Buonconvento, um burgo medieval pitoresco entre Siena e Montalcino

21/out | por Deyse Ribeiro

Conheça Buonconvento, um burgo medieval pitoresco entre Siena e Montalcino, protegido por uma muralha medieval e cheio de histórias e lendas.

Eu visitei a cidade dem maio deste ano quando fui ao evento da Eroica de primavera 2016.

baci-perugina

Buonconvento um burgo medieval pitoresco na Val D’Orcia é uma cidade construída inteiramente de tijolo, sobre as ruínas do castelo Percenna, mas que sempre foi um ponto de encontro de negócios e comércio, graças à passagem da movimentada Via Francigena.

É uma cidadezinha com 3.000 habitantes, que fica na provincia de Siena, e a 147 metros acima do nível do mar. O nome Buonconvento deriva do latim “bonus conventus”, ou seja, lugar feliz, comunidade fortunata. A cidade foi incluida no clube dos “Borghi piu belli d’Italia”, ou seja, declarado um dos burgos mais bonitos da Itália.

A cidade fica entre Val D’Orcia (ja falei dela aqui) e a região das “Crete Senesi” (já falei aqui), è um burgo de origem medieval, e que tem como renda a agricultura e em particular a cultivação da uva.

buonconvento_7

Palazzo Comunale

O que encanta o turista que visita Buonconvento è sua muralha do século XIII completamente preservada, a sua beleza arquitetonica e histórica.

A muralha foi construida entre 1371 e 1385, e ao seu interno, protegia as casas do borgo. Não existiam aberuras na fortificação da muralha, somente as duas enormes portas realizadas de madeira e ferro: Porta Senese, que fechava o lado norte da cidade, na estrada verso Siena e Porta Romana, que fechava o lado sul, mas que foi destruida pelos alemães durante a segunda guerra mundial.

0673

Buonconvento manteve por muitos séculos o seu aspecto original, com vaárias casas de tinjolos vermelhos, casas de pedra, mas no século XVIII foram construidos alguns edificios proximos à muralha, entre eles o Teatro dei Risorti.

Dentro da muralha a coração da centro è a Via Soccini, estrada principal com o nome de uma antiga familia local e onde ficam os palácios mais bonitos, os restaurantes, bares, a Igreja, o Palazzo Podestarile, com uma torre do séc. XIII com arcos góticos e 25 estemas que correspondem aos antigos podestà ( máximo juiz de um municipio na idade média) da cidade.

buonconvento_11

Na mesma via fica ainda o Palazzo Comunale, sede da prefeitura, e algums metros depois, o Palazzo Glorione, que foi sede do Spedale di Santa Maria della Scala (que acolhia os pelegrinos) e hoje sede do Museo/Oratório della Confraternita della Misericordia. A misericórdia era uma união de pessoas voluntárias para ajudar os necessitados, muito comum na tália e nascido em Florença em 1244.

Além do Museu da Misericórdia, existem 2 museus em Buonconvento: o Museo di Arte Sacra e o Museo della Mezzadria.

  • O Museo di Arte Sacra possui uma coleção de arte religiosa do século XIV ao XIX proveniente das igrejas da região do Val D’Arpia.
Museo di arte Sacra

Museo di arte Sacra

  • Já o Museo della Mezzadria  conta um pouco do estilo de vida dos fazendeiros locais, descrevendo os aspectos da vida social, cultural da “mezzadria” …. Ha ainda uma pequena reconstrução de uma casa rural.

  • Na Chiesa di San Pietro e Paolo, morreu em 1313 o Imperador Arrigo VII e onde ficavam várias obras interessantes e que hoje são expostas no Museu de Arte Sacra della Val d’Arbia, como um quadro de Duccio da Buoninsegna.
kerk-ss-pietro-e-paolo-e1383175179683

Chiesa di San Pietro e Paolo

A área mais característica deste pequeno burgo è sem dúvida, o “chiasso buio”, com uma parte de uma estrada medieval.

Em Buonconvento existem duas ruas principais que correm paralelas à Via Soccini e permitir que eles se conectem: Via del Sole (rua do sol) e Via Oscura (Rua Sombria), a segunda da quantidade de luz em cada uma… difícil não reconhecer.

  • Via del Sole: Nesta rua os edifícios têm uma arquitetura mais simples do que Via Soncini pois era a rua da classe média  no final da década de 30.
via oscura

via oscura

  • Via Oscura: O início desta rua é caracterizada por arcos e abóbadas que cobrem a rua. Isso cria um efeito de luz e escuridão. Esta parte da rua é também chamado de “chiasso buio” (via estreita e escura em dialeto) e é mais característico de Buonconvento com a parte medieval. Via Oscura também é mais estreita que a via del sole que entra menos luz solar.
  • Art Nouveau – Liberty: Em Buonconvento também se encontra edifícios no estilo art nouveau, também conhecidos como estilo Liberty, em italiano.

Exemplos é encontrado principalmente nas seguintes locais:

  • Palazzo Ricci-Socini via Soccini 18
  • Palazzo Farnetani via Soccini 51
  • Palazzo Ricci via Roma 3
  • Palazzo Castellani Bettarini via Roma
  • Villa Rondinella

Gastronomia:

Buonconvento é parte do território “terra Senese” e é, portanto, rica em produtos locais, tais como vinho, queijo, salame, carne bovina.

picai

picci alle bricciole

Nos restaurantes se pode encontrar uma grande variedade de pratos típicos, como bruschetta (pão torrado com azeite de oliva, tomate, alho e manjericão), panzanella(salada de pão, cebola, aipo e tomate), Pappa al pomodoro (sopa de tomate grosso com pão) , pici con le Briciole (spaghetti grossos com pão ralado e azeite), pappardelle al sugo di Lepre (macarrão com molho de tomate e carne de lebre), tagliolini na passato di ceci (macarrão com grão de bico), arista di maiale con fagioli Toscanelli (porco assado com branco feijão), etc.

villa-la-rondinella

A lenda de Buonconvento:

Menção especial merece a bela Villa Rondinella, não só um destino para os amantes da arquitetura da época, mas também um lugar de mistério e crenças. A moradia agora desabitada, remonta a 1910 e pertencia a Luigi Saverio Ricci. No estilo histórico Art Nouveau, a casa tem um grande jardim acessível a partir da entrada principal e uma pista secundária.

Os detalhes minuciosos do edifício são uma reminiscência de um projeto meticuloso e apaixonado, mas parece que Ricci teve que vendê-lo para um parente antes de terminá-lo. Dentro da casa é esculpida uma figura feminina misteriosa, que aparentemente retrata a mulher que foi a musa de Ricci, à qual o homem dedicado a construção da esplêndida residência e em que ou não têm a oportunidade de viver , em parte devido à morte prematura de ambos.

Esta história, que durante décadas foi enriquecida por detalhes, resultou no nascimento de lendas românticas e perturbadoras que vêem o fantasma da mulher, e talvez até mesmo do homem, vagando pelas salas da casa, atirando pedras contra os visitantes, movendo correntes ruidosas durante a noite.

Apesar dessas crenças ou por causa da “presença” dos fantasmas, a vila ainda está abandonada e é muito freqüentada por curiosos de todas as idades.

San Giovanni D'Asso

San Giovanni D’Asso

Dica:

Antes de chegar ou partir de Buonconvento não esqueça de parar para fotografar a vista da cidade de Montalcino, que fica pertinho, e do Monte Amiata.

Próximo de Buonconvento, e que você pode visitar logo depois ficam a Abbazia di Monte Oliveto Maggiore, a região “ Crete Senesi”, Montalcino, San Giovanni D’Asso e San Quirico d’Orcia.

Festas:

Na cidade è famoso o Carnaval com carros alegóricos coloridos, e na Páscoa com a exposição de antiquario.

Em julho ocorre a “trebiatura sotto le mura”, quando a cidade revive o passado, uma festa medieval onde todos estão vestidos de “contadini” (trabalhadores da terra) e onde se apresenta o corte dos grãos, a trebiatura.

Terra da Eroica de Primavera:

Em maio acontece o evento de bike, Eroica de Primavera.

A Eroica não é somente uma prova, mas um evento “Cult”mundial que acontece no início de outubro, na região do Chianti, desde 1997. Neste dia, as velhas bicicletas saem dos museus e das garagens e retomam a estrada, junto com as típicas blusas de lã, caramanholas de alumínio e câmeras de ar penduradas no ombro.

Eroica é a verdadeira paixão pelo ciclismo, a realização de um sonho, de uma experiência fundada nas raízes mais profundas do esporte.

Saiba mais lendo:

bike val d 'orcia

O Eroica de primavera é um percurso histórico da heróica em estradas de terra por meio das vinhas de Montalcino e da Val d’Orcia sob o percurso dos 209 km de L’Eroica.

A ideia interessante é que a o percurso parte de Buonconvento, passando por Montalcino, com as suas famosas vinhas em Brunello, lugares como Val d’Orcia (Património UNESCO), Bagno Vignoni, San Quirico d’Orcia, Pienza e no coração da Creta Senese, além de Montisi e Trequanda.

Como ir:

A cidade fica a 25 km de Siena.

de carro:

  • para quem vem do norte, percorrer a A1, sair em Firenze Certosa, pegar a superstrada Firenze-Siena, sair em Siena Sud, e ir pela vecchina Cassia SS2 seguindo a indicação até Buonconvento.
  • para quem vem do sul e deve sair na autostrada A1 em Sinalunga ou Chianciano, seguir as indicações para Pienza e ir seguindo para San Quirico d’Orcia até encontrar a indicação para Buonconvento.

De trem: há uma estação de trem, pequena. Os trens que passam vão na linha Orbetello-Grosseto-Buonconvento-Siena. São 25 minutos de viagem, e há, em media, um trem a cada cada hora da estação de Siena. Da estação de trem de Buonconvento se caminha 5 minutos para chegar ao centro historico (veja mapa no fim do texto).

Informações:

Mercado: todos os sábados das 8 às 13:30
Ponto de Informação turística: Via Soccini, 18 – Tel.  0577 – 807181
Museo di Arte Sacra – Via Soccini 18
Abertura:
novembro à março: sáb e dom das 10 às 13 e das 14 às 17
de abril à outubro: terças à domingos das 10 às 13 e das 14 às 18.
Entrada: 3 euros para 1 museu e 5 euros para os 2 museus
Museo della Mezzadria – Piazza Garibaldi
Abertura:
novembro à março: sáb e dom das 10 às 13 e das 14 às 17
de abril à outubro: terças à domingos das 10 às 13 e das 14 às 18.
Entrada: 3 euros para 1 museu e 5 euros para os 2 museus

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!