O que fazer em agosto na Toscana

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em agosto na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2025. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do verão, com feiras e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Agosto?

Em agosto o calor é forte, então é periodo de….. PRAIA!!! Por isso veja todos os textos que temos de praia na Toscana aqui, e escolha a sua!

E como fugir do calor em Florença? Aproveite o período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre), por isso a dica é fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! Ainda há dicas de aperitivo em Pisa, veja aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

Este é um período em que temos várias as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana, como em Monteverdi Marittimo, ou Cânions de Orrido di Botri ou le vie Cave, ou ainda passear de cavalo na Maremma.

Aproveite e visite os monumentos de Pisa, como a Torre, abertos à noite!

Eu já escrevi vários textos aqui sobre as praias na Toscana:

E o Fiorentino, vai em qual praia? Leia –> A praia do Florentino é no rio!

Festas e Folclore

*1 a 3 de – ROCCASTRADA (Grosseto) – Medioevo nel Borgo – Retorne à Idade Média através da história, cultura e tradições: a partir de Sexta-feira à Domingo, em Roccatederighi, uma aldeia no município de Roccastrada, um festival de reconstrução histórica desde 1993. Você encontrará palhaços, malabaristas, artistas de rua, artesãos que irão preparar receitas tradicionais e bebidas medievais. Além de jogos e shows Roccatederighi, Roccastrada (Grosseto) –  veja programação aqui.

*2-3 – Castiglione di Garfagnana (Lucca)  | FESTA MEDIEVALE | um festival medieval em 1977 em honra do juramento de fidelidade à Lucca, com desfile histórico e torneios de besta na praça entre os arqueiros da República de Lucca e os da cidade de Massa Marittima. saiba mais aqui.

16 e 30 – PUNTONE DI SCARLINO (GROSSETO) – 21:30 Apresentação dos “Butteri della Maremma” – São os cavalheiros da região da Maremma Toscana – Show sugestivo e envolvente onde os cowboys, cavalos e vacas da pura raça Maremma vão emocioná-lo, trazendo você de volta ao Maremma do passado, uma Maremma feita de gestos antigos e sábiose orgulhosos . Você poderá admirar um vislumbre sugestivo do Maremma do passado, um espetáculo inesquecível no trabalho do buttero com migração e trabalho com o gado, captura e aterrissagem dos bezerros, merca (simulado), o jogo da rosa, o jogo da bela Marsilia, o Carosello e muito mais. Saiba mais aqui.

*10 a 19 – ANGHIARI (AR) – Tovaglia a Quadri – Atmosfera do passado, histórias da vida real e muito boa comida como pano de fundo para as noites de verão. Aqui estão os ingredientes de sucesso do evento a ser realizado em Anghiari (AR). O programa é simples e essencial: o suficiente, ou seja, para passar as noites em modo diferente e na companhia de produtos locais, oferecido no menu. Depois, há a toalha xadrez, símbolo inequívoco de um passado rural que irá hospedar os shows realizados pelos habitantes do lugar.  Saiba mais aqui.

*8 a 10 – MONTALCINO (SI) – Torneo delle Aperture delle Cacce : evento de competição de arco (arcieri) medieval, onde durante a festa há um desfile medieval e os participantes se vestem como no Renascimento.Veja programação aqui.

*11 a 15 – FILETTO (Massa Carrara) – Mercado Medieval de Filetto Um mergulho na Idade Média na aldeia histórica de Filetto (Villafranca in Lunigiana), as ruas serão animadas por comerciantes, músicos e acrobatas. Mostra temática na praça da aldeia e “jantar medieval” no Convento. Info aqui

*10 e 17  VOLTERRA (PI) – Volterra AD 1398: uma das festas medievais mais aguardadas da Toscana, animada, com muitos espectáculos. Veja o que ja escrevi sobre esta festa, leia o post : Festa Medieval de Volterra – ad1398. Info, clique aqui.

