Depois de Veneza, o carnaval mais famoso da Itália é o de Viareggio!
E você acredita se eu contar que, assim como no Rio tem a Cidade do Samba, aqui tem a Cidade do Carnaval (citadella del carnevale)?
Semana passada visitei a citadella e tirei todas as minhas dúvidas sobre a história do Carnaval de Viareggio e como funciona pra poder montar um GUIA PRATICO PARA O CARNAVAL DE VIAREGGIO.
Leia o segundo texto sobre o carnaval de Viareggio e veja a programação para o Carnaval de 2014.
A CIDADE
Viareggio é uma cidade da província de Lucca, que se formou no século de XVI pois a cidade precisava de uma via de acesso ao mar. Hoje Viareggio é conhecida pelas belas praias, sua arquitetura liberty, lindos hotéis a beira mar e uma atividade artística intensa. Muitos dos luxuosos yatchs que vimos pelo mundo saem dos canteiros navais dessa pequena cidade que não tem mais de 67.000 habitantes.
O CARNAVAL DE VIAREGGIO
– quando acontece:
O Carnaval de Viareggio acontece durante 4 fins de semana, passando pela terça feira de carnaval que os italianos chama de martedi grasso (terça feira gorda!!). Esse ano começa no sábado dia 15 (2 semanas antes do carnaval do Brasil) e termina no dia 9 de março.
Na verdade os desfiles acontecem somente nos domingos e na terça feira de carnaval, nos outros dias temos outros eventos ligados ao Carnaval.
O evento é transmitido pela Tv Rai3 todos os anos, na terça feira de carnaval.
– História:
A tradição do desfile de carros alegóricos de Viareggio vem desde 1873, quando alguns burgueses decidiram colocar máscaras em protesto contra os impostos que eram obrigados a pagar, e daí na nasce a vontade de repetir o evento todos os anos e assim se formou a arte do Carnaval-protesto de Viareggio.
No final do século surgiram os carros triunfais, feitos com material de lona pesada, e mais tarde substituído por papel machê moldado, para encontrar a sofisticação máxima em 1930, com o molde de papel.
Durante os 6 anos da Primeira Guerra Mundial o evento não aconteceu, mas foi retomado em 1921 e carros desfilaram em dois passeios maravilhosos ao longo do mar. Em 1971 ocorreu o primeiro carnaval na Via Reggio.
– o Burlamaco, o símbolo do carnaval de Viareggio
Burlamacco é a máscara do Carnaval de Viareggio, fundado no verão de 1930 por Uberto Bonetti, professor, pintor, artista gráfico e cenógrafo. Sua roupa é composta de um terno xadrez vermelho e branco (cores dos guarda-sóis na praia), e que lembra o vestido de um Arlequim. O nome refere-se a memória de Buffalmacco retratado por Boccaccio em Decameron, foi um pintor florentino (que fez uma afresco no Camposanto de Pisa), ele trocou a raiz do nome “buffa” ” engraçado “, com “burla” ” uma piada “, mas provavelmente, também há uma contribuição do sobrenome de Lucca Burlamacchi, ja utilizado para dar o nome ao canal do porto da cidade: o Burlamacca.
A primeira aparição de Burlamacco foi no cartaz do Carnaval 1931. Retratado como se viesse do mar, andando nas docas de Viareggio, e ao seu lado uma jovem em traje de banho (no estilo da época), com o nome de “Ondine” (vem das ondas), lembrando assim os verões passados nas praias de Viareggio.
– como é:
O Carnaval de Viareggio é caracterizado por carros alegóricos, que possuem enormes esculturas de papel-machê, que retratam caricaturas de homens famosos no campo da política, cultura e entretenimento, cujos traços característicos, especialmente os recursos são sublinhados com sátira e ironia. Os carros são enriquecidos com as novas tecnologias para criar efeitos especiais e movimentos cada vez mais complexos, e desfilam ao longo da via Reggia (também chamada de Regina Margherita) entre a praia e as construções em estilo Art Nouveau com vista para o mar Tirreno.
É organizada uma arquibancada, que aqui é chamada de tribuna e uma área para os jurados e apresentadores de Tv.
É mais comum as pessoas participarem na rua mesmo, seguindo os carros, mas tudo ocorre num ambiente muito tranquilo, pode observar que participam inteiras famílias com crianças, adolescentes e até senhoras!
