Você ja deve ter lido em muitos lugares sobre o Val D’Orcia, suas paisagens e cidades, mas você sabe mesmo o que é a Val D’Orcia? Com este texto explico detalhadamente.
Castelos medievais, colinas, cidades antigas, belas vilas, casas isoladas, ciprestes, vinhas fabulosos e olivais, campos de trigo e da cor do ouro são apenas alguns dos elementos que compõem as paisagens fantásticas e harmoniosas do Val d’Orcia!
Leia ainda os textos ja realizados das cidades do Val D’Orcia:
- Pienza, a cidade planejada por Pio II
- Monticchiello, burgo medieval perto de Pienza
- Bagno Vignoni: natureza e banhos termais grátis
- Vlog – Apresentando: Monte Amiata no inverno
- O que ver em San Quirico D’Orcia, uma das pérolas do Val D’Orcia
- Montepulciano: que fazer + mapa grátis
- O que fazer em Montalcino, cidade do vinho Brunello
Muitas pessoas dizem que colinas da região de Val d’Orcia e as cidades e aldeias pitorescas não mudaram muito desde os tempos da Renascença, e eles parecem tão charmoso como suas representações na pintura de artistas da academia de arte Scuola Senese, que floresceu entre os séculos 13 e 15.
A região é atravessada pelo rio Orcia, do qual deriva o nome do vale, e fica entre as províncias de Siena e Grosseto. Toda a área é agora um parque protegido e foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2004.
A principal protagonista do Val d ‘Orcia é, na verdade, uma natureza intocada e bonita, com cores sempre em mudança dependendo da várias estações.
Há muito poucos outros lugares que impressionam turistas tão profundamente. É um terreno quase surreal e suspenso, o que também deu origem aos mais valiosos e apreciados vinhos italianos: Brunello di Montalcino, Nobile di Montepulciano, o Rosso D’Orcia , e outros fabulosos vinhos com denominação DOCG.
No Val d’Orcia passa a Via Cassia, onde grande parte da sua rota segue a histórica Via Francigena, uma via antiga de peregrinação.
Os municípios que fazem parte do Val d’Orcia são: Castiglione d’Orcia, Montalcino, Pienza, San Quirico e Radicofani d’Orcia. Outros centros importantes são Contignano, Monticchiello, Bagno Vignoni, Rocca d’Orcia Campiglia d’Orcia, Bagni San Filippo e Vivo d’Orcia. Estão localizados no Val d’Orcia também algumas cidades na província de Grosseto, como Montenero d’Orcia e Montegiovi, povoados próximos Castel del Piano. Muitas fazendas, casas rurais e fortalezas com torres inacessíveis estão espalhadas na paisagem isolada e tranquila.
Montalcino, Pienza Castiglione d’Orcia, Radicofani e San Quirico d’Orcia, são também os cinco municípios que optaram por dar vida ao Parco della Val D’Orcia , para proteger o ambiente e o território.
Bagno Vignoni, Bagni San Filippo, Contignano, Monticchiello, Rocca d’Orcia Campiglia d’Orcia e Vivo d’Orcia, são outros lugares bonitos nesta área que oferecem um passado cheio de charme e sugestões.
Mas a riqueza e a variedade do ambiente não são as únicas características desta terra pura: o queijo pecorino, o mel, o azeite, o salame de Cinta Senese, cogumelos e trufas, e um dos vinhos mais famosos do mundo, Brunello di Montalcino, são outros pontos fortes importantes.
Vou nos próximos textos falar das cidades do Val D’Orcia, aguardem!
Melhores vistas para fotografia do Val D’Orcia:
Pienza, Monticchiello e La Foce, e ainda um pequeno burgo perdido do tempo chamado Castiglioncello del Trinoro, que fica a 800 metros acima do nível do mar, onde se pode chegar somente por meio de uma estrada de chão, a partir de Sarteano.
Fiquem com essa deliciosa galeria de fotos do Val D’Orcia: