Lugares para conhecer no inverno da Toscana

22/nov | por Deyse Ribeiro

Muita gente pensa que não há muita opção de passeios na Toscana no inverno, não é verdade! A Toscana também tem seus atrativos no inverno e por isso resolvi desmistificar essa história e dar algumas dicas pra aproveitar a Toscana ao máximo!

Pista de esqui de Abetone

Pista de esqui de Abetone

Prós e Contras:

  • No inverno os dias são curtos, o que significa que é provável que você retorne de um dia de passeio no escuro.
  • O tempo pode ser muito frio, então as luvas, cachecóis e casacos quentes são necessárias. é possível encontrar estradas com neve em altitudes mais elevadas.
  • Algumas lojas nas cidades do interior fecham no inverno ou fazem férias.
  • No inverno a vista das cidades é bem mais bonita, o pôr-do-sol é muito rosa, pra mim é uma das melhores época para fotografar.
  •  Sem multidões de turistas.
  • Com menos turistas, será mais fácil de encontrar hotéis e com preço bem melhor.
  •  A oportunidade de desfrutar principais características da “verdadeira Toscana “, tais como pratos típicos a base de carne de caça, como javali e veado e ainda aproveitar a temporada das trufas brancas.
uma das fotos que eu tirei em dezembro de 2013 em Pienza com o celular!!!

uma das fotos que eu tirei em dezembro de 2013 em Pienza com o celular!!!

Agora que ja vimos que há mais pros que contras, vamos a lista dos lugares para conhecer no inverno da Toscana

1. Spas e termas pra se esquentar!

Entre os estados (regioni) da Itália  a Toscana é sem dúvida a mais rica em áreas termais, alguns exemplos de lugares famosos são Montecatini Terme, Chianciano Terme e Saturnia. A Toscana é ainda o estado que possui o maior número de propriedades  termais da Itália, há 24 resorts. As Termas da Toscana são de águas hipertermais que variam na temperatura de 25 ° C como em Montecatini terme, a 54 ° C em San Filippo.

Montecatini Terme

Montecatini Terme

As águas termais da Toscana, já conhecidas desde a época do imperador Augusto são reconhecidas pela sua qualidade e diversidade das suas águas que as fizeram famosas em todo o mundo e usadas na prevenção e tratamento de muitas doenças reumáticas, respiratórias, etc. Ja o Gran Duca dos Médice fez construir uma gruta em San Giuliano Terme (Pisa) só para que ele fazer seus banhos.

Hoje os spas modernos oferecem não apenas banhos, mas hidroterapia, vinoterapia, banhos de lama, tratamentos para doenças de pele e respiratórias, bem como serviços de bem-estar e cuidados com o corpo (massagens, sauna, banhos turcos), realizados em estruturas de grande beleza.

Algumas cidades que possuem oferta termal:

  • Pisa – Bagni di Pisa
  • Lucca – Bagni di Lucca
  • Montecatini Terme
  • Chianciano Terme
  • Gambassi Terme
  • Saturnia – Terme di Saturnia
  • San Filippo – Terme di San Fillipo
  • Bagno Vignone – Terme di Bagno Vignone

Próximo fim de semana vou a um desses resorts e conto tudo pra vocês depois aqui no Blog!

Leia o texto com a lista de todos os Spas Termais da Toscana –> Termas na Toscana: uma região rica de spas e banhos quentes
Leia a lista dos Banhos Termais ao aberto na Toscana –>Termas livres: onde fazer banhos termais grátis em meio a natureza na Toscana 

2. San Miniato a terra da trufa branca

capa tartufo

Visitar San Miniato é um ótimo programa no inverno, não só a cidade da família de Napoleão Bonaparte é linda e há uma história interessante, mas no inverno é época de trufas (tartufo)! Acontece em novembro a tão esperada Mostra Mercado do Tartufo Bianco, e ainda, a estação da trufa branca vai até dezembro/janeiro, ja em janeiro é possível encontrar as trufas marzuolo.

