O Gioco del Panforte de Pienza, jogo folclórico entre 26 a 30 de dezembro

03/dez | por Deyse Ribeiro

Conheça o Gioco del Panforte de Pienza, em português o Jogo do Pãoforte, um jogo animado e disputado  na cidade que ocorre sempre de 26 a 30 de dezembro.

Depois de contar um pouco dos doces de natal da Toscana, chegou a hora de contar sobre uma festa folclórica ligada a gastronomia de natal na Toscana.

É um jogo tão antigo quanto a sobremesa tradicional de Siena. Não são poucos os documentos que nos séculos passados, a partir de 1200, falam deste delicioso biscoito feito com massa de amêndoa e mel, além de outros ingredientes locais. Conhecido desde a Idade Média na Itália e outras cidades europeias, foi muitas vezes utilizado como uma homenagem aos convidados famosos e oferecido como um presente.

Em Pienza se produzia nas antigas casas, depois nas padarias artesanais. Na década de noventa nasceu um torneio em Pienza e Val d’Orcia chamado ‘Gioco popolare del Panforte“, organizado por uma associação local.

Para saber a história do panforte, clique aqui.

Antes, se jogava o panforte em casa nos cafés e osterias da cidade. Ao Torneio participavam lançadores de toda a  Val d’ Orcia nas férias entre o Natal e o Ano Novo e ainda na época da Epifania.

Na época da Epifania, se joga o torneio das crianças e um quadrangular de caráter toscano.

phoca_thumb_l_IMG_6814

A equipe vencedora ganha um troféu produzido pela Ferrobattuto Artístico Biagiotti di Pienza, que ilustra um tema caro para a Comunidade. Na Piazza durante o período do jogo, a Associazioni Pro Loco organiza o  evento com entretenimento noturno, degustações gastronômicas variadas.

A grande maioria dos jogadores em competição são de Pienza, mas há jogadores de outras localidades.

phoca_thumb_l_IMG_6813

A mesa deve ser suficientemente longa, e o árbitro é dotado de um fita para medir a distancia da jogada. Os jogadores são divididos em times, e lançam um de cada vez sobre a mesa, tentando chegar cada vez mais próximo possível a borda oposta, o árbitro mede a distancia da jogada e assim, se passa ao jogador sucessivo, até o fim do turno.

Si dá o ponto a quem, dentro do seu turno, se aproxima mais ao bordo da mesa. Se o panforte sai da mesa a jogada é anulada. Mas se o panforte supera a borda da mesa, mantendo-se porem, dentro da mesa, se trata de um “efeito capanna” (nome da jogada) e se o jogada neste turno foi a mais longa, ele ganha ponto.

phoca_thumb_l_DSC09473

Se continua até a pontuação máxima decidida para cada turno. As equipes são de seis jogadores, e se enfrentam duas de cada vez, cada um joga o panforte por vez e ganha o time que fizer seis pontos. A primeira equipe a ter vencido dois jogos vai ganhando o jogo, eliminando um outro grupo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Simples e fácil de executar, pode ser jogado por todos, jovens e velhos, e se torna-se uma fonte de ‘provocação’ e entretenimento inigualável. No ano passado, muitos turistas também aceitaram o desafio, se você quiser tentar, as inscrições estão abertas.

Pienza é ainda sede da Federação Italiana do Jogo do Panforte (ah! adorei), única na Itália, e no mundo!

Regras no Jogo aqui.

Além da cidade de Pienza, esse jogo ainda ocorre em algumas cidades da província de Siena, província de Pisa em Palaia e Montefoscoli, com o nome de “tiro del panforte” e Grosseto (Sovana).

Uma cidade pertinho de Pienza que acontece o mesmo jogo é em Torrita di Siena, mas a data do jogo é de 16 a 19 de dezembro, de quarta à sábado às 20:30 e domingo às 15hs, sempre acompanhado com doces feitos pela população local e vinho brulè. Saiba mais aqui.

*Fotos: ProLoco Pienza, https://www.prolocopienza.it/it/il-gioco-del-panforte
Data: 26 a 30 de dezembro
Local: Loggiato de Pienza
horário: das 15 as 19 hs

Veja o vídeo do Giocco del Panforte:

Vídeo de um programa de tv italiano,a parte do jogo começa em 2:30 min, onde mostra como se joga esse jogo.

.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!