Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em julho na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2023. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
Este mês temos muitos eventos ligados ao início do verão, com feiras e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.
Primeira vez na Toscana?
Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!
Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.
Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.
O que fazer e onde ir em Julho?
Começa o calor forte em julho, por isso a dica este mês é ir à praia! Eu já escrevi vários textos aqui sobre as praias na Toscana:
- As melhores praias da Toscana
- Manual de Sobrevivência para as praias italianas
- Monte Argentario, um paraíso no verão da Toscana
- Tudo sobre as Ilhas de Giglio e Giannutri
- Praia na Toscana: Ronchi, Poveromo e Cinquale di Montignoso
- Praia na Toscana: Marina de Carrara e Marina de Massa
- Como ir à praia de trem e de ônibus desde Florença?
- Como ir a Cala Violina, uma das praias mais bonitas da Toscana
- As melhores praias da Toscana
E o Fiorentino, vai em qual praia? Leia –> A praia do Florentino é no rio!
Em julho começa o período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre), por isso a dica é fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui, ou um aperitivo em Pisa, veja aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui. Ainda, veja algumas dicas de restaurantes ao ar livre em Florença.
Este é um período em que começam as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.
Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.
Festas e Folclore
. *02 – SIENA – Palio de Siena – Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades. Site oficial. Clique e leia o post de 2018: -> O programa do Palio di Siena
*10 – SAN DONATO IN POGGIO (FI) – La Bruscellata – a comunidade de San Donato homenageou os ritmos da vida rural com o canto, a improvisação e os “bruscelli” que grupos de cidadãos, residentes na aldeia e na zona rural circundante, cantavam juntos, mudando de um curral para outro. Do palco dos anos 40, quando a festa se realizou nas ruas e nas praças do castelo, a antiga tradição sandonatina, que remonta ao século XV, retorna em uma rica versão contemporânea. Dez dias de imersão total na tradição popular e na história de San Donato.Via del Giglio, San Donato (Firenze). Saiba mais aqui.
*5 a 7 – MONTERIGGIONI (SIENA) – Festa Medieval de Monteriggioni – O Festival Medieval Monteriggioni é um encontro de verão imperdível da Toscana. No dia 5 começa com um banquete. No magnífico cenário da parede da cidade de Monteriggioni por dois fins de semana recriam a atmosfera e o ambiente de uma aldeia medieval, com suas guarnições militares, os artesãos, os nobres e plebeus. Veja a programação aqui.
6 – Collodi (PISTOIA)- Viva o Pinóquio! – Em 7 de julho de 1881, a primeira história sobre esta boneca de madeira foi publicada no Giornale dei Bambini (Jornal Infantil). Ninguém poderia prever então que a história de Pinóquio seria lida em todo o mundo e que Walt Disney um dia faria um filme maravilhoso estrelado pela criação de Gepeto. Quando estiver na Toscana, é claro, comemore o aniversário de Pinóquio no Pinóquio Park em Collodi, perto de Lucca. Não espere passeios espetaculares em um carrinho, como você pode estar acostumado em outros parques de diversões. O Parque Pinóquio atrai muito mais a imaginação de crianças e adultos. Em um parque verde estão estátuas de todos os personagens principais do livro – por isso é recomendado ler a história primeiro. Aí você reconhece a raposa, o grilo e a fada e acaba na barriga da baleia, igual ao Pinóquio!
7 – FLORENÇA – Troca de guarda– Reviva essa antiga prática militar (que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V). A cerimônia, acompanhado pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar nas ameias do Palazzo Vecchio 01 de abril, a cada hora, às 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00. Informações
*12 – LUCCA – I giorni di San Paolino:O festival é realizado no aniversário do santo padroeiro, San Paolino de Antioquia, o primeiro bispo da cidade. Na noite da festa, os doze arqueiros, precedidos e seguidos por um impressionante desfile em traje, chegam à área atrás da catedral, chamada de Ringo del Vescovo – a ordem é escolhida por sorteio, vão de 2 em 2 mirar e tentar acertar o alvo – chamado brocco – a 36 m de distância, de acordo com as regras do passado. Após a competição, os juízes, depois de um exame cuidadoso, premiam os quatro primeiros; Terziere, o vencedor, recebe o tradicional Palio, que neste caso é uma tecido pintado. Veja aqui o programa.
*13 e 14 – Castelfranco di Sopra (AREZZO) – Giocco dell’anello – o Jogo do Anel retorna a Castelfranco di Sopra na Piazza Vittorio Emanuele haverá esportes, desfiles de moda, música, artesanato e mercados gastronômicos e de vinhos e muito mais.
