Julho na Toscana: feiras, festas e eventos

01/jul | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em julho na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2018. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do verão, com feiras e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Julho?

Começa o calor forte em julho, por isso a dica este mês é ir à praia! Eu já escrevi vários textos aqui sobre as praias na Toscana:

E o Fiorentino, vai em qual praia? Leia –> A praia do Florentino é no rio!

Em julho começa o período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre), por isso a dica é fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui, ou um aperitivo em Pisa, veja aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui. Ainda, veja algumas dicas de restaurantes ao ar livre em Florença.

Punta Ala

Punta Ala

Este é um período em que começam as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.

Quanto aos museus, em junho tem muitas novidades! Todas as terças, até  setembro, o Uffizi ficará aberto das 19 às 22h, com eventos de música, literatura e  teatro, veja aqui.

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

3
1 -FLORENÇA – Troca de guarda –  Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar na Piazza della Signoria, de frente ao Palazzo Vecchio  a cada hora, às 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00. Informações 
durante o mês inteiro – LUCCA – I giorni di San Paolino: O festival é realizado no aniversário do santo padroeiro, San Paolino de Antioquia, o primeiro bispo da cidade. Na noite da festa, os doze arqueiros, precedidos e seguidos por um impressionante desfile em traje, chegam à área atrás da catedral, chamada de Ringo del Vescovo – a  ordem é escolhida por sorteio, vão de 2 em 2 mirar e tentar acertar o alvo – chamado brocco – a 36 m de distância, de acordo com as regras do passado. Após a competição, os juízes, depois de um exame cuidadoso, premiam os quatro primeiros; Terziere, o vencedor, recebe o tradicional Palio, que neste caso é uma tecido pintado. Veja aqui o programa.
palio de siena_1. 02 – SIENA – Palio de Siena – Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades. Site oficial. Clique e leia o post de 2018: -> O programa do Palio di Siena de 2018
até 8 – SAN DONATO IN POGGIO (FI) – La Bruscellata 2018 – a comunidade de San Donato homenageou os ritmos da vida rural com o canto, a improvisação e os “bruscelli” que grupos de cidadãos, residentes na aldeia e na zona rural circundante, cantavam juntos, mudando de um curral para outro. Do palco dos anos 40, quando a festa se realizou nas ruas e nas praças do castelo, a antiga tradição sandonatina, que remonta ao século XV, retorna em uma rica versão contemporânea. Dez dias de imersão total na tradição popular e na história de San Donato.Via del Giglio, San Donato (Firenze). Saiba mais aqui.
5-6-7-8-13-14-15 – MONTERIGGIONI (SI)  – Festa Medieval de Monteriggioni – O Festival Medieval Monteriggioni é um encontro de verão imperdível da Toscana. No dia 5 começa com um banquete. No magnífico cenário da parede da cidade de Monteriggioni por dois fins de semana recriam  a atmosfera e o ambiente de uma aldeia medieval, com suas guarnições militares, os artesãos, os nobres e plebeus. Veja a programação aqui.
6 a 8 – CASOLE D’ELSA (FI) – Palio di Casole d’Elsa – O Palio di Casole d’Elsa, em homenagem a San Isidoro, será realizado no domingo, 8 de julho de 2018. As comemorações começarão na sexta-feira, sexta-feira, na Piazza Lucchetti, com a apresentação do Drappellone pintado por Sara e Nello Guerrini. Sábado 7 serão disputadas as baterias de qualificação que irão determinar os cavalos a serem atribuídos aos seis contrade participantes na corrida, enquanto que aos 20 será realizado o jantar de véspera nos vários distritos.
8 a 10 – ABBADIA SAN SALVATORE (SI) – Offerta dei censi – Na Abbadia San Salvatore, por três dias e três noites se faz a preparação da “Oferta Censi” (oferta das velas). O festival começa no dia 8 de julho, quando os camponeses vão para à Abbadia para renovar o pedido de realização do mercado sabático. Então, comece os “Giochi dei Terzieri”, jogos com o arco e flecha que continuam até 9 de Julho. O festival atinge o seu clímax dia 10, quando os camponeses farão a oferta das velas. De manhã, uma longa procissão caminhará ao longo de um trecho da Via Francigena, e na parte da tarde chegam à Abadia, onde serão recebidos pelo “clero”. Aqui são realizadas as últimas provas dos “Giochi dei Terzieri” e decretado o vencedor. Saiba mais aqui.
