Filmes para viajar pela Toscana

02/jan | por Deyse Ribeiro

Que a Toscana e toda a sua paisagem inspiram toda mundo já sabe, que tal então sonhar com essas paisagens maravilhosas através dos filmes?

Para viajar, nem sempre é preciso sair de casa. Do sofá é possível conhecer o mundo, basta escolher o filme certo. Do drama à comédia, o cinema permite entrar em contato com a cultura de diversos lugares. E também serve de inspiração para quem deseja marcar as próximas férias ou matar a saudade de uma viagem.

Toscana já começou a aparecer em filmes no início de 1900. Entre os mais conhecidos filmes com ou filmadas na Toscana são:

Romola (Henry King, 1924), um filme mudo baseado no romance de George Elliot que se passa em Florença em 1500, estrelado por Lillian e Dorothy Gish.

Amor em uma Pillow (Le repos du guerrier) (Roger Vadim, 1962)

Amor em uma Pillow (Le repos du guerrier) (Roger Vadim, 1962)

Le repos du guerrier – Roger Vadim, 1962-  estrelado por Brigitte Bardot, contém cenas filmadas na  Abbadia de San Galgano.

Uma Paixão em Florença – baseado na obra de W.Somerset Maughan, conta a história de uma bela viúva inglesa, que em 1938 vive numa luxuosa villa próxima a Florença e é desejada e cortejada por vários homens e envolvida na política e intrigas da época.

Obsession (Brian de Palma, 1976) inclui cenas filmadas na Igreja de San Miniato al Monte em Florença.

filme2

Obsession (Brian de Palma, 1976)

Room with a View (James Ivory, 1985) – baseado no romance de E.M.Foster. no início do século XX, uma inglesa em viagem à Florença, conhece um velho advogado inglês e seu filho excêntrico, que se oferecem para trocar de quarto, pois o dela não tem vista. Aos poucos nasce uma paixão arrebatadora pelo rapaz, mas ela tem um noivo na Inglaterra e agora terá que tomar uma decisão.

Room with a view

Room with a view

Retrato de uma senhora (Jane Campion, 1996), baseado no romance de Henry James e estrelado por Nicole Kidman.

Amici Miei (Rossellini, 1975) – Meus Caros Amigos, estrelado por Ugo Tognazzi e Philippe Noiret. Clássica comédia de Mario Monacelli, que teve duas continuações. um grupo de cinco amigos cinquentões, estabelecidos em Florença, se reúne para pregar peças e passar trotes em quem passar pela sua frente. Cheio de episódios muito engraçados, mostra toda irreverência italiana.

La vita è bella

La vita è bella

La Vita è Bella (A Vida é Bela) (Roberto Benigni, 1997) foi filmado em Arezzo . Na primeira parte do filme, Roberto Benigni é um judeu italiano, que luta para conquistar sua amada, com quem acaba tendo um filho. na segunda parte é mandado para um campo de concentração com o filho pequeno e tenta fazê-lo crer que tudo não passa de uma brincadeira.

O Gladiador (Ridley Scott, 2000) A cena onde Maximus vai de volta para casa da guerra ao longo de um trajeto alinhado de ciprestes e chega tarde demais para salvar sua família, foi filmado na zona rural de Siena, enquanto os sonhos do paraíso foram baleados no Val d’Orcia.

Hannibal

Hannibal

Hannibal (Ridley Scott, 2001). Palestras Hannibal na Sala dei Cinquecento do Palazzo Vecchio de Florença e comete seus crimes mais horríveis na Piazza della Signoria e Piazza della Reppublica.

Aconteceu na Primavera – Fiorile – dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, conta a história de 200 anos e várias gerações de uma família toscana. Narrado por duas crianças, conta a história de uma maldição da época de Napoleão, que faz a família ser rica, porém odiada.

A Noite de São Lourenço (baseado num fato real da própria infância dos irmãos Taviani), na pequena San Miniato, na Toscana. Na noite de São Lourenço que acontece em agosto, quando o número de estrelas cadentes é o maior observado e as pessoas aproveitam para fazer seus pedidos. mas em 1944 é a noite em que os nazistas reúnem a população na praça central para então dizimá-los. lindo e comovente.

