Calendário de eventos de novembro na Toscana

04/nov | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em novembro na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2017. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados à gastronomia, como as feiras de trufas brancas e as em comemoração ao azeite novo!

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Novembro?

Começa o outono na Itália, o frio vai chegando… veja algumas dicas do que fazer neste periodo na Toscana: O outono na Toscana: 5 boas razões pra viajar neste período

capa tartufo

Neste mês começam uma série de Feiras gastronômicas e as mais famosas e numerosas são de Trufas, como sem San Miniato e San Giovanni D’Asso. Para saber mais sobre as feiras de tartufo e o que é o tartufo, recomendo a leitura destes textos:

Quer saber também sobre as Feiras de Tartufo?

Veja este texto do Itália para Brasileiros com a lista completa das principais feiras de tartufo em toda Itália. e neste texto, Calendário das Feiras de trufa (tartufo) da Toscana

É época também do azeite novo, ou seja o período que se começa degustar e consumir o azeite produzido este ano (começou cedo este ano, em outubro até dezembro a colheita), e por isso eu recomendo a leitura:

No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?

Lembre-se ainda que todo primeiro domingo do mês os Museus do Estado são grátis, veja a lista aqui. Uffizi e Accademia de Florença são grátis!

Eu começo a minha lista de eventos, com os eventos temáticos de natal que já começam este mês. Uma boa opção para ir j8a adiantando os presentinhos de natal, ou mesmo para entrar no ritmo natalício!

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_1

Eventos de Natal:

LEIA O TEXTO –> Eventos e Mercadinhos de Natal na Toscana 2017

FLORENÇA – Toscana Winter Park dell’Obihall:
Se você não pode ir as montanhas e se familiarizar com os esquis, até o dia 26 de fevereiro, você poderá aproveitar da Toscana Winter Park no Obihall em Florença. Aqui, além de patinação no gelo, você pode se dedicar aos esportes invernais. Veja aqui o programa, para informações e preços, veja o site oficial. De 26 de outubro à 26 de fevereiro de 2017.
MONTECATINI TERME : 4 de novembro a 6 de janeiro – Montecatini se transforma na cidade do Papai Noel, onde as crianças podem visitar a casa do Papai Noel, conhecer o Pinóquio, fazer aula de chocolate e muito mais.
Horário: todo fim de semana (sexta e sábado e domingo) de 10 às 21. Mais informação aqui.
CHIANCIANO TERME : 5 de novembro a 26 de dezembro – Chianciano Terme se transforma na cidade do Papai Noel, uma charmosa vila de Natal. Haverá também um mercado com barracas com muitas idéias de presentes e uma deliciosa cozinha em uma atmosfera maravilhosa de Natal. O trem decorado com um tema de Natal vai trazer jovens e idosos para as ruas.
Horário: A partir de 5 novembro – 26 dezembro: todo fim de semana ( sábado e domingo), de 10 às 20 hs. Aberto ainda dias 8,9 e 26 dezembro das 10 às 20hs. Mais informação aqui.
MONTEPULCIANO: 18 de novembro à 7 de janeiro de 20178. Uma verdadeira Villa de Papai Noel em pleno centro histórico, com castelo, carroça histórica, pôneis, alem de uma pista de patinação. Piazza Grande, Piazza Danesi e Via San Donato. Mercado aberto dias 19,20,26 e 27 de novembro, 3,4,7,8,9,10,11, 16, 17, 18 de dezembro e do dia 22 de dezembro à 8 de janeiro, das 10:30 às 19:30. Mais informações aqui
AREZZO: de 25 de novembro à 26 de dezembro – Villaggio tirolese ad Arezzo – Mercado de natal típico tirolês (como no norte da europa), jogos, gastronomia e presentes. Piazza San Polo  de segunda à sexta das 10 às 21 e sábados e domingos das 10 às 22 hs. Saiba mais aqui.
FLORENÇA – Mercato di Natale di Oberdrauburg
26 a 27 de novembro
Piazza Camillo Benso di Cavour
alimentos e artesanato stands de Carinzia, a cidade gêmea de Maromme (Normandia), especialidades da Villadoro, mercado local  de Natal e da casa do Papai Noel.
FLORENÇA – Mercatino di Natale Heidelberger (Alemão)
De 28 de novembro à 17 de dezembro  
Piazza Santa Croce
Das 10 às 22s
Na cidade existem vários “Mercados” de Natal, aliás um dos clássicos programas fiorentinos de fim de semana é passear por esses mercados! Sem sombra de dúvida, o mais famoso e tradicional é o  Mercado Alemão, ou chamado de “Heidelberger Weihnachtsmarkt” que fica na Piazza Santa Croce. Você pode esperar perfume de salsichas bávaras (wurstel bavaresi), coloridos doces açucarados e artesanato. Você pode fazer um “lanche” com chucrute e carne de porco, ou para procurar novas decorações para a árvore, ou seja, lá tem de tudo um pouco! Você pode fazer uma pausa por um momento no “Bar giratório” para um vinho quente, ou quem sabe, comprar uma camisola agradável para as noites frias. Entre o pan pepato italiano, a cerâmica Bunzlau, strudel, artesanato e brinquedos, esse é um dos mercados de Natal em Florença que mais encarna a antiga tradição germânica. Mais informação aqui.