*14 – MASSA MARITTIMA (LI) – Balestro del Girifalco –Na festa, 24 balestrieri ( aqueles que usam a balestra, arma medieval que lembra um arco e flecha), 8 para cada bairro da cidade, se enfrentam para ganhar a flecha de ouro. A corrida é precedida por um cortejo de 150 participantes que chegam à Piazza Duomo, onde ocorre o evento. Após a realização dos sbandieratori (porta bandeiras), inicia a competição onde a balestra é uma reprodução italiana da arma de 1400. O arqueiro deve acertar o alvo a 36 m. de distância. O arqueiro vencedor, cuja flecha é aquele que chegou mais próximo ao centro, será premiado com uma seta dourada simbólica, enquanto seu bairro será premiado com a “grande bandeira” de seda pintada. Saiba mais aqui. Piazza del Duomo, Massa Marittima (Grosseto).

*15 – (toda a Itália)  – FerragostoToda a Itália está ansiosa para 15 de agosto. É então Ferragosto, uma festa da colheita originalmente pagã, mas também a festa católica em honra da Assunção de Maria. É um dos feriados mais importantes da Itália – também porque muitas vezes é o pontapé inicial para duas semanas de férias. O festival deve seu nome às Feriae Augustae, as festas do imperador Augusto, onde, após semanas de trabalho duro, as pessoas finalmente podiam comer e beber juntos novamente. A colheita estava feita, o trabalho duro estava feito – e isso tinha que ser comemorado! Ferragosto é agora completamente dominado por um convívio acolhedor com a família e amigos e com – como convém aos italianos – os mais saborosos petiscos e bebidas, de preferência ao ar livre – ao ar livre. Se você está procurando um belo local na praia ou nas montanhas, com certeza será uma festa italiana de Ferragosto muito aconchegante e de verão!

DSC00639
Festa Medieval de Volterra

*15 – SARTEANO (SI) – Giostra del Saracino –  La Giostra del Saracino é um jogo equestre que evoca a luta contra os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Na representação, o inimigo é composto de uma imagem de madeira típica montada sobre um suporte que a faz girar. Os cavaleiros das 5 contradas galopam contra a imagem, tentando colocar um anel no eixo com um diâmetro de seis centímetros no lugar no escudo. Para mais informações clique aqui.

*15 – PORTO SANTO STEFANO (GR)  – Palio del Marinaio dell’Argentario: O Palio Argentario é uma regata (4 remadores e um timoneiro) entre quatro barcos chamados “guzzi” representantes dos distritos da cidade (Cruz, Fortaleza e Pilarella Vale). Cada barco leva o nome de um vento: NW, Grecale, LIBECCIO Scirocco. A rota do desafio é composta de 4 pistas de 4000 m, delimitado por bóias. O vencedor é o primeiro barco para realizar  5 giros pelo lago e 4 em terra. Info aqui.

*20 – CASTIGLIONE DELLA PESCAIA (GR) –  Palio dell’Assunta  O Palio di Castiglione é executado em barcos a remo com cinco tripulantes (quatro remadores mais um timoneiro). Originalmente realizado no rio Bruna (córrego que atravessa a aldeia), mas desde 2009 a corrida acontece no mar, com a pista de corrida na frente do canal do porto onde ocorre a chegada. Cada barco corresponde um bairro da cidade: Castelo (amarelo e verde), Marina (branco e vermelho), Piazza (branco e verde), Ponte Giorgini (branco e azul), Portaccia (amarelo e vermelho ). Saiba mais

