Eventos do mês de dezembro na Toscana

03/dez | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de eventos de dezembro na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2016. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao Natal, como os mercadinhos, além das feiras gastronômicas, e shows.

2

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro! Veja os artigos sobre transporteconhecer as cidades da Toscana, uma dica de roteiro de 7 dias na Toscana e os melhores textos sobre Florença. Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Dezembro?

Esta chegando o Natal e é aberta a temporada de compras de presentes! Em toda a região, e claro, em muitas cidades Italianas, começam as feirinhas, ou como são chamados aqui os Mercadinhos de Natal.

Os melhores Mercadinhos para levar as crianças com certeza são o de Montepulciano, onde além do mercado tem a casa de Papai Noel, a cozinha, onde aprender a fazer os biscoitos de natal, e muitos jogos, depois ainda Montecatini Terme que tem uma área como uma mini-cidade teatral sobre o natal, e Chianciano Terme.

Lembre-se ainda que todo primeiro domingo do mês os Museus do Estado são grátis, veja a lista aqui. Uffizi e Accademia de Florença são grátis!

florenca-natal-noite_21

Este mês abre a visitação a muralha de Pisa, gratuitamente, por isso não perca essa oportunidade rara!! Saiba mais aqui -> Novidade: caminhar sobre as muralhas de Pisa agora é possível!

Eu começo a minha lista de eventos, com os eventos temáticos de natal que já começam este mês. Uma boa opção para ir já adiantando os presentinhos de natal, ou mesmo para entrar no ritmo natalício! E ainda, não deixe de ver o natal de Luz de Florença, o F-light, eu falei dele aqui -> Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença

E para ir já se preparando para o Reveillon, eu sugiro que você leia esta texto – O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana?

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_1

Eventos de Natal:

Para que este texto aqui não fique muito longo, eu decidi não repetir todos os argumentos já tratados em outros texto aqui no site, portanto indico à você que procura:

 

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
3 e 4 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
3 e 4 – San Miniato (PI) – Mostra-mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato – Uma das maiores feiras nacionais de Trufas Brancas, já que San Miniato é considerada como uma cidade com trufas de altissima qualidade. Programa ainda não esta online. Acontece em várias praças do centro histórico.
Clique e leia o post de 2013: A maior Feira de Trufas Brancas da Toscana: Mostra Mercado del tartufo di San Miniato
Clique e leia o post de 2014: Mostra Mercato del Tartufo em San Miniato: 4 semanas para degustar as trufas brancas
3 e 4 – SIENA – VinArte – Dentro do evento Mercato nel Campo, ocorre o ‘Vinarte’, dedicado ao Chianti Classico e editado pelo Consorzio Vino Chianti Classico. O Cortile del Podesta vai acolher os produtores do Chianti Classico, que irão apresentar ao público os seus produtos. Durante os dois dias serão criados pontos de degustação para provar os melhores vinhos, com um bilhete se recebe um cálice pessoal e um livro de degustação. Cortile del Podestá, Piazza del Campo, Siena.
3 a11 – Torrita di Siena (SI) – Lo gradireste un goccio di Vin Santo? – Em um território conhecido por sua produção de vinho, e sendo de videiras que produzem vinhos D.O.C.,  I.G.T e D.O.C.G, Montefollonico foi caracterizada como a “Cidade do Vin Santo”. Degustações e workshops gustativos vão animar a cidade juntamente com malabaristas, acrobatas e músicos.
3 de dezembro à 8 de janeiro – San Giovanni Valdarno (Arezzo) – Biennale d’arte presepiale – Basilica di Santa Maria delle Grazie, Piazza Masaccio 9 – San Giovanni Valdarno. Info aqui.
8 de dezembro à 8 de janeiro  – FLORENÇA – F-Light : festa de natal de luz de Florença – fiz já o texto sobre esse evento – Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença
8  – FLORENÇA – La Fierucola: Fiera della Immacolata: Piazza Santíssima Anunziata, das 9.00 às 19.00 Não sabemos com certeza o ano em que foi celebrado pela primeira vez esta festa popular em Florença, mas certamente remonta há centenas de anos atrás. Em 7 de setembro foi comemorado Demetra, deusa da agricultura e da colheita, venerado desde a Grécia antiga. Em 7 de setembro, coincidiu no entanto, com a véspera do aniversário do nascimento da virgem Maria, celebrada no dia seguinte. Assim, para celebrar a fertilidade da mulher e da mãe terra, as famílias camponesas da Toscana foram em peregrinação à Igreja de SS . Annunziata, em Florença, e assim no dia seguinte, abrigava um grande mercado ao ar livre onde eram oferecidos para venda vários tipos de produtos agrícolas e itens artesanais.
8 a 11 – San Quirico D’Orcia (SI) – Festa dell’Olio – dedicado à nova produção de azeite extra virgem, que pode ser degustado nas barracas de comida ao longo das ruas, juntamente com vinho, vinho quente, schiacchiata com uvas, castanhas assadas e outros especialidades locais. Haverá  também mercado,  produtos orgânicos
8 a 10 – San Gimignano (SI) – Castagne e vino novo – Na praça da catedral, em San Gimignano, a Associação dos Cavaleiros de Santa Fina promove o evento que oferece aos participantes castanhas assadas e copos de vinho. Piazza Duomo, San Gimignano (Siena)
8 a 11 – FLORENÇA – ARTour – Il bello in piazza – 40 empresas apresentam produtos made in Italy – Piazza degli Strozzi, Florença
8 a 11 – Chianciano Terme (SI) – Chocolate Days – Viale Roma, Chianciano Terme (Siena). Info aqui
9 a 11 – Montalcino – Cantine aperte a Natale – organizado pelo Movimento del Turismo del Vino, das 11 às 18hs, terá degustações, música, oficinas de culinária, onde os participantes podem também encontrar grandes idéias para as compras de Natal. Museo del Brunello, Localita Podernovi, 170 – Montalcino
9 AREZZO –   Oliogustando – Oliogustando é o evento promovido pela associazione Strada del Vino que promove jantares mensais em restaurantes, na província de Arezzo onde a estrela é o azeite extra-virgem. Este mês será no Ristorante Logge Vasari, Arezzo (Arezzo)
10 e 11 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior
11 – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala
15 AREZZO –   Oliogustando – Oliogustando é o evento promovido pela associazione Strada del Vino que promove jantares mensais em restaurantes, na província de Arezzo onde a estrela é o azeite extra-virgem. Este mês será no Ristorante Oca Satolla, Via Valdascione, 59 – Loc. Viterera, Laterina
16 VOLTERRA  – Cene Galeotte – Fortezza Medicea – osteria Cipolla Rossa di Firenze con lo Chef Nicola Schioppo. Casa di Reclusione, Volterra (Pisa) –  saiba mais sobre esses jantares no presídio de Volterra aqui.
17 e 18 – FLORENÇAFortezza Antiquaria – Feira de antiguidades e artesanato Cada 3° fim de semana do mês (exceto em Julho e Agosto), há Fortezza Antiquaria: mais de cem expositores de toda a Itália expõem antiguidades, itens para colecionadores, livros usados e muito mais. IMPORTANTE: Devido aos canteiros de obras para a construção da terceira linha do tramvia o mercado de antiguidades mudou a partir dos jardins da Fortaleza,  Piazza Vittorio Veneto. Info aqui.
17 e 18 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
18 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
3
Palio del Panforte

Palio del Panforte

21 – FLORENÇA: Festa degli ommagi: Por ocasião das férias de Natal é uma tradição que a procissão histórica da República Florentina faz para prestar homenagem às autoridades civis e religiosas, entregando, de acordo com uma antiga cerimônia, uma cesta de presentes ao arcebispo, ao Prefeito, ao Presidente da Província e ao delegado da cidade. Clique e leia : Festa degli Omaggi (das homenagens) – 21 de dezembro
26 a 31 – PIENZA – Il Gioco del Panforte de Pienza: é um jogo muito antigo, em que se usa o doce típico da região. Para saber mais leia o texto do link. Clique e leia : Il Gioco del Panforte de Pienza – 26 a 30 de dezembro
5
8 -Florença – 14ª Corriamo al Sodo –  Não competitiva de Km 10 e Km 4. Partida às 09:00 da Piazzetta del Sodo, via Reginaldo Giuliani.
8 – San Miniato (PI) – 6ª Mezza Maratona Giuseppe Cerone Città di San Miniato – Competitiva d2 Km 21,097, staffetta 10+11,097 e não competitiva de Km 21,097 – 18 – 10 – 5 – 3. Partida às 09:00 da Casa Culturale San Miniato, San Miniato (Pisa)
11 – Montecatini Terme (PI) – Corsa di Babbo Natale (corrida do papai noel) – Competitiva de Km 10 e não competitiva de Km 10 e Km 5. Partida às 09:00 no l’Oratorio Murialdo, via Marruota 105. Montecatini Terme, Montecatini Terme (Pistoia)
18 – Pisa – 18ª Pisa Marathon – 9ª La Pisanina – Corsa dei Babbo Natale – Competitiva de Km 42,195 e Km 21,097  e não competitiva de Km 14 – 7 – 3. Partida às 09:00 da via Santa Maria.
18 Castiglione della Pescaia – 6ª Corsa dei Babbo Natale – Competitiva de Km 10 e não competitiva de Km 5. Partida às 10:00 do Orto dei Lilli. Castiglione della Pescaia
26 – Florença – 9° Trofeo S. Stefano – 8° Palio Carlo Lorenzini – 16° Trofeo Trattoria Za-Za – Competitiva de Km 12 e não competitiva de Km 5. Partida às 09:00 do Mercato di San Lorenzo.
31 –  Pratovecchio Stia (Arezzo) – Benvenuto 2017! Ciaspolata alle prime ore dell’anno – caminhada com raquete de neve no Parco Nazionale Foreste Casentinesi, Pratovecchio Stia (Arezzo) – 320.0676766
1

