By

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em novembro na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2019. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados à gastronomia, como o Natal e Reveillon!

  • Itália para Brasileiros

Primeira vez na Toscana?

O que fazer e onde ir em Dezembro?

A Toscana é uma daquelas regiões que continua surpreendendo você, mas dezembro na Toscana é Natal (Natale), e o natal aqui é sinônimo de comida deliciosa, festivais tradicionais, luzes coloridas, música, presépios sugestivos e, obviamente, presentes. Por isso a Toscana se veste com suas roupas de Natal, dando vida aos mercados de férias, exposições e eventos que são típicos deste período, mas sempre com um toque genuíno de suas origens locais.

Comemorando dezembro e as férias de Natal na Toscana

Dito isso, quero salientar que nem todos os eventos na Toscana são dedicados a celebrar o Natal: afinal, é sobre a Toscana que estamos falando, uma região extremamente engenhosa! Arte, cultura e comida continuam presentes em todo o território, trazendo um toque particular de tradição que contribui para tornar o mês de dezembro especial. Ao mesmo tempo, você ainda encontrará vários sabores dos sabores do outono que a Toscana costuma comemorar com seus produtos regionais mais típicos, como azeite, vinho, castanhas e cogumelos.

Esta chegando o Natal e é aberta a temporada de compras de presentes! Em toda a região, e claro, em muitas cidades Italianas, começam as feirinhas, ou como são chamados aqui os Mercadinhos de Natal.

Os melhores Mercadinhos para levar as crianças com certeza são o de Montepulciano, onde além do mercado tem a casa de Papai Noel, a cozinha, onde aprender a fazer os biscoitos de natal, e muitos jogos, depois ainda Arezzo que tem uma área quase como uma mini-cidade teatral sobre o natal.

Abaixo você encontrará uma lista de alguns dos nossos festivais de comida favoritos, bem como exposições, eventos e mercados para o mês de dezembro.

Este mês é tão especial que adicionamos alguns calendários extras que se concentram em todos os mercados de Natal e nos presépios natalinos típicos e tradicionais encontrados em toda a região da Toscana.

Eu começo a minha lista de eventos, com os eventos temáticos de natal que já começam este mês. Uma boa opção para ir já adiantando os presentinhos de natal, ou mesmo para entrar no ritmo natalício! E ainda, não deixe de ver o natal de Luz de Florença, o F-light, eu falei dele aqui -> Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença

E para ir já se preparando para o Reveillon, eu sugiro que você leia esta texto – O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana?

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_1

  • Fotógrafo na Toscana

Eventos de Natal:

Para que este texto aqui não fique muito longo, eu decidi não repetir todos os argumentos já tratados em outros texto aqui no site, portanto indico à você que procura:

 

