O raio de sol que celebra o verão na Catedral, evento único!

Junho chega cheio de novidades em Florença!

Duomo de Florença
Duomo de Florença

Na Catedral de Florença, dentro da cúpula de Brunelleschi, ha un verdadeiro relógio solar, o gnomone.

Desde a sua construção, a Catedral possui um grande instrumento astronômico, um gnomone que, com seus 99 metros de altura, é o maior de seu tipo e que, tem sido utilizado em programas científicos para mais de 300 anos. A gnomone (do grego palavra ” gnomos “, que significa ” saber “) é geralmente um pólo, uma coluna, um obelisco cuja sombra pode medir a posição do sol no céu. Pois o sol é uma fonte extensa, a sombra da cúpula do gnomone não é nítida, mas se desvanece em uma penumbra mal definida. A maneira mais eficaz de aumentar o contraste e substituir a sombra com a luz, foi de realizar um furo de medição, ou furo gnomónico, chamado de “casquilha” ou “bronzina”, que é o que temos na Catedral.

33

A “bronzinha” é um comprimido de bronze com uma abertura circular no centro, colocado na borda interna da lanterna da cúpula, atravesso o qual o raio solar passa: assim se obtém no chão uma imagem bastante nítida do sol, muito mais brilhante do que a área circundante. De acordo com uma longa tradição, confirmada por recentes descobertas, o autor do gnomone era Paolo dal Pozzo Toscanelli, que o instalou na lanterna em 1475, com a função de identificar o momento exato do solstício e, portanto, a duração do ano.

É um espetáculo único no mundo, e este ano será aberto ao público!

duomo afresco

O fenômeno será visível nos dias 6, 13, 21 e 25 de junho das 12,30 as 13,30, na Cappella della Croce, à esquerda do altar-mor. A iniciativa, tornada possível pela Opera di Santa Maria del Fiore com o Comitê para a Popularização da Astronomia, acontecerá ainda que o céu fosse nublado, e a entrada gratuita, com acesso pela Porta dei Canonici, que estando de frente a Catedral, é a segunda porta da lateral direita. É necessário reserva ligando para o número de telefone 055-2302885.

interno da Catedral
interno da Catedral

O gnomone esta sendo utilizado também para um projeto ainda mais ambicioso, ou seja, que determinar a variação da inclinação do eixo de rotação da Terra, no plano da órbita. A inclinação da Terra, de fato, não é constante  e foi uma questão já foi discutida por astrônomos árabes.

Neste período, a imagem solar será formada no piso da Cappella della Croce, à esquerda do altar maior, onde estão, sob a proteção de placas de latão, uma linha de meridiano finamente marcada, além de dois círculos de mármore, um dentro do outro, que marcam o solstício. O círculo maior, com um diâmetro de cerca de 90 centímetros, tem o mesmo tamanho que o sol no dia de solstício de verão.

31

Não perca essa oportunidade!

Se você for ao evento, conte pra gente e mande a sua foto!

Imagens: Wikipedia Commons e PasseiosNaToscana®

Leia também:
O homem com a corda no pescoço
A obra prima da arquitetura renascentista: a cúpula do Duomo de Florença
Tour da Fé: conhecendo as igrejas fora da rota turística- Visita guiada as igrejas de Florença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *