Procurando os melhores passeios de Bate-volta de Florença? Não perca a chance de explorar o resto da Toscana, e algumas cidades fora dela. Selecionamos uma lista de 24 lugares incríveis para visitar saindo de Florença. Obtenha muitas ideias, desde a cidade medieval de Siena até as charmosas cidades no topo de colinas.
No centro da Itália e bem conectada como a capital da Toscana, sem dúvida não há lugar melhor para usar como base para passeios de um dia do que Florença – e como você verá, os melhores passeios de um dia de Florença são incrivelmente diversificado, perfeito para uma grande variedade de viajantes.
Florença é a capital da Toscana e é sem dúvidas um dos destinos mais visitados no estado, pois há muito o que fazer e ver. Se você está em uma viagem curta, saiba que não precisa limitar sua experiência em uma única cidade. Aqui vão ótimos exemplos de “bate e volta”.
1.Pisa e Lucca
Explorar o interior da Toscana, sem dúvidas vale muito a pena. Pisa é considerada uma das cidades mais fascinantes, com fachadas trabalhadas em mármore policromado, edifícios extremamente elegantes ao longo do rio, museus recheados de obras primas e acredite, tem muito mais a apresentar do que simplesmente a famosa Torre.
No verão, é possível ainda aproveitar as praias de Pisa, algumas inclusive são de dunas, como a praia de Tirrenia e Calambrone ou Marina di Vecchiano (minha preferida).
Após um almoço caprichado saboreando a deliciosa culinária local, pode seguir para Lucca, uma cidade pequena cercada por grandes muralhas renascentistas transformadas em parques atualmente.
Esse bate e volta pode ser feito de carro e para tornar a viagem ainda mais incrível, recomendo reservar um tour de Pisa e Lucca, para poder conhecer a história e riqueza das cidades com um guia em português.
Lembrando que, partindo de Florença é possível ir para até duas cidades de trem, mas se preferir pode usufruir do nosso serviço de transfer.
2. Siena, San Gimignano e Monteriggioni
Poder revisitar e experienciar o período Renascentista em Siena e Florença é um dos grandes encantos da Toscana, criando uma atmosfera da idade média. Em Siena, admirar a grande Piazza del Campo, famosa por sua praça de forma particular e por causa do Palio de Siena e visitar a Piazza del Campo são imprescindíveis.
Já em San Gimignano é o momento de desfrutar das mais incríveis e belas paisagens pelo caminho, parando para apreciar a vista das torres medievais antes mesmo de chegar na cidade. Essa cidade foi chamada de Manhattan da idade média, pois já possui mais de 100 torres! E hoje é conhecida muito também pelo sorvete, a sorveteria Dondoli ganhou por diversas vezes o campeonato mundial de sorvete!!!
Monteirggioni é uma cidade conhecida por ser rodeada de campos de girassóis e oliveiras típicas da Toscana, está localizada na província de Siena, a cidade permaneceu intacta com características como lojas e restaurantes da época medieval. Além disso possui belas construções como a igreja Pieve de Santa Maria e as muralhas, que aliás é uma das poucas muralhas em que você pode caminhar na Toscana!
Para uma experiência mais aprofundada e imersiva, recomendo um tour em Siena e San Gimignano, assim você terá um guia privativo em português para te explicar sobre todos os pontos visitados. Com nosso serviço de transfer, você consegue se deslocar facilmente para conhecer essas riquezas.
Saiba mais sobre Monteriggioni, aqui
3. Chianti Clássico
O Chianti é um lugar popular e sem dúvidas imperdível! Ao visitarmos avistamos vastas colinas preenchidas por vinhedos que se alteram com olivais, a cada curva feita pelo caminho é carregada de surpresas de imagens panorâmicas da região do vinho.
O Chianti Classico é uma zona vinícola onde se produz o vinho Chianti Classico DOCG, o mais famosos entre as 8 sub-regiões do Chianti. Está localizado no centro da região da Toscana e inclui parte do território das províncias de Siena e Florença . Incluiu inteiramente as comunas históricas da região de Chianti, que são: Castellina in Chianti, Radda in Chianti e Gaiole in Chianti, além de todo o território do município de Greve in Chianti e parcialmente o território de Barberino Val d’Elsa, Castelnuovo Berardenga, Poggibonsi, San Casciano em Val de Pesa e Tavarnelle Val di Pesa.
É considerada uma região de grande extensão de vinícolas na Toscana, visto com um lugar poético, vinhos excelentes que junto com toda a beleza e magia do lugar nos trazem um sentimento único.
Com o nosso tour Chianti Completo a degustação de vinho é obrigatória para quem quer ter a experiência completa, a única parte difícil vai ser escolher qual, mas nisso nós podemos lhe ajudar. Oferecemos tours que fazem visita privativa dentro das vinícolas com o proprietário como cicerone. Apresentamos ainda a oportunidade de fazer um picnic em meio aos vinhedos e/ou ainda melhor, um lindo passeio de balão nas colinas de Chianti.
4. Val D’Orcia famosa: Montalcino, Montepulciano e Pienza
Em Val D’Orcia, os ciprestes serpenteiam por estradas sinuosas até grandes mansões situadas acima de colinas onduladas. O mais belo dos vales da Toscana, está repleto de oportunidades fotográficas e lindas aldeias que fizeram desta bela parte da Itália um Patrimônio Mundial da UNESCO.
O Brunello é um vinho Sangiovese de uva única, colhido apenas de vinhas cultivadas nas colinas de Montalcino – uma pequena vila que é uma delícia para passear. A vizinha Pienza é frequentemente considerada a ‘cidade ideal do Renascimento’. Outros 15 quilômetros depois de Pienza, Montepulciano é uma interessante cidade murada com sinuosas ruas medievais no topo de um penhasco rochoso. A praça central é cercada por imponentes fachadas e terraços com vista para quilômetros de paisagem campestre da Toscana.
Para quem é amante de lindas paisagens e de um bom vinho não pode deixar de reservar um dia para fazer o tour Montalcino-Montepulciano-Pienza. Neste roteiro será uma experiência incrível entre arte, história e degustação de um dos vinhos mais famosos da Itália. Primeiro passamos por Montalcino, apreciamos o vinho Brunello, conhecemos melhor a história e lugares como as muralhas da fortaleza e assim ver a cidade do alto. Após seguiremos para Pienza para conhecer algumas de suas belas atrações como Capela Vitaletta, Palazzo Piccolini e claro, a história da cidade e o famoso queijo pecorino. Por fim chegaremos a Montepulciano onde conheceremos duas adegas, os palácios mais famosos da cidade, Catedral rica em obras de arte e o Piazza Grande, além da história que o ar da cidade nos revela a cada passo e o famoso Vino Nobile da cidade. Esse trajeto de bate e volta pode ser feito de carro por alugado por conta própria, mas com certeza reservar o nosso tour tornará essa viagem de fato uma experiência.
Se você quer mesmo emergir pelas vinícolas da região, ai meu conselho é fazer o tour Montalcino+Montepulciano, porque assim pode provar os 2 vinhos mais famosos dessas cidades, conhecer vinícolas autênticas (nada de vinícolas turística aqui ein!) que produzem o Brunello de Montepulciano e o Vino Nobile, além claro, de conhecer essas cidades.
5. Arezzo e Cortona
Arezzo, local de nascimento dos famosos Giorgio Vasari e Piero della Francesca, sem dúvida você encontrará a cidade repleta de arte. Uma cidade que guarda muitas tradições, desde sua praça principal, a Piazza Grande, repleta de barracas, até as catedrais, sua fortaleza com vista de 360 graus de toda a cidade e muito mais.
Enquanto estiver lá, não deixe de conferir a Fortaleza dos Medici, fazer uma visita ao museu arqueológico (completo com as ruínas de um anfiteatro romano), admirar os notáveis afrescos da Igreja de San Francesco e subir ao topo da a torre do relógio no Palazzo della Fraternita dei Laici para algumas vistas incríveis. Arezzo também é conhecida por suas antiguidades, então se você gostaria de fazer algumas compras de antiguidades durante sua viagem à Toscana, este é o lugar para fazê-lo!
Arezzo é bem pequena, então você pode optar por combinar sua viagem de um dia com Cortona, por isso temos o Tour Arezzo e Cortona, veja esta opção no site.
Cortona fica no alto de uma colina e possui raízes etruscas, que remontam ao século 4 a.c. As ruas de Cortona são fáceis de passear e possuem vistas espectaculares sobre o vale até o Lago Transimeno. Cortona ficou famosa por causa do livro da Frances Mayes (que acabou virando o famoso filme “Sob o Sol da Toscana”). A cidade está a 500 metros acima do nível do mar, na parte mais alta da colina, e reserva muitas atrações turísticas, principalmente do período etrusco, romano, medieval e renascentista. O Museu da Academia Etrusca exibe uma ampla coleção de bronze, cerâmica e itens funerários que refletem o passado etrusco da cidade.
