Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em novembro na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2024. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
Este mês temos muitos eventos ligados à gastronomia, como as feiras de trufas brancas e as em comemoração ao azeite novo!
Primeira vez na Toscana?
- Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!
- Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, uma dica de roteiro de 7 dias na Toscana e os melhores textos sobre Florença.
- Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.
Tempo
Você verá o último clima ensolarado e seco do início do outono em novembro. As temperaturas médias no centro da Toscana em torno de Florença terão temperaturas mais baixas, entre 5-15°C. As regiões montanhosas do leste e noroeste serão mais frias, pairando em torno do congelamento e as temperaturas em direção à costa serão um pouco mais quentes.
Novembro é a estação mais chuvosa da Toscana, especialmente ao longo do Mar Tirreno, embora um dia ensolarado cooperativo possa inspirar os banhistas a ir na praia, a água não temperatura da água não será convidativa.
Multidões e Custos
Há menos multidões para competir, já que até os viajantes da alta temporada voltaram para casa. As tarifas dos hotéis serão mais de cinqüenta por cento mais baratas do que durante a temporada movimentada, as ofertas de voos podem ser encontradas e as filas para muitas atrações famosas, museus e galerias serão muito mais curtas. Embora tenha em mente, cidades populares como Florença, Siena e Pisa terão sua parcela de turistas durante todo o ano.
O que fazer e onde ir em Novembro?
Começa o outono na Itália, o frio vai chegando… veja algumas dicas do que fazer neste período na Toscana: O outono na Toscana: 5 boas razões pra viajar neste período

Neste mês ainda temos as Feiras gastronômicas e as mais famosas e numerosas são de Trufas, como em San Miniato e San Giovanni D’Asso. Para saber mais sobre as feiras de tartufo e o que é o tartufo, recomendo a leitura destes textos:
- Trufas, ou Tartufo: o que é, tipos e onde encontrar
- Trufas, ou Tartufo: o caçador e como encontra-las
- A história do maior tartufo do mundo e seu caçador
Quer saber também sobre as Feiras de Tartufo? Confira o Calendário das Feiras de trufa (tartufo) da Toscana
É época também do azeite novo, ou seja o período que se começa degustar e consumir o azeite produzido este ano (começou cedo este ano, em outubro até dezembro a colheita), e por isso eu recomendo a leitura:
- Como degustar e como comprar um bom azeite
- A colheita das azeitonas na Toscana e a produção do azeite
No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?
-
- Termas livres: onde fazer banhos termais grátis em meio a natureza na Toscana
- Termas na Toscana: uma região rica de spas e banhos quentes
- Bagni di San Filippo, banhos termais ao ar livre
- Terme di Saturnia: onde fazer banhos termais gratuitos em meio ao verde
- Bagno Vignoni: natureza e banhos termais grátis
- Chianciano Terme: território etrusco com águas termais
Eu começo a minha lista de eventos, com os eventos temáticos de natal que já começam este mês. Uma boa opção para ir já adiantando os presentinhos de natal, ou mesmo para entrar no ritmo natalício!
Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.
Festas e Folclore
1 – toda a Itália – Ognissanti – Ognissanti é Dia de Todos os Santos, é um feriado nacional na Itália, uma vez instituído por Luís, o Piedoso (um dos filhos de Carlos Magno). Desde então, as pessoas vão à igreja juntas no dia 1º de novembro e depois almoçam bastante.
2 – toda a Itália – Giorno dei Morti – Depois dos santos, é a vez dos mortos comuns. No Giorno dei Morti, Dia dos Mortos, todos os mortos são comemorados. Mesmo agora as pessoas vão à igreja, seguidas de uma visita aos túmulos de entes queridos que morreram. Nos dias que antecederam 2 de novembro, ele foi limpo com um brilho reluzente e equipado com flores (especialmente crisântemos estão se exibindo entre as pedras) e velas.
11 – Lucca (Toscana) – Festa di San Martino – San Martino é o padroeiro de Lucca e todos os anos, em 11 de novembro, no Duomo di San Martino, é celebrada uma missa festiva em homenagem a este santo, que deu a um mendigo metade de seu manto quente.
8 a 9 -* Sinalunga (SI) – Carriera di San Martino – nova edição da tradicional corrida de carrinhos – Os nove distritos de Sinalunga competem todos os anos pela Competição de San Martino, uma corrida de carroças que ocorre durante as comemorações do aniversário do santo padroeiro de San Martino. Já nos anos cinquenta, era o uso dos meninos da vila para se divertir com o “carretti” construído com tábuas e rolamentos de madeira. Após alguns anos de interrupção, desde 1982 a tradição se repete sem interrupção; a rota ocorre no asfalto, desde a praça Garibaldi até a Osteria delle Grotte.
30 – *Festa della Toscana (Dia da Toscana) – Um feriado regional que celebra o aniversário da abolição da pena de morte e tortura desde 1786. Escolas e escritórios públicos serão fechados em 30 de novembro.
Feiras e Mercados
- * Eventos de vinho – veja no nosso site VinhoItalia.com
- *Eventos de gastronomia – veja no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
- Veja todos os eventos de Trufas na Itália no nosso site GastronomiaItaliana.com.br

ESPECIAL TRUFAS BRANCAS: Calendário das Feiras de trufa (tartufo) da Toscana
- 15/16, 22/23, 29/30 – San Miniato (PI) – Mostra-mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato* – Uma das maiores feiras nacionais de Trufas Brancas, já que San Miniato é considerada como uma cidade com trufas de altissima qualidade. Programa ainda não esta online. Acontece em várias praças do centro histórico. programa
- 8 e 9, 15 e 16 – San Giovanni d’Asso (Siena)- Mostra Mercato del Tartufo Bianco delle Crete Senesi– A pequena vila medieval de San Giovanni d’Asso oferece em dois fins de semana a possibilidade de provar, comprar, aprender e até mesmo experimentar diretamente esse fungo subterrâneo precioso. Junto com a trufa branca da região da Creta Senese. Os visitantes podem ainda conhecer e apreciar também outros grandes produtos desta área: o azeite extra virgem, queijo pecorino, vinho Doc Orcia, mel. Haverá ainda cooking shows com chefs, degustações gratuitas e guiadas, exposições, espectáculos e conferências. Programa
ESPECIAL EVENTOS DE NATAL: Eventos e Mercadinhos de Natal na Toscana
- **MONTEPULCIANO: 22 e 23, 29 e 30 de novembro, 5 a 8, 13 e 14, e de 20 de dezembro a 6 de janeiro de 2026 – A praça principal de Montepulciano abriga um mercado maravilhoso com 80 barracas de madeira que vendem artefatos locais e delícias gastronômicas. A Piazza Grande está decorada com uma grande árvore de Natal e há também um Castelo do PaPai Noel, perfeito para os mais pequenos. Especificamente: o mercado estará aberto apenas nos fins de semanA. Nesta cidade famosa pelo seu Vino Nobile, um espaço especial é reservado para o vinho: o ‘terraço de Natal’ é o lugar para provar o vinho e a comida local. Você também encontrará muitos presépios. Como sempre, haverá iluminações, luzes no centro histórico e áreas estratégicas fora dos muros, como as rotundas. A grande árvore de Natal na Piazza Guido Monaco é imperdível. Na fortaleza medieval de Montepulciano acolherá o “Castello di Babbo Natale” onde os visitantes poderão descobrir os quartos dos duendes, o jardim onde descansam as renas e subir no trenó mágico. Na sala do trono você pode conhecer o dono da casa e postar sua carta, enquanto no jardim você pode passear nos dóceis pôneis e desfrutar de uma rica oferta de comida de rua. Videomaping na Piazza Grande confirmado – mais informações em site oficial.
- **AREZZO: de 16 de novembro a 6 de janeiro de 2026 – a vila tirolesa retorna a Arezzo com os mercados de Natal. Encontro na Piazza Grande até 7 de janeiro com muitas atrações e um rico calendário de eventos que todos os finais de semana vão vestir o maravilhoso centro histórico da cidade toscana. Mercados, shows de luzes, roda gigante, eventos para jovens e idosos no coração de uma das cidades mais bonitas da Itália.
- *FLORENÇA – Mercatino di Natale Heidelberger (Alemão) – 15 de novembro à 21 de dezembro –Na cidade existem vários “Mercados” de Natal, aliás um dos clássicos programas fiorentinos de fim de semana é passear por esses mercados! Sem sombra de dúvida, o mais famoso e tradicional é o Mercado Alemão, ou chamado de “Heidelberger Weihnachtsmarkt” que fica na Piazza Santa Croce com mais de cinquenta estandes, pronto para acomodar artesanatos e produtos gourmet de toda a Europa. Uma oportunidade de mergulhar em uma atmosfera única de Natal, entre os sabores de produtos tradicionais alemães, como vinhos, salsichas bávaras (wurstel bavaresi), pretzels, cerveja, mas também doces e alimentos de toda a Europa como o famoso kürtőskalács: o doce típico húngaro também conhecido como “bolo chaminé”, devido à sua forma e é o mais antigo doce da Hungria. Há ainda os famosos crepes franceses, e depois as especialidades doces e salgadas da Polônia, e ainda menus típicos da Holanda, Áustria e Grécia. No Mercado de Natal não perca as ideias e os objetos para decorar a casa e a árvore, com bolas de Natal feitas inteiramente à mão. Aberto todos os dias, das 10 às 23hs. Está agendado um calendário completo de eventos, com especial atenção ao entretenimento para os mais pequenos. No mercado, além disso, haverá a casinha do Papai Noel, onde serão organizados jogos para crianças e muita música ao vivo.
- PISA – La Fabricca di Babbo Natale – 28-29-30 de novembro e 5-6 – 7 – 8 e 12-13 -14 de dezembro de 2025 – Aresenali Repubblicani, Via Bonanno Pisano, 2 Zona Cittadella. Na Fabbrica di Babbo Natale, seus filhos serão os protagonistas da magia da fábrica, onde os duendes preparam os brinquedos que o Papai Noel entregará a todas as crianças do mundo; poderão fazer brinquedos magníficos e muitas idéias de presentes com as próprias mãos. Eles também se divertirão escrevendo e postando a carta diretamente nos correios do Papai Noel, participando de shows de mágica e de teatros de bonecos, e também haverá maquiagens de Natal. Finalmente, você não pode perder a maravilhosa e acolhedora casa do Papai Noel, um cenário único que imergirá todas as crianças e por que nem as melhores na mais bela atmosfera de Natal.
