O que visitar em San Quirico D’Orcia, uma das pérolas do Val D’Orcia

11/jun | por Deyse Ribeiro

Conheça a cidade de San Quirico Val D’Orcia, uma das pérolas do Val D’Orcia, saiba o que visitar, o que comer e as cidades próximas para incluir no seu roteiro.

San Quirico_27

San Quirico d’Orcia é uma pitoresca aldeia situada em uma colina no Val d’Orcia e esta a 45 km de Siena ao longo da SS. Cassia, fica perto ainda de Pienza, Montalcino e Montepulciano.

História:

San Quirico_3

O primeiro documento de San Quirico remonta a 712 d.c. em um ato relacionado a uma disputa entre as dioceses de Siena e Arezzo pela posse de algumas paróquias. Em 994 Sigerico, arcebispo de Canterbury, cita San Quirico como um dos principais pontos de parada ao longo da Via Francigena.

Anteriormente a cidade chamava-se San Quirico em Osenna. Na Idade Média, era importante o suficiente que em 1154, Frederico I (Barbarossa) reuniu-se em San Quirico com os mensageiros do papa quando ele cruzou a Itália para a coroação. O acordo com o Papa Adriano IV era de entregar o erede Arnaldo da Brescia pela indulgência papal, e Federico foi coroado Imperador em Roma.

San Quirico_7

Todos os anos em junho ocorre a Festa del Barbarossa, recordando o evento, com arqueiros, sbadieratori (jogo das bandeiras) e desfile com roupas medievais.

Nos quatro séculos seguintes San Quirico d’Orcia se tornou uma fortaleza militar importante para as guerras entre Siena e Florença.

Das estruturas defensivas que permaneceram, temos boa parte da muralha do século XV. São ainda visíveis 14 torres e torreões, alguns dos quais são incorporados em outras estruturas, manteve ainda a Porta Nuova da cidade.

San Quirico_18

O que visitar:

Chegando de carro, estacione ao longo da via dei Canneti.

Vou descrever aqui o meu “passeio” pela cidade, mas deixe os reitores de lado e sinta-se livre para conhecer cada cantinho da cidade!

Entrando pela Porta Nuova você chegara a Piazza della Libertà, onde a Chiesa (Igreja) della Madonna di Vitaleta que possui uma “Madonna”  de Andrea della Robbia e 2 estátuas de Valambrino de 1500, todas obras muito interessantes.

Chiesa della Madonna di Vitalità

Chiesa della Madonna di Vitaleta

No mesmo local, fica a entrada para o Horti dei Leonini, parque da cidade construído em 1581 e projetado por Diomede Leoni, homem da família Medici, que em 1535 recebeu de Francesco I terrenos situados entre os bastiões de San Quirico d’Orcia. O jardim é um excelente exemplo do clássico jardim italiano. Dentro dele há uma estátua de 1688, do Grão-Duque Cosimo III de ‘Medici. O orto Leonini foi enriquecido com outras estátuas com conotações simbólicas e inscrições que comemoram Diomede Leoni, o proprietaro-projetista dos jardins.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Horti Leonini todo verão hospeda a exposição internacional de arte Forme nel Verde.

San Quirico_31

No Horti também é possível ver a muralha e caminhar (mesmo que seja um pequeno espaço) sobre ela.

Cruzando o Horti Leonini, chegamos à pequena Chiesa (Igreja) de Santa Maria Assunta, um edifício em estilo românico-lombardo do século XI-XII.

San Quirico

 

Continuando à esquerda ao longo da Via Dante Alighieri, onde fica uma casa do século XIV, onde a tradição diz que viveu Santa Caterina da Siena, no Spedale di Santa Maria della Scala, que era um local que oferecia a cura e assistência aos peregrinos e viajantes.

Atravessando a Piazza della LIbertà e continuando ao longo da Via Dante Alighieri, se encontram alguns edifícios medievais, e depois ao virar à direita para a Via Poliziano, chega-se a porta do século XIII dos chamada Porta dei  Cappuccini do século XIII.

Retornando a Via Dante se encontra o primeiro palácio renascentista da cidade, o Palazzo Pretorio  e, em seguida, o Palazzo Chigi (século XVII), um edifício com interessantes frescos internos, hoje sede do Comuni (prefeitura). Perto Palazzo Chigi fica a bela Collegiata o Pieve di Osenna (Santi Quirico e Giulitta), é o monumento mais antigo e bonito de San Quirico, com três portais românicos de 1080. Foi construído para lembrar o martírio de San Quirico, que foi morto, com apenas cinco anos,  pelos romanos, por ter se dito cristão.

Veja no fim do texto, um mapa com os locais marcados para visitar.

Serviços na cidade:

Eno-gastronomia local:

  • Prato: Pici con le briciole –  pici é um tipo de massa artesanal, como o espaguete, mas maior e neste caso é feito com alho, farinha de pão sem sal “sbriciolato” (quebrado até virar quase uma farinha), queijo pecorino e azeite de oliva extra virgem.
  • Prato: Pici all’aglioni – com molho de tomate fresco, ervas e alho cru
  • Açafrão
  • San Quirico é área do vinho Orcia Doc
    • Orcia Rosso: Sangiovese (mínimo 60%) e entra no mercado de Março do ano seguinte ao da colheita.  Bem combinados com pratos de carne e queijos nobres maduros.
    • Orcia Bianco:  Trebbiano Toscano (mínimo 50%) e entra no mercado de Março do ano seguinte ao da colheita. Excelente vinho com aperitivos e pratos com sabor de carne branca.
um dos meus pratos preferidos do Val D'Orcia

um dos meus pratos preferidos do Val D’Orcia

Eventos:

  • Mercado semanal San Quirico: 2ª e 4ª terça-feira do mês de 8:00-13:00.
  • Em junho (17) ocorre a Festa del Barbarossa, recordando o evento, com arqueiros, sbadieratori (jogo das bandeiras) e desfile com roupas medievais.
  • Orcia Rock Festival – julho
  • O Horti Leonini todo verão hospeda a exposição internacional de arte Forme nel Verde.
  • Dezembro – Festa dell’Olio

Onde dormir:

Você pode verificar as opções com o Booking aqui.

Hotéis próximos que eu ja falei por aqui:

Bagno Vignoni 2_22

Próximo a San Quirico:

De San Quirico é possível visitar: Bagno Vignone (mesmo municipio) – ja falei dele aqui – Montecchiello, Pienza, Montalcino e Montepulciano.

Como chegar:

De carro: eu recomendo sempre o carro para a região do Val D’Orcia

  • A partir do Norte: pegue a estrada A1 Florença – Roma, e saia em Firenze Certosa, apanhe a estrada  Siena – Florença, va para Siena, saia em Siena Sud e pegue a SS 2 Cassia seguindo as indicações para Roma até chegar a San Quirico d’Orcia.
  • Do sul pegue a auto-estrada A1 Roma – Florença, saia em Chiusi – Chianciano Terme, tomar o SS 146 para Chianciano Terme, vire para San Quirico d’Orcia, SP Foce.

De trem e ônibus:

  • A estação mais próxima é a de Buonconvento, na linha Siena – Grosseto. A alternativa é ir até a estação de Siena e continuar de ônibus com a linha de ônibus TIEMME Siena – Montepulciano / Montalcino
  • Outra estação ferroviária é Chiusi – Chianciano Terme no Roma – Florença, continuar de ônibus para Montepulciano e, em seguida, na linha de Montepulciano – Siena.
  • companhias que tem ônibus que param em SanQuirico:
    • Bus TIEMME (www.trainspa.it/)
    • Bus L.F.I. (Www.lfi.it/)

Leia mais aqui—>  Como usar o transporte público para conhecer a Toscana

Informação:

Gabinetes de informação – San Quirico d’Orcia
Piazza Chigi 2
tel. +39 0577 899724 Fax + 39 0577 899721

Tag: O que visitar em San Quirico D’Orcia



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!