Descubra incríveis locais à beira-mar na Toscana, nós te ensinamos como explorar a costa da Toscana.
A costa da Toscana possui vários lugares que vale a pena explorar, de Marina di Carrara a Monte Argentario. Viaje pela via Aurelia enquanto admira o mar brilhante, com suas enseadas, longas praias, florestas de pinheiros e história antiga. Reunimos algumas sugestões para os melhores lugares para visitar ao longo da costa, onde o que não falta são atrações turísticas nas suas férias.
Leia também:
- As melhores praias da Toscana
- Como ir à praia de trem e de ônibus desde Florença?
- Manual de Sobrevivência para as praias italianas
Começamos na Riviera Apuana, lar de praias de areia e das montanhas de mármore branco dos Alpes Apuanos. As principais cidades de praia da região, Marina di Carrara e Marina di Massa, oferecem tudo o que você precisa em termos de entretenimento. Você também pode fazer caminhadas ou fazer tours com carro, explorando as pequenas cidades que pontilham a Lunigiana, rica em tradição e história. Você sabia que a região é rica em Castelos? Ainda é possível visitar as montanhas onde se extrai o mármore de Carrara.
Leia também:
- Praia na Toscana: Marina de Carrara e Marina de Massa
- Uma visita à cidade de Massa, entre praias e castelos
- Os segredos do Mármore de Carrara
- Uma outra Toscana: cidades para conhecer na Lunigiana, uma região mágica!– sobre os Castelos
Em seguida, vamos para a costa na Versilia , uma terra de diversão e arte. Passeie pelo elegante Forte dei Marmi, lar dos clubes mais famosos da Itália e visitado por muitos VIPs, ou confira as exposições e iniciativas culturais em Pietrasanta e o Festival della Versiliana, um festival ao ar livre com vista para o mar e com muitas apresentações.
Para um dia de compras, não há lugar melhor do que Viareggio, com seus belos edifícios Art Nouveau à beira-mar que abrigam lojas de moda da moda. Ou talvez você queira relaxar na atmosfera deslumbrante da praia de Camaiore, saboreando a deliciosa culinária local e participando de muitos eventos que acontecem pela cidade.
Leia ainda:
- Praia na Toscana: Ronchi, Poveromo e Cinquale di Montignoso
- Puccini e sua Lucca, conheça um pouco sobre um dos autores de ópera mais famosos
- Tour de Pisa e Lucca
Indo para Marina di Pisa, Tirrenia e Calambrone, você encontrará uma paisagem rica em reservas naturais e belas margens, longe das multidões e do caos, imersos em dunas de areia e instalações de praia.
Em seguida, você pode ir até a floresta de pinheiros de San Rossore, uma reserva natural na costa de Pisa, protegida por sua importância e raridade.
leia:
- Saiba tudo sobre a Piazza dei Miracoli de Pisa e seus monumentos
- Curiosidades de Pisa: não é só a torre que é pendente na cidade!
- Arte urbana em Pisa: Tuttomondo, o mural de Keith Haring
- Aperitivo ao pôr-do-sol em Pisa
- Aperitivo na Toscana, os melhores locais com vista mar
Agora vamos para Livorno, onde você poderá visitar a Terrazza Mascagni para admirar a vista do mar e das ilhas, estendendo-se até a Córsega. Vá para Antignano e a cidade de Quercianella escondida nos pinheiros.
Em seguida é Piombino, uma área rica em história e cheia de belos locais. Castiglioncello é uma vila etrusca que possui uma praia com bandeira azul (um prêmio europeu). A cidade é caracterizada por pequenas ruas, jardins, uma grande floresta de pinheiros e pequenas enseadas e portos.
Leia também:
- Passeio de barco pelos canais de Livorno
- Bolgheri e seus encantos
- Passeios nas vinícolas de Bolgheri
Ou você pode ir para Rosignano Marittimo e Vada, famosa por suas praias de areia branca. Nossa jornada continua em direção a Cecina, onde você encontrará ótimos serviços e natação. Agora mude para o interior para Bolgheri para descobrir as ruas ladeadas de ciprestes e a casa de Giosuè Carducci, visitar vinícolas e conhecer os vinhos da região.
San Vincenzo é onde o coração da costa etrusca (onde viveu a civilização etrusca) realmente começa. Na parte sul da área de San Vincenzo (perto de Livorno), na fronteira entre Piombino e Campiglia Marittima, há um parque que oferece algumas das vistas mais deslumbrantes de toda a Toscana: dunas de areia, matagal mediterrânea, florestas de pinheiros e carvalhos e o contorno do arquipélago da Toscana no horizonte.