- *EMPOLI: – 15 de novembro a 11 de janeiro de 2026 – Mercado de Natal e varias atividades – nova edição do “Empoli Città del Natale”, tradicional evento municipal dedicado aos mercados e atividades de Natal, regressa novamente a Empoli este ano. Mas não só porque muitas atividades estarão previstas durante o evento, como a vila do Papai Noel, projeções de Natal nas praças, trem de Natal e muito mais. Para consultar o programa detalhado clique AQUI .
-
PISTOIA: De 25 de novembro de 2025 a 6 de janeiro de 2026 – Pistoia se torna a Cidade do Natal: luzes e decorações vão decorar as ruas, praças e monumentos do centro histórico, atrações e muitos eventos culturais vão animar os dias. O coração da aldeia será a Casa del Babbo Natale, instalada nas salas com frescos da Câmara Municipal. Aqui os mais pequenos poderão fazer uma viagem, guiados por animadores, por paisagens árticas e florestas nevadas, assistir a espectáculos, ver os Elfos a trabalhar no seu laboratório, enviar a sua carta para os correios ou entregá-la directamente. Veja o programa completo online
———————————
Todas quartas e quintas – PISA (PI) – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
1 – FLORENÇA – Feira de artes têxteis na Piazza Santa Croce – Oficinas de macramé sobre decoração de Natal, demonstrações de tecelagem manual e tingimento natural, mas também foco no futuro da lã italiana. Estes e outros eventos serão os protagonistas da Feira de Artes Têxteis, antiga feira de lãs de San Martino, marcada para sábado, 2 e domingo, 3 de novembro, na Piazza Santa Croce (das 9h às 19h). O mercado expositivo dedicado às lãs e fios locais terá entre os seus protagonistas tecelãs, fiandeiras, tintureiras, feltreiras, tricoteiras e costureiras de toda a Itália, que exporão os seus trabalhos baseados na tradição, na moda durável e na utilização de materiais naturais. O protagonista do evento será a lã local, proveniente de pequenas fazendas italianas, juntamente com fios e tecidos artesanais. Os visitantes poderão admirar e adquirir lãs de raças autóctones, disponíveis em fibras e pêlos, fiadas e tecidas à mão, bem como mantas, camisolas, capas, cocares, meias, jogos e bonecos de lã. Não faltarão demonstrações de coloração natural de fios, que utilizam pigmentos vegetais ou animais, como raízes, flores, folhas e até insetos como a cochonilha, para obter corantes brilhantes e persistentes de forma sustentável.
1 e 2 – VOLTERRA – *Volterragusto Festa dos produtos típicos da região na período do outono, como os queijos, vinhos, tartufos (trufas) etc.. Clique e leia os textos e Como foi o Volterragusto e o Palio dei Caci em Volterra –
1 e 2 – AREZZO – *Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
1-2, 8-9 – FIESOLE – Sagra del Tartufo e del Tortello – Dois fins de semana (1 e 2 de novembro e 8 e 9 de novembro) dedicados à combinação mais apreciada de Mugello: trufas pretas e brancas e o famoso tortelli artesanal. O evento, organizado pelo Circolo MCL, oferece um menu que combina tradição e sazonalidade, destacando produtos locais. A atmosfera é a de um festival de aldeia convivial, com mesas suntuosamente postas e aromas que preenchem as ruas da vila. Os tortelli, preparados de acordo com uma antiga receita de Mugello com recheio de batata e servidos com ragu ou manteiga e sálvia, encontram nas trufas uma companhia excepcional. Aperitivos rústicos e sobremesas caseiras também estão disponíveis, para um almoço ou jantar autêntico. Esta também é a oportunidade perfeita para visitar as colinas circundantes, entre bosques, castelos e pequenas aldeias medievais.
até 2 – Ortebello (Toscana) – Gustatus – Ortebello realiza a nova edição do festival de comida e vinho Gustatus . No Gustatus, 5 dias para celebrar e promover o território local por meio de seus produtos de qualidade, temas científicos e culturais, folclore e artesanato. Show Cooking e degustações com chefs locais e nacionais, workshops também para crianças. Estas serão apenas algumas maneiras de descobrir e saborear os produtos mais típicos da Maremma!O programa do Gustatus também apresenta a cultura e a história de Ortebello e, claro, a Maremma por meio de comemorações históricas, exposições, competições e conferências. Para informações acesse o site>>> ou a página do facebook>>>
até 2 de novembro – Lucca (Toscana) – Lucca Comics & Games – Se você gosta de quadrinhos e/ou jogos (old school ou na tela), então você não deve perder Lucca Comics & Games . A charmosa cidade toscana é brevemente transformada em uma história em quadrinhos viva, onde personagens de desenhos animados e jogos ganham vida.