A Saga Twilight: A Lua Nova (Chris Weitz, 2010), parte 2 – é um filme de vampiros para adolescentes, é filmado em Volterra  e em Montepulciano.

filme8

O diretor chinês Wang Xiaoshuai, vencedor em Cannes em setembro de 2005 para Xangai Sonhos, filmou recentemente um documentário chamado Tuscan Dream, em torno de Pisa, Florença, Chianti e Maremma , explorando esta terra e seus habitantes, e as suas tradições e costumes.

Beleza Roubada (dirigido por Bernando Bertolucci.) Liv Tyler é uma linda garota de 19 anos, que após o suicídio da mãe viaja à Florença para reencontrar alguns amigos e ter seu retrato pintado, mas também para decifrar um enigma do diário da mãe. Locações em Siena, Arezzo e Florença.

filme9

Pinocchio (Roberto Benigni, 2002) foi filmado em parte, na Toscana.

San Gimignano, com o seu conjunto de torres medievais, é uma das cidades mais fotogênicas, na Itália, e tem sido o local para dezenas de filmes, dos quais destacam-se:

Fratello Sole, Sorella Luna (Franco Zeffirelli, 1972) foi filmado em San Gimignano.

O Meadow (Il Prato) (Paolo e Vittorio Taviani, 1979) trouxe mais fama para San Gimignano.

Chá com Mussolini (Franco Zeffirelli, 1999) filmado em Florença e San Gimignano. No início do filme mostra quase todo o centro histórico fiorentino: a Ponte Vecchio sobre o Rio Arno, a Piazza della Signoria, o imponente Palazzo Vecchio, as belas cúpulas das igrejas da cidade, os museus com suas obras de arte. Baseado nas memórias do próprio diretor, Franco Zeffirelli, conta a história de um menino filho de mãe solteira, procurando seu caminho na Florença dos anos 1930, que é ‘adotado’ por um grupo de mulheres formado por três aristocráticas inglesas, uma colecionadora americana de arte e uma arqueóloga, que querem transformá-lo num perfeito cavalheiro inglês.

Cha com Mussolini

Cha com Mussolini

Onde os anjos temem pisar (Sturridge, 1992), com base em outro romance de EM Forster, é definido na cidade fictícia de Monteriano, mas foi filmado em San Gimignano.

O Paciente Inglês (Anthony Minghella, 1996), que ganhou nove Oscars, foi filmado em Montepulciano, Pisa, Versilia e na paisagem em torno de Pienza, em particular o mosteiro de Sant’Anna em Camprena. Durante a segunda guerra, um piloto inglês teve seu avião abatido. com graves queimaduras é levado a um hospital, montado num antigo monastério na Toscana, onde é cuidado por uma enfermeira canadense e começa a recuperar sua memória. ganhador de 9 Oscars.

Sob o Sol da Toscana (Audrey Wells, 2003) foi filmado em torno de Montepulciano, Cortona e na costa de Amalfi. Foi baseado no livro best-seller de mesmo nome de Frances Mayes, que restaurou uma casa chamada “Casa Bramasole” , localizada em Cortona. Nos ja falamos sobre ele aqui

IMG_4202

Várias adaptações cinematográficas de obras de Shakespeare definido na Toscana. Estes incluem:

Romeo and Juliet (Castellani 1954), filmado em parte em San Quirico d’Orcia.

Romeu e Julieta (Zeffirelli, 1968), foi filmado em Pienza e ganhou dois Oscars.

Muito Barulho por Nada (Kenneth Branagh 1993), filmado no Villa Vignamaggio perto de Greve in Chianti.

Sonho de uma Noite de Verão (Hoffman, 1998), estrelado por Kevin Kline, Michelle Pfeiffer, Rupert Everett e Sophie Marceau, foi filmado em Montepulciano.

filme7

E ainda Cartas para Julieta ((Letters to Juliet, 2010), as cenas foram rodadas entre Nova York e Itália, no verão de 2009. As principais locações foram as províncias de Verona e Siena e Lago Garda. Mas grande parte do filme, se passa no Val D’Orcia com paisagens belissimas.

filme11

De Encontro com o Amor (Brad Mirman, 2005)
A história se passa na Toscana rural, numa vila. Um escritor jovem vai em busca de um consagrado escritor para convencê-lo a voltar a escrever. É claro que chegando lá ele encontra o velho e sua filha bonitona…daí nem preciso contar mais. Mas o filme não é só isso, vai por mim. História e cenas lindas pela Toscana.