*14 – CASOLE D’ELSA (FIRENZE) – Palio di Casole d’Elsa – O Palio di Casole d’Elsa, em homenagem a San Isidoro, será realizado no domingo, 8 de julho de 2018. As comemorações começarão na sexta-feira, sexta-feira, na Piazza Lucchetti, com a apresentação do Drappellone pintado por Sara e Nello Guerrini. Sábado 7 serão disputadas as baterias de qualificação que irão determinar os cavalos a serem atribuídos aos seis contrade participantes na corrida, enquanto que aos 20 será realizado o jantar de véspera nos vários distritos.
*17 a 21 – Certaldo (FIRENZE) – Mercantia – espetáculo na rua – Em julho, o Certaldo toscano se transforma em um grande teatro durante o festival internacional de teatro de rua Mercantia. Você pode então mergulhar completamente na música, teatro, drama e outras expressões criativas.
*19 a 21 – FIVIZZANO (MASSA) – Disfida degli Arcieri – Fivizzano (Massa e Carrara) – A “Disfida degli Arcieri di Terra e di Corte”, ou o Desafio dos arqueiros da terra e da corte, acontece de 15 de Julho a 17 de julho, e é a disputa dos arqueiros dos 5 bairros da cidade: Montechiaro, Fittadisio, Terra, Verrucola e Guardia. Com o desafio se festeja uma competição que aconteceu em 1572, que foi transmitida por um certo Frei Tomás de Fivizzano, o Hermits ordem de Santo Agostinho. A festa começa já no dia 15 de julho, com a coreografia apresentada pelos porta-bandeiras do Grupo histórica de Fivizzano, malabaristas, dança, e até que jantar renascentista. A disputa com os arcos acontece no domingo, dia 17 às 20.30. Arqueiros são 25 (5 para cada distrito) e competem 5 de cada vez. Com suas flechas tem que acertar os alvos colocados cerca de 30 metros de distância da linha de fogo. Ao arqueiro vencedor do distrito é entregue o “Palio”, que será então colocado de volta em jogo no ano seguinte. Saiba mais aqui
20 de julho – 3 agosto – 17 agosto – PUNTONE DI SCARLINO (GROSSETO) – 21:30 Apresentação dos “Butteri della Maremma” – São os cavalheiros da região da Maremma Toscana – Show sugestivo e envolvente onde os cowboys, cavalos e vacas da pura raça Maremma vão emocioná-lo, trazendo você de volta ao Maremma do passado, uma Maremma feita de gestos antigos e sábiose orgulhosos . Você poderá admirar um vislumbre sugestivo do Maremma do passado, um espetáculo inesquecível no trabalho do buttero com migração e trabalho com o gado, captura e aterrissagem dos bezerros, merca (simulado), o jogo da rosa, o jogo da bela Marsilia, o Carosello e muito mais. Saiba mais aqui.
*20 e 21 – Chiusi della Verna (Arezzo) – La corte in festa – Chiusi della Verna e o Santuário Franciscano de La Verna ganham vida numa atmosfera tipicamente medieval. La Corte in Festa é uma reconstituição histórica que remonta a 8 de maio de 1213, quando, no castelo de San Leo in Montefeltro, Francisco de Assis teve a oportunidade de conhecer o conde Orlando Cattani do castelo de Chiusi em Casentino, que, atingido pelo encanto de Fraticello, propôs dar-lhe de presente o Monte della Verna e é muito adequada para quem quer fazer penitência, num lugar longe das pessoas, ou para quem quer levar uma vida solitária. A reconstituição relembra a viagem que o conde Orlando Cattani, senhor de Chiusi in Casentino, fez em 1214 com a sua comitiva desde o seu castelo, do qual ainda hoje restam vestígios, até à floresta de Verna para doar a montanha onde, entretanto, Francesco de Assis subiu pela primeira vez para se reunir, rezar e fazer penitência.
*25 – PISTOIA – Giostra dell’Orso – é uma versão moderna da “corrida do Palio” antiga, documentada desde a primeira metade do século XIII, que acontece em 25 de julho, a festa de São Tiago, padroeiro de Pistoia. Dias 22 e 23 tem as provas, ou seja, uma espécie de ensaio que você pode assistir gratuitamente. O Palio em si é dia 25. A corrida foi tão importante para os cidadãos que durante séculos não foi interrompida, exceto em casos excepcionais, tais como guerra, epidemias, disputas políticas internas. Os cavaleiros, dois a dois, levam lanças, galopando através do caminho criado ao longo do perímetro da praça, até alcançar as figuras de dois ursos estilizados que constituem o alvo a atingir, para os quais são de tempos em tempos atribuídas determinadas pontuações. No final é declarado o distrito ganhador, enquanto o cavaleiro que individualmente tem seguido com mais pontos ganha o título de “Cavalier speron d’oro di Pistoia e contado”. Saiba mais aqui.
