Junho na Toscana: feiras, festas e eventos

27/maio | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em junho na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2018. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do verão, com feiras e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Junho?

Em junho começa o período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre), por isso a dica é fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! Ainda há dicas de aperitivo em Pisa, veja aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

Ainda, veja algumas dicas de restaurantes ao ar livre em Florença.

Este é um período em que começam as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana, como em Monteverdi Marittimo e na Maremma, onde você pode passear de cavalo.

6 -FLORENÇA – Troca de guarda –  Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar nas ameias do Palazzo Vecchio 01 de abril, a cada hora, às 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00. Informações 

 

 

Aproveite este período então, para visitar jardins:

Quanto aos museus, em junho tem muitas novidades! Todas as terças, até  setembro, o Uffizi ficará aberto das 19 às 22h, com eventos de música, literatura e  teatro. O calendário de eventos AINDA será atualizado aqui.

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

3
3 -FLORENÇA – Troca de guarda –  Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar na Piazza della Signoria, de frente ao Palazzo Vecchio  a cada hora, às 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00. Informações 
• Durante o mês inteiro – PISA – GIUGNO PISANO: durante o mês ocorrem várias festas e manifestações nas ruas e cantinas de vinho são abertas a visitação e muito mais. AINDA NAO PUBLICADO
26-27 de maio a 2-3 de junho – LASTRA A SIGNA (FI) – Festa Medievale di Malmantile – Nas antigas muralhas do castelo de Malmantile acontece a Festa Medieval. Malabaristas, trovadores e acrobatas animam a vila entre os dias 28 e 29 de Maio e nos dias 4 e 5 de Junho. O festival possui entrada gratuita e você pode admirar os duelos com a espada e se divertir “buttalo in botte.” No Hosteria ou os “refrescos” serão servidos aos visitantes, bem-vindos para saborear pratos típicos ou lanches. Outra novidade deste ano será o torneio dos sbadieratori, dos falcoeiros e dos malabaristas. As companhias de teatro vão dar vida aos contos de Boccaccio, enquanto comedores de fogo vai encantá-lo com o seu desempenho, tudo animado por um estilo de música antigo. Os artistas e os organizadores são voluntários da Misericórdia local e os recursos do festival serão inteiramente repartidos para a melhoria dos serviços que a instituição oferece cidadãos. Maiores informações aqui.
• 1 a 10 de junho – CORTONA – Giostra dell’Archidado:  competição realizada no final de maio ou início de junho normalmente no domingo de Pentecostes (Domingo de Pentecostes). Há festividades adicionais alguns dias antes, incluindo a feira medieval, o festival dos Sbandieratori (arremessados de bandeiras) e jantar medieval. Todos os anos, uma procissão de 300 ou mais pessoas vestindo trajes medievais, desfilando com seus cavalos através do centro histórico de Cortona. A competição conhecida como a Giostra dell’Archidado será dia 11 de junho comemora o casamento de Francesco Casali, Senhor de Cortona, e a nobre Antonia Salimbeni de Sienna, que teve lugar em 1397. Saiba mais aqui.    
• 2 e 3 de junho – LUCCA – LUCCA MEDIEVALE: Lucca Medievale é uma festa onde a tradição se encontra com cultura e entretenimento, com entretenimento e entretenimento a cada dois dias, torneios de homens de armas, besteiros e reuniões com armas brancas, malabaristas e música, tudo em nome da Idade Média.. Saiba mais aqui. 

Giostra dell’Archidado

3 a 6 – SAN QUIRINO D’ORCIA (SI) – Il Bianco e l’Azzurro –Três dias de festas em San Quirico d’Orcia com a festa medieval ‘Il Bianco e l’Azzurro” com sbandieratori, bateristas e arqueiros  ( às 18,30), jantar medieval com mistério de assassinato (às 20), o Torneio de Tiro com arco medieval nos Jardins  Leonini (5 às 10) e o desfile e os desempenhos dos grupos biancazzurri, com a jantar típico valdorciano em Porta Nuova a partir das 19,45. Saiba mais aqui.
4-5 – Assedio alla Rocca – Rocca di Castruccio, Serravalle Pistoiese (Pistoia) – A Fortaleza de Castruccio em Serravalle Pistoiese se transforma nos dias 26 a 28 de Maio em um festival medieval lindssimo. Você pode reviver os momentos do cerco de 1302 pelas tropas de Guelfi Neri, florentinos e Lucchesi, liderados pelo Marquês Malaspina Moroello III. Ele montaram um acampamento com mais de 70 participantes, grupos históricos, máquinas de cerco, mercado histórico e bancos de treinamento. A vila é reforçada por coreografia pirotécnica. O cerco é fielmente reconstruído com arqueiros, arqueiros e soldados chamados para disputar o castelo. Na noite é encenado um espectáculo épico durante o qual o Castello di Serravalle é alvo de balas de fogo. Saiba o programa completo aqui