6. Volterra
Datado dos etruscos e muito menos lotado do que muitos desses melhores passeios de um dia saindo de Florença, Volterra é uma encantadora cidade no topo de uma colina da Toscana com uma infinidade de locais interessantes e história. Faça uma visita à Piazza dei Priori, passeie pelas paredes e portões etruscos remanescentes, confira as ruínas romanas da cidade e visite a bela catedral e batistério locais.
7. San Miniato e trufas
Se você quer realmente ir à Itália e dizer que teve a verdadeira experiência enogastronômica do país, não posso deixar de apresentar a cidade de San Miniato onde encontramos as melhores trufas e o melhor vinho Chianti local. Ao chegar começamos com a caça às trufas com o “tartufaio”, mais especificamente conhecido como “caçador de trufas”. Nessa empreitada conseguimos ver como eles conseguem localizar, identificar e colher a famosa trufa. Depois em um ambiente rústico, porém aconchegante, degustarem os pratos feitos com as trufas colhidas durante o passeio. Após a degustação de pratos com as trufas que colhemos, iremos visitar uma vinícola local que oferece degustação de vários vinhos, inclusive o Chanti, quitutes locais e para finalizar um tour pela bela cidade de San Miniato famosa por suas deliciosas trufas. Viva essa experiência com a gente no nosso passeio gastronômico em San Miniato.
8. Val D’Orcia menos conhecido: Bagno Vignoni, Monticchiello e San Quirico
Vamos conhecer três cidades maravilhosas da Toscana, todas elas com beleza semelhante, mas também com suas particularidades, que as tornam únicas e tão especiais.
Bagno Vignoni é considerado um dos vilarejos mais famosos daVal d’Orcia, cujas origens são antigas, faz parte de San Quirico na província de Siena onde há grande beleza natural a 303 metros acima do nível do mar. Conhecida por suas belas paisagens destaca-se por ser fonte de água termal, com área para banhos gratuitos em meio ao verde.
A segunda cidade que recomendamos é Monticchiello, um vilarejo não muito famoso mas vale a pena conhecê-lo perto de Pienza, o que torna ainda mais fácil e de rápido acesso para os que desejam visitar. Ao adentrar na cidade podemos listar inúmeros pontos positivos para que façamos uma visita, o vilarejo é pequeno mas há pontos específicos onde podemos ver as muralhas que cercavam a cidade, logo na entrada fica a porta di Sant’ ágata localizada entre duas torres onde há uma pedra branca com a data do início da construção das muralhas (1213). Ir até a bela Igreja de San Leonardo e Cristoforo onde guarda uma obra prima de Pietro Lorenzetti, “Madonna com Bambino”. Enfim, um vilarejo único carregado de histórias e belezas tanto naturais quanto antigas.
Por último, mas não menos importante, San Quirico uma pitoresca aldeia localizada em Val d’Orcia. Logo ao entrar na aldeia chegará a Piazza della Libertà, a Chiesa della Madonna di Vitaleta, onde possui duas estátuas de Valambrino de 1500, obras interessantíssimas. Em Via Dante Alighieri fica uma casa do século XIV, onde dizem que viveu Santa Catarina da Siena no Spedale di Santa Maria della Scala”, local onde oferecia a cura e assistência a peregrinos e viajantes. Andando pelas ruas de Monticchiello respiramos e vivemos histórias mais que incríveis, fazendo valer a pena cada passo nessa aldeia. Ótimo lugar para uma parada enogastrônomica como os pratos Pici com le briciole, Pici all’aglioni e os vinhos Orcia Rosso e Orcia Bianco.
Se você se interessou por essas cidades, leia também:
- Bagno Vignoni: natureza e banhos termais grátis
- Monticchiello, burgo medieval perto de Pienza
- O que visitar em San Quirico D’Orcia, uma das pérolas do Val D’Orcia
9. Bolgheri
Bolgheri é certamente uma das mais charmosas cidades próximas ao litoral da Toscana. A cidadezinha está espalhada em torno de um belo castelo que dá nome à cidade. A estrada que leva ao castelo e a cidade, chamada Strada Bolgherese, mas conhecida mesmo por Vialle dei Cipressi é uma estrada famosa na Toscana, pelos seus ciprestes da e pela sua por sua beleza.
Em Bolgheri também produz um dos vinhos mais importantes e prestigiados mundialmente da Itália, o Bolgheri Sassicaia DOC. Não é só o famoso Sassicaia que é produzido nesta região, mas existem várias vinícolas, vale a pena experimentar o Bolgheri Doc, feito com uvas internacionais como Caberbet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, etc, no estilo bordalês. Na cidade existem vários bons restaurantes!