*26 – VINCI (FIRENZE) – Volo di Cecco Santi – Piazza dei Conti Guidi, Vinci –Reencenação histórica e popular, com desfiles pelas ruas da cidade. O Volo di Cecco Santi, ou seja, o vôo de Cecco da Torre do Castelo, um espetáculo que acontece à meia noite com fogos de artifício na bela paisagem toscana. Saiba mais aqui.
26 – FIRENZE – Festa di Sant’Anna – Via dell’Arte della Lana – Saiba mais sobre este evento lendo a sua história no texto que escrevi: Curiosidades de Florença: Sant’Anna protetora da cidade e sua festa dia 26/07
26 a 28 – Vinci (FIRENZE) – Festival do Unicórnio – De 26 a 28 de julho de 2024 em Vinci , na província de Florença, o Festival do Unicórnio, o maior evento de fantasia da Itália com elfos, fadas e criaturas fantásticas, retorna para a 18ª edição. 9 áreas temáticas aguardam os visitantes e participantes que poderão assistir a centenas de espetáculos e todo o tipo de animação deste mundo fantástico, como o desfile dos duendes, o casamento dos elfos, concertos e exposições .
*26 a 28 – Laterina (ARREZZO) – Medieval Laterina – Laterina , todos os anos, marca um encontro com a história no último final de semana de julho. A antiga vila da província de Arezzo, fundada em 1300 e disputada durante séculos entre Florença e Arezzo, também mencionada na Divina Comédia, homenageia seu passado com o festival Medieval Laterina . De sexta a domingo: três dias para recuar no tempo, entre desfiles de época em trajes típicos, bobos da corte, malabaristas, acrobatas e sabores tradicionais. A festa começa quando a porta do castelo é escancarada e uma grande procissão de nobres, plebeus e soldados dá início às comemorações. As ruas do centro histórico transformam-se num palco a céu aberto para um verdadeiro espectáculo de teatro de rua, com música, malabares e comedores de fogo. Entre encenações históricas, exibições de voo de aves de rapina e competições entre besteiros e arqueiros, pode ainda admirar as antigas máquinas de guerra , visitar a Torre Guinigi e o acampamento militar e deliciar-se nas tabernas onde são servidos pratos segundo a tradição medieval. Saiba mais aqui.
Feiras e Mercados
Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
*durante o mês inteiro – LUCCA – I giorni di San Paolino: O festival é realizado no aniversário do santo padroeiro, San Paolino de Antioquia, o primeiro bispo da cidade. Na noite da festa, os doze arqueiros, precedidos e seguidos por um impressionante desfile em traje, chegam à área atrás da catedral, chamada de Ringo del Vescovo – a ordem é escolhida por sorteio, vão de 2 em 2 mirar e tentar acertar o alvo – chamado brocco – a 36 m de distância, de acordo com as regras do passado. Após a competição, os juízes, depois de um exame cuidadoso, premiam os quatro primeiros; Terziere, o vencedor, recebe o tradicional Palio, que neste caso é uma tecido pintado. Saiba mais aqui
*7 – AREZZO -> Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
*12 a 14 – Riparbella (PI) – RipaWine – Caminhando pela vila será possível parar nas várias bancas para provar vinhos e comer comida tradicional. Tudo acompanhado pela música que será tocada na aldeia. Em cada praça da vila será montada uma banca de gastronomia e vinhos associada à banca de uma das muitas adegas da zona. A comida será preparada seguindo estritamente as receitas tradicionais e os vinhos serão selecionados entre os produzidos no território do município de Riparbella. Saiba mais
14 – FLORENÇA – Fierucolina del Grano. Feira de antiguidades e artesanato. Piazza del Carmine das 9às 19h. Info: 055.27051 site.
21 – FLORENÇA – Fierucolina del Grano. Feira de antiguidades e artesanato. Piazza Santo Spirito das 9às 19h. Info: 055.27051 site.
Música e Espetáculo
*23 a 28 de julho – Montalcino (Toscana) – Jazz & Wine in Montalcino – saiba mais
*17 a 21 – Certaldo (FIRENZE) – Mercantia – espetáculo na rua – Em julho, o Certaldo toscano se transforma em um grande teatro durante o festival internacional de teatro de rua Mercantia. Você pode então mergulhar completamente na música, teatro, drama e outras expressões criativas.
*4 a 13 – Pistoia Blues Festival (Toscana) – Todo verão, Pistoia hospeda o Pistoia Blues Festival , um grande espetáculo de blues que já viu estrelas internacionais como BB King, The Doors e Eric Clapton se apresentarem no passado.