1 a 2 – REGELLO – Degustações, mercados e atividades: a 51ª edição da rassegna dell’olio em Reggello – Azeite em exposição, para comprar e provar, em Reggello, na província de Florença. Das 10h às 21h, terá lugar no pavilhão desportivo da vila a quinquagésima primeira edição da exposição de azeite virgem extra do concelho, um dos mais antigos eventos dedicados ao azeite. na Toscana, uma oportunidade imperdível para quem quer descobrir a excelência das produções locais. Ao longo dos três dias haverá provas guiadas, mas também encontros dedicados à agricultura sustentável, ao azeite utilizado na cosmética ou aos antigos e novos sistemas de cultivo e colheita da azeitona na Toscana. E depois caminhadas, corridas a pé, passeios de bicicleta elétrica, visita à Abadia de Vallombrosa graças a um autocarro gratuito (2 de novembro), exposições de culinária, mercados orgânicos e de antiguidades e visitas aos lagares. Os mais pequenos poderão participar em oficinas culinárias e artísticas.
até dia 2 – CAMPI BISENZIO – Il Regno delle Zucche abre todos os fins de semana de sexta a sábado na Villa Montalvo para a grande exposição de 19 esculturas realizadas interamente com abóboras. No Parque você encontra mais de 19 esculturas realizadas com mais de 20.000 abóboras e posicionada no interior do Parco di Villa Montalvo bem próximod e Florença, no comune de Campi Bisenzio. A manifestação,ocorre até domingo, 3 de novembro . O parque oferece uma experiência imersiva em uma vila que conduz a escopo deste delicioso produto vegetal , usado para realizar uma estátua artística na cidade de quanto academia, ormai de mais de 20 anos, na celebre “Mostra di zucche più grande del mondo” organizada a Ludwigsburg, na Germânia. O tema selecionado para a ‘cultura de abóbora’ é “Madagascar” , então no ambiente da grande área verde de Villa Montalvo onde há gorila, girafa, leoni, pinguini, serpenti e tantos outros ricos inspirados pela incrível biodiversidade da ilha principal do continente africano. Testemunho do evento é “Lo Zuccoso”, um personagem de fantasia que é o símbolo do Regno delle Zucche. As 19 esculturas foram realizadas com zucche seminate e coltivadas em cerca de 2 anos de terreno da azienda agricola Paolo Colzi di Prato . Algumas dessas esculturas foram realizadas diretamente por Fabrizio Galli, um dos mais inovadores mestres construtores do Carnevale di Viareggio, e de sua filha Valentina Galli. “Il Regno delle Zucche” também oferece muitas ocasiões de descanso e diversão para toda a família. Todos os fins de semana apresentam atrações, exposições e atividades divertidas para todos as idades em um ambiente outonal coincidente que promove beleza, socialidade e harmonia, oferecendo ao tempo mais tempo uma oportunidade para transferir o tempo ao mesmo tempo e preparar a festa de Halloween. Il Teatro delle rotoballe, é o teatro onde são produzidos 4 espetáculos por dia, além de animaçoes e baby dance, além do laboratório delle zucche com o guia dos animadores. Sempre no interior do parque e em uma área de luna park , um labirinto “zuccoso”, um percorso para os carrellini em quale e mais piccoli si sfidano tra loro e também uma zona especial dedicada à comida de rua .Il Regno delle Zucche c/o Villa Montalvo – abertura até domenica 3 novembro toda sexta, das 15 as 21, mas também sabado e domingo, das 9 as 21 – WhatsApp al 331 4417741
1 e 2 de novembro – Reggello (FI) – L’Orto delle Zucche – Não só eventos, mas também locais onde as abóboras de Halloween são protagonistas, nos arredores de Florença. O Orto delle Zucche (Jardim das Abóboras) regressou este ano a Reggello , um campo com exposições temáticas, cenografia e iniciativas especiais que também está aberto no dia 30, 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, altura em que – a partir das 19h00 – está marcada a festa de encerramento. Obrigatório comprar entrada com antecedência. Compre conosco entre em contato
2 – FLORENÇA – Fiera di Ognissanti alle Cascine – grande feira do mercado de outono retorna a Cascine no domingo, 2 de novembro de 2025. Mais de 300 barracas de diversos tipos esperam por você para compras ao ar livre. Os cavaleiros e damas da associação Lupo Rosso participarão nesta ocasião e farão uma espetacular demonstração de luta medieval com armas e armaduras típicas da época e ensinarão esgrima histórica.
8 e 9 – PISTOIA – Stravino – Exposição do Mercado do Vinho –– A Stravino Market Exhibition 2024 é o evento perfeito para os amantes do vinho, concebido para receber tanto novatos como especialistas do setor. Este evento anual é uma oportunidade extraordinária para enólogos, sommeliers, produtores e entusiastas se encontrarem, trocarem conhecimentos e iniciarem novas colaborações. Saiba mais aqui
aguardando informações– Piancastagnaio (Toscana) – Crastatone– De 31 de outubro a 3 de novembro de 2024 , a vila medieval de Piancastagnaio (na província de Siena) celebra o fim da temporada de colheita da castanha e a chegada do inverno com o Crastaton e, um festival repleto de eventos. O Crastatone, que este ano está em sua 57ª edição , é uma das festas da castanha mais antigas e importantes da região de Monte Amiata. Os visitantes podem aproveitar exposições de arte, comprar presentes nas feiras de arte e artesanato ou saborear iguarias locais nos restaurantes de Piancastagnaio. Uma atmosfera verdadeiramente mágica . O poeta Eugenio Montale certa vez descreveu Piancastagnaio com as seguintes palavras: “ …envolta em espirais de névoa que do vale sobem até o topo do Monte Amiata… carregando um bando de elfos e o cheiro de cogumelos frescos… misturado ao cheiro das castanhas explodindo na lareira…” A castanha , única fonte de alimento disponível para os habitantes do Monte Amiata até o fim da Segunda Guerra Mundial, é a estrela do festival: crastate (castanhas assadas), brodolose (castanhas cozidas com erva-doce), vecchierelle (castanhas secas), suggioli (castanhas cozidas com casca), castagnaccio (bolo de farinha de castanha), pulenna doicce (polenta doce). Adegas abertas , degustações de vinhos e comidas, música, dança, grupos folclóricos, mercado e exposições animam as ruas do pequeno centro histórico de Piancastagnaio. O nome “Crastatone” vem do verbo “crastare” (em dialeto), ou seja, a ação de fazer um corte na parte superior de uma castanha antes de assá-la.Veja também apágina do Facebook para ser atualizada.
aguardando informações – *San Gimignano (SI) – Castagne e Vino Nuovo-A programação do evento gastronômico será caracterizada pelo sabor e pelos bons produtos toscanos . Castanhas assadas e taças de vinho novo serão distribuídas a todos os participantes das 11h00 às 19h00. Castanhas e Vino Novo serão realizados na Piazza del Duomo e serão patrocinados pela Associação dos Cavaleiros de Santa Fina: a organização, fundada no início dos anos 1990, tornou-se ao longo do tempo uma referência para aqueles que amam as tradições de San Gimignano.
aguardando informações – FLORENÇA – Mercado Vintage de Florença – O Palazzo Corsini sedia o evento da moda que arrecada fundos para a Fondazione Italiana di Leniterapia de 8 a 10 de novembro, com o dinheiro arrecadado sendo destinado à assistência a doentes graves e suas famílias. A entrada é gratuita, o Palazzo é acessado a partir do Lungarno Corsini 8. No interior, os maravilhosos quartos abrigam uma vasta seleção de roupas e acessórios femininos e masculinos de alta qualidade, de grife e sob medida, todos rigorosamente vintage e generosamente doados. Além de ser uma oportunidade para expressar o seu estilo e a sua paixão pela moda, o Florence Vintage Market é um gesto de solidariedade. A angariação de fundos desempenha um papel vital para a nossa Fundação, permitindo-nos prestar cuidados a pacientes gravemente enfermos e às suas famílias, tanto em casa como em instalações dedicadas
15 e 16 – Anghiari (AR) – *Festa di San Martino e Sagra del Bringoli – A “Sagra dei bringoli” tem sempre um sucesso notável graças aos produtos gastronómicos presentes; além do bringoli, um espaguete longo puxado à mão feito com farinha e água (portanto, não é uma massa feita com ovo) e depois há o brustichino (pão torrado no fogo ao qual é adicionado azeite extra-virgem área e sal ), enchidos, castanhas e bom vinho são o acompanhamento.
21 a 23 – Florença (Toscana) – O Legado das Mulheres– Florença sedia a nova edição de O Legado das Mulheres (L’Eredità delle Donne ). O objetivo do festival Legacy of Women é claro: dar visibilidade ao papel desempenhado, ao longo dos séculos, por mulheres cientistas, artistas, escritoras e pioneiras de todas as áreas do conhecimento, mas nem sempre reconhecidas em igualdade de condições com os colegas homens. O festival não apenas dá voz às mulheres do passado, mas é a arena onde as mulheres expressam seus pontos de vista e também traçam soluções para o futuro por meio do papel de liderança que as mulheres tiveram e terão no progresso humano em todos os tipos de conhecimento. Os desafios para as mulheres hoje em dia ainda são muitos no mundo todo pela igualdade de gênero, pelos direitos de todos, contra toda discriminação, pela saúde da humanidade e do Planeta. O festival também está disponívelonline>>>
26 a 30 – Florença (Toscana) Florence Queer Festival– o festival internacional de arte, teatro e literatura LGBTIQ.O Festival Queer de Florença – agora em sua 22ª edição – é um dos eventos mais importantes da Itália para a cultura QUEER (gays, lésbicas, bissexuais, intersexuais, transgêneros).Cinema, teatro, arte, literatura são os principais núcleos da programação que o FQF ( Florença Queer Festival ) propõe para contar a história do universo queer, em constante movimento e mudança para afirmar sua identidade e contrariar os estereótipos nos quais foi forçado durante muito tempo.O festival expandiu constantemente sua programação, eventos e público para se tornar um dos eventos mais populares da cena florentina e uma das mais importantes revistas LGBT italianas.A programação inclui longas e curtas-metragens, apresentações de livros, exposições e painéis que contam a história do movimento LGBTQIA+.Para mais informações consulte osite>>>
29 e 30 – Radicondoli (SI) – RadicondoliChristmas Market – A 6ª edição do Mercado de Natal traz a magia do Natal à vila de Radicondoli nos dias 29 e 30 de novembro . Dois dias dedicados à excelência e à qualidade local , com artesãos qualificados, artistas criativos e chefs inovadores e refinados. Os artesãos apresentarão suas criações ao lado de embaixadores do paladar, incluindo chefs renomados e vinícolas de primeira linha. Informação: entrada gratuita, possibilidade de utilizar o serviço de transporte a partir das áreas de estacionamento. Para alimentos e bebidas, é possível adquirir fichas nos pontos de atendimento – Posto de Turismo de Radicondoli, tel. 0577 790800 – Página do Facebook do Radicondoli Pro Loco
Esportes e Aventura
8 e 9 – SCANDICCI – Rally Città di Scandicci e colli fiorentini – O percurso da corrida envolve os municípios de Scandicci, Montelupo Fiorentino e Montespertoli, portanto província de Florença, e será composto por um total de 10 provas especiais distribuídas por dois dias. Uma etapa especial será no sábado, 16 de novembro, a ser realizada duas vezes, e três especiais, a serem realizadas no domingo, 17: uma, que será a novidade da competição (5.330 km), no lugar de uma proposta para a primeira edição e não apresentada novamente este ano, deverá ser percorrida três vezes, uma subsequente em duas ocasiões (6.400 km) e a terceira (7.410 km), também repetida três vezes. O “Shakedown”, o teste com os carros de corrida, será no sábado, 16 de novembro, na parte inicial do teste especial inicial de sábado.
30 – *FLORENÇA –Firenze Marathon –A rota da maratona sempre foi considerado um dos mais belos do mundo. A partir deste ano será verdadeiramente única. A # Firenzemarathon2023 será dia 26 de novembro com um novo percurso, novas partida e chegada, que irá envolver ainda mais o centro histórico da cidade e as suas praças mais pitorescas. Começará e terminará no coração da cidade, na Piazza Duomo, e passará em outras praças, como a Piazza della Repubblica e Piazza Santa Maria Novella, onde estarão os serviços de apoio aos corredores como bebidas, pré-aquecimento, massagem e serviço de armazenamento bolsos da corrida, obviamente, em estruturas adequadas abrangidos pela organização. O centro histórico de Florença será uma verdadeira festa no dia da maratona. Para mais info, aqui.
Música e Espetáculo
- 7 – Livorno, Modigliani Forum – Francesco Gabbani
- 9 – Firenze, Mandela Forum – Simply Red
- 14 – Firenze, Mandela Forum – Elodie
- 8 – Livorno, Modigliani Forum – Alfa
-
1, 5, 8, 12, 22, 29 – Florença: Concerto noturno de música clássica – veja aqui – Desfrute de uma noite de música clássica em Florença com peças das 4 Estações de Vivaldi, Bach, Mozart e Pacellbel. Escolha entre três categorias de assentos para personalizar sua experiência musical.
-
4, 7, 11, 14, 18, 21, 25, 28 – Coração de Florença: Jantar e entrada para o concerto dos Três Tenores – veja aqui – Rodeia-te com as melodias de árias de ópera famosas e canções napolitanas, interpretadas por três tenores talentosos, com este ingresso para o concerto. Eleva a tua experiência com um jantar requintado em Florença.
-
todos os dias – Florença: entrada para o concerto de ópera italiana da Igreja de Santa Monaca – veja aqui – Ouça brilhantes peças de ópera de famosos compositores italianos, tocadas ao vivo em concerto. Experimente a extraordinária atmosfera e acústica da Igreja de Santa Monaca, construída em 1400 em Florença.
-
4, 7, 11, 14, 18, 21, 25, 28 –Florença: Piazza Signoria, jantar e os Três Tenores – veja aqui – Delicie-se com um jantar gourmet toscano e, em seguida, deixe-se transportar pelas vozes elevadas de três tenores num concerto fascinante em Florença.
- todos os dias – Florença: Concerto de Ópera Matinée com Pianista e Cantor – veja aqui – Desfrute de um concerto de árias de ópera de Verdi, Puccini, Mozart e muito mais, ou de um adorável concerto de música de câmara em Florença. Ouça as obras-primas que vão te dar emoção autêntica e arrepios.
Artes e Exposições
*Museus grátis dia 2 de novembro em TODA Itália – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).
até dia 2 – Cortona (AR) – Cortona On The Move – Cortona On The Move é o festival internacional de fotografia contemporânea realizado todos os anos durante o verão em Cortona , com o objetivo de promover novas visões e formas originais de comunicação visual . Cortona On The Move se tornou um verdadeiro centro de experimentação para a evolução da linguagem fotográfica e se consolidou como um dos principais eventos italianos do setor, para fotógrafos consagrados, amadores e o público de entusiastas. O festival reúne os principais profissionais da fotografia do mundo, participando de eventos, apresentações, palestras, workshops e avaliações de portfólios. Além disso, há os trabalhos originais selecionados através do Cortona On the Move Open Call, do prêmio internacional Happiness ONTHEMOVE e outros open calls especiais. As exposições “Cortona On The Move” acontecem nos edifícios históricos do centro da cidade e na Fortezza del Girifalco , a estrutura fortificada de origem Médici com vista para a cidade. Cortona se torna, assim, um palco, acolhendo especialistas do setor e um público diversificado com imagens e exposições que narram o mundo contemporâneo.
Exposições:
Florença – Exposição dedicada a Beato Angelico – Museu di San Marco e Palazzo Strozzi – 26 de setembro a 5 de janeiro – O Palazzo Strozzi e o Museo di San Marco estão dedicando a primeira exposição a Beato Angelico , também conhecido como Fra’ Giovanni da Fiesole, um dos artistas mais espirituais e revolucionários do século XV. Esta é a primeira grande retrospectiva em Florença dedicada a um dos pais da arte renascentista. Em ambos os locais, você explorará a evolução estilística, o legado e o impacto da arte de Beato Angelico, incluindo comparações com alguns dos artistas mais importantes de sua época, como Masaccio, Filippo Lippi, Lorenzo Ghiberti, Michelozzo e Luca della Robbia. A exposição mostra como Beato Angelico conseguiu combinar inovação formal, profundidade espiritual e rigor intelectual.
