantar; só depois do jantar open bar a partir das 23h30 90 euros. – Piazza di Cestello 10, Florença

Outros:

____________________________________________________________________________

Pubs e Villas  e discotecas em Florença:

  • Mas em Florença também haverá a marquise do projeto InStabile, que para 31 de dezembro oferece “Festa total”: às 20h30, jantar com show cômico-acrobático (também para crianças) e, após o brinde da meia-noite, o concerto do grupo Cacao Mental e DJ set de Ghiaccioli e Branzini. Bilhetes com jantar a partir de 50 euros (25 euros para crianças). Também é possível entrar somente após o jantar.
  • Limonaia de Villa Strozzi promete uma viagem no tempo, graças ao dj set “Back in time”  que refaz os maiores sucessos da música dos anos 70 em diante (jantar e festa 110 euros, entrada apenas 30 euros em pré-venda).
  • No Tenax  ” New Years 12H Party”  das 11 da noite às 11 da manhã com Motor City Drum Ensemble, Alex Neri, Fabrizio Mammarella, Francesco Farfa, Philipp, Cole, David Brilli.
  • No Hard Rock Café um jantar com menu especial, DJ set de Carletto e concerto de Suzy Q. Também no Red Garter e na festa de final de ano do Combo com dj set 360°.
  • Dê as boas-vindas ao novo ano na discoteca do coração de Florença, a dois passos da Piazza della Repubblica. O novo YAB – acrónimo de You Are Beautiful – situa-se no centro histórico e é um espaço elegante que se presta a ser uma espécie de cenografia adequada ao protagonismo de todas as identidades e eventos. AQUI para todas as informações.
  • Réveillon na Discoteca Full Up 2023 em Florença 31 de dezembro de 2022. O Full Up é um dos clubes históricos de Florença localizado atrás de Santa Croce no triângulo do entretenimento. Local aberto desde os anos 60, com várias mudanças de nome, é destino fixo dos florentinos, num ambiente de tijolos aparentes que lembra um pouco as adegas dos anos 70 combinados com toques de alta tecnologia com telas de LED nas paredes.
  • No Tuscany Hall um grande galá de Ano Novo organizada pela Summer Suite juntamente com LaVita aos 30 anos! Uma noite com animação, entretenimento, gadgets e shows, música e dj sets até de manhã! Entrada + Grande Ceia às 20.30: 95 euros Entrada às 23:30 com mesa, garrafa de prosecco e doces: 60 euros Entrada apenas depois da meia-noite: 25 euros Informações e reservas: 339.547 14 12 (também whatsapp)
  • Palazzo Borghese GRANDE GALA DO ANO NOVO
  • ESPAÇO CTI TEATRO ANO NOVO com espetáculo e jantar

Discotecas em Florença:

_________________________________________________________________________________

Festa de Reveillon no Castello di Fodisnovo de 2016 que eu fui - jantar buffet + dj
Festa de Reveillon no Castello di Fodisnovo (Massa) de 2015/2016 que eu fui – jantar buffet + dj

Interior

Restaurantes de Hotéis:

Lista dos restaurantes de Hotéis  para o Reveillon:

  • Castello Bevilaqua – jantar medieval com Dj, veja aqui
  • Hotel Garden (Siena) – jantar com banda ao vivo para dançar, veja menu aqui.– 110 euros por pessoa

Eventos privativos:

Abetone – We Love Abetone Festa Oficial – A certeza de passar um fantástico Réveillon em Abetone! A noite mais longa e divertida de todo o ano civil; nada é mais esperado, nada será mais divertido do que comemorar a passagem de ano na discoteca Lupo Bianco: The Longest Night! Info aqui

Abetone – Jantar 31 de dezembro de 2022 – jantar refúgio Ovovia
Réveillon em Abetone: das 19h30 às 24h30, jantar para dançar nas mesas e brindar com os amigos! Vamos celebrar o Réveillon 2023 antecipando a diversão na hora do jantar, uma festa durante o jantar… para todas as idades! Veja as fotos e vídeos dos últimos anos em nosso site e página do facebook! A partir das 19h30 começamos com um belo aperitivo ao som de música e a partir das 21h00 inicia-se o jantar, servido à mesa no abrigo inferior do teleférico. Menu completo com aperitivo, aperitivo, dois primeiros pratos, dois segundos pratos, acompanhamento, água e uma garrafa de vinho para cada 2 pessoas. O Jantar Animação consiste precisamente em fazer festa durante o jantar: música com Djset, para vos fazer saltar da cadeira a cada garfada, guardanapos para o céu, coros, trenzinhos e brindes para vos levarem direto à festa à meia-noite! Preço Jantar Animação 120 Euros – info aqui

 

natal florença mercado_25

 Então, boas festas! E não esqueça de visitar esta pagina durante o mês, pois colocaremos sempre novas informações de festas e manifestações.

Tag: O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana

9 comentários em “O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana?”

  1. Pingback: Reveillon na Sicília: o que fazer nas maiores cidades da ilha | Descobrindo a Sicília

  2. Pingback: Passeios na Toscana - O que fazer no Natal em Florença e na Toscana? | Passeios na Toscana

  3. leandro Cardoso Souza

    Olá, belo post sobre o réveillon na Toscana. Você daria alguma dica da passagem do ano em Verona? Estarei lá nesta data e ainda não tenho nada programado. Parabéns pelo o blog

  4. Oi Deyse, Adoro suas dicas. Vou chegar em Siena dia 31/12 vindo do aeroporto de Florenca, e vou para Florenca dia 1/1. Estou na duvida se alugo carro (vou ficar no NH Excelsior, nao tem estacionamento) ou se vou de onibus. Nao consegui saber se os onibus circularao normalmente no dia primeiro. Quanto a ir de carro, sei que tem estacionamento proximo ao hotel, mas por conta da data, nao sei se dara para estacionar. qual a melhor opcao?

    1. Ola Silvana, obrigada!
      Olhei e vi que seu hotel fica perto do estádio e la tem um estacionamento enorme, portanto creio que pode sim tranquilamente e deixar o carro lá. Não me lembro se era faixa azul (a pagamento) ou branca (gratis), verifique isso ao estacionar, leia sempre a placa. Boa viagem!

  5. Olá Deyse! Suas dicas são maravilhosas, adorei o seu blog!
    Sabe me dizer se há algo para fazer no dia 1 de janeiro em Florença? Alguma coisa abre? Teria alguma sugestão?
    Obrigada!

  6. Boa noite! Primeiramente, elogiar o site e a matéria.
    Gostaria que, quando puder e estiver disponível, atualizar o site com as informações do ano novo em Florença 2016/2017, especialmente dos eventos gratuitos.

    1. Ola Lucas, como informei la no inicio do texto, aqui na Toscana os eventos sao confirmados somente em dezembro, e por isso somente irei actualizar o texto em dezembro ok?
      Infelizmente aqui é tudo meio na ultima hora mesmo.
      fique de olho!
      abs e boa viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.