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
1 a 5 – LUCCA – Lucca Comics & Games 2017 –  A maior feira de anime e cosplay da Europa – A edição 2017 de Lucca Comics & Games, de 1 a 5 de novembro, será dedicada aos Heróis: livretos de quadrinhos e novelas de fantasia, pixels de videogames, filmes de celulóide e séries de TV, mas especialmente heróis em carne e osso. Saiba mais aqui
1 a 5- FLORENÇA – ARTour – Il bello in piazza – Será uma ótima oportunidade para comprar produtos de alta qualidade feitos na Itália, apresentados diretamente por artesãos que, com suas valiosas criações, contribuíram para fazer ‘Artour – Il Bello in Piazza’ um dos eventos mais apreciados da feira comercial da Toscana. Haverá 40 empresas artesanais, os setores representados serão os da artesanato artístico e tradicional, roupas, acessórios de moda e roupas. Saiba mais aqui.
2 a 30 – VIAREGGIO (LU) – Mercato settimanale – Vestuário, utensílios domésticos, comida, toda quinta-feira na Via Marconi e Via Fratti, Promenade e Centro, das 8h às 13h. Viale Marconi e via Fratti, Lungomare e centro, Viareggio.
3-5 – FLORENÇA – Florence Tattoo Convention 2017 – A Convenção de Tatuagem de Florença sempre promove a cultura artística e histórica da tatuagem, exaltando o trabalho de mestres de tatuagens tradicionais vindos das mais diversas partes do mundo que estão empenhados em mostrar as raízes desta arte antiga. Fortezza da Basso – Viale Filippo Strozzi – Firenze –  saiba mais aqui.
3-17 – PISTOIA – Mercatino in Galleria –feira de produtos alimentares e artesanato. Via Galleria Nazionale, Pistoia (Pistoia)