calcio storico

•9-10-24 – FLORENÇA – Calcio Storico (Futebol Medieval): No mês do padroeiro da cidade, São João, festeja-se o Cálcio Storico Fiorentino. Trata-se de um jogo de bola, confuso e sem muitas regras definidas, que é disputado por 4 quarteirões da cidade; os Vermelhos, de Santa Maria Novella; os Azuis, de Santa Croce, e os Brancos, de Santo Spirito, e os Verdes de São João. A festa começa com um grande e colorido cortejo, com os participantes vestidos com roupas medievais, que parte da Piazza Santa Maria Novella e vai até a Piazza Santa Croce, onde o jogo se realiza. É um jogo um tanto violento que teve origem na Idade Média. A final do “campeonato” acontece no dia 24 de junho, dia do padroeiro, São João. Saiba mais aqui. Clique e leia o texto de 2016 – Calcio Storico Fiorentino, o futebol medieval de Florença
9 e 16 – CERTALDO (FI) – A cena con Messer Boccaccio  Parada histórica realizada pela Associação Elitropia. Um desfile-show inspirado em contos do Decameron de Boccaccio que gira a aldeia medieval, com danças, recitais e performances de várias artes. A reencenação no traje capaz de imaginar a vida naquela época, além das histórias mais intrigantes do Decameron, uma das obras literárias mais traduzidas na Europa e no mundo inteiro. O evento é somente com reservas para o jantar. Informação aqui.
13 a 17 -SAN QUIRICO D’ORCIA (SI) – Rievocazione del Barbarossa – A festa comemora, com competições de habilidades e bandeiras,  tiro com arco, tudo em trajes medievais, a reunião de Frederico Barbarossa com o papa, que no lugar em 1155. Ao final das competições e distribuições de prémios, acorre um longo cortejo histórico com cavaleiros e damas, que passa pelos mais belos lugares do centro, com encenação histórica do episódio da história de Barbarossa na igreja colegiada. Veja a programação aqui.
• 16 – PISA –  Luminara di San Ranieri  A festa acontece na noite do dia 16, em homagem a San Ranieri, patrono da cidade. As margens do Arno e suas construções são todas destacadas por cerca de 100 mil velas (orgininalmente, lumináras a óleo) e toda a iluminação pública é apagada, compondo um cenário de extrema beleza. Site oficial Clique e leia o texto: Luminara de Pisa, a cidade iluminada por 100.000 velas!
Luminara di Pisa

Luminara di Pisa

• 17 – PISA – Regata di San Raniere: Na tarde de 17 de junho, para prestigiar a festa do padroeiro, São Ranieri, quatro barcos que representam as cores dos bairros mais antigos da cidade – Santa Maria, São Francisco, San Martino e Santo António. Uma disputa sobre as águas do Rio Arno ligada à tradição de prestígio de Pisa como República Marítima. Site Oficial Clique e leia o texto: Palio di San Raniere em Pisa – 17/06. Saiba mais aqui.
17 – CASTIGLION FIORENTINO (FI) – Palio dei Rioni ocorre o terceiro domingo de junho em honra da Madonna delle Grazie. Sempre, o Palio não se limita apenas às corridas de cavalos em círculos na Piazzale Garibaldi, mas representando o ponto alto do evento, que é um festival de folclore e tradições antigas ligadas aos três Rioni (bairros) Castiglionesi: Porta Cassero, Porta Fiorentina e Porta Romana. Saiba mais aqui.
15 a 17 – SAN GIMIGNANO (SI) – Fiere delle Messe – O terceiro fim de semana de Junho de cada ano, os Cavaleiros de Santa Fina evocam o tradicional “Ferie Messium”, estabelecida e intitulada “De Ferriis Ponendis” em 1255 (II, 29) e em 1314 (II, 11). Este festival medieval é comemorado por toda a população como uma recorrência à cultura, pois é uma fonte de entretenimento com canções, danças, jogos e combates à cavalo e com vara armada (giostra dei bastoni). Um dos elementos constitutivos do “Ferie delle Messi” (organizado pela primeira vez em Outubro de 1994) é o grande desfile, em que as cores, objetos e numerosas personagens simbolicamente expressam a relação entre a terra e da fertilidade. Acontece no evento o: ritual da bênção dos cavalos dos quatro bairros, a giostra dei bastoni, o jogo de tiro de guerra, e o mercado medieval, aderindo tão estreitamente quanto possível à filologia medieval. Saiba mais aqui.

