Entre as regiões italianas, a Toscana é sem dúvida a mais rica em termas e opções de spa, apenas para mencionar alguns lugares famosos em todo o mundo como Montecatini Terme, Chianciano Terme e Saturnia.
A Toscana é rica em depósitos de águas termais, e possui o maior número de áreas termais na Itália, na verdade são 24!. As fontes da Toscana são águas hipertermais que variam na temperatura de 25 ° C em Montecatini Terme a 54 ° C em Bagni San Filippo.
Os Banhos Termais são conhecidos desde o imperador Augusto, portanto conhecidos e admirados pela sua qualidade e diversidade de suas águas que os fizeram famosos em todo o mundo como forma de prevenção e tratamento de muitas doenças: reumática, respiratória, aparelho digestivo, vascular, dermatologia, aparelho urinário, ginecológico, reabilitação respiratória e motora.
Há várias localidades inclusive onde é possível fazer banhos termais quentes sem pagar nada por isso, são as chamadas “terme libere”, onde ha cascatas ou mesmo nascentes onde a comunidade libera o uso comum e imerso na natureza. Eu sou amante desses locais, quem segue o blog no facebook e no instagram viu que, na minha última viagem pela Val D’Orcia no final de novembro visitei quase todas as áreas termais livres da Toscana, faltando somente Saturnia, que ja conhecia e ja escrevi sobre ela aqui.
Leia o texto que escrevi sobre os locais de banhos termais ao ar livre na Toscana aqui → Termas livres: onde fazer banhos termais grátis em meio a natureza na Toscana
Nos próximos dias vou escrever sobre cada uma dessas áreas termais livres que conheci, aguardem!
Ainda, há várias spas modernos que oferecem não apenas os tratamentos de banhoterapia e hidroterapia, bem como serviços de bem-estar e cuidados com o corpo (massagens, sauna, banhos turcos), realizados em estruturas de grande beleza e com uma alta qualidade de serviços, com centros de saúde spa inovadores. Muitos desses spas, como Bagno di Pisa, Montecatini terme e Casciana Terme possuem cobertura de tratamentos pelo sistema nacional de saúde.
E no final do texto tem um mapa com todas as termas e spas para que você possa ter uma idéia de onde eles se encontram no Estado.
LISTA DE SPAS TERMAIS NA TOSCANA:
Província de Florença:
Spa di Firenze
Via Cassia 2212, Loc. Falciani – Impruneta (FI)
Stabilimento Termale e Centro Benessere “Acqua Salsa di Pillo”
Piazza G. Di Vittorio 1 – Gambassi Terme (Florença)
Província de Grosseto:
Terme di Saturnia Spa & Golf Resort: está na região da Maremma Toscana, onde existem, além do spa a pagamento, e também o spa livre, que é acessado sem pagar bilhete. As águas termais sulfurosas são particularmente importantes por suas propriedades benéficas, a uma temperatura de 37,5 ° C e, devido à presença de minerais como enxofre, carbono e os gases de sulfureto de hidrogénio e dióxido de carbono, que são considerados como tendo propriedades terapêuticas para a pele, ao aparelho digestivo, circulatório e às articulações, ótimo também para quem tem doenças reumáticas, e ainda relaxa profundamente.
Saturnia (GR)
Leia o texto -> Terme di Saturnia: onde fazer banhos termais gratuitos em meio ao verde
Antiche Terme Acqua di Sorano: A fonte tem propriedades terapêuticas conhecidas desde os tempos antigos, sendo particularmente adequado para a prevenção de muitas doenças e banhos relaxantes. A água do tipo magnesiocalcica, possui uma temperatura de 37,5
Località S.Maria dell’Aquila – Sorano – GR
Província de Livorno:
Calidário Terme Etrusca: O Calidario é um lago com nascente termal de água quente a 36 graus, o que flui diretamente para o tanque-lagoa com uma vazão média de cerca de 12.000 litros por minuto.
Via dei Molini – Venturina – LI
Terme Valle del Sole
Via Aurelia Nord, 18 – Venturina (LI)
Ilha de Elba – Terme di San Giovanni: Tratamento com lama natural. Tratamento de doenças reumáticas e da pele. As águas são sulfurosas e com enxofre, bromo e iodo.