Bolgheri esta a 126km de Florença (1:30/2h de carro). Temos um tour para conhecer a cidade e suas vinícolas, é o Passeios nas vinícolas de Bolgheri.
10. Prato e Pistoia
A menos de 25 quilômetros de Florença, Prato é um centro de arte, tanto histórica quanto contemporânea. O coro de sua catedral é decorado com dois notáveis ciclos de afrescos que Filippo Lippi pintou entre 1452 e 1466, quando estava no auge de sua carreira artística. A Cappella del Sacro Cíngolo é iluminada com afrescos do século XIV de Agnolo Gaddi.
Há painéis de terracota vitrificada de Andrea della Robbia na igreja de Santa Maria delle Carceri, e o Museo Civico (Galeria Municipal) contém obras de Filippo Lippi e Bernardo Daddi. O Museo di Pittura Murale (Museu de Pintura Mural) concentra-se na arte da pintura a fresco, e o Centro per l’Arte Contemporanea Luigi Pecci (Museu de Arte Contemporânea) explora pintura, escultura, design, vídeo e outras formas de expressão criativa.
A apenas 30km de distância está Pistoia é uma comuna fora da rota turística, mas que foi considerada a Capital Italiana da Cultura em 2017 e que vale a visita.
A quantidade de notáveis igrejas medievais atraem turistas a cidade de Pistoia, a meio caminho entre Florença e Lucca. Para uma cidade relativamente pequena, ela tem mais do que sua cota de arte notável da Idade Média.
Comece na Cattedrale di San Zeno, construída entre os séculos XII e XIII, cuja fachada e pórtico em arco são decorados com painéis de maiólica e uma luneta de terracota envidraçada de Andrea della Robbia. Da igreja principal, você pode entrar na Cappella di San Iácopo para admirar um magnífico altar de prata que mostra uma sucessão de estilos do gótico antigo ao renascentista. Em frente à catedral está o batistério do século XIV, desenhado por Andrea Pisano em faixas alternadas de mármore branco e verde, e uma pequena rosácea.
11. Abetone
Para quem gosta de ir no período mais frio para Itália, eis uma cidade maravilhosa que super indico e temos tour para melhor te orientar nessa empreitada. Abetone fica na província de Pistoia, próximo a fronteira com a Emilia Romagna. A cidade de Abetone, colocada à 1.388 metros metros acima do nível do mar, é o centro de uma zona turística ligada mas montanhas. Abetone é sem dúvida o destino turístico mais famoso e procurado das montanhas da Toscana, tanto no inverno, graças aos seus 50 km de pistas e muitos teleféricos, e no verão, em virtude das muitas trilhas que permitem longa passeios (trekking) na natureza e belas paisagens que oferece.
O período onde conseguimos esquiar e aproveitar as atividades na neve são de 23 de dezembro até inicio de março, ideal para praticar esqui e esportes/atividades na neve. Temos o tour em Abetone personalizado, no qual você poderá montar o seu itinerário conforme sua preferência e gostos pessoais.
12. Vinci e Certaldo
A cidade de Vinci é pequena e muito linda, e não fica muito distante de Florença. Uma ótima opção para quem viaja com crianças/adolescentes ou para quem é mesmo curioso sobre Leonardo. O local perfeito para uma imersão total no fascinante universo de Leonardo . Na verdade, esta pequena cidade, situada em uma colina 40 quilômetros a oeste de Florença, preserva sua memória melhor do que em qualquer outro lugar do mundo.
A cidade de Vinci, é um pequeno tesouro e em todos os lugares você pode sentir seu grande respeito pela história e pela cultura. A torre do castelo domina o centro da cidade, há ruas estreitas de pedra , antigas muralhas e além delas suaves colinas pontilhadas de olivais. Mas há algo mais completamente único neste lugar. Tudo aqui gira em torno de Leonardo, e nenhuma oportunidade é perdida para celebrar sua genialidade.
Certaldo Alto é uma cidade murada medieval perfeitamente preservada, situada na província de Florença, na Toscana. É uma cidade pitoresca e charmosa com uma arquitetura medieval lindamente preservada e um ambiente descontraído. Também possui vistas imbatíveis do topo da torre da Casa Boccaccio. Dentre as diversas coisas para se fazer estão andar de funicular, conhecer os pontos turísticos como o Palazzo Pretorio, a Chiesa di Santi Tommaso e Prospero, o Museo di Arte Sacra, e até mesmo a Casa de Boccaccio onde poderá ver um dos sapatos mais antigos do mundo.
Temos um city tour em Vinci com guia brasileira, que vai te auxiliar a conhecer a cidade e seguir os passos de Leonardo da Vinci. A apenas um pouco mais de 30km fica Certaldo, uma comuna medieval localizada no alto da colina e ainda fora da rota turística e pouco explorada.
13. Praias
Ao se tratar das melhores praias da Toscana, podemos listar algumas delas para vocês, todas elas com a “bandeira azul”, simboliza que foram sinalizadas como sendo de alto padrão ambiental e de segurança.
Antes de ira a praia na Itália, leia o Manual de Sobrevivência para as praias italianas!
Pela região de Grosseto temos Folonica- Spaggia Litorale, Grosseto-Marina di Grosseto e Principina a Mare,Castiglione della Pescaia– Rocchette/Roccamare- Casa, Mora/Riva del Sole/ Capezzolo/ Ponente, Spiaggia Pian D’alma/Casetta, Civinini-Piastrone/Punta Ala, Levante/Tombolo. Para quem quer um momento com a família, as praias Marina di Grosseto e Marina di Alberese são ideais, com longa extensão de areia e floresta atrás. Castiglione della Pescaia foi considerada pelo Touring Club como a melhor praia da Toscana, bem badalada e cheia de balneários.
Na região de Livorno temos Bibbona- Marina di Bibbona Centro/Sud, Rosignano Marittimo- Castiglioncello, Vada, Cecina- Marina di Cecina, Le Gorette, Piombino- Parco naturale della Sterpaia, San Vicenzo- Rimigliano nord/sud, Principessa centro sud/ fosseo dele perigioni/nord, San vicenzo Porto e Porto Sud/ Conchiglia Fosso delle Rozze, Livorno- Bagni Rex, Cala Quercianella, Parco Marinadel Boccale, Rogiolo, Bagni Roma, Marciana Marina- La La Fenicia, Re di Nace e La Marina. Essa região possui as praias mais populares da Toscana, onde encontramos praias livres, balneários e uma praia de nudismo na região de San Vincenzo.
As praias da província de Lucca são Pietrasanta– Tonfano, La Versiliana, Viareggio- Marina di Viareggio, Marina di Torre del Lago Puccini, Camaiore- Lido Arlecchino, Forte dei Marmi – Litorale. As praias dessa região são amplas e longas, com estabelecimentos balneários e muito procuradas no verão, principalmente pelos Vips onde tem espreguiçadeiras e guarda-sol, mas também há aquelas praias onde você pode chegar com seu próprio guarda-sol e se acomodar absolutamente gratuitamente. Parte de Torre del Lago possui uma área bem conhecida denominada GLS, fica mais para o início da área.
Em Pisa temos Tirrenia/ Calambrone e Marina de Vecchiano, além de Marina di Pisa- é uma região de mar mais agitado, porém adaptada às famílias, a praia é protegida do mar aberto por grandes paredes de pedra que foram criadas formando piscinas naturais. Já em Calambrone, Tirrenia e Marina de Vecchiano encontramos áreas com dunas de areia.
Muitas dessas praias você pode conhecer de trem desde Florença, saiba como.
14.Saturnia
Impossível pensar em conhecer as belezas naturais da Toscana e não passar por Saturnia, onde tem uma cachoeira maravilhosa de águas termais e o melhor, visita e banho gratuito. Fica na província de Grosseto, em Maremma, perto da cidade de Saturnia. Os banhos termais nas águas de Saturnia são de costumes muito antigos, ainda na época dos Romanos, justamente pelos seus benefícios de cura entre outros. É famosa por sua beleza, a cor clara das rochas, formação de pequenas piscinas naturais que são cheias continuamente pelas águas que vem da cachoeira. Uma curiosidade, na verdade o verdadeiro nome é Cascate del Mulino (Cachoeira do Moinho), onde turistas e moradores escolhem se recolher para relaxar do estresse diário, escolhendo os benefícios das águas termais. Saiba mais sobre a Terme di Saturnia nesse texto.
Saturnia esta a 180km de Florença, e mais ou menos 3hs de carro.
Mas saiba que a Toscana ainda há várias cidades com termas gratuitas como Saturnia, e cidades termais com termas luxuosas. Não sabe como chegar lá? Contrate um serviço de transporte com motorista.
15. Pitigliano, Sorano e Sovana
No coração de Maremma, Pitigliano é uma antiga vila construída em um esporão de tufo com vista para vales profundos ricos em água e vegetação.