6 a 8 – FIVIZZANO (MA) – Disfida degli Arcieri – Fivizzano (Massa e Carrara) – A “Disfida degli Arcieri di Terra e di Corte”, ou o  Desafio dos arqueiros da terra e da corte, acontece de 15 de Julho a 17 de julho, e é a disputa dos arqueiros dos 5 bairros da cidade: Montechiaro, Fittadisio, Terra, Verrucola e Guardia. Com o desafio se festeja uma competição que aconteceu em 1572, que foi transmitida por um certo Frei Tomás de Fivizzano, o Hermits ordem de Santo Agostinho. A festa começa já no dia 15 de julho, com a coreografia apresentada pelos porta-bandeiras do Grupo histórica de Fivizzano, malabaristas, dança, e até que jantar renascentista. A disputa com os arcos acontece no domingo, dia 17 às 20.30. Arqueiros são 25 (5 para cada distrito) e competem 5 de cada vez. Com suas flechas tem que acertar os alvos colocados cerca de 30 metros de distância da linha de fogo. Ao arqueiro vencedor do distrito é entregue o “Palio”, que será então colocado de volta em jogo no ano seguinte. Saiba mais aqui
12 a 15 – LONDA (FI) –  Ludorum Dies. Il Palio della Brocca -Reencenação histórico-medieval com aldeia medieval, procissão e jogos de goliardia entre os 8 territórios e jantar com crime. Na área do Parque do Lago Londa. Saiba mais aqui.
14 e 28 – PUNTONE DI SCARLINO (GR) – 21:30 Apresentação dos “Butteri della Maremma” – São os cavalheiros da região da Maremma Toscana – Show sugestivo e envolvente onde os cowboys, cavalos e vacas da pura raça Maremma vão emocioná-lo, trazendo você de volta ao Maremma do passado, uma Maremma feita de gestos antigos e sábiose orgulhosos . Você poderá admirar um vislumbre sugestivo do Maremma do passado, um espetáculo inesquecível no trabalho do buttero com migração e trabalho com o gado, captura e aterrissagem dos bezerros, merca (simulado), o jogo da rosa, o jogo da bela Marsilia, o Carosello e muito mais. Saiba mais aqui.
27 a 29 – VINCI (Fi) – Festa dell’Unicornio – Elfos, fadas e criaturas fantásticas vão invadir o centro de Vinci no dia 27 de Julho a 29. Durante o Festal dell’Unicornio você pode passear pelas áreas temáticas como: o “castelo encantado” com jogos de RPG; “Quadrinhos e Humor” dedicados a cosplay, na “Cidadela dos Cavaleiros”, no “Pirate Bay”, no “Court of Dreams”, na “Aldeia dos Gnomos” e “The City Nightmare”. Cada uma dessas áreas será cheia de eventos, espectáculos de artes de rua e animação. Os concertos começam na sexta-feira com a banda de heavy metal ‘Nanowar of Steel’; Cristina D’Avena no sábado e domingo, o Nanowar of Steel. Madrinha do concurso de cosplay, a americana Yaya Han e outros convidados internacionais. Ainda terá eventos como o “Beco do medo”, a competição de Bodypainting, e o Desafio de artes mágicas, e enfim o concurso original de criaturas fantásticas. Saiba mais aqui.
 11 a 15CERTALDO – MERCANTIA: Festival Internazionale del teatro di strada, no  borgo antigo. www.mercantiacertaldo.it
22 e 23 e 25 – PISTOIA – Giostra dell’Orso – é uma versão moderna da “corrida do Palio” antiga, documentada desde a primeira metade do século XIII, que acontece em 25 de julho, a festa de São Tiago, padroeiro de Pistoia. Dias 22 e 23 tem as provas, ou seja, uma espécie de ensaio que você pode assistir gratuitamente. O Palio em si é dia 25. A corrida foi tão importante para os cidadãos que durante séculos não foi interrompida, exceto em casos excepcionais, tais como guerra, epidemias, disputas políticas internas. Os cavaleiros, dois a dois, levam lanças, galopando através do caminho criado ao longo do perímetro da praça, até alcançar as figuras de dois ursos estilizados que constituem o alvo a atingir, para os quais são de tempos em tempos atribuídas determinadas pontuações. No final é declarado o distrito ganhador, enquanto o cavaleiro que individualmente tem seguido com mais pontos ganha o título de “Cavalier speron d’oro di Pistoia e contado”. Saiba mais aqui.
26 – Florença – Festa di Sant’Anna – Via dell’Arte della Lana –  Saiba mais sobre este evento lendo a sua história no texto que escrevi: Curiosidades de Florença: Sant’Anna protetora da cidade e sua festa dia 26/07
.