Loc. São João – Portoferraio, Isola d ‘Elba (LI)
Província de Lucca
Bagni di Lucca: é possível aproveitar os benefícios das grutas quentes, cavidades naturais vapor natural, únicas na Itália. As mais de 50 nascentes de águas termais com uma temperatura entre 39 e 53 graus Celsius e é usado por sete spas históricos de Bagni di Lucca.
Piazza San Martino, 11 – Bagni di Lucca (LU)
Província de Massa Carrara:
Terme della Versilia – Villa Undulna: A composição especial de sal, bromo e iodo torna esta água indicada no tratamento de doenças reumáticas, articulações, pele e vascular, é usada no tratamento de gordura localizada e celulite. A lama terapêutica do Lago di Massaciuccoli é usada para banhos, compressas e máscaras faciais e locais, encontrando indicados no tratamento de doenças da pele tais como psoríase, acne, dermatite seborreica, celulite, etc. Também ajuda a recuperar a elasticidade e flexibilidade da pele, levando à activação da microcirculação com drenagem.
Via Marina – Cinquale Montignoso (MS)
Terme di Equi
Via Noceverde, 20 – Loc. Equi Terme – Fivizzano (MS)
Terme San Carlo
Via dei Colli – Loc. San Carlo Terme – Massa(MS)
Província de Pisa:
Casciana Terme: situado nas colinas de Pisa, famosa por sua água sulfato alcalina terrosa, é uma das mais tranquilas da Toscana. Usada em terapias de reabilitação física, assistência cardiovascular, inalação, melhorando a função digestiva e tratamentos faciais A água termal de Casciana é chamado Água Mathelda e flui da fonte a uma temperatura constante de 35,7 ° C e pertence à família de sulfato de cálcio e bicarbonato, com um teor de sais minerais naturais.
Piazza Garibaldi 9 – Casciana (PI)
Bagni di Pisa – San Giuliano Terme: possui uma gruta histórica, além de vários banhos especiais e de lama. Os banhos de lama e massagem úteis no tratamento de doenças reumáticas, ha ainda a terapia inalatória. O tratamento também pode ser água mineral, pois possui aguas de bicarbonato de sulfato-alcalina.
Largo Shelley 18 – San Giuliano Terme (Pisa)
Terme di Uliveto
Via Prov.le Vicarese – Uliveto Terme (PI)
Província de Pistoia:
Terme Grotta Parlanti – fechada
Via Grotta Parlanti 41 / A – Monsummano Terme (PT)
Grotta Giusti Terme
Via Grotta Giusti 1411 – Monsummano Terme (PT)
Montecatini Terme: imerso aos pés dos Apeninos, os spas de Montecatini estão entre as mais interessantes pela monumentalidade e harmonia arquitetônica. As aguas de Montecatini são soluções salinas em diferentes concentrações de substâncias naturais preciosas, como as contidas no nosso organismo e que ajudam o corpo a purificar a poluição da vida cotidiana.
Via G. Verdi 41 – Montecatini Terme (PT)
Província de Siena:
Antica Querciolaia di Rapolano: as águas Querciolaia jorram do subsolo a uma temperatura de 39-40 graus, e possuem sulfuroso-bicarbonato de cálcio e, como tal, são caracterizados pela presença de grandes quantidades de cálcio, magnésio, sódio e potássio. A grande concentração de sais que, além de facilitar a flutuação natural na piscina, são reconhecidas pelas suas propriedades. Eles são particularmente adequados para o tratamento de doenças do tracto respiratório, músculo-esquelético, cardiovascular e para o tratamento de doenças de pele.
Via Trieste 22 – Rapolano Terme (SI)
Terme Bagni delle Galleraie: além dos tradicionais tratamentos de spa, lama, balneoterapia, inalações e água mineral, há vários outros divididos em departamentos: fisioterapia e reabilitação, Dermoestética e medicina natural (aromaterapia, Florais de Bach e outras terapias não convencionais). O Galleraie possui na sua água: sulfato, bicarbonato e cálcio, que flui a 29 ° C é indicado para doenças da pele, locomotora e respiratória.
Loc. Bagni delle Galleraie – Radicondoli (SI)
Terme Bagni di Petriolo: água termal com enxofre (38-46 ° C), e está indicado como um remédio de doenças relacionadas ao metabolismo, como artrite e gota.
Loc. Bagni di Petriolo – Monticiano (SI)
Nuove Terme di San Filippo: A água do Terme di San Filippo é sulfurosa e a fonte há uma temperatura de 52 ° C. As águas e as substâncias contidas neles parece particularmente adequadas para hidroterapia, banho de lama, inalação, tratamento de doenças neuro-osteo-articulares do ouvido, nariz e garganta, doenças respiratórias e inflamações otorinolaringológicas e doenças dermatologicas.
Bagni San Filippo (SI)
Lei ainda -> Bagni di San Filippo, banhos termais ao ar livre
Terme Bagno Vignoni: as águas são bicarbonato-solfato-alcalino-terrose (51 ° C) e são usadas em banhos de lama, eficazes no tratamento de doenças reumáticas e neuropáticas, inalação, e de irrigação e inflamação ginecológica). A área termal principal, Terme di Santa Caterina esta fechada para reforma, mas existem hotéis que possuem banhos termais no local como: Albergo Le Terme, Adler Thermae Spa & Relax Resort
Piazza Moretto – Bagno Vignoni – San Quirico d’Orcia (SI)
Leia o texto –> Bagno Vignoni: natureza e banhos termais grátis
Terme di Chianciano :esta localizado em uma posição feliz, a 70 Km de Siena, Arezzo e Perugia, a 90 km de Assis. Um destino ideal para aqueles que querem combinar então um momento relaxante no spa, com o desejo de visitar a cidade toscana rica em história e arte. Na nascente de Silene emerge abundante da cratera de um vulcão extinto (temperatura 35-36 ° C), a partir dali flui para os tanques de banho para o tratamento de doenças cardiovasculares. Esta agua possui temperatura de 32,3 ° C, da qual deriva um tipo de concentrado (“água activo”), é utilizado no tratamento de doenças hepatobiliar. Finalmente, a água de Fucoli (outra nascente) é utilizada para a cura de doenças do sistema digestivo, enquanto a água de Santa Helena é indicado para o tratamento de doenças do tracto urinário.
Via delle Rose 12 – Chianciano Terme (SI)
Saiba mais sobre Chianciano Terme no texto -> Chianciano Terme: território etrusco com águas termais
Terme di Montepulciano: onde ha um Centro de Reabilitação e Ortopedia Vascular é capaz de oferecer várias terapias necessárias para uma reabilitação eficaz após a cirurgia ortopédica e vascular arterial e venosa, bem como em traumatologia esportiva. No Spa, há também um centro de hidroterapia especialista pediátrica no tratamento de doenças do aparelho respiratório e orelha-nariz-garganta em crianças, tais como bronquite, asma brônquica, rinite e amigdalite recorrente. Os principais tratamentos de spa realizados la são afiliados com o Serviço Nacional de Saúde. A água que brota das nascentes de água mineral é Sant’Albino sulfurosa bicarbonato salsobromoiodic cálcio e de magnésio, muito rica em dióxido de carbono, um verdadeiro anti-séptico, inibi o catarro, antiespasmódico e anti-alérgico. A água é elevada de 132 metros de profundidade e encaminhados directamente para o spa, a poucas centenas de metros de distância, sem estar em contacto com o ar, mantendo as qualidades terapêuticas do enxofre.
Via delle Terme 46 – Loc. Sant’Albino – Montepulciano (SI)
Centro Termale Fonteverde Spa: as águas termais de San Casciano dei Bagni possuem sulfato, cálcio, flúor, magnésio. O mergulho nestas águas favorece a regulação do tônus muscular, com ação de anti-inflamatórios, analgésicos, anti-bacteriano, limpeza, tonificação e relaxamento. As águas minerais de cálcio podem ser considerados, se bebida continuamente, uma fonte alimentar de cálcio, e, por conseguinte, ter um adjuvante na terapia da osteoporose, incluindo a facilitação benefícios no fígado, por via biliar, estômago e intestinos. No que respeita à actividade desportiva, as águas minerais térmicas podem ser consideradas uma fonte de alimento de electrólito.
San Casciano dei Bagni (SI)
Terme di San Giovanni di Rapolano: As águas termais de Rapolano fluem do subsolo a uma temperatura de 39-40 graus e são caracterizados pela presença de grandes quantidades de cálcio, magnésio, sódio e potássio
Via San Giovanni Spa 52 – Rapolano Terme (SI)
E você, gosta de um banho em águas termais? Ja visitou algum desses spas? Conta pra gente nos comentários.