1 a 4 – Volterra (TOSCANA) – Festival Punto Arte – Entre 10 e 14 de julho de 2023, uma seleção dos melhores músicos, solistas e cantores internacionais chegará a Volterra para a terceira edição do Festival Punto Arte . A diretora Eva Buchmann e o maestro Jan Willem de Vriend montaram um programa emocionante com ópera, música de câmara, concertos sinfônicos e apresentações solo.
a partir do dia 21 até agosto – Barga (LU) – Barga Jazz Festival – programa do evento é variado e muito rico e ao concurso original juntaram-se iniciativas para todos, desde profissionais dedicados a simples entusiastas que veem nesta música quase um estilo de vida. A par dos concertos dos grandes nomes internacionais , não faltam exposições mais particulares, com grupos que invadem pacificamente ruelas e praças, recantos dedicados a jam sessions , momentos para masterclasses e seminários , assim como jantares e degustações . Tudo pensado para dar vida a um verdadeiro festival de jazz num ambiente excepcional.
12 a 18 – MOntepulciano (SI) – Cantiere Internazionale d’Arte – Música, teatro, dança, performances, pesquisa, cinema e instalações de luz : um rico calendário de eventos que tocará as 9 aldeias de Valdichiana Senese, uma terra de cultura e beleza. Programa completo do evento aqui .
*até 26 – Lucca (TOSCANA) – Festival de Verão de Lucca – A Piazza Napoleone é palco de muitos artistas italianos e internacionais, muitas vezes com grandes nomes.
*15, 17 e 19 – Lajatico (TOSCANA) – Teatro del Silenzio – Uma vez por ano Andrea Bocelli dá um concerto no Teatro del Silenzio em Lajatico .
de 12 de julho até agosto – Torre del Lago (TOSCANA) – Puccini Festival – Chamado Puccini e la sua Lucca , você pode assistir a concertos durante todo o ano na igreja de San Giovanni, onde Puccini foi batizado. Mas no verão há mais! “Isto é o paraíso!” Diz-se que Puccini exclamou quando viu pela primeira vez o Lago Massaciuccoli. O Festival Puccini é realizado todo verão nas margens do lago . De meados de julho a meados de agosto, é construído um grande teatro, que cai parcialmente sobre a superfície da água. Um belo cenário para as óperas de Puccini; ao ar livre, os sons de Madame Butterfly de Puccini dão-lhe ainda mais arrepios! Aliás, o Festival Puccini foi criado em 1930 por iniciativa do próprio Giacomo Puccini. O teatro original era um todo improvisado, montado pelos amigos de Puccini. Desde então, o festival cresceu muito. Hoje atrai mais de quarenta mil visitantes e é preciso reservar os ingressos com antecedência.
de 17 de julho até agosto – Marina di Pietrasanta (TOSCANA) – debates, musica, opera e muito mais. Saiba o programa.
*até 22 de agosto – Fiesola (Toscana) – Estate Fiesolana – A edição FIESOLANA VERÃO 2024 encenada no Teatro Romano de Fiesole oferece um evento diferente todas as noites, de junho a setembro. Um outdoor que inclui vários aspectos da proposta artística italiana e internacional com muitos personagens do show ao vivo.
17 a 27 – Florença (Toscana) – MusArt Festival – a Piazza della Santissima Annunziata será o pano de fundo doMusArt Festival, – a kermesse florentino que anima a Piazza della Santissima Annunziata há anos, em julho, apenas a poucos passos do Duomo, com uma programação apurada de concertos, espectáculos, visitas a espaços de arte, exposições e projecções.
Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
Arte e Exposições
Museus grátis dia 7 de JULHO em TODA Itália – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).
LUCCA – Antonio Canova e Neoclassicismo a Lucca
até 29 de setembro de 2024, Cavallerizza di Lucca
Em Lucca este ano você poderá desfrutar de uma bela exposição estrelada pelas estátuas de mármore e pinturas de Antonio Canova. As obras provêm do Museu Gypsotheca Antonio Canova em Possagno e de prestigiosas coleções públicas e privadas da Itália e do exterior. Você também admirará obras de escultores influenciados por Canova, como Francisco Goya e Francesco Hayez, além de artistas de Lucca e de outros lugares da Toscana. Mais informações podem ser encontradas aqui .
PISTOIA – Pop Art Italia dos anos 60
até 14 de julho de 2024, Palazzo Buontalenti, Pistoia
Com base em cerca de setenta obras, você volta aos anos 60, com pop art italiana de artistas de Roma, Milão, Torino, Palermo e Pistoia, como Mimmo Rotella , Mario Ceroli, Pino Pascali, Fabio Mauri, Jannis Kounellis, Michelangelo Pistoletto, Umberto Buscioni, Adolfo Natalini e Gianni Ruffi.através deste link .