A estação das flores é a época do ano onde a Toscana recebe muitos turistas, então vamos conhecer 5 razões para conhecer a Toscana na Primavera.
Quando começa a primavera, começa o desejo de sair e estar ao ar livre, para desfrutar das temperaturas amenas, os dias ficam mais longos e agradáveis. Com a aproximação da Páscoa, a Toscana começa a acordar do inverno, com verdes dos campos e o perfume da vegetação. Primavera significa o início de uma nova vida: a temperatura fica mais quente, as flores estão por toda parte, os turistas de todo o mundo chegam aqui.
Aproveite e leia o texto –> Qual é a melhor época para viajar para a Toscana?
Exceto na Páscoa, na primavera não há muitas filas em museus. É porem, época de excursões de escolas de toda a europa, portanto não se assuste ao ver muitos estudantes nas ruas.
Sendo ainda baixa temporada (março), os preços de hotel e transporte ainda estão baixos! Muitos bons motivos, então, para escolher viajar e visitar a Toscana.
Leia o texto sobre o tempo na Toscana, para assim ver qual a temperatura em cada época do ano → O tempo em Florença e na Toscana.
Aqui vai então algumas razões para escolher a primavera como estação para visitar a Toscana:
1. O tempo é agradável
Na primavera o tempo começa a ser mais agrádavel, por isso, para muitos é época ideal para visitar a Toscana. Na verdade, em março e abril o tempo ainda é bem instável, podemos ter dias lindos com sol e outros com chuva ou vento bem frio, é uma época propensa a mudanças de temperatura muito rápidas.
Mas ja na metade de abril a tendência é cada vez a temperatura ir aumentando esse afirmando. Essa temperatura agrave atrai vários turistas que não desejam viajar no frio, como o brasileiro.
Os italianos ja, depois da Páscoa tem a tendência de passear nos domingos na beira da praia, não para se banhar, mas para esquentar-se ao sol.
É época dos primeiros picnics nos Parques e Jardins da região como Parco delle Cascine (Florença), Parco di San Rossore (Pisa) e outros.
Ainda indicado um passeio de cavalo nos parques e até a praia na Maremma, ou um passeio de carroça.
2. Fazer Banhos Termais:
Quando o inverno começa a nos abandonar é época de banhos termais, em março as cidades termais já ficam cheias de turistas para relaxar nos banhos de água quente, e entrar devagar no ritmo do verão.
Entre as regiões da Itália a Toscana é sem dúvida a mais rica em áreas termais, alguns exemplos de lugares famosos são Montecatini Terme, Chianciano Terme e Saturnia. A Toscana é ainda o estado que possui o maior número de propriedades termais da Itália, há 24 resorts. As Termas da Toscana são de águas hipertermais que variam na temperatura de 25 ° C como em Montecatini terme, a 54 ° C em San Filippo.
Hoje os spas modernos oferecem não apenas banhos, mas hidroterapia, vinoterapia, banhos de lama, tratamentos para doenças de pele e respiratórias, bem como serviços de bem-estar e cuidados com o corpo (massagens, sauna, banhos turcos), realizados em estruturas de grande beleza.
Leia o texto com a lista de todos os Spas Termais da Toscana –> Termas na Toscana: uma região rica de spas e banhos quentes
Leia a lista dos Banhos Termais ao aberto na Toscana –>Termas livres: onde fazer banhos termais grátis em meio a natureza na Toscana
3. Fazer Trekking:
A primavera é sim época de atividades ao ar livre, principalmente aqueles que com o sol forte do verão muitas pessoas evitam. Um dos esportes mais procurados na primavera é sem dúvida o trekking. Apesar de por exemplo, março ainda estar frio, nos dias ensolarados é bastante agradável fazer algumas caminhadas.
Na Toscana há tantas rotas de trekking, escolha a sua e passe o dia em meio a natureza e paisagens únicas! Desta forma lenta de viagem é perfeito para saborear os detalhes e nuances da região, que são muitas vezes perdida em um turismo de massa. Há roteiros para todos os tipos de trekkers: desde os picos das montanhas dos Apeninos, na Maremma Toscana ou na Costa dos Etruscos ao longo do mar, até os circuitos urbanos.
Um monte de caminhos são criados pela CAI (Clube Alpino Italiano) e você pode reconhecê-los a partir das listras vermelhas e brancas com um número de identificação.
E lembre-se: para sua segurança, é melhor ser equipado com mapas detalhados, para verificar a viabilidade da rota escolhida e as condições meteorológicas.
Outra opção perfeita para caminhadas na Toscana é o Parque dos Alpes Apuanos (Alpi Apuani), com centenas de trilhas que cobrem várias comunidades de montanha como Garfagnana, Apuane, Lunigiana e a alta Via delle Apuane. Os itinerários mais clássicos que podem ser seguidos de forma independente ou com um dos guias do parque.