2

Todas quartas e quintas – PISA (PI) – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
Todas as terças – FLORENçA (FI) – O Mercato delle Cascine acontece todas as terças-feiras, das 7 às 14 no Parco delle Cascine.
Centenas de barracas (comida, frutas e legumes frescos, gastronomia, roupas para homens / mulheres / crianças, roupas, sapatos, bolsas, utensílios domésticos, pequenos itens para casa e jardim, pequenas antiguidades) se sucedem por cerca de 3 km ao longo da avenida arborizada que ao longo do rio Arno.
30 nov e 1.12 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
1 – FLORENÇA – Cambio della Guarda – A Procissão Histórica da República Florentina com seus músicos acompanha o Gonfalone e os departamentos armados no Arengario do Palazzo Vecchio onde, a cada hora a partir das 9h00, “Monta la Guardia”, os guardas armados agirão como guardiões do Palazzo Vecchio, o capitão e um oficial completam o corpo. Às 13:00 o desfile recupera a bandeira, “Smonta la Guardia” e retorna ao Palagio di Parte Guelfa.  Horário: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00.
5,12 e 19- AREZZO (AR) – Cene in Baita – Piazza Grande, Arezzo Como parte dos mercados de Arezzo, os jantares na Baita também retornam este ano. No esplêndido cenário da vila tirolesa de Arezzo, cinco compromissos com bom gosto: jantares de fusão toscano-tirolesa, pratos gourmet, degustações, passeios de massa e jantar em vermelho.
6 a 8- San Quirico D’Orcia (SI) – Festa dell’Olio – dedicado à nova produção de azeite extra virgem, que pode ser degustado nas barracas de comida ao longo das ruas, juntamente com vinho, vinho quente, schiacchiata com uvas, castanhas assadas e outros especialidades locais. Haverá  também mercado,  produtos orgânicos. Info aqui.
6 a 8 – FLORENÇA – Enogastronomica – No Festival de Gastronomia e Vinhos de 2019, o mundo da agroalimentação de qualidade é organizado em uma série de eventos temáticos: além da exposição no mercado, estão planejados encontros com produtores, degustação de vinhos, azeites e cervejas, shows de culinária e oficinas sobre diversos produtos, em a partir dos “espíritos” produzidos na Toscana, reafirmando o papel do evento como observatório das tendências do setor. O evento reúne o testemunho ideal da Bienal Florentina de Alimentos e Vinhos, inspirada na experiência lançada nos anos setenta pelo jornalista e especialista em alimentos e vinhos Leo Codacci para promover e aprimorar a excelência do território. e vidro) 10 euros, reduzido em 8 para os membros do Unicoop Firenze. Cada cartão de membro dá direito ao preço reduzido para um único kit. Saiba mais: enogastronomica.org – 055/5274578
7 e 14 – FLORENÇA – Artefacendo. Exposição do mercado de artesanato artístico – Piazza dei Ciompi – Todo primeiro sábado do mês, até 7 de dezembro, a Piazza dei Ciompi, em Florença, recebe a Artefacendo, a exposição de mercado dedicada ao melhor do artesanato artístico, organizada pela CNA Firenze e Artex. Entre ouro, cerâmica, vidro, couro, scagliola, papel e madeira, os mestres artesãos, fabricantes e artistas de rua estão prontos para exibir seus talentos, apresentar suas técnicas ao público, revelar o processo que transforma a matéria-prima em preciosas peças únicas com uma alma. link
7 e 9 – CAMAORE (LU) – Sábado, 7 e domingo, 8 de dezembro, é realizado em Camaiore o evento Prim’olio primo vino, dedicado a novos produtos de óleo, vinho, mel, orgânicos e 0 km. Durante o evento será possível saborear pratos tradicionais.Apresentações musicais, talk shows e um concurso de desenho para escolas. Centro histórico, das 9:00 às 20:00