*16 – SIENA – Palio de Siena : Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades.  Clique e leia o post de 2018: -> O programa do Palio di Siena

palio de siena ii_17
Palio de Siena

*31 MONTEPULCIANO (SI)  – Bravio delle Botte – uma série de eventos que acontecem na cidade, em preparação para o evento do Bravio delle Botte do dia 30/08. São outras pequenas celebrações medievais além do treinamento dos competidores para a competição. A Bravio delle Botti é o desafio entre os oito distritos da cidade, e Talosa Voltaia, que disputam pelo “Palio”, a competição acontece rolando barris de 80 kg ao longo de um caminho para subir mais 1 km de distância. Os barris são rolados por dois “empurradores” ao longo de um caminho através das ruas do centro. Na semana antes da corrida, acontecem inúmeros eventos. Mais informações no site do evento, aqui. Não dá pra explicar, tenho que mostrar o vídeo!! Saiba mais aqui – Veja o texto – Bravio delle Botti em Montepulciano: a corrida dos barris

*21 a 25- PONTREMOLI (MA) – Medievalis Encenação medieval da concessão de cidade livre dada a Pontremoli em 1226 pelas mãos do imperador Frederico II. Nos cinco dias que será lembrado, se terão eventos típicos da época: os duelos, exposições falcoeiro, de dança e jantares medievais, mas especialmente o “Disfida della Cortina di Cazzaguerra”, onde as três facções vão dar vida aos guerreiros históricos. Sábado,  reconstrução histórica da chegada do rei Frederico II e sua corte. veja programação aqui.

31 – MONTEVARCHI (AR) – Gioco del Pozzo – Rievocazione Storica: Entrega da relíquia do leite sagrado da Virgem pelo Rei de França ao Conde Guido, para comemorar, ocorre sempre o antigo jogo com bola chamado de” Gioco del Pozzo”. E ainda tem jantar medieval. Veja programação aqui.

Feiras e Mercados

até 3 – Levigliani (Lucca) – Levigliani Wine Art Festival –   – A cidade de Levigliani está localizada nos limites do Parque Regional dos Alpes Apuanos, no sertão de Versilia

*6 e 7 – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.

*10-11-12-13-14-15 – Cortona (TOSCANA) – Sagra della BisteccaDurante a Sagra della Bistecca, todos os moradores e visitantes de Cortona andam pela rua com água na boca. Afinal, eles assam os melhores bifes. Chefs experientes preparam o melhor bistecche de carne Chianina em uma enorme grelha. Você se diverte em combinação com um bom vinho – uma experiência inesquecível!

*ate 25  – (toda a Itália) – Calici di Stelle – brindando sob as estrelas- Na noite de San Lorenzo (10 de agosto), muitos lugares da Itália brindam a cada estrela cadente que pode ser vista no céu. Esta noite especial é, portanto, também chamada de ‘Noite das Estrelas Cadentes’. Você desfruta de uma taça de vinho enquanto vê estrelas cadentes para realizar um lindo desejo. Você pode encontrar todas as vinicolas participantes, organizadas por região, no site do  MovimentoTurismoVino.it . Embora muitas vinícolas estejam organizando eventos extras ao longo da semana, o destaque ainda é no dia 10 de agosto, durante a primeira e única Notte di San Lorenzo.Centro da Italia

Música e Espetáculo

*9 a 31 – Florença – Festival Lasciati Fiorire” no palco da Limonaia de Villa Strozzi em Florença acontece o “Festival Lasciati Fiorire” três dias de música com entrada gratuita organizado pela associação Il Fiore sul Vulcano. Serão alternados: Cecco e Cipo, Loren, oodal, Le Lame, Elasi e muitos outros.

Estate Fiesolana

*até setembro – Torre del Lago (TOSCANA) – Puccini Festival – Chamado  Puccini e la sua Lucca  , você pode assistir a concertos durante todo o ano na igreja de San Giovanni, onde Puccini foi batizado. Mas no verão há mais! “Isto é o paraíso!” Diz-se que Puccini exclamou quando viu pela primeira vez o Lago Massaciuccoli. O Festival Puccini é realizado todo verão nas margens do lago . De meados de julho a meados de agosto, é construído um grande teatro, que cai parcialmente sobre a superfície da água. Um belo cenário para as óperas de Puccini; ao ar livre, os sons de Madame Butterfly de Puccini  dão-lhe ainda mais arrepios! Aliás, o Festival Puccini foi criado em 1930 por iniciativa do próprio Giacomo Puccini. O teatro original era um todo improvisado, montado pelos amigos de Puccini. Desde então, o festival cresceu muito. Hoje atrai mais de quarenta mil visitantes e é preciso reservar os ingressos com antecedência.

até agosto  – Marina di Pietrasanta (TOSCANA) – debates, musica, opera e muito mais. Saiba o programa.