Um exemplo de circuito fascinante é o Anel do Renascimento (Anello del Rinascimento), nos arredores de Florença. Ele é ideal para caminhadas e mountain bike e cada seção do Anel tem uma ligação de transportes públicos com Florença, então você também pode optar por fazer somente uma parte e não os totais 187 kms. Nele é possível visitar mosteiros, castelos, e antigas hospedarias para acolher os peregrinos, igrejas e trechos de estradas romanas ou medievais.
4. Passear pelos Jardins:
Sendo a estação das flores, claro que este então acaba sendo o período ideal para visitar os parque e jardins da Toscana, para ver as flores em todo o seu esplendor.
Pra mim não ha um local que me lembre mais a primavera que o Giardino delle Rose e Giardino dell’Iris (Jardim do íris). Este é emblemático porque, primeiramente, é aberto 1 mês por ano (geralmente de 20 de abril a 20 de maio) somente na época em que os lírios estão florescendo. e porque o íris é a flor do brasão da cidade de Florença. O Jardim da Íris (Giardino dell’Iris) é um dos melhores segredos de Florença, digo segredo porque pouquíssimo divulgado e até mesmo os locais pouco sabem. O jardim fica escondidinho a direita do Piazzale Michelangelo, ha entrada gratuita.
Ja o Jardim das Rosas (Giardino delle Rose) em Florença é um lugar de extraordinária beleza. O jardim abriga uma coleção de rosas, limão, tillandsia e outras plantas, bem como um jardim de estilo japonês e várias esculturas em bronze do artista surrealista Jean-Michel Folon, além de ser um excelente local para lindas fotos.
Textos sobre Jardins e parques:
- Giardino dell’Iris: um segredo bem guardado de Florença
- Os Jardins Panorâmicos de Florença
- A Villa di Castello em Florença: patrimônio da humanidade
- Villa la Petraia, patrimonio da humanidade
- Conheça a Maremma Toscana
- O Jardim do Tarô, maravilha no sul da Toscana!
5. Aproveitar os eventos:
Na primavera, em geral, é caracterizada pelas festivais dedicados à excelência local, mas também ha eventos ligados a história e tradição.
Em março temos a Festa del Capodanno Pisano e também do Capodanno Fiorentino. Desde o VII século, no dia 25 de março, apenas nove meses antes do Natal, a Igreja Católica celebra a Anunciação dada a Maria pelo Arcanjo Gabriel. O início ano no calendário pisano e fiorentino era no dia da Anunciação, que foi também é o início da primavera. Além das festas: Palio dei somari em Torrita di Siena, em Pitigliano acontece a Torciata di San Giuseppe, além disso, no dia 29 de março ocorre o Carnevale Medievale de San Casciano Val di Pesa.
Em Florença, na Páscoa acontece a Scoppio del Carro (estouro do carro), e em maio o Festival musical do Maggio Musicale. Já nas 60 dias depois da Páscoa, tem a procissão do Corpus Domini, e no dia 15 de maio, o Palio del Baluardo.
Em Junho acontece a Fiorita de Savonarola em Florença (dia 23), e em Pisa, o Giugno Pisano: vários eventos no mês de junho em Pisa, como Palio di San Raniere e a Luminara de Pisa, com a cidade iluminada por 100.000 velas!
Quanto as delícias gastronômicas, em março acontece em Volterra, o VolterraGusto, festa gastronômica local, que apresenta os produtos típicos locais como o tartufo, o vinho e o queijo delle Balze Volterrana. Ja em Cigoli, há uma Feira somente para descobrir o Tartufo Marzuolo.
Em maio um evento tradicional e muito esperado é o “Cantine aperte”, onde as vinícolas abrem seus cantinas (adegas) para a visita dos turistas que acontece em maio (em 2015 dias 30 e 31 de maio), um tour vinícola seria ideal para saborear alguns dos produtos mais característicos da Toscana.
Além disso, depois de muito vagar e estar ao ar livre, até mesmo o apetite quer ser satisfeito!
Pingback: Passeios na Toscana - Qual é a melhor época para viajar para a Toscana? • Passeios Na Toscana
Pingback: Passeios na Toscana - Qual é a melhor época para viajar para a Toscana? • Passeios Na Toscana
Pingback: Cinco razões para visitar Paris – e também a França toda – na Primavera | Direto de Paris
Pingback: Cinco razões para visitar Paris – e também a França toda – na Primavera | Direto de Paris
Gostei muito das informações. Mesmo assim, viu ficar torcendo, para que em maio, consiga ver girassóis
Vou procurar mais dicas da Toscana por aqui.
Obrigada Rose, se quiser lhe mando um email com nossos serviços.