Filmes rodados na Toscana desde 1910

Província de Massa Carrara

Al lupo, al Lupo (Carlo Verdone)
Quantum of Solace (Marc Forster, 2008)

Província de Lucca

Sweet Sweet Marja (Angelo Frezza)
Der Kilometertresser (Karl Imelsky)
Una Vita Difficile (Dino Risi)

Province of Pistoia

Vai Dove em Vacanza (Alberto Sordi)
Oci Ciornie (Nikita Mikhalkov)
Milano Palermo il Ritorno (Cláudio Fragrasso)
Puccini (Giorgio Capitani)

Província de Prato

Sweet Sweet Marja (Angelo Frezza)
Berlinguer ti Voglio Bene (Giuseppe Bertolucci)
Cenci em Cina (Marco Limberti)
Le Affinita Elettive (Paolo e Vittorio Taviani)
Madonna che c’è Silenzio Stasera (Maurizio Ponzi)

Província de Florença (Firenze)

Romola (Henry King, 1924) 
Bom dia Babilonia (Paolo e Vittorio Taviani)
Hannibal (Ridley Scott, 2001)
Der Kilometertresser (Karl Imelsky)
Mar nero (Federico Bondi)
Obsession (Brian de Palma, 1976) 
Vai Dove em Vacanza (Alberto Sordi)
A noite do Shooting Stars (La Notte di San Lorenzo) (Paolo e Vittorio Taviani, 1982)
Room with a View (James Ivory, 1985)
Io e Marilyn (Leonardo Pieraccioni)
Piano solo (Riccardo Milani)
Le affinità elettive (Paolo e Vittorio Taviani)
L’arcidiavolo (Ettore Scola)
Il ciclone (Leonardo Pieraccioni)
Up no Villa (Philip Haas, 2000)
Minha casa em Umbria (Richard Loncraine, 2003) – filmado em parte, na Toscana.

Província de Pisa

L’Amore Ritrovato (Carlo Mazzacurati)
L’Uomo Privato (Emidio Greco)
Amici miei atto II (Mario Monicelli)
Der Kilometertresser (Karl Imelsky)
Bom dia Babilonia (Paolo e Vittorio Taviani)
Padre Padrone (Paolo e Vittorio Taviani)

Província de Livorno ( Livorno )

Ben Hur (Fred Niblo)
Io e N (Paolo Virzì)
L’amore Ritrovato (Carlo Mazzacurati)
La prima cosa Bella (Paolo Virzì)
Ovosodo (Paolo Virzì)
Io e Marilyn (Leonardo Pieraccioni)

Província de Arezzo

Sob o Sol da Toscana (Audrey Wells, 2003)
A Vida é Bela (Roberto Benigni, 1997)
La Seconda Volta non si Scorda Mai (Francesco Ranieri Martinotti)
Il Ciclone (Leonardo Pieraccioni)
Cópia autenticada (Kiarostami, 2010)

Província de Sienna (Siena)

Al Lupo, al Lupo (Carlo Verdone)
Piazza delle Cinque Lune (Renzo Martinelli)
Lua Nova (Chris Weitz, 2010)
Quantum of Solace (Marc Forster, 2008)
Beleza Roubada (Io Ballo da Sola) (Bernardo Bertolucci, 1996)
Cari Fottutissimi Amici (Mario Monicelli)
Muito Barulho por Nada (Kenneth Branagh 1993)
O Paciente Inglês (Anthony Minghella, 1996)
Nostalghia (Andrej Tarkovskij)
Oito e Meio (Federico Fellini, 1963)
Guendalina (Alberto Lattuada)
Puccini e la Fanciulla (Paolo Benvenuti)
A vingança de Gunslinger (Il mio Oeste) (Giovanni Veronesi, 1998)
Miracolo um Sant’Anna (Spike Lee)
Cartas para Julieta (Gary Winick, 2010)

Província de Grosetto

L’Estate del mio Primo Bacio (Carlo Virzì)
L’Anatra all’Arancia (Luciano Salce)
L’arcidiavolo (Ettore Scola)
Quantum of Solace (Marc Forster, 2008)



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!