– Como acontecem os desfiles:
O desfile ocorre dentro de um circuito semi-fechado (separação com cordas) ao longo do Viale Regina Margherita por um total de 2kms, no qual desfilam por cerca de 2/3 horas as seguintes alegorias:
– 10 carros de primeira categoria: +-20 metros, largos 12 metros – construidos cada um por uma equipe comandada por um mestre construtor. Podem se exibir ou não com uma ala na frente para introduzir o carro. O que faz parte da competição é o carro, lembrem-se disso, não é como no Brasil! Os carros tem efeitos especiais e se movem! (veja vídeo abaixo)
– 5 carros de segunda categoria: +-13/14 metros de altura – construidos cada um por uma equipe com seu mestre construtor
– 9 mascherate di grupo (mascaras de grupo): compostos de 8 elementos cada um, com uma “máscara’ alta 3 metros cada e colocadas ou “vestidas” por 1 pessoa
– 10 maschera singola: “máscara” carregada por 1 pessoa (3 metros de altura)
Nas duas opções podem ser de “capo”, “de cabela”, ou de “mascara vestida”.
Entre os desfiles se apresentam bandas musicais e grupos de animação.
Esses são os tratores que levam os carros, eles podem ter algum tipo de decoração também.
Existe um Regulamento do Carnaval:
Quem constrói esses carros são os chamados Maestri Construtori (os maestros da construção), eles fazem o projeto e montam esses verdadeiros galpões de construção.
E assim como no Rio, temos a Escola de Samba do Grupo Especial ou de Acesso, aqui temos Carro de primeiro e segunda categoria.
A cada desfile é somando os pontos dados pelos jurados e com base nisso é escolhido o vencedor de cada categoria. Para subir a outra categoria deve-se esperar 3 anos, assim depois deste período aqueles que tiveram mais pontos tem o direito de subir e os que fizeram menos diminuem de categoria.
Quando acaba o desfile, ou se vende o carro para outras cidades fazerem os Carnavais de fora de época (hahah aqui também tem, principalmente no verão de algumas cidades pequenas) ou para algum evento especial, e se não é vendido, em setembro, segundo o regulamento vai destruído, pois a carcaça vai usada para a construção do carro do ano que vem.
Entre Julho/Agosto os modelos de cada categoria são apresentados, um grupo da Fondazione Carnevale, que escolhe os modelos (principalmente julga se são temas parecidos, coisas ja feitas, etc) dos que ja estão na categoria mais alta e os novos que podem entrar na categoria mais baixa.
A música não tem nada a ver com a música de carnaval do Brasil, não é samba!!!!
A música que toca durante o desfile é gravada, feita por um dj ou escolhida pelo grupo que desfila, mas não é ao vivo! Alguns escolhem apresentar o carro aos jurados com uma coreografia (veja o primeiro vídeo) outros não, não há obrigação.
Vejam no vídeo abaixo, a musica geralmente é dance/pop:
Fica para os próximos posts os seguintes argumentos:
Veja a dica da Barbara Bueno do Brasil Na Italia, Compartilhe sua foto de carnaval no instagram e participe do concurso “Scatta il Carnevale”.
Leia mais:
- Carnaval de Viareggio: parte 1 – o que é e como ocorre?
- Carnaval de Viareggio – parte 2 – a realização e a programação 2014
- A experiência do Carnaval de Viareggio – por Jéssica Yasminne
- Conhecendo o Museu do Carnaval de Viareggio
Pingback: Carnaval de Viareggio – parte 2 – a realização e a programação 2014 | Passeios Na Toscana
Pingback: Conhecendo o Museu do Carnaval de Viareggio | Passeios Na Toscana
Oi Deyse,
Muito bacana a sua dica: Viareggio é também um dos meus carnavais favoritos. É ideal inclusive para quem viaja com crianças – grupo no qual me encaixo ultimamente – mas frequentava desde a época de solteira… 🙂 Ou seja: agrada todos os grupos, só não agrada aqueles que esperam ver mulher pelada desfilando porque com o frio isso é impossível! rs…
E outra grande vantagem é poder respirar um pouquinho de ar de mar em pleno inverno. Enquanto em outras cidades costuma chover, em Viareggio o sol sempre aparece para dar as boas vindas (pelo menos, eu sempre tive esssa sorte, esperando que o fato se repita no próximo final de semana também).
è isso aí,
até a próxima dica,
Babi
Que lindo Barbara, sinto também que na cidada ha toda essa vibração.
O verão lá também é otimo.
Um abraço,
Pingback: A experiência do Carnaval de Viareggio – por Jéssica Yasminne | Passeios Na Toscana
Pingback: Passeios na ToscanaO Calendário de Eventos do Carnaval de Viareggio 2015
Pingback: Passeios na Toscana - O Carnaval na Toscana
Pingback: Passeios na Toscana - Fotos e Vídeos do 1° desfile do Carnaval de Viareggio 2015
Pingback: Agenda de eventos de Fevereiro no Toscana