7 e 8 – Montefollonico (SI)   – O GRADIRESTE A GOCCIO DI VIN SANTO  – 13ª edição celebrando o delicioso vinho vin santo. Uma área da Toscana Um vinho com uma variedade de vinhos, com uma tendência de ser doce cheio de aromas da terra. É um festival destinado a promover o “vinho sagrado” local ou “vinsanto”, como o doce vinho de sobremesa feito na Toscana, “como o cantucci”, os biscoitos de amêndoa típicos de Prato. Vinho, degustações de comida e até uma competição pelo melhor vinho sagrado do festival! Info aqui.
7 e 8 – SIENA –Mercato nel Campo – Em Siena, sábado, 7 e domingo, 8 de dezembro, é renovada a consulta com o Mercato nel Campo. Uma das praças mais bonitas do mundo redescobre suas origens medievais e abriga um evento da vida cotidiana, aquele ‘grande mercado’ que, na época da República de Siena, era uma das principais formas de suprimento e foi estabelecido de acordo com as regras da época. Mais de 160 bancos de madeira característicos serão colocados na concha da Piazza del Campo, seguindo as indicações do século 14 pelas autoridades municipais, no momento da redação do “Costituto Senese”, a primeira carta constitucional redigida no vernáculo, adotada em 1309 para ajuste todos os aspectos da vida da cidade.
7 e 8- Barga (LU) – Barga in Cioccolato – OBarga in Chocolate será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro no centro histórico da cidade. Há muitos eventos programados no Barga em Chocolate, todos dedicados ao néctar dos deuses: haverá degustações, shows, entretenimento para crianças e muito mais. Mas o coração do evento será, obviamente, degustações: haverá bombons, bolos, chocolates quentes, fondues, mousses, tabletes cheios e licores. Ao mesmo tempo que Barga em Cioccolato, haverá também um mercado de artesanato e antiguidades na versão de Natal. Info
7 e 8   – FLORENÇA – La Fierucola: Fiera della Immacolata: Piazza Santíssima Anunziata, das 9.00 às 19.00 Não sabemos com certeza o ano em que foi celebrado pela primeira vez esta festa popular em Florença, mas certamente remonta há centenas de anos atrás. Em 7 de setembro foi comemorado Demetra, deusa da agricultura e da colheita, venerado desde a Grécia antiga. Em 7 de setembro, coincidiu no entanto, com a véspera do aniversário do nascimento da virgem Maria, celebrada no dia seguinte. Assim, para celebrar a fertilidade da mulher e da mãe terra, as famílias camponesas da Toscana foram em peregrinação à Igreja de SS . Annunziata, em Florença, e assim no dia seguinte, abrigava um grande mercado ao ar livre onde eram oferecidos para venda vários tipos de produtos agrícolas e itens artesanais.
8 – FLORENÇA – Fiera di Oltrarno A Feira de Oltrarno, em Florença, é um mercado de artesanato em Oltrarno, na Piazza Santo Spirito, que acontece todo segundo domingo do mês, das 9 às 19 horas.
8 de dezembro à 8 de janeiro  – FLORENÇA – F-Light : festa de natal de luz de Florença – fiz já o texto sobre esse evento – Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença
13  – SIENA – Fiera di Santa Lucia – Igreja de Santa Lúcia, Pian dei Mantellini. Todos os anos, no dia 13 de dezembro, dia da memória de Santa Lúcia, é realizada a tradicional festa em Siena – uma das mais queridas pelos sienenses – com missas celebradas na Igreja de Santa Lúcia (das 8 às 18h30, geralmente presidida pelo ‘Arcebispo, enquanto que durante todo o dia os sacerdotes estão disponíveis para transmitir a bênção dos olhos) e a feira tradicional de produtos artesanais de Siena e Natal em Pian dei Mantellini. Pode-se dizer que toda criança sienesa foi acompanhada por pais, tios ou avós em Santa Lucia para levar os sanduíches abençoados e comprar o sino de terracota com as cores de seu distrito, as estátuas do presépio, o doce brigidini de Lamporecchio. E que, como adulto, ele não fez o mesmo com seus filhos e netos: uma tradição íntima e familiar que continua de geração em geração. info aqui
14- LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.

ESPECIAL MERCADOS DE NATAL NA TOSCANA —-> leia  – Eventos e Mercadinhos de Natal na Toscana 2019

3
Palio del Panforte

Palio del Panforte

19 – FLORENÇA: Festa degli ommagi: Por ocasião das férias de Natal é uma tradição que a procissão histórica da República Florentina faz para prestar homenagem às autoridades civis e religiosas, entregando, de acordo com uma antiga cerimônia, uma cesta de presentes ao arcebispo, ao Prefeito, ao Presidente da Província e ao delegado da cidade. Clique e leia : Festa degli Omaggi (das homenagens)
26 a 31 – PIENZA – Il Gioco del Panforte de Pienza: é um jogo muito antigo, em que se usa o doce típico da região. Para saber mais leia o texto do link. Clique e leia : Il Gioco del Panforte de Pienza – 26 a 30 de dezembro

ESPECIAL EVENTOS DE NATAL NA TOSCANA —-> leia  – O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

5
De 20 novembro à 20 de fevereiro de 2020 –  FlorençA – Toscana Winter Park dell’Obihall: Se você não pode ir as montanhas e se familiarizar com os esquis, até o dia 20 de fevereiro, você poderá aproveitar da Toscana Winter Park no Obihall em Florença. Aqui, além de patinação no gelo, você pode se dedicar aos esportes invernais. Veja aqui o programa, para informações e preços, veja o site oficial. De 2o de novembro à 20 de fevereiro de 2020.
1

Não se perca OS EVENTOS NOS DIAS DE NATAL – você encontra shows e espetáculos entre 20 a 28 de dezembro no texto –> O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

-> Shows variados na Toscana

  • 18 – Florença – Musica per il Natale – Teatro Niccolini as 21hs
  • 25 – Florença –New York Ska Jazz Ensemble – Auditorium Flog às 22hs
  • 29 . Scansano – Morellino Classica Festival: Concerto di fine anno – Madama Butterfly – Teatro Castagnoli, Scansano (Grosseto)

Não se perca OS EVENTOS NOS DIAS DE NATAL – você encontra shows e espetáculos entre 20 a 28 de dezembro no texto –> O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

 

4
até 15 de dezembro -FLORENçA – La botanica di Leonardo. Per una nuova scienza tra Arte e Natura – Museo di Santa Maria Novella, Firenze – Partindo dos estudos e reflexões de Leonardo da Vinci sobre as formas e estruturas do mundo das plantas, a exposição se apresenta como ponto de partida para a reflexão transversal que se abre para um discurso contemporâneo sobre evolução científica e sustentabilidade ecológica. Da filotaxia à dendrocronologia, os escritos e desenhos de Leonardo registram insights de importância absoluta na história da botânica, gerados por seu aguçado espírito de observação e sua contínua atividade experimental, que delineiam uma visão dinâmica da ciência – cheia de implicações e referências também nos tempos contemporâneos. O itinerário da exposição inclui uma rede de folhas originais, com insights de absoluta importância na história da botânica, espécimes reais de plantas e instalações para interação homem-planta. A concepção e desenvolvimento são confiados a Stefano Mancuso (neurobiologista da planta), Fritjof Capra (físico e teórico dos sistemas) e Valentino Mercati (presidente da Aboca). Horário: de segunda a quinta-feira, das 9h às 19h, das sextas às 11h e 19h, sáb das 9h às 17h30, dom 13h-17h30, de 1 de outubro de segunda a quinta e sáb 9h-17h30, sex 11h-17h30, dom 13h-17h30.
até 24.01.2020 – SAN SEPOLCRO (AR) -Leonardo da Vinci. Visions – Museo Civico, Sansepolcro (Arezzo) – A exposição é dedicada, em particular, aos desafios tecnológicos de Leonardo e é o resultado de uma extensa jornada de design criada pelo Museu Galileu em Florença, dirigida pelo professor Paolo Galluzzi, representando a síntese de três exposições – Os Engenheiros do Renascimento (1995), L’automobile de Leonardo (2004) e La mente di Leonardo (2006) – montados em locais de prestígio na Itália e em todo o mundo.cVisions oferece ao visitante um ponto de vista diferente, convidando-nos a explorar o modo de pensar de Leonardo e sua concepção de conhecimento como um esforço para assimilar, com sínteses teóricas ousadas e com experiências brilhantes, as leis que governam todas as operações humanas e da natureza. Info aqui.
até 9 de fevereiro – PISA – Futurismo – Palazzo Blu, Pisa – Os picos mais significativos desse extraordinário movimento artístico são encontrados um ao lado do outro na exposição com curadoria de Ada Masoero e organizada pela Fondazione Palazzo Blu com MondoMostre. Através de mais de uma centena de obras, a maioria delas pinturas de museus ou importantes coleções particulares, além de alguns desenhos, projetos e objetos de arte, é traçada a jornada desses artistas disruptivos e inovadores. Horário: todos os dias das 10h às 19h, sáb e dom, das 10h às 20h, fechado às seg.

  • Fotógrafo na Toscana
 

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.