Juntamente com Sovana e Sorano é de facto uma das três “aldeias tufo” da Maremma e com as suas vielas e vielas, passagens e pracinhas, representa um exemplo característico de uma cidade medieval, onde cada viela esconde curiosidades e vestígios de épocas passadas.
Pitigliano se encontra a 210km de Florença, mais ou menos 3hs de viagem de carro (não tem trem), portanto não é um bate-volta dos mais tranquilos, mas possíveis. Eu diria que é uma boa opção para quem vem de Roma e quer fazer uma parada no caminho.
No vale que circunda Pitigliano, os etruscos abriram grandes trincheiras de comunicação escavadas no interior da rocha tufácea: existem cerca de uma dúzia das chamadas “Vie Cave”, uma rede de fossas de comunicação que se estende ao redor da área habitada que pode ser percorrida livremente e é muito pela sua história e pelo impacto visual que a caracteriza.
Precisamente esta natureza característica do solo sobre o qual Pitigliano é construído fez com que esta se tornasse uma cidade caracterizada por caves privadas escavadas no subsolo; O tufo é uma rocha de origem vulcânica mole, facilmente trabalhável, e esta maleabilidade permitiu aos habitantes cavar debaixo de cada casa um ambiente dedicado à conservação de alimentos, vinho e azeite.
16. As Ilhas da Toscana
As ilhas são 7: Ilha de Elba, Giglio, Capraia, Montecristo, Pianosa, Gorgona e Giannutri. Qual conseguimos fazer um bate volta desde Florença?… humm… há quem venda por ai um bate volta a Ilha de Elba… eu definitivamente não recomendo!
É possível chegar à ilha de Elba partindo de Florença de avião (1h), ou de trem (ou carro) + balsa. Descendo na estação Piombino Marittima, em frente à qual estão os embarques das balsas. O trem mais rápido é o Freccia dell’Elba, que sai de Florença às 5h35 e chega a Piombino Marittima às 8h05, sai de Piombino às 18h05 e chega a Florença às 21h32. Para passar um dia na ilha de Elba é a escolha ideal, pois basta adicionar o ferry até Portoferraio que sai em frente ao comboio e demora uma hora a chegar ao seu destino.
Os ferries para chegar à ilha de Elba partem exclusivamente de Piombino Marittima e são direcionados para Portoferraio, Cavo ou Rio Marina. Quem preferir ser independente pode viajar com veículo próprio, acrescendo o preço do transporte no barco. Nos meses de verão, a ilha de Elba é muito popular como toda a Toscana e é aconselhável comprar o ingresso com bastante antecedência para ter certeza de encontrar um lugar. De Florença são 227 km e se você quiser usar o carro, você deve adicionar os engarrafamentos aos tempos de viagem.
As outras ilhas possuem tempo maior de viagem de Balsa, tornando ainda menos recomendado que a Ilha de Elba. Mas para conhecer m pouco sobre elas, pode ler o texto As 7 Ilhas da Toscana
As ilhas da Toscana têm bem preservadas flora e fauna, com água tão cristalina que você pode ver cardumes de peixes até o fundo. Elas são tão bonitas que dizem que são presentes dos deuses, reza a lenda que quando a bela Vênus emergiu do mar, seu colar se quebrou e sete pérolas caíram, formando as sete ilhas da Toscana.
As ilhas da Toscana e suas águas circundantes estão sob a proteção do Parco Nazionale Arcipelago Toscano, o primeiro grande parque marinho da Itália e a maior área marinha protegida da Europa, pelo seu valor ambiental.
Fora da Toscana
Agora, se você esta pensando em fazer um bate-volta fora da Toscana, digo desde já que não é a melhor opção na maioria das vezes. Isso porque a região e as cidades de bate-volta tem muito a oferecer e que em poucas horas não seriam suficientes.
Faço uma lista de algumas opções abaixo e o tempo de viagem, para que você possa avaliar se vale a pena.
17. Cinque Terre
As cinco aldeias pitorescas que se erguem nas encostas íngremes e nos penhascos acima do Mar da Ligúria adquiriram um status icônico. Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore são unidos por uma ferrovia que atravessa os promontórios entre eles e por uma trilha contornando os campos cobertos de videiras e, em alguns lugares, esculpidos nos penhascos íngremes.
Apesar de serem populares entre os turistas, as aldeias das Cinque Terre mantêm a sua sensação de afastamento e as suas ruas estreitas e encantadoras ladeadas por casas coloridas. Pequenos portos protegem os barcos de pesca e alguns oferecem lugares para nadar entre as caminhadas.
A terra e a cultura de Cinque Terre são protegidas como um parque nacional e foram designadas como Patrimônio Mundial da UNESCO . Sem os tradicionais pontos turísticos imperdíveis, igrejas ou museus, são as belezas naturais e a atmosfera despreocupada de Cinque Terre que são a atração.
Pense que, para visitar as Cinque Terre você deve ir primeiro a La Spezia e de lá, partir de trem para conhecer as 5 cidadezinhas. No texto Guia para conhecer “Cinque Terre” eu explico como ocorre essa questão do trem.
Distância de Florença a La Spezia – 150 km – média de 2hs de carro e de trem também
No nosso tour em Cinque Terre começamos o passeio em Manarola podendo ver nas encostas o terraçamento de vinho, passeio que se dá entre as rochas. Seguindo em Corniglia uma caminhada até a parte mais alta e incrível, com vista para as encostas, por outro lado em Vernazza visitamos o Castelo Doria, com um mega panorama de encher os olhos. Passando por Monterosso visitamos o centro histórico até chegar ao Convento dos Capuccinhos. Ao final iremos para Cinque Terre DOC, onde é servido um aperitivo com vinho. Tempo de duração depende da cidade que partirmos, sendo de 10h partindo de Florença, 8h partindo de Pisa ou 7h partindo de La Spezia, valendo apenas cada minuto dessa verdadeira experiência.
18. Bolonha
A apenas meia hora de trem de Florença (107km) e 1h:20min, Bolonha é uma das cidades mais atraentes da Itália para os turistas. Conhecida pela sua boa comida, é também uma cidade de belas arcadas que ladeiam as suas ruas e protegem do sol de verão. Belas vitrines antigas, restaurantes e cafés se escondem sob as passagens com colunas, tornando Bolonha uma cidade favorita para fazer compras.
Embora não sejam tão famosas quanto as de Pisa, as altas torres de tijolos de Bolonha se inclinam em ângulos mais alarmantes, e a percepção é ampliada por sua altura e construção esbelta. Vinte das mais de 100 torres originais permanecem, e você pode subir até o topo para ver as vistas. No centro de Bolonha estão a ampla Piazza Maggiore e a Piazza del Nettuno, batizadas em homenagem à fonte do século XVI, uma das mais belas de seu período.
Com vista para a Piazza Maggiore está a fachada ainda inacabada da grande Basílica de San Petronius . Esta é apenas uma das igrejas interessantes e cheias de arte de Bolonha; Santo Stefano é o mais antigo deles e o mais atmosférico.
O famoso molho bolonhesa, conhecido na Itália como ragù, foi criado nas cozinhas de prédios cujas paredes curiosamente possuem uma coloração avermelhada. Temos a opção de um city tour com guia em português, um city tour musical para conhecer onde viveram Rossini e Mozart ou até mesmo um city tour gourmet pela cidade.
19. Modena e Maranello
Modena é conhecida pelo vinagre balsâmico e pela herança de ópera, principalmente por ser a cidade natal de Luciano Pavarotti. Fica a uma distância de aproximadamente 17km de Maranello uma outra comuna da província de Modena. Ambas são um ótimo destino para os amantes dos automóveis desportivos, já que são reconhecidas pelos museus relacionados ao mundo da Ferrari e seu fundador.
Temos a opção de um city tour clássico por Modena, um city tour gourmet e até mesmo uma opções que unem o melhor de Modena e Maranello em um tour em um passeio pelo Museu da Ferrari e por uma vinícola ou em um tour Ferrari, presunto e queijos ou até mesmo tour Ferrari, balsâmico e queijos.
20. Parma
A segunda maior cidade da Emilia Romagna tem um espírito animado e alegre e se encontra a 190 km de Florença (2h15min de carro ou 2h media de trem).
A arte e a música sempre tiveram um papel fundamental em Parma, tanto que a cidade ganhou o título de “cidade da música” devido à sua história musical ( Giuseppe Verdi nasceu em Busseto, a poucos passos de Parma). Parma também foi a capital de um ducado que floresceu durante a Idade Média. Essa prosperidade deixou um rastro importante que você pode ver nas ruas do centro histórico entre teatros, igrejas, mosteiros e vilas chiques.
Por sua gastronomia variada, Parma também recebeu o prêmio ” Cidade Criativa da UNESCO para a Gastronomia “: afinal, estamos na terra do presunto cru e do parmesão, dois pilares da culinária italiana.
Temos duas opções de city tour pela cidade com guia em português tanto um city tour mais simples com 2h30 de duração, como um city tour completo com 5h de duração e também opções de passeios gastronômicos para saborear tanto o queijo parmesão como o presunto como esse ou esse.
21. Assis
Embora a maioria dos turistas já tenha ouvido falar de Assis por causa de sua conexão com São Francisco de Assis, e muitos façam a viagem como parte de uma peregrinação ou passeio religioso, muitas vezes ficam surpresos ao descobrir que Assis é muito mais do que um santo popular. Por sua presença e legado, Assis atraiu os grandes artistas, inspirados a comemorar sua obra com a sua.
A Basílica di San Francesco, construída sobre o túmulo do santo no início do século XIII, é um dos locais de peregrinação mais importantes do mundo, decorada ao longo dos séculos por artistas como Giotto, Cimabue e Andrea da Bologna. A Catedral de San Rufino da cidade, dos séculos 12 e 13, tem excelentes esculturas de pedra medievais de animais, bestas míticas, folhagens e santos.
O Convento de Santa Chiara e a igreja de Santa Maria degli Angeli, do século IX , também têm conexões com São Francisco. Você pode combinar um passeio por Assis com uma visita à encantadora cidade vizinha de Cortona, na Úmbria, em uma viagem de um dia a Assis e Cortona saindo de Florença, que inclui passeios na Basílica, Convento de Santa Chiara e Santa Maria degli Angeli.
Embora Assis seja uma viagem de um dia significativa e interessante desde Florença, também é um pouco longa, com a maioria das viagens levando mais de 2 horas em cada sentido – portanto, esteja preparado para um longo dia! Temos também um passeio de bate-volta desde Florença somente em Assis.
Atenção ao aviso: as cidades abaixo são incríveis, e merecem estadias de vários dias. Na minha opinião, eles não são realmente adequados para passeios de um dia saindo de Florença. Aviso feito…
22. Roma
Entre Roma e Florença á trens rápidos com duração de 1h30min, já de carro são 3:30hs.
Capital de um antigo império e protagonista no desenvolvimento da arte renascentista, Roma é uma das maiores cidades do mundo. Ainda o coração pulsante da Itália, Roma também é um epicentro moderno e envolvente.
Essa é uma das que menos recomendo, porque apesar de ser possível fazer um bate e volta acredito que é muito curto para realmente conhecer a cidade e visitar os pontos principais da capital do país.
A cidade em si merece três ou quatro dias para explorar todos os principais pontos turísticos, mas o trem de Florença leva menos de 90 minutos e acaba atraindo muito interesse. Você precisará ser seletivo sobre o que deseja ver, mas uma manhã explorando a Basílica de São Pedro e os museus do Vaticano; uma tarde no Fórum Romano e Coliseu Ou optar por pontos turísticos clássicos como a Fontana di Trevi, o Coliseu e o Panteão. Dentre os diversos passeios que oferecemos na região temos city tour por Roma, tour do Vaticano, tour gastronômico em Roma, tour nos castelos romanos, tour nas igrejas romanas e muito mais.
23. Veneza
Outra região incrível que, apesar de poder ser realizada, não recomendo ser feita em bate e volta, já que a cidade é uma ilha com diversas atrações e até mesmo diversas ilhas no entorno que valem a visita.
Veneza fica muito longe de Florença, mas um trem direto rápido significa que você pode chegar lá em pouco mais de 2 horas (de carro 3hs).
De toda a forma os lugares que a visita é indispensável caso opte por um bate e volta é a Praça de São Marcos, Ponte de Rialto, Grande Canal de Veneza e a Basílica de Santa Maria della Salute. Em Veneza oferecemos diversas opções de passeios como city tour em Veneza, tour Canal Grande, Tour na Laguna.
24. Milão
Capital da moda da Itália, Milão é uma cidade elegante com ruas em estilo calçadão, uma catedral magnífica e restaurantes movimentados entusiasmados com vinhos locais, trufas e todas as coisas deliciosamente italianas. Passear pelas ruas de paralelepípedos e parar para admirar o mundo que passa na Piazza del Duomo é uma das melhores maneiras de conhecer esta obra-prima do norte da Itália.
Mesmo que você não tenha tempo para uma ópera, vale a pena comprar ingressos para visitar o Teatro La Scala ; o interior opulento o deixará hipnotizado. Como alternativa, você pode simplesmente passear pela Galleria Vittorio Emanuele II para ficar igualmente impressionado, totalmente gratuito.
Milão merece muito mais do que uma viagem de um dia saindo de Florença, mas há pontos turísticos suficientes para que você possa escolher uma ou duas coisas maravilhosas e vê-las adequadamente num city tour de Milão.
Você já fez um bate-volta de Florença em alguma dessas cidades ?