Após o deserto da Reserva Natural de Rimigliano, pare no Golfo de Baratti, uma magnífica baía com pinheiros, apenas algumas casas e areia cinza brilhante. Este porto de mais de mil anos de idade ainda mostra traços de seu passado importante. O antigo porto ficou famoso em 1908, quando uma das necrópoles etruscas mais importantes da Toscana foi descoberta ali, lar de túmulos que datam de 900 a 300 aC .
Além de Baratti ali fica Populonia, com seu castelo e acrópole antiga, famosa desde a Idade do Ferro (900 aC) . Era uma das 12 cidades mais importantes da Etrúria (território da civilização etrusca) e a única no mar. Populonia tem apenas 30 habitantes durante todo o ano, mas há 2500 anos, sua população era de 40.000 habitantes e era um dos principais portos do Mediterrâneo.
Não deixe de parar no Buca delle Fate, uma baía maravilhosa que vale a pena visitar, que recebe o nome dos túmulos etruscos nas rochas. Para uma paisagem mais romântica, você pode seguir as estradas para Donoratico, Marina di Castagneto (minha preferida) e Marina di Cecina, que foram a inspiração para muitos dos poemas de Carducci.
Agora siga em direção a Piombino, conhecido por seu porto e metalurgia. Esta área fascinante é perfeita para férias ao ar livre, graças à beleza do mar vizinho, suas áreas interiores e a qualidade de seus serviços. Felizmente, as instalações da praia não arruinaram os dunas da região.
Visite ainda Scarlino, com sua famosa Cala Martina (abrigou Garibaldi depois de escapar de Roma e onde ele pegou um barco para Porto Venere), Cala Violina, Le Rocchette e Castiglione della Pescaia. Depois de Piombino, visite Follonia. O sol no mar é incrivelmente bonito, iluminando as árvores verdes e a água azul. Punta Ala é a próxima parada, uma das áreas mais famosas do litoral.
Leia:
- Como ir a Cala Violina, uma das praias mais bonitas da Toscana
- O que ver em Castilgione della Pescaia
- Fotos de Castilgione della Pescaia
- As praias de Castiglione della Pescaia
Castiglione della Pescaia é talvez uma das áreas de praia mais conhecidas de Maremma, com suas esplêndidas florestas de pinheiros e beira-mar, além de seu porto movimentado. O centro da cidade está organizado em torno do castelo, uma característica típica das cidades medievais, e fica ao longo do rio Bruna. Também vale a pena visitar Vetulonia, lar de uma grande necrópole etrusca.
Para chegar ao Parque Natural Maremma, siga em direção a Alberese. O parque é famoso por seus cavalos e plantas raras, costa intocada e vistas da encosta das ilhas.
Leia:
- Conheça a Maremma Toscana
- Passeio de Cavalo na Maremma
- Lavanda na Toscana: onde encontrar e quando ir
- Girassóis na Toscana: onde encontrar e quando
Seguindo para o sul pela via Aurelia, chegamos ao Argentario. Chegar perto das ilhas é emocionante, porque você encontrará a conhecida Costa de Prata, com areias brilhantes nas faixas de terra entre o locado de Orbetello, Giannella e Feniglia.
- Monte Argentario, um paraíso no verão da Toscana
- 10 Dicas do que fazer em Monte Argentario
- Disputa história no mar, conheça o Palio Marinaro dell’Argentario
- Vídeo – Apresentando: Monte Argentário
- Dica de Hotel: Argentario Golf Resort & Spa *****
Tente não perder uma visita à Ilha de Elba, com seus fabulosos acampamentos, história antiga, praias de areia branca e águas límpidas nas costas de Poroferraio e Ghiaie, além das falésias de Monte Capanne.
Elba é uma das sete ilhas que compõem o arquipélago da Toscana, um verdadeiro paraíso natural protegido pelo Parque Nacional do Arcipelago Toscano. Os outros membros são Giglio, Capraia, Montecristo, Pianosa, Gorgona e Giannutri.
Leia também:
- As 7 Ilhas da Toscana
- Como ir à Ilha de Elba
- 10 dicas do que fazer na Ilha de Elba
- Itinerário sobre a história de Napoleão na Ilha de Elba
- Fotos da Ilha de Elba
- Tudo sobre as Ilhas de Giglio e Giannutri
- Fotos da Ilha de Capraia