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianatoFeira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
TODO MêS – Florença – APRITICINEMA! – na Piazza Uffizi, às 22hs – Todas as noites, até o dia 11 de agosto, o bom cinema gratuitos em praça pública. Todos os filmes são às 22h e na versão original com legendas em italiano. A entrada é gratuita. Saiba a programação aqui.
1 – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato  feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
12, 19 – GREVE IN CHIANTI (FI) – Stelle e mercanti – Piazza Gastone Bucciarelli, Greve In Chianti
15 – FLORENÇA – Fierucolina del GranoFeira de antiguidades e artesanato. Piazza Santo Spirito das 9às 19h. Info: 055.27051 site.
15 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
19 a 22 – VIAREGGIO (LU) – Platea Cibis – Pineta di Ponente, Viareggio – O evento dedicado à culinária popular e da rua permite descobrir e desfrutar o melhor da comida de rua e cozinha popular com especialidades italianas e internacionais. Durante o evento, os visitantes podem experimentar novos sabores, em uma viagem gastronômica sem limites, onde gosto é quase um dever. Graças a ‘Platea Cibis’ o público pode finalmente obter informações sobre a origem dos produtos e seu tratamento antes de comprar. Info aqui. Pineta di Ponente, Via Antonio Fratti.
22 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
22 – CORTONA (AR) – Antiquariato e modernariatoFeira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
29 – FLORENÇA – Camine in FieraFeira de antiguidades e artesanato. Piazza Carmine. Info: 055.27051 site.
 
5
14-15 – SCARPERIA (Florença) ACI racing weekend – Campionati Italiani Automobilistici – Autodromo del Mugello, Via Senni 15 – Scarperia. Saiba mais aqui.
19 E 26 – SORANO (GR) – Passeio de Trekking: Escursioni nelle terre del Tufo: area di Sorano 
20 – PITIGLIANO (GR) – Passeio de Trekking: Escursioni nelle terre del Tufo: area di Pitigliano
27 – SATURNIA (GR) – Trekking noturno a cascata de terme di Saturnia – Tintarella di luna piena maremmana
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

Concertos e operas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):

Outros:

  • LUCCA – Lucca Summer FestivaL: ingressos via Ticketone
    • 7 – Hollywood Vampires
    • 8 – Ringo Star
    • 11  – Roger Waters
    • 12 – Gorillaz
    • 14 – Nek Max Renga
    • 17 – Nick Cave & The Bad Seeds
    • 18 – Lenny Kravitz
    • 20 – James Taylor
    • 22 – Gianni Morandi
    • 25 – King Crimson
    • 26 – Norah Jones + Marcus Miller
  • CHIUSDINO (SI) – Estate Musicale in San Galgano: Ingressos via ticketone
    • 5  – Quartetti di Mozart
    • 13  – Ermal Meta
    • 22  – Notte Progressive Rock/R.D.M.
    • 26  – Combo Cienfuegos
    • 29 – Serata all’Opera
  • FLORENçA – 20° INTERNATIONAL FESTIVAL OF YOUTH ORCHESTRAS – serão várias apresentações gratuitas por Florença
    • 09 – às 20,30 | Loggia dei Lanzi – Huntingtower String Orchestra – program: A. Vivaldi, E. Grieg, J. Rutter, B. Britten, A. Salieri, P.I. Tchaikovsky, G. Holst, L. Anderson
    • 11- às 20,30 | Loggia dei Lanzi – Landesjugendorchester Hamburg  – program: G.Verdi, R. Schumann, J.A. Keller
    • 15- às 20,30 | Loggia dei Lanzi – Haydn Jeugd Strijkorkest – program: P. Locatelli, J.S. Bach, D. Shostakovich
    • 18- às 20,30 | Loggia dei Lanzi – Jugendorchester der Musikschule Dortmund DOJOChamber Orchestra Juvenalia Espoo & Orchestra of Käpylä Helsinki- program A. Dvorak, H. Eller, J. Sibelius, N. Rimsky-Korsakov
    • 21- às 20,30 | Loggia dei Lanzi – Jugend Sinfonie Orchester Konstanz – program: C. Debussy, G. Stein, F. Schubert, E. Presley
    • 25- às 20,30 | Loggia dei Lanzi- Almeers Jeugd Symfonie Orkest – program: A. Luigini, C. Saint-Saëns, P. Mascagni, J. Brahms, A. Piazzolla, J. Kander, E. Morricone, H. Zimmer, A. Marquez
    • 31- às 20,30 | Loggia dei Lanzi- Harmonieorkest Panta Rei Leuven- program: E. Morricone, B. Picqueur, J. Fuik, N Piovani, J.van der Roost, V. Bellini, G. Verdi, G. Puccini, W. A. Mozart
  • PISTOIA – Pistoia Blues Festival: saiba mais aqui
    • 04/07/18 – GRAHAM NASH (Road To Pistoia) – Teatro Manzoni
    • 10/07/18 – ALANIS MORISSETTE (Anteprima)
    • 13/07/18 – JAMES BLUNT
    • 14/07/18 – STEVE HACKETT (Genesis) + Predarubia
    • 15/07/18 – Mark Lanegan + Supersonic Blues Machine feat. Billy Gibbons (ZZ Top) + Casablanca + vincitori Obiettivo Blues In.
  • 17 a 22 – MONTALCINO – Montalcino Jazz Festival – veja o programa aqui
  • 22 a 29 – Florença – 19° FESTIVAL INTERNAZIONALE DEGLI OTTONI ITALIAN BRASS WEEKsaiba mais aqui
  • 27 a 31 – SAN GIMIGNANO – San Gimignano Festival – ingressos aqui
    • 27   – Piazza Duomo – 21,30h – Paolo Rumiz & European Spirit of Youth Orchestra in – TRANS EUROPA EXPRESS
    • 29   – Piazza Duomo – 21,30h – TOSCA – Opera lirica in tre atti di Giacomo Puccini, su libretto di Giuseppe Giacosa e Luigi Illica.
    • 31 – Piazza Duomo – 21,30h – VINICIO CAPOSSELA – Nell’ORCÆSTRA – tour sinfonico orchestrale
Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
4
Todo primeiro domingo do mês (este mês é 1 de julho), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês
Todas as terças –  visitas especiais à noite no museu Uffizi – veja as opções aqui: 
FLORENÇA – Nascita di una Nazione. Tra Guttuso, Fontana e Schifano – Palazzo Strozzi – Luca Massimo Barbero é o curador desta exposição que apresenta cerca de oitenta obras de artistas como Renato Guttuso, Lúcio Fontana, Alberto Burri, Emílio Vedova, Enrico Castellani, Piero Manzoni, Mário Schifano, Mario Merz e Michelangelo Pistoletto. Uma viagem extraordinária pela arte, política e sociedade na Itália entre os anos cinquenta e o período da contestação de Sessenta e oito: do triunfo da arte informal às experimentações da Pop Art, à pintura monocromática às novas linguagens da Arte Povera e Arte conceitual. Horário: todos os dias, incluindo feriados das 10h às 20h, das 10h às 23h – Piazza degli Strozzi, 1 – até 22 de julho
PISA- l viaggio di Marco Polo nelle fotografie di Michael Yamashita – Palazzo Blu, Pisa (Pisa)- No programa de comemoração de 10 anos desde a abertura do Palazzo Blu, uma exposição fotográfica proposta pela ‘National Geographic’. Durante o período de abertura, algumas conferências serão propostas, incluindo a de Gianni Sofri. Horário: terça a sexta, das 10h às 19h, sáb, dom e feriados, das 10h às 20h.
FLORENÇA – The Florence Experiment – Centro di Cultura Contemporanea Strozzina – Palazzo Strozzi, Um projeto ‘site specific’ do famoso artista alemão Carsten Höller e do neurobiólogo vegetal Stefano Mancuso, com curadoria de Arturo Galansino. Um experimento inovador que estuda a interação entre seres humanos e plantas através da instalação de dois slides monumentais no pátio da Renascença e um laboratório científico especial em Strozzina conectado à fachada do Palazzo Strozzi. Horário: todos os dias das 10h às 20h, das 10h às 23h. Até 26 de agosto
FLORENÇA – Conviti e banchetti. L’arte di imbandire le mense – Museo Stibbert – A exposição tem como objetivo ilustrar a arte de decorar a mesa, desde a Renascença ao século XIX, através de reconstruções vívidas do equipamento do passado, com exposição de cerâmica e majólica preciosa, esculturas de açúcar, frutas e plantas, cristais e talheres e utensílios da cozinha. Horário: seg-qua 10-14, sex-dom 10 am-6pm, fechado na quinta-feira, 15 de agosto e 25 de dezembro e 1º de janeiro – Via Federigo Stibbert 26 – Firenze – até dia 6 janeiro de 2019
FLORENÇA – Raffaello, Rubens, Tiepolo. Studi d’Autore dal ‘500 al ‘700 – Museo Fondazione Herbert Percy Horne – A exposição apresenta 21 obras-primas preservadas na coleção gráfica do colecionador inglês Herbert P.Horne (Londres, 1864 – Florença, 1916). As folhas abrangem três séculos, do século XVI ao XVIII, com exemplares de Rafael, Giorgio Vasari, Ludovico Carracci, Federico Barocci, Pedro Paulo Rubens, Pietro da Cortona e Giambattista Tiepolo. Horas: todos os dias 10-14, fechado às quartas – Via dei Benci 6 – até 31 julho de 2018
AREZZO – Moda e Modi. Stile e Costume in Italia 1900-1960 – Basilica di San Francesco – uma rica seleção de roupas vintage, acessórios de moda, objetos, pinturas, desenhos, aquarelas e fotografias que cobrem mais de meio século de história do traje e da moda na Itália, contando a evolução do estilo italiano na vida cotidiana Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h, das 9h às 18h, de 13 a 18 h. Piazza San Francesco – Arezzo –  até 4 novembro 2018
MONTEPULCIANO – Leonardo Da Vinci. Anatomie: macchine, uomo, natura – Fortezza di Montepulciano, a exposição destaca um dos aspectos mais inovadores do trabalho de Leonardo, para o qual máquinas, corpos humanos e natureza são regidos pelas mesmas leis universais. O itinerário da exposição é dividido em seções dedicadas à anatomia da máquina, estudos do corpo humano, geologia e arquitetura. Horário: todos os dias das 10:30 às 19:30. Endereço: 14 Via di San Donato – Montepulciano –  até 7 de outubro de 2018
Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!