O que fazer em agosto na Toscana

03/ago | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em agosto na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2018. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do verão, com feiras e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Agosto?

Em agosto o calor é forte, então é periodo de….. PRAIA!!! Por isso veja todos os textos que temos de praia na Toscana aqui, e escolha a sua!

E como fugir do calor em Florença? Aproveite o período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre), por isso a dica é fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! Ainda há dicas de aperitivo em Pisa, veja aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

Este é um período em que temos várias as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana, como em Monteverdi Marittimo, ou Cânions de Orrido di Botri ou le vie Cave, ou ainda passear de cavalo na Maremma.

Aproveite e visite os monumentos de Pisa, como a Torre, abertos à noite!

Quanto aos museus, em agosto tem muitas novidades! Todas as terças, até  setembro, o Uffizi ficará aberto das 19 às 22h, com eventos de música, literatura e  teatro. O calendário de eventos já está publicado aqui.

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

3
1 – VINCI (FI) – Volo di Cecco Santi – Piazza dei Conti Guidi, Vinci Reencenação histórica e popular, com desfiles pelas ruas da cidade. O Volo di Cecco Santi, ou seja, o vôo de Cecco da Torre do Castelo, um espetáculo que acontece à meia noite com fogos de artifício na bela paisagem toscana. Saiba mais aqui.
3 a 5 de – ROCCASTRADA (Grosseto) – Medioevo nel Borgo – Retorne à Idade Média através da história, cultura e tradições: a partir de Sexta-feira à Domingo, em Roccatederighi, uma aldeia no município de Roccastrada, um festival de reconstrução histórica desde 1993. Você encontrará palhaços, malabaristas, artistas de rua, artesãos que irão preparar receitas tradicionais e bebidas medievais. Além de jogos e shows Roccatederighi, Roccastrada (Grosseto) –  veja programação aqui.
4 a 5 – LUCCA  – Histrionika – Baluardo di San Colombano, Lucca – Histrionika é o festival de arte, música e teatro de rua que acontece em Lucca dia 31 de julho e ocorre ao longo das muralhas do bastião de San Colombano e na cave. Mais de 40 apresentações com música jazz, mas também malabarismo, dança, faquires, trapezistas e o show do Mago Crispino. Não perca as artes e oficinas de artesanato e actividades para crianças. Horário do evento: das 17à meia noite. Info aqui
4-5 – Castiglione di Garfagnana (Lucca)  | FESTA MEDIEVALE | um festival medieval em 1977 em honra do juramento de fidelidade à Lucca, com desfile histórico e torneios de besta na praça entre os arqueiros da República de Lucca e os da cidade de Massa Marittima. saiba mais aqui.
10 a 19 – ANGHIARI (AR) – Tovaglia a Quadri Atmosfera do passado, histórias da vida real e muito boa comida como pano de fundo para as noites de verão. Aqui estão os ingredientes de sucesso do evento a ser realizado em Anghiari (AR). O programa é simples e essencial: o suficiente, ou seja, para passar as noites em modo diferente e na companhia de produtos locais, oferecido no menu. Depois, há a toalha xadrez, símbolo inequívoco de um passado rural que irá hospedar os shows realizados pelos habitantes do lugar.  Saiba mais aqui.
11 e 12 – MONTALCINO (SI) – Torneo delle Aperture delle Cacce : evento de competição de arco (arcieri) medieval, onde durante a festa há um desfile medieval e os participantes se vestem como no Renascimento. Veja programação aqui.
11 a 15 – FILETTO (Massa Carrara) – Mercado Medieval de Filetto – Um mergulho na Idade Média na aldeia histórica de Filetto (Villafranca in Lunigiana), as ruas serão animadas por comerciantes, músicos e acrobatas. Mostra temática na praça da aldeia e “jantar medieval” no Convento. Info aqui
12 e 19 –  VOLTERRA (PI) – Volterra AD 1398: uma das festas medievais mais aguardadas da Toscana, animada, com muitos espectáculos. Veja o que ja escrevi sobre esta festa, leia o post : Festa Medieval de Volterra – ad1398. Info, clique aqui.
14 – MASSA MARITTIMA (LI) – Balestro del Girifalco –Na festa, 24 balestrieri ( aqueles que usam a balestra, arma medieval que lembra um arco e flecha), 8 para cada bairro da cidade, se enfrentam para ganhar a flecha de ouro. A corrida é precedida por um cortejo de 150 participantes que chegam à Piazza Duomo, onde ocorre o evento. Após a realização dos sbandieratori (porta bandeiras), inicia a competição onde a balestra é uma reprodução italiana da arma de 1400. O arqueiro deve acertar o alvo a 36 m. de distância. O arqueiro vencedor, cuja flecha é aquele que chegou mais próximo ao centro, será premiado com uma seta dourada simbólica, enquanto seu bairro será premiado com a “grande bandeira” de seda pintada. Saiba mais aqui. Piazza del Duomo, Massa Marittima (Grosseto).
11-12-15 – SCANSANO (GR) – Giubilanza –  é o festival medieval, que em quatro dias apresenta um programa completo de eventos, atividades e entretenimento dedicado às artes do teatrouma reconstituição da Idade Média, comida e vinho. Informação aqui.
DSC00639