4-5 – FLORENÇA – Festival delle Mongolfiere –  feira dos balões gigantes – A primeira edição do Festival de Balão de ar quente acontecerá na capital da Toscana, que será realizada nos dois fins de semana do sábado 28 e domingo 29 de outubro e sábado 4 e domingo 5 de novembro no Hipodromo de Visarno. Nos dias do evento, tanto pela manhã quanto pela tarde, você poderá experimentar a emoção dos vôos com balões ancorados ao solo com cordas especiais que se elevarão a vinte metros. Ao longo do dia há um programa bastante interessante. Saiba mais aqui. Ao pôr-do-sol, às 18h30, o show de balões de ar quente iluminado com música que dará uma atmosfera inesquecível. O festival de pipa também está planejado: um workshop dedicado aos mais novos para aprender a construir e voar pipas. As crianças vão colorir as suas pipas, atacarão os troncos de madeira, as alças e as caudas, e então levantarão seus céus para o céu. Enquanto um laboratório que envolverá todas as idades será legião. Saiba mais  –Festival delle mongolfiere.
5 e 6 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
4-5 – FLORENÇA -Fierucola delle lane di S.Martino – Todo terceiro domingo do mês, na Piazza Santo Spirito feiras de agricultura orgânica em pequena escala e ofícios manuais – nesta feira em especial, você pode comprar o fio de lã local, artefatos de tecidos para tear manual, cachecóis e capas, chapéus, tecidos pannolencio, chinelos, bem como outros produtos artesanais tradicionais, tais como cremes e sabonetes naturais, óleos essenciais, objetos d ‘ madeira e cerâmica. Piazza Santo Spirito, das 9 às 19 hs –  Info aqui.
4-5 – FLORENÇA – Il Mercatale di Firenze – No Mercatale de Florença há 84 produtores, 46 dos quais da província de Florença e o resto das províncias vizinhas (Arezzo, Siena, Prato, Pistoia). Tem lugar no centro histórico da cidade no primeiro sábado do mês. Na Mercatale, você pode comprar vinho, óleo, legumes, frutas, cereais, legumes, galinhas, açafrão, trufas, feijões zolfinis, cecino rosa, cebola Certaldo e muitos outros produtos sazonais. Mas também produtos processados como mel, salame, queijos, farinha e entre eles o queijo pecorino cru, ricotta fresca, o salami dos charutos, o famoso “necci” da Appennine toscana, os típicos biscoitos de Prato. Piazza della Repubblica.
4 – SCASTELLINA SCALLO (SI) – Mercato settimanale – feira de produtos alimentares e artesanato.
5-6 – FLORENÇA -Vinoè – Evento da Federação Italiana Sommelier FISAR  com produtores independentes e grandes rótulos, um evento enológico de dois dias: haverá shows de culinária, mesas redondas e degustação para (re) descoberta da excelência enoque italiana e internacional. Stazione Leopolda, Viale Fratelli Rosselli, 5
10-12 – FLORENÇA – ModaPrima – é a referência para moda, roupas e acessórios rápidos de alta qualidade para homens e mulheres. A entrada na feira é gratuita após o registro e é reservada aos operadores do setor. Horário de shows: 9h30 – 18h30; último dia 9.30 – 17. Stazione Leopolda, Firenze
11 – POGGIBONSI (SI) – Mercato settimanale – feira de produtos alimentares e artesanato.

11-12 – FLORENÇA – Bricks in Florence Festivalfiere – Festival de Lego – Obihall,Via Fabrizio De Andrè – Firenze
11-12 – FLORENÇA – Fiera di Oltrarno – feira de agricultura orgânica em pequena escala, ofícios manuais artesanato. Piazza Santo Spirito, Firenze
11-12 – FLORENÇA –  Mercato Manodopera: l’arte del lavoro fatto a mano –Na praça se apresentam vinte barracas de artesãos que fazem parte de um trabalho cultural. Os artesãos irão demonstrar a sua habilidade com demonstrações de trabalho de torno de madeira e argila, de decoração, gravações originais de pedra do rio, pintura em seixos, e miniaturas de argila e objetos de madeira, e tantos outros. E tudo é feito à mão – Piazza della Santissima Annunziata, Firenze (Firenze)
11-12 – Montepulciano (SI) – Fiera mensile delle arti e antiquariato – Todo segundo domingo e sábado anterior, exposição e venda de objetos antigos, gravuras colecionáveis, artesanato, instrumentos musicais, roupas de segunda mão, antiguidades, hobby.Piazza Grande, Montepulciano (Siena)
10-11-12 –  Pitigliano (GR) – Santi Vinai – Um fim de semana para descobrir os novos produtos em Pitigliano, o excelente óleo e vinho novo, os primeiros produtos de outono. No sábado e domingo no “Mercato dell’olio” os produtores farão as degustações do azeite novo, no salão de exposições  da”Ex Fortezza Orsini.” Além do mercado, a feira contará com sommeliers profissionais que decretarão o melhor azeite de 2016. Ainda as adegas criaram a iniciativa “Olio nel Piatto”, um roteiro gastronômico que oferece aos visitantes a oportunidade de provar um menu diferente para cada restaurante do centro histórico de Pitigliano. Em cada restaurante, que está associada companhia dos diferentes territórios e os vários chefs locais criarão menus ad hoc. Piazza della Republica, e outros locais, veja aqui.
12 – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala
11-12 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.