San Miniato, no coração da Toscana, é a cidade do tartufo (trufas), local onde especialistas de trufas e chefs uniram seus conhecimentos para criar um itinerário natural, baseado no “diamante” da gastronomia italiana, idealizado para fazer com que todos descubram os segredos da verdadeira Trufa, que preenche as mesas dos melhores restaurantes do mundo e é o alimento mais valioso da tabela por sua bondade, apreciado pelos poderosos da terra e os mais famosos. É considerado um “fruto mágico”, o “diamante da terra” ou “ouro branco” para sua temporada último preço tocou os 4000 euros por kg. A cidade fica entre Florença e Pisa! E foi em San Miniato em 1954 que foi descoberto a maior trufa do mundo, com 2,520 kg!

san-miniato-4

A Mostra Mercado do Tartufo ja começou, agora em sua 44▫ edição será realizada nos dias 15-16, 22-23, 29-30 de novembro e 8-9 de dezembro, quando as trufas encontram a sua plena maturidade e sua bondade máxima. No mercado é possível conhecer os produtos a base de trufas (veja se é MESMO feito com trufas) e ainda fazer uma verdadeira caça as trufas (que tal fazer esse passeio comigo?), além disso, a melhor parte é… comer! Eu recomendo 2 restaurantes um em San Miniato, o Pepenero e outro em Cerreto Guidi, perto de San Miniato, o PS Ristorante.

3.  O lado bom do inverno, esquiar!

Abetone

Abetone

Por ser pouco conhecida pelos estrangeiros, as áreas de esqui da Toscana acabaram por se tornar uma ótima opção de destino para o turismo desportivo.

O destino mais popular é as montanhas de Abetone, próxima a fronteira com a Emilia Romagna. Ainda, o Monte Amiata, a Garfagnana e Lunigiana oferecem um cenário maravilhoso, apesar de encostas um pouco mais curtas.

A temporada de esqui nos Apeninos da Toscana começa no início de dezembro e termina na última semana de março. O pico da temporada começa tradicionalmente em 23 de dezembro até o final de fevereiro. Este é o período mais cheio e também o mais caro em termos de preços de hotéis.

Abetone possui 50 quilômetros de pistas de esqui alpino e 18 de esqui nórdico, 22 pistas são fáceis, 12 médios e 2 difíceis.

Leia o texto sobre Abetone –> Onde esquiar na Toscana: Tudo sobre Abetone

Veja opções de tours para poder esquiar em Abetone aqui.

Immagine 112_resultado

Em Lunigiana a área de esqui é a Due Santi e Zum Zeri, no total há 25 km de pistas. No alto dos seus 1600 metros de altura, a vista para o mar da Ligúria é maravilhosa.

Ja no Monte Amiata, que está localizado entre as províncias de Siena e Grosseto, no sul da Toscana, as estâncias de esqui perdem apenas para Abetone, apesar das encostas serem menores e mais curtas. Geralmente muito lotada nos fins de semana, é mais agradável durante a semana. Existem 12 pistas com 10 km de esqui alpino e 10 km de esqui cross country. Um parque de snowboard também está disponível.

Veja o quadro das áreas de esqui na Toscana:

LocalidadeAltitude – valealtitude – topoDesnívelPista mais longa
Abetone
1400m1900m500m2.8km
Careggine
1150m1300m150m1.2km
Casone di Profecchia
1318m1480m162m0.8km
Cutigliano
1600m1700m100m3.5km
Monte Amiata
1370m1738m360m2.3km
Passo delle Radici
1500m1529m29m0km
Zum Zeri Passo Due Santi
1300m1600m300m2km

Viu que na Toscana é possível aproveitar bem o inverno? Termas, esqui e ótima gastronomia!

E você, ja viajou a Toscana no inverno? conta pra gente como foi!

TOUR BATE-VOLTA DE FLORENÇA

A agência parceira do Blog, oferece um tour particular de “bate-volta”  para esquiar na Toscana,e um tour em grupo com saídas de Florença! Os tours incluem transporte (particular ou em grupo) + esqui-pass + aluguel de equipamento de esqui. Ainda é possível incluir aulas de esqui, guia acompanhante, roupas de esqui. Veja mais aqui.

 

*Este texto faz parte da Blogagem coletiva – Lugares para conhecer durante o inverno na Itália –  com os blogs Descobrindo a Sicília e Viagem na Itália. Clique e conheça os textos escritos por elas:


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!