Festa Medieval de Volterra

15 – SARTEANO (SI) – Giostra del Saracino –  La Giostra del Saracino é um jogo equestre que evoca a luta contra os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Na representação, o inimigo é composto de uma imagem de madeira típica montada sobre um suporte que a faz girar. Os cavaleiros das 5 contradas galopam contra a imagem, tentando colocar um anel no eixo com um diâmetro de seis centímetros no lugar no escudo. Para mais informações clique aqui.
15 – PORTO SANTO STEFANO (GR)  – Palio del Marinaio dell’Argentario: O Palio Argentario é uma regata (4 remadores e um timoneiro) entre quatro barcos chamados “guzzi” representantes dos distritos da cidade (Cruz, Fortaleza e Pilarella Vale). Cada barco leva o nome de um vento: NW, Grecale, LIBECCIO Scirocco. A rota do desafio é composta de 4 pistas de 4000 m, delimitado por bóias. O vencedor é o primeiro barco para realizar  5 giros pelo lago e 4 em terra. Info aqui.
15 – CASTIGLIONE DELLA PESCAIA (GR) –  Palio dell’Assunta   O Palio di Castiglione é executado em barcos a remo com cinco tripulantes (quatro remadores mais um timoneiro). Originalmente realizado no rio Bruna (córrego que atravessa a aldeia), mas desde 2009 a corrida acontece no mar, com a pista de corrida na frente do canal do porto onde ocorre a chegada. Cada barco corresponde um bairro da cidade: Castelo (amarelo e verde), Marina (branco e vermelho), Piazza (branco e verde), Ponte Giorgini (branco e azul), Portaccia (amarelo e vermelho ).
16 – SIENA – Palio de Siena : Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades.  Clique e leia o post de 2018: -> O programa do Palio di Siena de 2018
palio de siena ii_17

Palio de Siena

16 a 19 – PONTREMOLI (MA) – Medievalis 2018Encenação medieval da concessão de cidade livre dada a Pontremoli em 1226 pelas mãos do imperador Frederico II. Nos cinco dias que será lembrado, se terão eventos típicos da época: os duelos, exposições falcoeiro, de dança e jantares medievais, mas especialmente o “Disfida della Cortina di Cazzaguerra”, onde as três facções vão dar vida aos guerreiros históricos. Sábado,  reconstrução histórica da chegada do rei Frederico II e sua corte. veja programação aqui.
26 – MONTEPULCIANO (SI)  – Bravio delle Botte – uma série de eventos que acontecem na cidade, em preparação para o evento do Bravio delle Botte do dia 30/08. São outras pequenas celebrações medievais além do treinamento dos competidores para a competição. A Bravio delle Botti é o desafio entre os oito distritos da cidade, e Talosa Voltaia, que disputam pelo “Palio”, a competição acontece rolando barris de 80 kg ao longo de um caminho para subir mais 1 km de distância. Os barris são rolados por dois “empurradores” ao longo de um caminho através das ruas do centro. Na semana antes da corrida, acontecem inúmeros eventos. Mais informações no site do evento, aqui.

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianatoFeira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
4 e 5 – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato  feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
10 – MONTEPULCIANO (Siena) – Calici di stelle – No esplêndido cenário do centro histórico de Montepulciano o evento – Calici di stelle – está de volta com seus dois protagonistas: Vino Nobile di Montepulciano DOCG e Rosso di Montepulciano DOC. Para a ocasião, você pode assistir a concertos de música ao vivo ao longo das ruas e na Piazza Grande, e ainda jantar em 8 distritos (e respectivos times) do Bravio delle Botti, apreciar o show do grupo de jogadores de Bandeira e de Tamburini di Montepulciano, um passeio através do mercado das artes e antiguidades em via Ricci e descobrir os muitos outros eventos previstos. veja programação aqui.
9 – GREVE IN CHIANTI (Florença) – Calici di stelle –  com observações guiadas do céu pelo grupo Observatório de  Torre Luciana, degustação de vinho e noite de mercado do vinho Chianti Classico, na praça principal de Greve in Chianti. Não perca a música ao vivo. veja programação aqui.

11-12 – FORTE DEI MARMI (Lucca) – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades. 
11-12 – Pisa – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.
18-19- LUCCA – LuccArtigiana,  – feira de artesanato e antiguidades – piazza S. Giusto, piazza Antelminelli, piazzetta della Chiesa di San Giovanni, piazza del Duomo (Lucca)
20-26  – Gambassi Terme (FI) – Mostra-mercato del vino Chianti | Palio delle Contrade – é uma verdadeira exposição de uvas e vinho, com stands de exposição, reconstituição da colheita e comércio antigo, mercado de comida local, competição de vinhos, música e entretenimento – Piazza Roma, Gambassi Terme (Firenze) – Saiba mais aqui.
 26 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
26 – CORTONA (AR) – Antiquariato e modernariatoFeira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
26 – FLORENÇA – Fiera dei Ciompi  Feira de antiguidades e artesanato. Piazza Lorenzo Ghiberti
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

–>Concertos e óperas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):
–>Concertos e óperas regulares em San Gimignano (compre ingresso com antecedência):

-> Shows variados na Toscana

Viareggio (Lucca) –  Puccini Festival Gran Teatro Puccini, Via delle Torbiere loc. Torre del Lago Puccini – Viareggio –  saiba mais aqui –   Datas e operas: dia 4 e 12  Tosca, dia 3 – La Boheme, dia 17 – Turadont, dia 10 e 18 – Madama Butterfly, 11 e 25 – Il Trittico, .
San Galgano (SI) – Estate Musical di San Galgano – 02/08 Yann Tiersen, 12/08 Spira Mirabilis‘La Scozzese’ di Mandelsshon, 17/08  – Crossover Quartet‘Mozart in the Jungle’ritmi blues, jazz e latini attraverso i capolavori mozartiani
8 – Florença (FI) – Festival delle Orchestre Giovanili – Loggia dei Lanzi, Firenze (Firenze) –  20.30 – Firenze, Loggia dei Lanzi – Piazza della SignoriaGWANGJU YMCA “DREAM” YOUTH ORCHESTRA – Corea del Sudtromba Kim Shin Hyeokdirettore Kang Jae JinMusiche di: F. V. Suppe, L. van Beethoven, W. A. Mozart, C. Saint-Saëns, J. Hurwitz, Y. Ryo Between, Choi Sung Hwan, C-M. Schonberg
Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
4
Todo primeiro domingo do mês (este mês é 5 de agosto), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês

Todas as terças –  visitas especiais à noite no museu Uffizi – veja as opções aqui:
  • 7.08 | Compagnia Silenda – Rocks – Experimento de dança contemporânea para o luto de Niobe com tecnologia digital e projeções de vídeo, ativado por uma pulseira eletrônica que detecta o impulso elétrico dos músculos em movimento, transformando-os em controles remotos para computadore
    21.08 | Zlatko Kaučič – Mystical Nature – Conjunto de percussão original para música criativa com objetos, elementos naturais e instrumentos em diálogo com a primavera de Botticelli
    28.08 | Kuku – Painting’s Soul Voices: Music with a Movie Camera – Experimento de música acústica e eletrônica com uso de câmera e fluxos sonoros derivados da gama de cores justapostas nas pinturas
FLORENÇA – The Florence Experiment – Centro di Cultura Contemporanea Strozzina – Palazzo Strozzi, Um projeto ‘site specific’ do famoso artista alemão Carsten Höller e do neurobiólogo vegetal Stefano Mancuso, com curadoria de Arturo Galansino. Um experimento inovador que estuda a interação entre seres humanos e plantas através da instalação de dois slides monumentais no pátio da Renascença e um laboratório científico especial em Strozzina conectado à fachada do Palazzo Strozzi. Horário: todos os dias das 10h às 20h, das 10h às 23h. Até 26 de agosto
FLORENÇA – Conviti e banchetti. L’arte di imbandire le mense – Museo Stibbert – A exposição tem como objetivo ilustrar a arte de decorar a mesa, desde a Renascença ao século XIX, através de reconstruções vívidas do equipamento do passado, com exposição de cerâmica e majólica preciosa, esculturas de açúcar, frutas e plantas, cristais e talheres e utensílios da cozinha. Horário: seg-qua 10-14, sex-dom 10 am-6pm, fechado na quinta-feira, 15 de agosto e 25 de dezembro e 1º de janeiro – Via Federigo Stibbert 26 – Firenze – até dia 6 janeiro de 2019
AREZZO – Moda e Modi. Stile e Costume in Italia 1900-1960 – Basilica di San Francesco – uma rica seleção de roupas vintage, acessórios de moda, objetos, pinturas, desenhos, aquarelas e fotografias que cobrem mais de meio século de história do traje e da moda na Itália, contando a evolução do estilo italiano na vida cotidiana Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h, das 9h às 18h, de 13 a 18 h. Piazza San Francesco – Arezzo –  até 4 novembro 2018
MONTEPULCIANO – Leonardo Da Vinci. Anatomie: macchine, uomo, natura – Fortezza di Montepulciano, a exposição destaca um dos aspectos mais inovadores do trabalho de Leonardo, para o qual máquinas, corpos humanos e natureza são regidos pelas mesmas leis universais. O itinerário da exposição é dividido em seções dedicadas à anatomia da máquina, estudos do corpo humano, geologia e arquitetura. Horário: todos os dias das 10:30 às 19:30. Endereço: 14 Via di San Donato – Montepulciano –  até 7 de outubro de 2018
FLORENÇA – L’Italia a Hollywood – Museo Salvatore Ferragamo, Palazzo Spini Feroni – Os anos americanos de Salvatore Ferragamo, de 1915 a 1927, são celebrados em uma exposição com curadoria de Stefania Ricci, diretora do Museu Ferragamo. A exposição, aberta pela pintura de Raffaele Gambogi ‘Emigranti’ (1894), inclui obras de arte, peças de filmes, fotografias, sapatos e roupas, abordando a influência que nossa cultura teve em uma parte da América do Norte. Horário: todos os dias das 10h às 19h30 – Piazza Santa Trinità, 5/r – Firenze –  até 10 de março de 2019.
FLORENÇA -Steve McCurry. Icons – Villa Bardini – Biba Giacchetti é responsável por uma extensa retrospectiva dedicada ao trabalho de Steve McCurry (Pensilvânia, 1950), um dos maiores mestres da fotografia contemporânea. São recolhidas mais de 100 fotografias que documentam os melhores de 40 anos de atividade. Uma jornada simbólica através de países como a Índia, Afeganistão, Birmânia, Japão, Cuba, Brasil. Dois filmes completam o itinerário da exposição Horário: terça a domingo das 10h às 19h, fechado segunda-feira. Costa San Giorgio, 2 – Firenze – até dia 16 de setembro de 2018
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!