11-12 – MONTEPULCIANO (SI) – Toscanagustando – La Toscana incontra il Trentino Alto Adige – das 10 às 20 hs – O evento pretende ser muito mais do que uma feira tradicional, na verdade, ele quer criar um verdadeiro momento de participação direta no conhecimento da cultura gastronómica das regiões italianas. Durante os dois dias, será possível fazer um tour gastronômico real que visa promover o diálogo entre os dois territórios, seus sabores e lugares de origem.Veja programa aqui –  Durante o evento está prevista pequenos shows  ao longo das ruas do centro histórico de Montepulciano. Em caso de chuva, o evento sera transferido para a Cripta del Gesù in Via di Voltaia nel Corso.
12 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
18-19 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
18-19 – FLORENÇAFortezza Antiquaria – Feira de antiguidades e artesanato, com mais de cem expositores de toda a Itália expõem antiguidades, itens para colecionadores, livros usados e muito mais. IMPORTANTE: Devido aos canteiros de obras para a construção da terceira linha do tramvia o mercado de antiguidades mudou a partir dos jardins da Fortaleza,  Piazza Vittorio Veneto. Info aqui.
19 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
19  – FLORENÇA – Fierucolina d’autunno – cada terceiro domingo do mês, na Piazza Santo Spirito, ocorre a feira de agricultura orgânica em pequena escala, ofícios manuais artesanato.
26 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
26 – CORTONA (AR) –Ritorno al passato – Mercatino dell’antiquariato  Feira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
Mostra Mercato del Tartufo

Mostra Mercato del Tartufo

ESPECIAL TRUFAS BRANCAS:

  •   4-5- San Miniato (PI) – Nono Tartufo… Al Pinocchio – Feira de Tartufo (trufas) brancas  e mercado de enogastronomia – centro de San Miniato Basso
  • 4-5 e 11-12 – Scarperia e San Piero (FI) – Sagra e mostra mercato del tartufo bianco e nero – Circolo Mcl, Scarperia e San Piero (Firenze) – Feira de Tartufo (trufas) brancas e negras e mercado de enogastronomia – Via San Martino – Scarperia e San Piero
  • 11-12 e 18-19 – San Giovanni d’Asso (Siena)- Mostra Mercato del Tartufo Bianco delle Crete Senesi – A pequena vila medieval de San Giovanni d’Asso oferece em dois fins de semana a possibilidade de provar, comprar, aprender e até mesmo experimentar diretamente esse fungo subterrâneo precioso. Junto com a trufa branca da região da Creta Senese. Os visitantes podem ainda conhecer e apreciar também outros grandes produtos desta área: o azeite extra virgem, queijo pecorino, vinho Doc Orcia, mel. Haverá ainda cooking shows com chefs, degustações gratuitas e guiadas, exposições, espectáculos e conferências. Veja aqui o programa de 2017 e locais.
  • 11-12, 18-19 e 25-26 – San Miniato (PI) – Mostra-mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato – Uma das maiores feiras nacionais de Trufas Brancas, já que San Miniato é considerada como uma cidade com trufas de altissima qualidade. Programa ainda não esta online. Acontece em várias praças do centro histórico.
    Clique e leia o post de 2013: A maior Feira de Trufas Brancas da Toscana: Mostra Mercado del tartufo di San Miniato
    Clique e leia o post de 2014: Mostra Mercato del Tartufo em San Miniato: 4 semanas para degustar as trufas brancas
  • 17 a 19 – Borgo San Lorenzo (FI) – Mostra-mercato del tartufo bianco e nero del Mugello – Mercado de exposição no centro histórico e degustação de pratos feitos com trufas em restaurantes que aderirem à iniciativa. – Borgo San Lorenzo.