• 22-24 – CHIUSI – TRIA TURIS: O Tria Turris, festa medieval de Chiusi, é dividido em três dias intensos, o último fim de semana de junho, a festa da Padroeira Mustiola. Dentro da pitoresca cidade velha de Chiusi, é reconstruído um grande acampamento no final de 1300, onde malabaristas, músicos, companhias de teatro, cuspidores de fogo, cavaleiros, arqueiros e porta-bandeiras taburini e levar o visitante a uma enxurrada implacável de eventos artísticos espectaculares e fazendo uma viagem inesquecível pelas histórias do passado. Batalhas, torneios, banquetes, artesãos do passado, desafios entre Terzieri, um grande desfile pelas ruas da aldeia, tudo para chegar ao Palio delle Torri, tradicionalmente marcada no Domingo do festival, onde a tensão e a espetacularidade se unem em um grande evento. Durante os festejos de Santa Mustiola, martirizado muitos séculos antes, os três Terzieri, as três facções que dividiam o país, vai competir no Palio delle Torri, para obter as chaves da cidade e domínio absoluto sobre os outros dois, e no que diz respeito e a honra de defender o Santo. Danças e festas, banquetes propiciatórios, espada e arco e flecha torneios, músicos, malabaristas, comerciantes, porta-bandeiras, arqueiros, soldados, nobres, cavaleiros e damas, todos estão se preparando para o Tria Turris. Saiba mais sobre o evento aqui.
Giostra del Saracino

Giostra del Saracino

23 – AREZZO –  Giostra del Saracino : é um torneio emocionante de origem medieval. A cidade volta no tempo até o século XVI; andando pelas ruas do centro histórico, decorado com as bandeiras dos quatro quarteirões, você vai se deparar com jantares, desfiles e eventos que são seguidas durante toda a semana que antecede o torneio. A competição acontece sobre o cavalo e com uma lança, lembrando os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Per info clique aqui. Clique e leia o texto – Giostra del Saracino de Arezzo, uma das festas medievais mais lindas da Toscana
• 24 – FLORENÇA – Festa de São João, Padroeiro de Florença – Na noite anterior ao dia de São João, se faz uma grande festa por toda cidade e a meia noite grande explosão de fogos de artifício. EVENTO AINDA SEM PROGRAMAçAO ONLINE
Gioco del Ponte Festival in Pisa