Não se perca OS EVENTOS NOS DIAS DE NATAL – você encontra shows e espetáculos entre 20 a 28 de dezembro no texto –> O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência):
–>Concertos e óperas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):
  • Opera Italiana – Auditorium S.Stefano alla Lizza, Siena – dias 26,28 e 30 de dezembro às 21:15 hs.
Teatro Verdi di Pisa

Teatro Verdi di Pisa

–> Shows:
4 – Rapolano Terme (Siena) – I Fiati all’Opera – Teatro del Popolo, Piazzale del Teatro, 5 – Rapolano Terme
4 –  FLORENÇA – Fiorella Mannoia: Combattente Tour – Teatro Verdi, Via Ghibellina, 99 – Firenze
4 e 7-  FLORENÇA – Opera di Firenze: Federico Maria Sardelli, direttor. Ciclo Mozart. Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino.  – Palazzo Pitti – Sala Bianca, Piazza de Pitti, 1 – Firenze
4- PISA:  The Prodigal Son – The Little Sweep –Diretor Eddi De Nadai, regia Sonia Dorigo. Orchestra Arché.  Teatro Verdi, Via Palestro, 40 – Pisa
5 –  FLORENÇA – Orchestra da Camera Fiorentina: Coro Harmonia Cantata – Basilica di San Lorenzo, Piazza di San Lorenzo, 9 – Firenze
5 – SIENA – Ballet of Moscow: Lo Schiaccianoci – Teatro dei Rinnovati, 1 Piazza del Campo – Siena
5 – SIENA – Untubo Jazz Club: !!!One More!!! LCW3 – Lionel Loueke (chitarra), Roberto Cecchetto (chitarra) Nasheet Waits (basso). – UnTubo Jazz Club, Vicolo del Luparello, 2 – Siena
6 e 17 –  FLORENÇA – Opera di Firenze: Ciclo Mozart – Federico Guglielmo (direttore e violino). Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino – Palazzo Pitti – Sala Bianca, Piazza de Pitti, 1 – Firenze
6 – LUCCA –   Ballet of Moscow: Lo Schiaccianoci – Teatro del Giglio, Piazza del Giglio 13/15 – Lucca
7 e 8 –  PISA –  Concerto di Natale – Cenas e coros de ‘Il trovatore’ di Verdi, ‘La Traviata’ di Verdi, ‘Carmen’ di Bizet. Músicas tradicionais de natal –  Teatro Verdi, Via Palestro, 40 – Pisa
9 – SIENA – Untubo Jazz Club: Camilla Battaglia 5tet – Camilla Battaglia (voce, kaosspad, percussioni e piano), David Binney (alto sax), Andrea Lombardini (basso elettrico), Bernardo Guerra (batteria).. – UnTubo Jazz Club, Vicolo del Luparello, 2 – Siena
10 – LIVORNO –  Livorno Gospel Festival – Volney Morgan and New Ye (UK). – Teatro Goldoni, Via Carlo Goldoni, 83 – Livorno – Info
10 e 11 –  FLORENÇA – Amici della Musica: Quartetto Jerusalem – Veronica Hagen (viola), Gary Hoffman (violoncello).  Teatro della Pergola, Via della Pergola, 12 – Firenze
10 e 11 –  FLORENÇA – Le Notti delle Streghe – Opera di Firenze, Piazza Vittorio Gui – Firenze
16 e 20 –  FLORENÇA – Renato Zero – Nelson Mandela Forum, Viale Pasquale Paoli, 3 – Firenze
15 – Pisa – Concerto di Natale – Orchestra Sinfonica G. Rossini, Riccardo Donati (direttore). Raffaella Milanesi (soprano), Silvia Beltrami (mezzo soprano), Gian Luca Pasolini (tenore), Mirco Palazzi (basso). Cattedrale di Pisa,Piazza del Duomo – Pisa
17 –  FLORENÇA -Orchestra della Toscana: Il pupazzo di neve Teatro Verdi, Via Giuseppe Verdi, 5 – Firenze
18 – Pisa – Johann Sebastian Bach: Oratorio di Natale (Weihnachtsoratorium BWV 248) – Chiesa di S. Maria del Carmine, Corso Italia – Pisa

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença

4

Todo primeiro domingo do mês (este mês é 4 de dezembro), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos

Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês

PISA  – 3 e 4 de dezembro-  a abertura do caminho pela muralha de Pisa, veja -> Novidade: caminhar sobre as muralhas de Pisa agora é possível!
FLORENÇA – Firenze 1966-2016 La bellezza salvata – A exposição é dedicada a esses bens culturais que foram atingidos pela enchente da noite de 3 para 4 de novembro de 1966, e as vítimas dos efeitos desastrosos decorrentes da retirada de água. Agora aparecem depois de sua restauração. A longa história da restauração, o que fez Florence a capital mundial da pesquisa científica e tecnológica, e o ensino de operações de restauração. Palazzo Medici Riccardi – Via Cavour, 3 – até 5 de março de 2017.
FLORENÇA – Tempo reale e tempo della realtà. Gli orologi di Palazzo Pitti dal XVIII al XX secolo – uma seleção significativa dos mais de duzentos e oitenta relógios que são a herança do Palazzo Pitti, o palácio florentino do Medici até os Savoy. Instrumentos singulares composta de duas almas: o mecanismo, muitas vezes sofisticadas e complexas, e a caixa que foi criado para proteger os conteúdos delicados, ele foi se transformando em verdadeira obra de arte, com o seu próprio valor. Galleria d’Arte Moderna di Palazzo Pitti, Piazza de Pitti, 1 – Firenze – até 8 de janeiro
FLORENÇA – Ai Weiwei. Libero – a primeira grande exposição italiana dedicada a um dos mais famosos e controversos artistas contemporâneos Ai Weiwei. Dissidente artista e personalidade provocativa, protagonista de exposições em grandes museus do mundo, Ai Weiwei vai invadir Palazzo Strozzi com peças históricas e de novas obras que envolvem todo o espaço: a fachada, o pátio, o piso principal e Strozzina. Pela primeira vez o Palazzo Strozzi  será usado como um espaço de exposição unificada, para reforçar uma das peculiaridades da arte de Ai Weiwei, a relação entre tradição e modernidade, em um símbolo da história do lugar. Florence.Palazzo Strozzi, Piazza degli Strozzi, 1 – Firenze até 22 de janeiro
FLORENÇA – Scoperte e Massacri. Ardengo Soffici e l’Impressionismo a Firenze – a primeira exposição monográfica dedicada para Soft (1879 – 1964), será uma oportunidade para refazer a experiência artística como pintor, escritor, crítico de arte e polemista Toscana. Ao lado de suas obras, serão apresentadas obras de Segantini, Cézanne, Renoir, Picasso, Degas, Medardo Rosso, De Chirico, Carra …Galleria degli Uffizi, Piazzale degli Uffizi – até 8 de janeiro

soffici

PISA – Dalí. Il sogno del classico – uma selecção de obras importantes que mostram a grande inspiração que Dalí chama da tradição dos Mestres da época de Rafael e Michelangelo. Mais de 150 obras do “Museo Fundación Gala-Salvador Dalí ’em Figueres, do” Museu Dalí’ em São Petersburgo, na Flórida, os dois guardiões mais importantes de obras de espanhol, e os Museus do Vaticano. Além de pinturas, ele vai estar em exibição toda a série de xilogravuras que ilustram a “Divina Comédia”, e novamente 30 desenhos e aquarelas que contam a vida lendária de Benvenuto Cellini.Palazzo Blu, Lungarno Gambacorti, 9 – Pisa – até 5 de fevereiro
MONTEPULCIANO – Domenico Beccafumi: l’artista da giovane – A exposição faz parte do projeto de exposição dirigido por Antonio Paolucci para as cidades de Montepulciano, Pienza, San Quirico e dedicado a “l buon secolo della pittura senese. Dalla maniera moderna al lume caravaggesco’,  sobre a maneira moderna pela luz de Caravaggio , também ligado a itinerários temáticos no território.Museo Civico e Pinacoteca Crociani – Palazzo Neri Orselli , Via Ricci, 10 – Montepulciano – Até 31 de janeiro
PIENZA –  Francesco Rustici detto ‘Il Rustichino’: un caravaggesco gentile – A exposição faz parte do projeto de exposição dirigido por Antonio Paolucci para as cidades de Montepulciano, Pienza, San Quirico e dedicado a “l buon secolo della pittura senese. Dalla maniera moderna al lume caravaggesco’, sobre a maneira moderna pela luz de Caravaggio , também ligado a itinerários temáticos no território. Museo della Città – Ex Conservatorio San Carlo Borromeo, Via San Carlo – Pienza – Até 31 de janeiro
 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!