ESPECIAL – NOVO –  AZEITE EXTRA VIRGEM 

Festas que festejam o azeite extra virgem toscana que acabou de ser feito, ou seja o “olio nuovo”!

3
11 a 12 – Sinalunga (Siena) – Festa del Patrono – XXXVI Carriera di San Martino – Na década de 50, era costume entre as crianças da cidade se divertir com “carrinhos”  construídos com tábuas de madeira e rolamentos fora de ordem. Logo assim surgiu uma rivalidade entre os bairros da cidade velha (Diacceto, a torre, Fiorenzuola, etc.), rivalidade que com o tempo se tornou forma numa corrida realizada no dia do patrono. A tradição foi interrompida por alguns anos e foi retomada em meados dos anos 60: nesta nova versão da corrida, os carros são mais complexos, com rodas de grande diâmetro com rolamentos, tipo de direcção do carro, um pedal de freio, etc. A única coisa que permanece sempre igual é a pista, a rota tradicional da Via San Martino – via Pinsuti. Cada distrito tem 4 carrinhos para um total de 36 carros que vão competir no sorteio e de acordo com os resultados obtidos durante as descidas. No sábado anterior é dedicado à montagem e dos ensaios. Na parte do domingo de manhã feita a verificação das características dos carrinhos, a bênção das tripulações e os giros de qualificação. Domingo à tarde acontece as quartas de final, semifinais e finais. O vencedor é recompensado com troféus e um palio pintado por um pintor local. Um prêmio também é dado ao Distrito que se mostrou mais ativo durante o ano.Veja o programa aqui.
5
12 – WWE live – os campeões de wrestling (WWE) lutam ao som de hard-rock – Nelson Mandela Forum, Firenze (Firenze)
18 – Rugby 6 Nazioni – Italia vs Argentina – Stadio Artemio Franchi, Firenze (Firenze)

760bff02-91b2-421d-a244-10cdeba2ce14

19 – Mugello – 200 MIGLIA DEL MUGELLO – ENDURANCE – Autodromo del Mugello (Scarperia e San Piero) Info: tel. 055 8499111 – www.mugellocircuit.it
26  – FLORENÇA –Firenze Marathon – A rota da maratona sempre foi considerado um dos mais belos do mundo. A partir deste ano será verdadeiramente única. A # Firenzemarathon2016 será dia 27 de novembro com um novo percurso, novas partida e  chegada, que irá envolver ainda mais o centro histórico da cidade e as suas praças mais pitorescas. Começará e terminará no coração da cidade, na Piazza Duomo, e passará em outras praças, como a Piazza della Repubblica e Piazza Santa Maria Novella, onde estarão os serviços de apoio aos corredores como bebidas, pré-aquecimento, massagem e serviço de armazenamento bolsos da corrida, obviamente, em estruturas adequadas abrangidos pela organização. O centro histórico de Florença será uma verdadeira festa no dia da maratona. Para mais info, aqui.
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência):

–> Shows:

  • 10 e 12 – PISA- IL TROVATORE -Opera no Teatro Verdi
  • 13 – FLORENçA- James Blunt – The Afterlove Tour – Nelson Mandela Forum. Saiba mais aqui.
  • 13 – Florença –  Maria Gadù – Guelã ao vivo Teatro Puccini. Saiba mais aqui.
  • 16 – Florença –  Note al museo: Fin de siécle, verso il futuro Museo dell’Opera del Duomo – Maurizio Baglini (pianoforte) e Silvia Chiesa (violoncello). Info.
  • 18-19 – LUCCA – La fanciulla del West Teatro del Giglio, Lucca (Lucca)
  • 19 – Florença –La traviata – Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, Firenze (Firenze)
  • 29 – Florença – La sonnambula – Teatro del Maggio Musicale Fiorentino

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença

4
Todo primeiro domingo do mês (este mês é 6 de agosto), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês
FLORENÇA – Il Cinquecento a Firenze. Tra Michelangelo, Pontormo e Gimbologna – O terceiro e último capítulo do ciclo de exposição dedicado ao “secolo della Maniera”  e com curadoria de Antonio Natali e Carlo Falciani. Entre as obras, uma obra-prima da Pontormo, recentemente restaurada por Daniele Rossi: a Deposição  da Capela de Capponi de Santa Felicita, pintada em tempera entre 1526 e 1528. A exposição inclui mais de 70 entre pinturas e esculturas para um total de 41 artistas. Horário: todos os dias 10 a 20, quinta-feira, 10-23.Palazzo Strozzi. Até 21 de janeiro de 2018.
FLORENÇA – I grandi artisti del Novecento italiano – Museo del Novecento – O museu abriga obras-primas do século XX, as obras podem descrever as principais etapas do século XX e ajudar o público a entender as inovações e evolução no século revolucionaram as artes visuais – Piazza di Santa Maria Novella – ate 17 de dezembro.

FLORENÇA -Lloyd: paesaggi toscani del Novecento – traça a jornada artística de Llewelyn Lloyd (1879 – 1949), pintora de origem galês, mas nascido em Livorno e fiorentino de adoção.Villa Bardini, Costa San Giorgio, 2 – até 7 de janeiro de 2018
FLORENÇA – 1927 – Il ritorno in Italia – Museo Salvatore Ferragamo  – Por ocasião do 90º aniversário do retorno dos EUA de Salvatore Ferragamo, aquele que se tornou o ‘sapateiro das estrelas’ de Hollywood, o museu dedicado a ele oferece uma exposição comissariada por Carlo Sisi que resume a atmosfera e artístico de fabricação em Florença, cidade onde Ferragamo decidiu se estabelecer. Das 10-19.30 dias. – Piazza Santa Trinità, 5/r – Firenze – até 30 de abril  de 2018
FLORENÇA – In Florence. Urs Fischer – Dois anos depois, Piazza Signoria acolheu novamente o evento de arte contemporânea criado por Fabrizio Moretti e Sergio Risaliti, em conjunto com a Bienal Internacional de Antiguidade de Florença. O protagonista é o artista suíço Urs Fischer, cuja produção varia de escultura a pintura, de design a publicação. O projeto, com curadoria de Francesco Bonami, é duplo: na praça há uma monumental escultura de metal ‘Big Clay’, de cerca de 12 metros, no Arengário do Palazzo Vecchio, há duas figuras humanas (o mesmo Bonami e Moretti) transformados em velas que são lentamente consumidas dentro de um mês. Piazza della Signoria, até 21 de janeiro de 2018. 
 SIENA – Ambrogio Lorenzetti – A exposição representa o ponto culminante de um projeto de estudos e restaurações em torno da figura e obras de Ambrogio Lorenzetti (Siena, 1290 ca.-1348), um dos artistas mais importantes da Europa do século 14. Além das obras do mestre, das quais a Siena conserva cerca de 70%, muitas obras de arte dos principais museus italianos e estrangeiros. Complesso museale Santa Maria della Scala, Piazza del Duomo 2 – Até 21 de janeiro de 2018.
 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!