Gioco del Ponte – Pisa

• 23 – PISA – Gioco del Ponte (Batalha da Ponte): A Batalha da Ponte, o Giocco del Ponte, é o evento historicamente evocativo, que é dividido em dois momentos distintos, mas igualmente significativos: a procissão histórica ao longo do rio Arno, uma espécie de parada militar enorme, e a batalha que acontece na Ponte di Mezzo, onde as equipes  (12)dos bairros pertencentes aos dois lados do rio (6 de cada lado) dão prova de sua força física em um ambiente fortemente competitivo. São divididas as 12 equipes em Tramontana(6) e Mezzogiorno (6) dois lados do rio com 6 times cada um. clique e leia o texto  – O Gioco del Ponte, ou Batalha da Ponte – manifestação folclórica em Pisa
24 a 25 – MONTERIGGIONI (SI) – La Disfida della Valdelsa : torneu de cavalheiros em armadura, entre as cidades de Monteriggioni e Poggibonsi. Reconstituição da  battaglia di Colle. Mercado, artesão, acampamento militar, caça com falcão, e sabores da cozinha medieval. Saiba mais aqui.
• 29 – ANGHIARI – Palio della Vittoria 1441: Em Anghiari ocorre o Palio della Vittoria 1441,  o momento em que se celebra a vitória das tropas florentinas e seus aliados sobre o Milanese Filippo Maria Visconti. Imediatamente este Palio foi executado simultaneamente em Anghiari e Florença, mas hoje só Anghiari refaz este festival tradicional. É uma das mais antigas Palios da Toscana, e você pode conhecer um pouco desta batalha, da Majestade de Santa Maria da Vitória, e da praça do “mercado” (agora piazza Baldaccio Bruni), caminhando ao longo da estrada e passeando pela colina chamada “Cruz”, em virtude da igreja no topo ligada aos caminhos de São Francisco neste vale. Saiba mais sobre o evento aqui.
• 30 e 1 de julho – CERRETO GUIDI – La Notte d’Isabella | Atmosfere e misteri di Cerreto nel ‘500: a cidade retornará no tempo a julho de 1576, em uma atmosfera festiva para a chegada de sua amada filha Isabella favorito de Cosimo I, para chegar a seu marido na Villa Medici. Dentro das muralhas da vila do século XVI atender nobres e plebeus, cavaleiros antigos e cenas da vida cotidiana, jogos históricos, antigos ofícios, música e danças renascentistas, menestréis e contadores de histórias, falcoeiros, feitos de espadas e bestas, malabarismo de fogo e bandeiras. Você vai entrar na atmosfera evocativa da Villa Medicea, do Pieve di San Leonardo, da antiga Torre, do Oratório da Santíssima Trindade, saudado por figuras históricas que irão guiá-lo. Você pode parar e saborear pratos típicos nas antigas pousadas e tavernas. Durante dois dias a atmosfera vai esquentar em uma sucessão de performances de todos os tipos até a notícia da misteriosa morte de Isabella, ocorrida em Cerreto Guidi em 16 de julho de 1576; vai ouvir a verdade sussurrar “entre histórias e lendas populares” proferida durante séculos, até ao último espectáculo no magnífico cenário das pontes Medici para celebrar a vida da “estrela” da Casa Medici. A 5ª edição do concurso de fotos “Una foto per Isabella” também estará em exibição para ilustrar, através de imagens, as atmosferas e mistérios de Cerreto no século XVI.. Saiba mais sobre o evento aqui.

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianatoFeira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
até 10 de junho – FLORENÇA –  Festival de arte contemporânea – ‘FABBRICA EUROPA‘ na Estação Leopolda – Criativos e curiosos poderão ver na Stazione Leopolda (e outros locais) em Florença o festival anual dedicado a diferentes expressões do talento criativo. O que encontrar: instalações artísticas, concertos musicais e exposições de arte. Os bilhetes variam entre 8 € e 20 €, dependendo do evento. Mais informações  aqui. Acontece no: Viale Fratelli Rosselli, 5.
2 e 3 – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato  feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
1 a 14- Florença – Festival da viagem –  O primeiro festival totalmente dedicado a viagens. Haverá locais em toda Florença, principalmente na Cascine Alfieri e toda a área da cidade. Este evento é muito legal e envolve as histórias mais fascinantes de viajantes de todo o mundo, os quais compartilham suas experiências de viagem através de fotografias, filmes, documentários, exposições de arte, livros, mapas, jogos, eventos e encontros com o público. Mais informações podem ser encontradas aqui.
9 e 11 – PRATO – Eat Prato, l’Emozione del Gusto Feira gastronomica, 3 dias dedicados à boa gastronomia e vinho, Giardino Buonamici, Piazza Buonamici – Prato – saiba mais aqui
9 e 10 – Pisa – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.
9 e 10 – PISTOIA  – Mercato Antiquario ‘Città di Pistoia’ – Feira de antiguidades e artesanato. – Via Sandro Pertini, Pistoia (Pistoia)
10 e 11 – FORTE DEI MARMI (LU) – Mercato dell’Antiquariato – Feira de antiguidades e artesanato. – Forte dei Marmi, Forte Dei Marmi (Lucca)
12 – FLORENÇA – Oltrarno promove. Piccolo antiquariato e usatoFeira de antiguidades e artesanato. Piazza Santo Spirito, Borgo Tegolaio. Info: 055.27051 site.

12 a 16  Florença – Pitti Immagine Uomo – Fortezza da Basso – Já falei sobre o Pitti Imagine aqui – coleções de moda masculina. A feira mais antiga doPittiImmagine, com mais de 80 edições e o mais importante evento internacional sobre as coleções de roupas e acessórios para homens. Há 2 edições por ano. É eeservado para profissionais do setor. Ocorre 2 vezes por ano  (janeiro e junho).
12 a 18 – Florença – Florence Design Week – Festival Internazionale del Design – Complesso Le Murate- É um evento dedicado ao design em todas as suas formas. Saiba mais aqui.
15 a 17 –  MONTEPULPO FIORENTINO (Florença) – Cèramica – Festa Internazionale della ceramica – Festival Internacional de exposições de cerâmica em lugares incomuns na cidade, reunidos com as obras de artistas de renome internacional, workshops e visitas a empresas, exposições e comercio da cerâmica com expositores de toda a Itália. Mas até mesmo instalações de arte e espectáculos de luz, encontros com artistas, manifestações, eventos e shows. Piazza Dell’Unione Europea, Montelupo Fiorentino (Firenze) – saiba mais aqui
17 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
21 a 23 – FLORENÇA –  – Pitti Immagine Bimbo – Fortezza da Basso – Já falei sobre o Pitti Imagine aqui – coleções de moda de 0-14 anos. É uma das exposições mais longas daPittiImmagine, com mais de 80 edições, oferece uma visão completa do universo da moda infantil e as novas tendências de estilo. Há 2 edições por ano. Reservado para os profissionais do setor.
24 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
24 – CORTONA (AR) – Antiquariato e modernariatoFeira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
27 a 29 – Florença – Pitti Immagine Filati – Fortezza da Basso – Já falei sobre o Pitti Imagine aqui – para a indústria de confecção de malhas e tecidos. Há 2 edições por ano- Reservado para os profissionais do setor. Esta é a 77ª edição e contará com previews mundiais de fios para a primavera-verão de 2018.
Captura de Tela 2016-06-09 às 19.34.0027 a 29 – Florença – Vintage Selection Viale Fratelli Rosselli, 5,  Stazione Leopolda –  um dos mercados-exposições mais influentes e de prestígio na Itália e na Europa para moda, presentes e cultura do vintage e remake de qualidade. Todos os dias: exposições, eventos, aperitivo com sets de DJ e música ao vivo. Info aqui.
 
5
1 a 3 – SCARPERIA (Florença) Moto GP – Gran Premio d’Italia 2017 – Autodromo del Mugello, Via Senni 15 – Scarperia. Saiba mais aqui.
2 e 3 – CARMIGNANO (PO) – La Medicea Ciclostorica – La Medicea Ciclostorica com bicicletas e roupas vintage é um evento esportivo re-evocativo, promocional do nosso território e das nossas tradições de ciclismo. Carmignano, Prato. Saiba mai
9 e 10 – CASCIA DI REGELLO (FI)  – Rally Reggello – décima primeira edição do Reggello-City of Florence Rally, que tem duas grandes inovações para 2018: a mudança de data, de setembro para junho e acima de tudo a promoção válido para a Copa da Itália Terceira Área Rally, um grupo de dezesseis eventos em toda a Itália, divididos em quatro zonas com a competição Reggello incluída na terceira zona (Toscana, Lazio, Umbria, Campania, Abruzzo, Marche e Sardenha). A promoção a esta grande categoria permitirá que o rali possa acolher nas suas estradas também os espectaculares carros “World Rally Car”, carros que participam no rali mundial e competições internacionais, para um espectáculo de grande visibilidade.Cascia di Reggello, Reggello (Firenze)
 22 A 24 – MARCIANA (AR) – La Chianina Ciclostorica – evento de ciclismo não competitivo que, a partir de Marciano della Chiana, vai parar em algumas das mais belas estradas da Valdichiana. Marciano della Chiana (Arezzo)
24 – PISTOIA – Pistoia-Abetone Ultramarathon 50km – 50km de maratona entre os alpeninos de Pistoia. saiba mais
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

Concertos e operas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):

Outros:

  • 14- Florença – Firenze Rocks: Foo Fighters – Visarno Arena, Viale del Visarno, 14 – Firenze
  • 16 – Firenze Rocks: Iron Maiden – Visarno Arena, Viale del Visarno, 14 – Firenze
  • 14 – Florença – O Flos Colende: Dal vecchio al nuovo Mondo. Musica e parole della Compagnia di Gesù – Badia Fiorentina, Via del Proconsolo – Firenze – saiba mais
  • 16 – Pienza – Toscana Organ Festival – às 17h – Chiesa di San Francesco, 61 Corso Il Rossellino – Pienza
  • 22 – Pisa – Cavalleria Rusticana – Piazza Cavalieri, Pisa (Pisa) saiba mais
  • 26 – Florença – L’Homme Armé: Architetture vocali, da Guillaume Dufay a David Lang – Basilica di San Miniato al Monte, Firenze (Firenze)
Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
4
Todo primeiro domingo do mês (este mês é 3 de junho), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês
Todas as terças –  visitas especiais à noite no museu Uffizi – veja as opções aqui: 
FLORENÇA – Nascita di una Nazione. Tra Guttuso, Fontana e Schifano – Palazzo Strozzi – Luca Massimo Barbero é o curador desta exposição que apresenta cerca de oitenta obras de artistas como Renato Guttuso, Lúcio Fontana, Alberto Burri, Emílio Vedova, Enrico Castellani, Piero Manzoni, Mário Schifano, Mario Merz e Michelangelo Pistoletto. Uma viagem extraordinária pela arte, política e sociedade na Itália entre os anos cinquenta e o período da contestação de Sessenta e oito: do triunfo da arte informal às experimentações da Pop Art, à pintura monocromática às novas linguagens da Arte Povera e Arte conceitual. Horário: todos os dias, incluindo feriados das 10h às 20h, das 10h às 23h – Piazza degli Strozzi, 1 – até 22 de julho
PISA- l viaggio di Marco Polo nelle fotografie di Michael Yamashita – Palazzo Blu, Pisa (Pisa)- No programa de comemoração de 10 anos desde a abertura do Palazzo Blu, uma exposição fotográfica proposta pela ‘National Geographic’. Durante o período de abertura, algumas conferências serão propostas, incluindo a de Gianni Sofri. Horário: terça a sexta, das 10h às 19h, sáb, dom e feriados, das 10h às 20h.
FLORENÇA – The Florence Experiment – Centro di Cultura Contemporanea Strozzina – Palazzo Strozzi, Um projeto ‘site specific’ do famoso artista alemão Carsten Höller e do neurobiólogo vegetal Stefano Mancuso, com curadoria de Arturo Galansino. Um experimento inovador que estuda a interação entre seres humanos e plantas através da instalação de dois slides monumentais no pátio da Renascença e um laboratório científico especial em Strozzina conectado à fachada do Palazzo Strozzi. Horário: todos os dias das 10h às 20h, das 10h às 23h. Até 26 de agosto
FLORENÇA – Conviti e banchetti. L’arte di imbandire le mense – Museo Stibbert – A exposição tem como objetivo ilustrar a arte de decorar a mesa, desde a Renascença ao século XIX, através de reconstruções vívidas do equipamento do passado, com exposição de cerâmica e majólica preciosa, esculturas de açúcar, frutas e plantas, cristais e talheres e utensílios da cozinha. Horário: seg-qua 10-14, sex-dom 10 am-6pm, fechado na quinta-feira, 15 de agosto e 25 de dezembro e 1º de janeiro – Via Federigo Stibbert 26 – Firenze – até dia 6 janeiro de 2019
FLORENÇA – Raffaello, Rubens, Tiepolo. Studi d’Autore dal ‘500 al ‘700 – Museo Fondazione Herbert Percy Horne – A exposição apresenta 21 obras-primas preservadas na coleção gráfica do colecionador inglês Herbert P.Horne (Londres, 1864 – Florença, 1916). As folhas abrangem três séculos, do século XVI ao XVIII, com exemplares de Rafael, Giorgio Vasari, Ludovico Carracci, Federico Barocci, Pedro Paulo Rubens, Pietro da Cortona e Giambattista Tiepolo. Horas: todos os dias 10-14, fechado às quartas – Via dei Benci 6 – até 31 julho de 2018
AREZZO – Moda e Modi. Stile e Costume in Italia 1900-1960 – Basilica di San Francesco – uma rica seleção de roupas vintage, acessórios de moda, objetos, pinturas, desenhos, aquarelas e fotografias que cobrem mais de meio século de história do traje e da moda na Itália, contando a evolução do estilo italiano na vida cotidiana Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h, das 9h às 18h, de 13 a 18 h. Piazza San Francesco – Arezzo –  até 4 novembro 2018
MONTEPULCIANO – Leonardo Da Vinci. Anatomie: macchine, uomo, natura – Fortezza di Montepulciano, a exposição destaca um dos aspectos mais inovadores do trabalho de Leonardo, para o qual máquinas, corpos humanos e natureza são regidos pelas mesmas leis universais. O itinerário da exposição é dividido em seções dedicadas à anatomia da máquina, estudos do corpo humano, geologia e arquitetura. Horário: todos os dias das 10:30 às 19:30. Endereço: 14 Via di San Donato – Montepulciano –  até 7 de outubro de 2018
Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!