Florença – The rose that grew from concrete – Terceira exposição instalada no espaço Sant’Orsola , aguardando seu renascimento definitivo, previsto para 2026 com a inauguração do Museu Sant’Orsola. No amplo espaço no coração de Florença, The rose that grew from concrete é um evento específico do local que ocorrerá do início de setembro até 4 de janeiro de 2026. A exposição consiste em 13 criações de artistas italianos e estrangeiros , chamados a encontrar inspiração entre as paredes nuas e ásperas do grande antigo convento, antigo complexo militar e antigo complexo industrial que ocupa um quarteirão inteiro no bairro de San Lorenzo. A exposição apresenta obras de Chiara Bettazzi, Bottega Bianco Bianchi Scagliole, Mireille Blanc, Bianca Bondi, Davidovici & Ctiborsky, Marion Flament, Federico Gori, Beate Höing, Flora Moscovici, Chris Oh, Elise Peroi, Clara Rivault, Shubha Taparia
Florença – Firenze e l’Europa – Arti del Settecento até 28 de novembro de 2025, Galleria degli Uffizi. O século XVIII é o foco desta exposição na Galleria degli Uffizi, um século decisivo redescoberto para o gosto, a cultura e o nascimento do museu moderno. Cerca de 150 obras, incluindo pinturas, esculturas, porcelanas, gravuras, móveis e tapeçarias, transportam você para este período único. Detalhes completos podem ser encontrados neste link .
Florença – Toulouse Lautrec, uma viagem por Paris durante a Belle Époque – De 27 de setembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026 , o Museo degli Innocenti em Florença sediará uma exposição dedicada a Henry de Toulouse-Lautrec , o grande pintor, ilustrador e inovador gráfico nascido em Alby, França, em 1864. Nas salas do antigo e prestigioso Museu, você pode admirar mais de 170 obras do artista francês , algumas vindas de Hamburgo e outras do Museu Toulouse-Lautrec, em Alby. Reconhecido como o homem que capturou a vida noturna e o espírito boêmio de Montmartre, em Paris, com um olhar profundo e irônico, Toulouse-Lautrec também revelou o lado obscuro por trás daquele mundo brilhante. O artista, sem dúvida, capturou, não apenas em suas pinturas, mas também nos cartazes que criou para publicidade, um período, uma moda, costumes e pessoas como poucos. Por isso, a exposição não é apenas uma mostra de arte, mas uma verdadeira viagem no tempo , criada também graças a uma rica coleção de fotografias, vídeos, trajes e mobiliário de época, que transportam o visitante para Paris entre 1880 e 1900.
Livorno – Giovanni Fattori. Una rivoluzione in pittura –Museu Cívico Fattori – Villa Mimbelli – Via San Jacopo em Acquaviva, 65 – Livorno – 6 de setembro de 2025, 10h00–11 de janeiro de 2026, 19h00 – No bicentenário do nascimento de Giovanni Fattori (Livorno, 6 de setembro de 1825 – Florença, 30 de agosto de 1908), Livorno presta homenagem a um de seus artistas mais extraordinários com uma grande exposição com curadoria de Vincenzo Farinella, um projeto dedicado ao artista e à cidade, e um passeio por Livorno para descobrir os lugares onde o pintor viveu, como seu local de nascimento e as termas de Bagni Palmieri, imortalizadas em suas pinturas. A exposição está sediada na Villa Mimbelli, sede do Museu Cívico dedicado ao pintor, reaberto após sua restauração com funções ampliadas como um centro cultural. Duzentos anos e mais de 200 obras, incluindo pinturas, desenhos e gravuras, muitas raramente ou nunca vistas antes, convidam os visitantes a descobrir a revolução pictórica de Giovanni Fattori, o artista da natureza, do maquis e da vida social e militar capturada em seus aspectos mais humanos. Cavalos, campos e camponesas, além de soldados e da Itália do Risorgimento, além de tamargueiras, feixes, homens, mulheres, nuvens e bois imponentes, banhados pela luz do sol e envoltos em céus repletos de luz. Esses são os temas de sua arte. Uma exposição dividida em seções que demonstra a visão livre de um artista que abraçou com sucesso os ensinamentos da pintura italiana e os fundamentos do desenho sem jamais imitar nenhum estilo, sempre buscando um caminho pessoal e autêntico, distante de modismos e retóricas, porque “a arte livre satisfaz, consola e distrai” – Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 13h e das 16h às 19h, fechado às segundas-feiras, no dia de Natal e no dia de Ano Novo.
Bolgheri, Castagneto Carducci e Casale Marittimo – Arte visual de Giuseppe Bergomi até 3 de novembro de 2025, Este ano, a exposição ao ar livre Arte Diffuso sulla Costa Toscana acontece na costa toscana, com esculturas de Giuseppe Bergomi que ganharam lugar dentro e ao redor de Bolgheri, Castagneto Carducci e Casale Marittimo. O projeto presta homenagem à obra do escultor bresciano Giuseppe Bergomi, uma das vozes mais influentes da arte italiana contemporânea. Ele se inspira na tradição clássica, mas com uma perspectiva completamente contemporânea, em um diálogo natural com a paisagem e a história desta região da Toscana. Na Piazzale Belvedere, em Castagneto Carducci, você pode ver Ellisse, Cronografia di un corpo (A Crônica de um Corpo) e Grande coppia su parallelepipedo (A Grande Coppia de um Tubo Paralelo ). Na Piazza della Gogna, encontra-se Cubo con figure che guardano in alto (O Cubista com a Figura do Guarda em Alto ), enquanto em frente à prefeitura, na Via Vittorio Emanuele, pode ser vista a obra Geometrie descrittive 3 (Geometria Descritiva 3) . Todos os detalhes podem ser encontrados neste artigo .
San Marcelli Piteglio (Pistoia) – Oasy Contemporary Art – até 7 de novembro de 2025, Oasy Contemporary Art and Architecture (OCA) é um lugar único dedicado à arte e à arquitetura, localizado a novecentos metros acima do nível do mar, nos Apeninos, nos arredores de Pistoia , dentro da reserva natural Oasi Dynamo. Sob a direção artística de Emanuele Montibeller, arte e arquitetura se integram à natureza. Após um passeio pela floresta, você admirará obras de alguns dos mais importantes arquitetos e artistas contemporâneos, incluindo Alejandro Aravena, Stefano Boeri, Mariangela Gualtieri e Michele De Lucchi, Kengo Kuma, Davide Quayola, Davis Svensson, Pascale Marthine Tayou e Matteo Thun. Mais informações podem ser encontradas aqui .
fotos: Oasy Arte Contemporânea e Arquitetura
Montalcino – Pilar de porcelana com motivo de refugiados – Ai Weiwei até 31 de dezembro de 2025, Complesso dell’Oro – A obra de arte Pilar de porcelana com motivo de refugiados do artista chinês Ai Weiwei oferece uma reflexão visual sobre o tema da migração, em um diálogo com a arte sacra, no Museo di arte sacra no Complesso dell’Oro em Montalcino. A exposição faz parte de Siena e le terre dell’anima – mete contemporanee , um projeto em homenagem ao Ano Jubilar. A obra consiste em seis vasos de porcelana em um totem que se ergue como um testemunho do drama humano da migração. Cada vaso retrata cenas de homens, mulheres e crianças em fuga: corpos curvados sob o peso da esperança, rostos marcados pela espera desesperada, gestos congelados em um movimento sem rumo. As imagens são inspiradas na linguagem da porcelana Qinghua — uma tradição chinesa que remonta a milhares de anos — e são apresentadas em azul e branco, as mesmas cores das famosas terracotas vitrificadas de Andrea della Robbia, que também estão em exposição no museu.
Pienza – Leone Piccioni e a Arte Contemporânea –De 13 de setembro a 9 de novembro, Pienza sediará uma extraordinária exposição dedicada à arte contemporânea, com foco especial no artista Leone Piccioni , uma das principais figuras do cenário artístico italiano. O evento será realizado no Museu da Cidade , como parte das comemorações do aniversário de Leone Piccioni (1925-2025), e será uma oportunidade única para admirar uma seleção de obras significativas que abrangem a década de 1970 até os dias atuais. Obras da coleção particular de Piccioni estarão em exposição, juntamente com as da Prefeitura e de artistas locais, para celebrar sua sensibilidade estética e sua profunda conexão com a região.
Forte dei Marmi – Eugenio Cecconi: Dias de Caça e Cor – De 31 de maio a 9 de novembro , no Forte Leopoldo I° em Forte dei Marmi , será realizada uma retrospectiva intitulada “Eugenio Cecconi: dias de caça e cor” , uma seleção significativa de pinturas de diferentes períodos e gêneros, divididas em sete seções ordenadas de acordo com um critério temático . A exposição apresenta vistas majestosas, cenas da vida e da caça na Maremma, e o cotidiano humilde de seus habitantes , que Cecconi adorava retratar. Ele também retratou vaqueiros e caçadores e, sobretudo, mulheres envolvidas em tarefas domésticas e no campo, ou oferecendo os dons da terra como ceifeiras e, de forma mais geral, como ceifeiras, lavadeiras, barqueiras e vendedoras de laranja e frango.
Pisa – Belle Époque – até 7 de abril de 2026, Palazzo Blu, Pisa A partir do outono de 2025, o Palazzo Blu exibirá obras-primas da Belle Époque de prestigiados museus nacionais e internacionais, como o Musée d’Orsay e o Louvre, o Museu de Arte da Filadélfia e a Galleria degli Uffizi, bem como de coleções particulares que normalmente não são abertas ao público. A exposição tem como objetivo celebrar a elegância da Paris do fim do século, em parte através dos olhos de artistas italianos como Boldini e De Nittis, que encontraram inspiração lá. Por meio de retratos mundanos de Boldini, Sargent e Helleu, paisagens urbanas de De Nittis, ecos impressionistas de Zandomeneghi e a elegância cosmopolita da Maison Goupil, a exposição dá vida a uma era de arte, literatura, ciência e costumes que fizeram de Paris o coração cultural do mundo.