*até 11 de setembro – Fiesola (Toscana) – Estate Fiesolana – A edição FIESOLANA VERÃO 2025 encenada no Teatro Romano de Fiesole oferece um evento diferente todas as noites, de junho a setembro. Um outdoor que inclui vários aspectos da proposta artística italiana e internacional com muitos personagens do show ao vivo.

*até 14   –  Monticchiello, Siena (TOSCANA) – Festival do Teatro Povero de Montecchiello – , o pequeno povoado de Monticchiello, na província de Siena, recebe o espetáculo Teatro Povero, espetáculo escrito, dirigido e encenado pelos habitantes do pequeno povoado medieval de Val d’ Orcia. Por meio do espetáculo, eles contam sua história, desde o desmoronamento do mundo rural na década de 1960 até o mundo atual. O teatro Monticchiello, já foi definido de várias formas, mas a mais adequada é aquela inventada pelo diretor teatral italiano Giorgio Strehler: o Autodrama.

Arte e Exposições

Museus grátis dia 3 de agosto em TODA Itália – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você pode então encontrar todos os museus participantes por região).

Bolgheri, Castagneto Carducci e Casale Marittimo – Arte visual de Giuseppe Bergomi até 3 de novembro de 2025,  Este ano, a exposição ao ar livre Arte Diffuso sulla Costa Toscana acontece na costa toscana, com esculturas de Giuseppe Bergomi que ganharam lugar dentro e ao redor de Bolgheri, Castagneto Carducci e Casale Marittimo. O projeto presta homenagem à obra do escultor bresciano Giuseppe Bergomi, uma das vozes mais influentes da arte italiana contemporânea. Ele se inspira na tradição clássica, mas com uma perspectiva completamente contemporânea, em um diálogo natural com a paisagem e a história desta região da Toscana. Na Piazzale Belvedere, em Castagneto Carducci, você pode ver Ellisse, Cronografia di un corpo (A Crônica de um Corpo) e Grande coppia su parallelepipedo (A Grande Coppia de um Tubo Paralelo ). Na Piazza della Gogna, encontra-se Cubo con figure che guardano in alto (O Cubista com a Figura do Guarda em Alto ), enquanto em frente à prefeitura, na Via Vittorio Emanuele, pode ser vista a obra Geometrie descrittive 3 (Geometria Descritiva 3) . Todos os detalhes podem ser encontrados neste artigo .

San Marcelli Piteglio (Pistoia) – Oasy Contemporary Art – até 7 de novembro de 2025, Oasy Contemporary Art and Architecture (OCA) é um lugar único dedicado à arte e à arquitetura, localizado a novecentos metros acima do nível do mar, nos Apeninos, nos arredores de Pistoia , dentro da reserva natural Oasi Dynamo. Sob a direção artística de Emanuele Montibeller, arte e arquitetura se integram à natureza. Após um passeio pela floresta, você admirará obras de alguns dos mais importantes arquitetos e artistas contemporâneos, incluindo Alejandro Aravena, Stefano Boeri, Mariangela Gualtieri e Michele De Lucchi, Kengo Kuma, Davide Quayola, Davis Svensson, Pascale Marthine Tayou e Matteo Thun. Mais informações podem ser encontradas aqui .

fotos: Oasy Arte Contemporânea e Arquitetura

Carrara – Em jogo – ilusão e divertimento na arte italiana 1850-1950 até 26 de outubro de 2025, Palazzo Cucchiari. Adora jogos? Então não pode perder a exposição Em jogo – ilusão e divertimento na arte italiana 1850-1950 no Palazzo Cucchiari, com mais de cem obras que têm os jogos como fio condutor. Você verá obras de mais de oitenta artistas italianos que, juntos, abrangem quase um século, de aproximadamente 1850 a 1950. Você pode encontrar todas as informações neste link .

Montalcino – Pilar de porcelana com motivo de refugiados – Ai Weiwei até 31 de dezembro de 2025, Complesso dell’OroA obra de arte Pilar de porcelana com motivo de refugiados do artista chinês Ai Weiwei oferece uma reflexão visual sobre o tema da migração, em um diálogo com a arte sacra, no Museo di arte sacra no Complesso dell’Oro em Montalcino. A exposição faz parte de Siena e le terre dell’anima – mete contemporanee , um projeto em homenagem ao Ano Jubilar. A obra consiste em seis vasos de porcelana em um totem que se ergue como um testemunho do drama humano da migração. Cada vaso retrata cenas de homens, mulheres e crianças em fuga: corpos curvados sob o peso da esperança, rostos marcados pela espera desesperada, gestos congelados em um movimento sem rumo. As imagens são inspiradas na linguagem da porcelana Qinghua — uma tradição chinesa que remonta a milhares de anos — e são apresentadas em azul e branco, as mesmas cores das famosas terracotas vitrificadas de Andrea della Robbia, que também estão em exposição no museu.

Florença – Firenze e l’Europa – Arti del Settecento até 28 de novembro de 2025, Galleria degli Uffizi.
O século XVIII é o foco desta exposição na Galleria degli Uffizi, um século decisivo redescoberto para o gosto, a cultura e o nascimento do museu moderno. Cerca de 150 obras, incluindo pinturas, esculturas, porcelanas, gravuras, móveis e tapeçarias, transportam você para este período único. Detalhes completos podem ser encontrados neste link .

Florença – Gallery Hotel Art – Gabriele Picco – carregando uma nuvem – até 24 de outubro de 2025, 
A Lungarno Collection está hospedando uma nova exposição do artista bresciano Gabriele Picco nos espaços públicos da Gallery Hotel ArtGabriele Picco explora as relações contraditórias entre temas universais como a vida e a morte ou os sonhos e a realidade. Um dos temas recorrentes em sua obra são as nuvens, um tema iconográfico profundamente enraizado na história da arte, desde as representações de Giotto no século XIV até as visões surreais de René Magritte. Picco reinventa as nuvens enfatizando sua contradição e ambiguidade inerentes — entidades que flutuam entre o tangível e o efêmero, o real e o imaginário. Ele confere às nuvens uma dimensão poética e surreal; elas surgem como formas místicas, elusivas e fugazes, com contornos incomuns e elusivos, evocando um universo infinito de possibilidades.

Siena – Hugo Pratt – Geografia Immaginarie – até 19 de outubro de 2025, Palazzo delle Papesse, Siena. Para marcar o 30º aniversário da morte de Hugo Pratt,a exposição “ Hugo Pratt – Geografia Immaginarie” está em exibição no magnífico Palazzo delle Papesse, em Siena . A exposição oferece um vislumbre da mente criativa do criador de Corto Maltese. Você explorará seu universo artístico por meio de uma seleção de histórias em quadrinhos, aquarelas e obras gráficas menos conhecidas, para uma introdução completa ao trabalho de um dos artistas de quadrinhos mais influentes do mundo.

Abadia de San Galgano – Giubileo di Luce – Helidon Xhixha até 30 de setembro de 2025Na Abadia de San Galgano, perto de Chiusdino (província de Siena), você pode admirar a instalação monumental do escultor ítalo-albanês Helidon Xhixha: uma cruz de aço inoxidável de sete metros de altura que interage com a luz natural, criando um símbolo de fé, esperança e reflexão. A obra de arte é acompanhada por outras obras de aço inoxidável que dialogam com a arquitetura gótica da abadia, numa combinação única de arte, história e espiritualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *